algas castanhas e crescimento lento


machuqueiro

Recommended Posts

bom dia

 

mais uma vez preciso da vossa ajuda

 

tenho notado um crescimento demasiado lento no meu aquario bem como ataque de algas castanhas até mesmo em plantas de crescimento rapido rochas etc.!

 

montagem com cerca de 2 anos

o substrato fertilizante ja deve estar "gasto" mas coloquei alhumas bolas jbl de fertilizante no areão junto das raizes.

aquario 90x38x50

iluminação 2x39w t5 4500 + 6500 k com balastro electronico e um bom reflector

filtragem com jbl 900 de cerca de 900 lt. hora teoricos

co2 presurizado 1,5 bps

 

poucos peixes, e todos pequenos barbos tigre e neon negros alguns L etc.

 

plantas:

rotalas bonsai

Pogostemon helferi

Marsilea hirsuta

Hygrophila polysperma 'Rosanervig'

Cryptocoryne undulata

Cabomba caroliniana

 

o co2 é muito bem disperso pois a filtragem é forte.

 

fertilização micros sechem flourish nas doses recomendadas

fertilização macros tropica alternada com fertilização caseira NPK

 

não tenho testes e sei que talvez seja vago mas se alguem me poder dar algumas dicas agradecia para tentar perceber melhor o meu problema.

 

nota: de momento não tenho testes

Editado por machuqueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só com essa informação não é fácil. Fazes injecção de CO2, mas não dizes a concentração que tens na água (1.5bps é muito relativo). Fazes fertilização, mas não tens testes para medir o resultado. E também não dizes qual é a rotina de manutenção (TPA, limpeza do filtro, etc). E já agora... as lâmpadas são novas ou já com muito tempo de uso?

 

Eu aconselhava uns testes de nitratos, fosfatos e CO2... para teres uma ideia se há ou não algum desequilibrio.

 

E que tal umas fotos? Sempre ajudavam.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só com essa informação não é fácil. Fazes injecção de CO2, mas não dizes a concentração que tens na água (1.5bps é muito relativo). Fazes fertilização, mas não tens testes para medir o resultado. E também não dizes qual é a rotina de manutenção (TPA, limpeza do filtro, etc). E já agora... as lâmpadas são novas ou já com muito tempo de uso?

 

Eu aconselhava uns testes de nitratos, fosfatos e CO2... para teres uma ideia se há ou não algum desequilibrio.

 

E que tal umas fotos? Sempre ajudavam.

 

Cumps.

 

boas

 

tens razão sem testes é dificil

tenho que tratar disso.

 

de qualquer maneira posso adiantar que as lampadas são novas, 8h diarias

o co2 e a fertilização é toda por escesso.

o co2 é a olho um pouco abaixo de ter os peixes a nadar perto da superficie :fart004: com solenoide funciona ao mesmo tempo da iluminação.

as macros são tipo metodo EI

as micros conforme a indicação seachem flourish

tpa de 60 a 70% semanais ou quinzenais

limpeza do filtro a cada 2 meses.

 

antes dos testes me acabarem á dois meses medi:

No3 30
Po4 0.5
ph 7
nh3 0
no2 0
gh e kh cerca de 10 gotas antes de mudar de cor ( perdi a bula dos testes da nutrafin) devem estar altos pois tenho pedras seiyru stone.
Extranho é que o aquario sempre esteve bem com estas rotinas apenas algumas algas verdes no vidro, e agora de repente comecei a ter as algas castanhas e fraco crescimento.
Editado por machuqueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

aqui estou eu de novo a precisar da vossa ajuda

aumentei o fotoperiodo para 8 horas,troquei o difusor de co2 por um melhor ( neste momento cerca de 3 bps )

e tambem coloquei mais um vaso de "monte carlo"

os testes deram me carencia de PO4

alterei a fertilização e agora tanto os fosfatos como os nitratos ja estão a niveis bons.

a nivel de micros continuo a seguir a indicação da seachem flourish

noto que o crescimento melhorou a olhos vistos mas tambem um aumento de algas castanhas!!

 

o que estarei a fazer mal?

antes tinha lampadas 6500 + 10000k agora 4200 + 6500

será da lampada

será que o meu filtro com a flauta agita demasiado a agua e perde se muito co2 (antes usava o bico de pato da jbl, agora passei para a flauta)

supostamente boa filtragem boa fertilização bastante co2 e iluminação qb e não vejo melhorias

 

umas boas entradas em 2015

Editado por machuqueiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais