Tartaruga queimada?


Sassá

Recommended Posts

Boa tarde,

sou nova no fórum e peço a vossa ajuda.

Tenho uma tartaruga com quase um ano e cerca de 6cm mais ou menos.

ela está num aquário de 100l com filtro, termoestato, lampada UVM exoterra 5.0 três locais secos, come stiks e como sobremesa uns camarões, dou-leh vitaminas na comida e pedra de calcio.

Durante as minhas férias os meus pais cuidaram dela e agora descobri que a carapaça está toda branca por baixo e também um bocadinho em cima (mas bastante dura).

Depois de por betadine e agua com sal (e de ela deixar de comer porque foge de mim a sete pés) durante dois dias reparei que ela passa a vida em cima do termoestato e que possivelmente está queimada porque os meus pais disseram-me que estava sempre ao pé dele.

Que será que posso fazer?

Esperar que mude de escamas ou colocar alguma coisa?

O betadine é boa ideia?

Desculpem o testamento.

Obrigada a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termoestado no verao nao é preciso tar ligado. basta ligar no inverno... bem, eu acho que isso deve passar agora com tempo... de queimaduras dessa nunca tive...

ja agora tenta nao esfregar a carapaça nem tirar nada. ela tira isso sozinha...

 

nao sei bem como te ajudar sem a ver...

 

 

Cumps...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

podes por umas fotos ?

 

nunca se deve deixar que os sistemas de aquecimento permitam estar em contacto directo com os animais. os repteis tendem a descansar em cima deles , podendo provocar queimaduras ( nao sei se foi o caso ).

 

tenho repteis , mas nunca ouvi falar nessa da agua com sal ... numa possivel queimadura ?

 

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio, não deve ser nada de grave, as manchas brancas tanto podem ser fungos como ela a mudar a carapaça, se forem fungos e estiverem numa fase inicial é facilmente tratável, ou até pode acabar por desaparecer sozinho (tem cuidado com a qualidade da água).

 

Em princípio não será queimadura, duvido que fizesse marca logo dos dois lados, o mais provável era queimar as patas.

 

Não seis e sabes mas com a idade o plastrão das tartarugas costuma ir perdendo aqueles desenhos que tem, contudo julgo ser cedo de mais para já não ter desenho, mas também acho muito pouco provável isso ter sido causado por uma queimadura.

 

Só com fotos te podei ajudar mais.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Os testamentos não têm problema nenhum, se eles existem é porque por vezes são precisos. xD

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda.

Amanhã já ponho fotos porque ela agora tá a dormir e só se nota quando está seca.

eEu digo que é queimada porque poe a barriga em cima do aquecedor e outro dia estava debaixo dele (esquisito mas ela é maluca e destroi um aquario inteiro.

Nada como fotografias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

já coloquei as fotos, espero que consigam ver...

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19182_1.jpg

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19182_2.jpg

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_19182_3.jpg

 

Espero que fiquem aqui expostas, mas se assim não vou já têm os links.

 

Pic_19182_1.jpg

 

Pic_19182_2.jpg

 

Pic_19182_3.jpg

 

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já comecei a fazer o que disseste Teo, mas ela não gostou muito que a tirasse do aquário para outro sitio eheheheheh.

Obrigada.

 

Entretanto as fotos servem para ver se alguém tem mais ideias ou se é uma coisa mais grave.

 

 

é normal a reçao dela. mas isso vai lhe fazer bem. nao te esquesas que tem que ser agua normal e limpa, nao pode ser agua do aquario... olha e essas manchas vao sair todas depois... é normal eles ganharem essas manchas, isso é derivado a algumas cenas...

 

ja agora tens um belo tigre de agua...

 

 

Cumps...

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Teo.

Já agora sabes se é rapaz ou rapariga?

Chama-se Sassá, mas tanto dá para uma coisa ou para outra eheheheh.

Entretanto hoje vou apreçar filtros mais potentes eventualemtne externos e um aquecedor revestido a plástico, pois nunca se sabe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são queimaduras, e não vale a pena adiantar muito mais visto que o Teo tem tartarugas á bem mais tempo que eu e já te disse o que tens de fazer.

 

Eu não percebo muito da espécie em si, mas se a distinção for mais ou menos como na do mississípi, diria que é uma fêmea pois parece-me ter o plastrão direito, e unhas e cauda curtas.

 

Bela tartaruga, está bonitinha.

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem Tankado. estou a ver que ja aprendestes umas coisitas... sim, é uma femea. e as tartarugas ve se todas da mesma maneira, em relaçao ao sexo delas. e tb nao é preciso revestir o termoestato com palstico ou borrachas, podes ter um puff ai com o teu aquario. isso pode comesar arder. o que podes fazer e ja te dixe é nao ligares o termoestado no verao, e so ligares no inverno.

 

 

Cumps...

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito bem Tankado. estou a ver que ja aprendestes umas coisitas... sim, é uma femea. e as tartarugas ve se todas da mesma maneira, em relaçao ao sexo delas. e tb nao é preciso revestir o termoestato com palstico ou borrachas, podes ter um puff ai com o teu aquario. isso pode comesar arder. o que podes fazer e ja te dixe é nao ligares o termoestado no verao, e so ligares no inverno.

 

 

Cumps...

 

Bem, tenho lido tanta coisa e falado tanto do assunto que alguma vez acabava por entrar alguma coisa, mal de mim se não entra-se.

 

Se quiseres proteger o termómetro, a melhor solução é com uma caixa de metal (em inox de preferência para não enferrujar, sempre que digo para porem alguma coisa de metal no aqua digo para porem em inox, chamem-lhe uma mania mas gosto de ter a certeza que não vai enferrujar), tipo um paralelepípedo, mas só com cinco faces, ou seja sem uma das faces mais compridas para encostar no vidro e ficar assim o termómetro inacessível.

 

Como este desenho que fiz:

 

 

aaaaaaaaaaaaaaaaal.png

(O que está pintado a azul e as face que não existe)

 

Tens de fazer furos na caixa para a água circular.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS: Podes ter o aquecedor ligado todo o ano, pois se ele não estiver avariado só vai trabalhar quando necessário, ou seja com este calor de verão quase não trabalha, só se for um bocadinho á noite.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Podes ter o aquecedor ligado todo o ano, pois se ele não estiver avariado só vai trabalhar quando necessário, ou seja com este calor de verão quase não trabalha, só se for um bocadinho á noite.

 

tankado, no verao com o calor que ta nao é preciso tar ligado. nao faz sentido. á dias que chegao aos 40 graus. e agua aquece com isso. eu desligo sempre o meus termoestatos. nao faz sentido eles tarem ligados... entendes agora?

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tankado, no verao com o calor que ta nao é preciso tar ligado. nao faz sentido. á dias que chegao aos 40 graus. e agua aquece com isso. eu desligo sempre o meus termoestatos. nao faz sentido eles tarem ligados... entendes agora?

 

Cada caso é um caso, depende de muita coisa, como da temperatura da sala onde o aquario está, e a temperatura que pedes no termometro, por exemplo o meu termometro as vezes liga um bocadinho a noite e demanhã, porque a temperatura maxima que a água atinge durante o dia é 27-28 e depois volta a descer até aos 25-26 e é por isso que ele as vezes liga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rapaz, as tartarugas aguentam temperaturas uma beca mais baixas do que essas, com 25 e 26 granus a agua ainda ta quente... eu nos meus guppies as vezes desde ate aos 22 graus e eles tao felizes na vida...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sassá,

 

A conversa já vai adiantada e julgo que estarás mais-ou menos esclarecida.

 

Pelo que observei pelas fotos parece-me que tens ai uma tartauga saudavel simplesmente a mudar de escamas.

 

As fotos nao sao as melhores para a indentificaçao mas parece-me que tens ai uma Pseudemys nelsoni.

 

No que diz respeito ao sexo só quando ela chegar aos 4, 5 anos (idade adulta) poderás saber o sexo. Só nessa altura os disformismos sexuais se tornao evidentes.

 

Em relaçao ao termostato, existem termostatos protegidos especiais para repteis. Uma alternativa facil, barata e eficaz de o proteger é coloca-lo por ex.º dentro de uma garrafa de agua cortada no fundo.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que diz respeito ao sexo só quando ela chegar aos 4, 5 anos (idade adulta) poderás saber o sexo. Só nessa altura os disformismos sexuais se tornao evidentes.

 

 

o que dissestes é verdade, mas para as pessoas que nao tao abituadas a ver isso... pode se ver o sexo logo assim em pequenas. é mais dificil, mas para que sabe ja sobre tartarugas e ta abitudo a lidar com isso é mais facil...

 

mais uma coisa, as tartarugas muitas vezes com 5 e 6 anos ainda nao atengiram a idade adulta, muitas levam mais tempo... mas maior parte é nessas idades...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não preciso de fazer nenhum tratamento, certo (betadine, anti-fungicos, sei lá)?

É que ela mudou a carpaça à pouco tempo e achei estranho.

Também não sei reconhecer fungos muito bem?

Acham que vale a pena por mais fotos ou fico descansada de vez.

Se for fungos não é perigoso deixar avançar?

Peço desculpa de me estar a repetir, mas não quero que ela fique doente e lê-se tanta coisa na net?

Posso também ir ao vet sem problemas pois sou de Lisboa e há sei que há alguns.

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então não preciso de fazer nenhum tratamento, certo (betadine, anti-fungicos, sei lá)?

É que ela mudou a carpaça à pouco tempo e achei estranho.

Também não sei reconhecer fungos muito bem?

Acham que vale a pena por mais fotos ou fico descansada de vez.

Se for fungos não é perigoso deixar avançar?

Peço desculpa de me estar a repetir, mas não quero que ela fique doente e lê-se tanta coisa na net?

Posso também ir ao vet sem problemas pois sou de Lisboa e há sei que há alguns.

Obrigada.

 

 

podes ir á vontade ao vet para tares mais descansado. mas acho que nao é preciso... se fizeres isso que te disse isso pelo o tempo passa, e elas durante o verao custumao perder a pele e a casca velha do inverno, e a muda da casca e pele nao sai tudo ao mesmo tempo, é muito devagar e pouco de cada vez... olha para tu ficares a saber, tenho pessoal do brasil, australia que me liga e manda me mensagens a preguntar coisas sobre tartarugas. pq eu sou muito bom nisso. e eles confiam em mim naquilo que eu digo...

 

e nao deves ussar esses produtos que falas tes...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sassá,

 

Nao há nada que se possa sobrepor á analise e observaçao directa, e uma a visita a um vet de preferencia especializado em exoticos é a melhor forma de o fazer.

 

Para te ser sincero pelo que observei parece-me tudo bem, apesar de uma ou outra irregularidade da carapaça, e nao vejo necessidade da mais cuidados (acredita que se acha-se que o caso era grave te aconselharia a visita ao vet!)

 

Pelo descreves tens um set-up razoavel para a tua tartaruga. Procura manter sempre uma boa qualidade da agua, com TPA´S regulares e limpezas do filtro periodicas (e quanto mais potente este for melhor).

 

Introduz vegetais, frutas e legumes na sua dieta.

 

Nao retires as escamas, elas quando estiverem "maduras" caem ou saem por si. As escamas do plastrao parecem ter sido retiradas sem estar bem "maduras".

 

A titulo de curiosidade e como offtopic a minha bébé tem uma tartaruga da Chico que é a Sassy, bastante util por sinal para a entreter nos banhinhos. :character0050:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.