Ciclo de azoto - ajuda!


Ana Camoesas

Recommended Posts

Olá mais uma vez!

 

Depois de ler muito eis que as noites sem dormir devido ao pequenino resultaram numa "branca"... ajudem-me, por favor, pois não quero fazer nada mal e estou sem muito tempo para voltar a pesquisar!

 

Tenho o áqua montado e cheio desde ontem de madrugada, tendo adicionada bactérias Nutrafin Cycle para acelerar o processo. Estive em duas lojas de aquariofilia reconhecidas na zona da grande Lisboa e deram-me indicações opostas de como proceder, pelo que fiquei baralhada...

 

1º) Ciclar com ou sem peixes? Já sabia que há defensores das duas formas... optei por deixar ciclar 1 a 2 semanas sem peixes mas estou um pouco insegura pois não percebo muito bem como é que o ciclo se inicia sem urina nem restos de plantas... e já agora, deito ou não uns flocos? Na loja responderam-me: "para quê, se não há quem os coma?" mas lembro-me de ter lido quem defendesse esta opção...

 

2º) O ciclo faz-se com tudo ligado, certo?

 

3º) Durante o ciclo devo fazer TPAs... com que frequência e em que percentagem?

 

4º) Quando devo começar a testar a água e que testes devo fazer no início? Não querendo abusar, aconselham-me alguma marca/kit em especial, sendo que a verba disponível não é muito avultada?

 

Já agora, e para terminar, ontem quando cheguei a casa ao fim do dia, a água estava turva... são as bactérias a desenvolverem-se e é normal, não é?

 

Mais uma vez, desde já obrigada pela ajuda que me puderem dar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por experiencia própria: 1) Eu não meti nem peixes nem comida, coloquei plantas! Uma ou outra folha morreu logo fez o efeito dos peixes;

2) Como assim tudo ligado? Eu tinha o termostato, filtro e alguma luz (nao muita dai as plantas terem morrido, mas se não quiser gastar dinheiro em mais plantas deixe a luz ligada 8 a 10h/dia);

3) Em relação as tpa's :sorry: espere alguem mais experiente!

4) Teste só fiz quando foi para introduzir os peixes

Tem troncos ou materia organica tipo substrato fertil? Agua turva vem dai!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, 3 pessoas de Loures no mesmo Post, começa bem :D

Por experiência própria, eu adicionei comida, ajuda no processo, uma vez dissolvido o alimento (com a ajuda da filtragem e temperatura, isto respondendo à 2, com tudo ligado, fotoperiodo, filtragem e termostato) vai libertar amoníaco, o que vai fazer com que o ciclo se inicie.

 

Respondendo à 3, eu não fiz TPA Alguma.. Terminei o ciclo, inseri os peixes e só depois fiz a TPA de 25%.

 

A Agua turva desaparece com o tempo, muita cala nessa hora :)

Boa Sorte Ana! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Ana.

 

 

 

1º) Ciclar com ou sem peixes? Sempre sem peixes, podes adicionar ao fim de uma semana os peixes mais resistentes, podes por 2 os de agua fria também dão em agua quente. (por experiência própria). Durante o Ciclo Deves add também um pouco de comida não muita, ajuda a criar colónias.

 

2º) O ciclo faz-se com tudo ligado, certo? Sim

 

3º) Durante o ciclo devo fazer TPAs... com que frequência e em que percentagem? Aconselho de 2 em 2 dias de 10%, quando estiver habitado de 25% de uma em uma semana, e 50% ao fim de 2 meses.

 

4º) Quando devo começar a testar a água e que testes devo fazer no início? Sempre que fizeres um TPA ou se vires que alguma coisa esta mal. Se fores a uma loja bricomarche encontras la um kit a 19.99€ com os testes todos da para fazer cerca de 70 testes, a marca e NUTRAFIN.

 

Já agora, e para terminar, ontem quando cheguei a casa ao fim do dia, a água estava turva... são as bactérias a desenvolverem-se e é normal, não é? Faz um TPA de 60% e depois todos os dias de 10% ate deixar de estar turba. Se continuar o melhor era dizeres o que tens no aquário para uma ajuda mais especifica.

 

 

Espero ter ajudado...

 

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada a todos! Sim, Luis, e foi uma ajuda preciosa... mas estou com um novo problema: agora com o filtro ligado tenho uma espécie de espuma na parte de cima da água... detergentes não são de certeza! Será apenas da agitação criada quando a água cai com muita força? Será das bactérias adicionadas? O que devo fazer?

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o melhor que tens a fazer e o seguinte retira toda a decoração e lava com agua quente o areao também, e depois lava o aquário com agua quente e sal. e voltas a fazer tudo de novo... Isso e inicio de uma praga de algas, já me aconteceu o mesmo e depois de uma limpeza geral problema resolvido... Não te esqueças de lavar o filtro também.

 

E mais uma coisa de pois disto tudo não adiciones químicos no aquário... Se já tiveres peixes ao fim de 24 horas podes coloca los la..

Editado por Luis Paulo Lobo
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o melhor que tens a fazer e o seguinte retira toda a decoração e lava com agua quente o areao também, e depois lava o aquário com agua quente e sal. e voltas a fazer tudo de novo... Isso e inicio de uma praga de algas, já me aconteceu o mesmo e depois de uma limpeza geral problema resolvido... Não te esqueças de lavar o filtro também.

Não, não e não. A superfície gordurosa é típica de aquários recém montados, deves dar tempo ao tempo que isso desaparece ou então deves usar um acessório que limpa a superfície.

 

 

E mais uma coisa de pois disto tudo não adiciones químicos no aquário... Se já tiveres peixes ao fim de 24 horas podes coloca los la..

 

Colocar peixes ao fim de 24 horas num aquário montado há 2 dias!!! Mas que raio de conselho é esse?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não, não e não. A superfície gordurosa é típica de aquários recém montados, deves dar tempo ao tempo que isso desaparece ou então deves usar um acessório que limpa a superfície. Ate pode ser normal para ti, pois a mim isso nunca me aconteceu em aquários recém montados. A tal Superfície gordurosa a que te referes não e normal de todo pois se isso acontece num aquário recém montado pode ser do silicone entre outras coisas como a criação de algas, mas cada um com a sua opinião.

 

 

 

Colocar peixes ao fim de 24 horas num aquário montado há 2 dias!!! Mas que raio de conselho é esse? Se achas que mau conselho, acho que devias fazer pesquisas pois eu tenho vários aquários e em todos eles fiz isso claro que os peixes que la metia eram de agua fria e são peixes resistentes para ajudar a fazer o ciclo. Mas tal como eu disse são opiniões.

 

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A superfície gordurosa resulta do contacto da nossa pele com a água. Temos sebo nas mãos e mesmo lavando bem a nossa pele continua a produzir sebo para se proteger.

Daí ser muito normal em aquários recém montados. Afinal passamos grande parte da montagem em contacto com os diversos elementos que o constituem.

Ela desaparece com as TPA's e movimento da superfície de forma a quebrar a barreira de gordura. Ao fazer isto tambem é normal aparecer espuma isso resulta de um processo chamado saponificação.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ate pode ser normal para ti, pois a mim isso nunca me aconteceu em aquários recém montados. A tal Superfície gordurosa a que te referes não e normal de todo pois se isso acontece num aquário recém montado pode ser do silicone entre outras coisas como a criação de algas, mas cada um com a sua opinião.

Se achas que mau conselho, acho que devias fazer pesquisas pois eu tenho vários aquários e em todos eles fiz isso claro que os peixes que la metia eram de agua fria e são peixes resistentes para ajudar a fazer o ciclo. Mas tal como eu disse são opiniões.

Pois, são opiniões. O problema é que quando não são fundamentadas podem levar a más experiências. Como tinha dito a questão da superfície gordurosa não sendo agradável não significa que seja prejudicial, se tivesses pesquisado um pouco talvez tivesses descoberto que ela é normal aparecer, deixo aqui um post criado em 2007 pelo Marc sobre o assunto:

 

A Camada de Gordura

 

A camada gordurosa superficial que temos no nosso aquário tem sido alvo de especulações diversas mas inconclusivas. Alguns aquários formam esta camada gordurosa enquanto outros não, e ninguém sabe qual é a sua origem nem como nos podemos livrar dela. Geralmente associamos este fenómeno ao tipo de comida que usamos, a tanques plantados com injecção de CO2 e superfície da água muito parada. Eu próprio tenho uma camada destas no meu aquário e este facto levou-me a querer saber mais. Uma pesquisa na Internet reforçou a minha opinião de que esta camada na aquariofilia não é suficientemente compreendida e encontrei muita informação inútil ou dúbia. Aquilo que aprendi é o que se segue.

 

scum01.jpg

Camada Gordurosa no Aquário Vista de cima

 

Na realidade, devido à tensão superficial, a superfície do nosso aquário é, quando não é muito movimentada, um nicho ecológico particularmente privilegiado em termos de trocas gasosas - oxigénio atmosférico e dióxido de carbono. Bactérias, algas, fungos e protozoários constituem neste ambiente um habitat até cem vezes mais rico em organismos vivos do que o resto da coluna de água, formando assim o neuston. Alguns autores reconhecem a existência de um verdadeiro ecossistema neustónico e uma neustonosfera. Muitos organismos existentes nesta camada neustónica passam aí todo o seu ciclo de vida. Algumas bactérias e algas até desenvolvem capacidade fotossintética (cianobactérias por exemplo embora sejam invisíveis a olho nu). Outros organismos assumem uma coloração intensa (vulgarmente azulada ou esverdeada) para os proteger em relação às radiações ultravioletas letais. Por isso notamos aquela coloração oleosa na superfície do aquário. Em espaços abertos podemos verificar que até alguns insectos como alfaiates fazem parte deste nicho ecológico que se alimenta de matéria orgânica superficial. Sendo o neuston uma zona bastante rica em nutrientes não é estranho ver um Otocinclus ou mesmo um Crossocheilus siamensis de barriga para o ar, alimentando-se desta camada. Há outros peixes que encontram neste meio a sua alimentação equilibrada, como por exemplos as Mollys e os Guppys. Estes peixes são recomendados a quem quer manter esta camada sob controlo.

 

Não sabemos ao certo porque esta camada aparece em alguns aquários e em outros não. Não conhecemos nenhuma relação entre o aparecimento desta camada e o substrato, o tipo ou a quantidade de plantas ou animais, a fertilização, a temperatura, o pH ou o kH (embora não queira excluir que exista alguma). Mas posso dizer que se trata de um fenómeno natural apesar da coloração oleosa suspeita. Matéria orgânica, proteínas de alimento de peixe e fertilizantes não absorvidos pelas plantas constituem a base nutricional para a criação desta camada viva de organismos microscópicos.

 

Se é natural, qual é o problema? Não causa dano nenhum, o máximo que pode fazer é cortar um pouco a luz que chega as plantas. Mas eu não gosto! Não gosto porque não me deram opção.

 

Então como é que me livro desta camada superficial?

a) Não livras. Aprende a viver com isso. Por mais que façamos essa camada volta sempre. Mais vale montar um novo aquário. De preferência com Ciclídeos Africanos.

b) Nas TPAs (Trocas Parciais de Água) tirar primeiro a camada de cima com um copo ou uma garrafa cortada. Eu faço isso quando estou com pachorra, mas 2 dias mais tarde está tudo na mesma. Já me aconselharam passar um guardanapo ou uma folha de jornal pela superfície do aquário, mas não acho que resulte muito bem.

c) Criar uma movimentação constante na superfície da água. Deste modo evitamos que a superfície apareça, mas ficamos com outros problemas. O CO2 escapa para a atmosfera com muito mais facilidade do que com a superfície parada e deste modo acabamos por gastar mais CO2. Algumas pessoas também se podem irritar com o barulho constante do cair da água. Como tenho a luz do aquário apagada quando estou no trabalho, levanto a entrada da água no aquário de modo a criar a tal turbulência à tona da água. Deste modo também crio oxigenação nas horas sem luz o que é bom, mas por outro lado tenho de me lembrar disso todos os dias.

d) Há quem compre um escumador de superfície. Esta é a solução de cromo. É mais custosa, mas resolve o problema de certeza. Acho que a EHEIM comercializa uma peça que se adapta à saída para o filtro que suga água da superfície do aquário, mas não tenho a certeza. Um amigo construiu um mini filtro de superfície com uma bomba, um tubo e lã de vidro. Essa bomba espalha ao mesmo tempo o CO2, mas está sempre a entupir e não é a solução ideal.

e) Geralmente aconselha-se Black Mollys porque de todos os peixes são os mais eficazes a comer a camada de neuston. Bastam dois peixes num aquário de 120 litros para nunca mais haver problemas com esta camada superficial. Mas nem toda a gente quer meter uns vivíparos no seu aquário.

 

 

scum02.jpg

Camada Gordurosa no Aquário Vista de Baixo

 

Em conclusão quero alertar que esta camada não é apenas influenciada pelo ecossistema interno do aquário com filtro, mas também pela atmosfera da própria casa em que temos o aquário. Certos ambientadores contêm terpenes (hidrocarbonetos) que reagem com o ozono e ajudam a criar essa camada no aquário. Óleo e fumo de aquecimentos e da cozinha também podem ser uma causa possível da formação desta camada no nosso aquário. E o tabaco! Não tenho experiência própria mas aposto que não é bom fumar-se ao pé de um aquário aberto.

 

Links:

http://www.astrosurf.com/re/aula08_em_ecol...zooplancton.pdf

http://www.lmvp.org/Waterline/winter2002/neuston.htm

http://www.thekrib.com/Plants/Algae/surface-scum.html

 

 

P.S. Resposta tirada daqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=41985

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=56202

 

Se achas que mau conselho, acho que devias fazer pesquisas pois eu tenho vários aquários e em todos eles fiz isso claro que os peixes que la metia eram de agua fria e são peixes resistentes para ajudar a fazer o ciclo. Mas tal como eu disse são opiniões.

E o que fazes depois aos peixes de agua fria?

Editado por António Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, são opiniões. O problema é que quando não são fundamentadas podem levar a más experiências. Como tinha dito a questão da superfície gordurosa não sendo agradável não significa que seja prejudicial, se tivesses pesquisado um pouco talvez tivesses descoberto que ela é normal aparecer, deixo aqui um post criado em 2007 pelo Marc sobre o assunto.

 

Isso e um dos factores, pois não será esse o único como eu referi também. Porque o facto de ter dito o que disse não e só derivado a espuma, mas sim a outros factores a que a colega referiu não só neste tópico, bem como outro que ela tinha criado. Antes de se falar deve-se de ler e dar opiniões, em vez de as criticar.

 

 

 

E o que fazes depois aos peixes de agua fria?

 

certamente não os mato para comer.... ao contrario do nome os peixes de agua fria dão-se em agua quente e posso dizer que tenho vários exemplares de peixes de agua fria junto com um dos meus tubarões e já os tenho a cerca de 2 anos e estão bem de saúde.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Pois, são opiniões. O problema é que quando não são fundamentadas podem levar a más experiências. Como tinha dito a questão da superfície gordurosa não sendo agradável não significa que seja prejudicial, se tivesses pesquisado um pouco talvez tivesses descoberto que ela é normal aparecer, deixo aqui um post criado em 2007 pelo Marc sobre o assunto.

 

Isso e um dos factores, pois não será esse o único como eu referi também. Porque o facto de ter dito o que disse não e só derivado a espuma, mas sim a outros factores a que a colega referiu não só neste tópico, bem como outro que ela tinha criado. Antes de se falar deve-se de ler e dar opiniões, em vez de as criticar.

 

 

 

E o que fazes depois aos peixes de agua fria?

 

certamente não os mato para comer.... ao contrario do nome os peixes de agua fria dão-se em agua quente e posso dizer que tenho vários exemplares de peixes de agua fria junto com um dos meus tubarões e já os tenho a cerca de 2 anos e estão bem de saúde.....

 

 

Eles dão-se em água quente, mas isso não é nada bom para eles nem para ti, tens de aumentar a frequência com que fazes as tpa's e também a litragem da troca. Peixes de água fria em água quente só vai fazer com que o seu metabolismo acelere, logo mais porcaria, mais desarrumação e mais umas vez, mais manutenção e tpa's.

 

Eu não sou nenhum expert, falo por experiência própria, eu tive de juntar o meu Shunbukin ao meu aquário de água tropical por ter ficado sem filtro e noto que ele já cresceu e está em constante actividade, eu estou a fazer tpa's semanais de 70%.

 

Só vim deixar a minha opinião, não quero deixar ninguém ofendido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, sabes que fica difícil responder quando colocas a tua resposta dentro da minha, podes fazer o quote e escrever em baixo, tal como eu faço, assim fica mais fácil de entender.

 

Quanto ao que tens dito convém perceberes que uma coisa são opiniões e outra são conselhos que é aquilo que a Ana pediu para resolver os seus problemas. Ora aquilo que advogas para solucionar o problema da gordura na superfície é retirar tudo, ferver e meter novamente. E quando o problema aparecer novamente volta a fazer o mesmo? Não será mais fácil deixar a natureza tomar conta da situação, afinal a tal camada é rica biologicamente e servirá de alimento às bactérias, alevins de peixes, até os meus camarões gostam de andar à superfície a comer disso. E sim aquilo desaparece por si.

 

Quanto ao método que dás para inicio do ciclo do azoto acho que não é o mais indicado. Vais resolver um problema adicionando um peixe que depois ficará em condições que não são as mais indicadas para ele. O aquário da Ana tem apenas 60 L! Não seria mais fácil adicionar comida, esperar umas semanas e colocar a pouco e pouco uns peixes que sejam aqueles que vão ficar nas melhores condições? Mas se calhar eu é que estou errado, afinal consegues ter 32 peixes (3 betas, 2 tubaroes cinzas, 6 neons, 5 bardos, 5 percas, 4 guppys selvagens 6 platys e 1 cometa vermelho*) todos juntos!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236044#entry1319142

 

 

 

Só vim deixar a minha opinião, não quero deixar ninguém ofendido

 

E fizeste muito bem e não deves ficar preocupado sobre isso, afinal estamos só a debater ideias e experiências, desde que se mantenha o nível nada se deve temer. É para isto que os forums também existem. Se as coisas piorarem cá estaremos para actuar em conformidade com as regras ;)

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas vossas respostas e, mais uma vez, comprova-se que neste mundo ainda temos muito a aprender e descobrir!

 

Uma vez que optei por ciclar o áqua sem fauna, relativamente à espuma vou seguir o conselho do António Nunes, dar tempo ao tempo e ver o que acontece... a seu tempo, se necessário, pedirei novamente ajuda e agirei em conformidade com a situação.

 

Gostaria apenas que me confirmassem, se possível, como deverei fazer as TPAs enquanto o áqua cicla sem fauna... alguém me poderá ajudar? Qual é o seu conselho António Nunes?

 

E desde já obrigada pelas ajudas!

Editado por Ana Camoesas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís, sabes que fica difícil responder quando colocas a tua resposta dentro da minha, podes fazer o quote e escrever em baixo, tal como eu faço, assim fica mais fácil de entender.

 

Quanto ao que tens dito convém perceberes que uma coisa são opiniões e outra são conselhos que é aquilo que a Ana pediu para resolver os seus problemas. Ora aquilo que advogas para solucionar o problema da gordura na superfície é retirar tudo, ferver e meter novamente. E quando o problema aparecer novamente volta a fazer o mesmo? Não será mais fácil deixar a natureza tomar conta da situação, afinal a tal camada é rica biologicamente e servirá de alimento às bactérias, alevins de peixes, até os meus camarões gostam de andar à superfície a comer disso. E sim aquilo desaparece por si.

 

Quanto ao método que dás para inicio do ciclo do azoto acho que não é o mais indicado. Vais resolver um problema adicionando um peixe que depois ficará em condições que não são as mais indicadas para ele. O aquário da Ana tem apenas 60 L! Não seria mais fácil adicionar comida, esperar umas semanas e colocar a pouco e pouco uns peixes que sejam aqueles que vão ficar nas melhores condições? Mas se calhar eu é que estou errado, afinal consegues ter 32 peixes (3 betas, 2 tubaroes cinzas, 6 neons, 5 bardos, 5 percas, 4 guppys selvagens 6 platys e 1 cometa vermelho*) todos juntos!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=236044#entry1319142

 

 

 

 

 

Então como Viste nesse tópico eu estava com o mesmo problema, fiz uma limpeza conforme tinha dito e resolvi o meu problema, foi a primeira vez que isso me surgiu ate agora nunca mais, nesse aquário tenho esses mesmos peixes e tenho tido bastantes crias, sei que tenho peixes que não são compatíveis mas no meu caso dão-se bem não tenho problemas com isso. mas cada um sabe de si eu neste aquário optei por colocar assim noutros tenho só guppys moscow e ender e num de 360 litros tenho apenas 5 tubarões martelo 1 macho e 4 femias.

 

Posso não ser um bom exemplo a seguir mas posso garantir que a taxa de mortalidade nos meu aquários e escassa, e se por vezes tiveres duvidas quanto a isso, tenho imenso gosto de te receber na minha humilde casa, e partilharmos de um drink enquanto fazemos uma visita aos meus animais. :)

Editado por Luis Paulo Lobo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana, não necessitas de fazer TPA enquanto não houver nitratos para retirar. Convém ires monitorizando os parâmetros fazendo os testes de amónia, nitritos e finalmente nitratos. Para acelerar as coisas vai colocando uns pedacinhos de comida de vez em quando.

Luís, fica combinado essa visita para quando for para esses lados ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana, não necessitas de fazer TPA enquanto não houver nitratos para retirar. Convém ires monitorizando os parâmetros fazendo os testes de amónia, nitritos e finalmente nitratos. Para acelerar as coisas vai colocando uns pedacinhos de comida de vez em quando.

Luís, fica combinado essa visita para quando for para esses lados ;)

 

Olá Ana, segue o conselho em "quote".

 

O normal são 30 dias, depois do ciclo do Nitrito.

É expectavel algo como isto:

n-cycle.gif

Quanto á camada de "gordura" o neuston, tens de ter calma, podes diminui-la agitando a superficie.

Ferver um aquario...é um erro. SEMPRE!

Boa sorte! :)

 

cpts

  • Votar + 4

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, aproveitando o tópico, vou iniciar a montagem mas numa primeira fase estava a pensar não colocar as plantas até o ciclo do azoto terminar. Faço bem, ou devo colocar as plantas? Ou é indiferente?

 

Caso opte por não colocar as plantas, é necessário ligar a luz durante o primeiro mês? Uma vez que não tem habitantes o aquário.

 

Obrigado

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Tenho o áqua montado e cheio desde ontem de madrugada, tendo adicionada bactérias Nutrafin Cycle para acelerar o processo. Estive em duas lojas de aquariofilia reconhecidas na zona da grande Lisboa e deram-me indicações opostas de como proceder, pelo que fiquei baralhada...

podes meter os peixes de imediato, sem meter comidinhas, esperas, nada, andas a ler e a ser aconselhada por quem não conhece o produto. Uma coisa é o ciclo sem bacterias de frasco e outra é sem nada!!!

 

1º) Ciclar com ou sem peixes? Se metes bacterias, está ciclado.

2º) O ciclo faz-se com tudo ligado, certo? sempre ligado.

3º) Durante o ciclo devo fazer TPAs... com que frequência e em que percentagem? Só deves fazer se necessario (agua suja), se fizeres TPA terás que adicionar as tampas do Nutrafin cycle, quantidade conforme lá indicado.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos mais uma vez!

 

Passadas cerca de 2 semanas da montagem e início da ciclagem do áqua, e depois de resolvidos apenas com tempo os problemas iniciais - água turva (clarificou ao fim ds 3 dias) e espuma (desapareceu quando o filtro ficou todo dentro de água sem jacto a fazer de chuveiro) -, estamos "a braços" com uma nova dificuldade, que já sabíamos que iria exisitr: algas!

 

Se for possível (ainda não tenho o kit de testes e por isso vai depender dos resultados das análises à água), irei hoje buscar os primeiros habitantes mas primeiro preciso de saber como resolvo o meu problema... Tenho o áqua com algas castanhas, umas filamentosas e outras que parecem pequenos pontos castanhos, quase fazendo lembrar ferrugem. Não consigo tirar fotos percetíveis mas têm o aspeto das descritas em 6º e 8º lugar no site que se segue:

 

http://www.mundodosanimais.pt/peixes/problemas-com-algas/

 

O que me dizem? Fauna que ajude e seja adequada ao tamanho do meu áqua? E produtos, algum?

 

Mais uma vez, obrigada pelas ajudas!... e já agora, boas festas! :)

 

 

PS - E claro, já sei que vou ter mesmo que atualizar a minha T5 de 15w...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.