Aquaterrário / Aquário


Recommended Posts

Boas! venho apresentar a minha nova experiência: Um aquaterrário com 3 tartarugas e peixes - montado a 15/12/2012.

 

O Aquário é o mesmo desta minha montagem antiga:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=157382&st=0

 

Mas com um background 3D, zona de basking e elevação da iluminação DIY. Tem 2 filtros externos JBL e1500, um termoestato de 250W, 4 lampadas 54W e 1 repti glo 5.0.

 

São 3 tartarugas a conviver alegremente com peixes (o que é incrível - e sem uma única morte). Já tentei ter plantas.. mas isso é algo que é impossível com as tartarugas.. acabam com elas em 10 minutos e qualquer coisa que lá coloque. Daí ter optado por plantas artificiais (compradas no IKEA ontem). Não é coisa uqe goste muito.. mas estava farto de ter o aquario sem verde. A única flora que lá está são 5 árvores red mangroove em crescimento (já têm raizes).

 

Ficam as fotografias:

 

aqua1i.jpg

 

aqua2h.jpg

 

aqua3.jpg

 

aqua4x.jpg

 

aqua5j.jpg

 

aqua6.jpg

 

aqua7.jpg

 

basking1.jpg

 

basking2.jpg

 

basking3.jpg

 

 

Espero que gostem e comentem!

 

Obrigado

Pedro Gama

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Esta experiência ainda só tem 3 meses de facto, mas os peixes coabitam com as tartarugas sem nenhum problema até agora. Vamos ver se esta serenidade se mantém :)

 

Em relação às condições da água, faço testes regularmente tendo os valores normais. Um dos segredos para que a água se mantenha em condições, para além das TPAs semanais certinhas, é a utilização de carvão ativado num dos filtros.

 

 

Obrigado pelos comentários.

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito obrigado pelos comentários! é como vos digo.. surpreendentemente não há quaisquer tipos de ataques aos peixes por parte das tartarugas. A mesma coisa não posso dizer em relação a plantas que lá ponha.. devoram tudo em menos que nada.. e isso é algo que me aborrece pois eu smp tive aquários plantados. Mas pronto.. tenho de viver com plantas de plástico. Tenho é 5 red mangrooves a crescerrem e estão agora a começar a brotar as 1ªs folhas e raízes. Infelizmente as tartarugas apanharam-nas tb e deram cabo das raízes e das folhas.. mas já começaram as crescer. Tenho de andar smp com artimanhas para que elas não as ataquem.

 

Seguem mas umas actualizações:

 

aqua4.jpg

 

aqua2i.jpg

 

aqua3g.jpg

 

aqua1w.jpg

 

 

E é tudo! Espero que gostem!

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Muito boa ideia e está bonito, apesar das coisas artificiais!

 

Gostei da zona de lazer fora de água!

 

O djambé, é para lhes dar música?

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

:) pois está claro! Lá em casa há aquários e musica espalhados por todo o lado :)

 

Bom, em relação ao aquaterrário, esta montagem tem cerca de 6 meses e venho por este meio informar que o background de esferovite + cimento foi um flop (infelizmente). Não por causa da montagem do background em si que estava estável mas pq as 3 tartarugas (que neste momento estão enormes) deram cabo do background todo. Basicamente o hobby delas é morder o esferovite.. como podem imaginar a minha vida é andar a apanhar bocados de esferovite do aqua com uma rede.Se neste montagem existissem só peixes o backgroung tinha-se aguentado sem problemas. mas com tartarugas - impossível. Plantas e o background - destroem tudo. Incrivelmente não tocam nos peixes - ao menos isso!

 

Assim sendo vou ter de tirar o background.. enfim! tenho de pensar em qq coisa!

 

Obrigado!

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou fazes tudo com pedras mesmo, bem coladas p elas não mandarem tudo abaixo, ou não estou a ver grande solução.
Pena, estava muito bonito!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim.. essa é de facto uma hipótese, tenho de pensar como vou fazer. uma coisa é certa: asism não pode ficar. eu antes de desmontar coloco aqui fotos da desgraça actual :)

 

PG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

As tartarugas são amigas, destroem os setup para nos dar oportunidade de construir novos 😜

 

Sei bem o que é, tenho três corcundas adultas, cada dia tenho um layout novo.... Optei por chamar-lhe layout dinâmico... 😭

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.