Aquaterrário---->Lago -Graptemys ouachitensis ouachitensis


Recommended Posts

:transport027:

as imagens estao óptimas.. nem mexas mais.. :lol:

 

 

 

pois naturalmente eu não tinha percebido devido ao facto do desenho não aparecer.. muito engenhoso.. #food:eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 155
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa tarde a todos, antes de responder a qualquer um dos vossos comentários queria dizer que não respondi mais cedo por não ter estado em casa (tive de férias), acho que é compreensível. xD

 

 

 

Boas Tankado,

 

Essa imagem esclareceu bastante, era mesmo isso que eu queria perceber como tinhas adaptado a cortiça ao tronco.

 

Os parafusos de inox sao faceis de encontrar numa drogaria?

 

A cortiça aguentou bem os parafusos, nao se desfez?

A imagem era explicação de como fiz para as grutas não flutuarem. (deves-te ter enganado a escrever, ou então não reparaste no filme que coloquei mais atrás. xD) Portanto aqui está mais uma vês a hiperligação para o filme da plataforma:

 

 

 

Julgo que dá para perceber como fiz, apenas fixei a plataforma com um parafuso ao tronco. (Eu fixei com dois só que filmei antes de aparafusar o segundo. xD)

 

Como o meu pai tem uma serralharia/oficina, não tive de os comprar porque ele deu-mos, contudo acho que em qualquer loja de ferragens ou drogaria deves encontrar.

 

A cortiça aguentou bem os parafusos (está bem preso e até agora não se desfez nem um bocadinho e a plataforma não oscila nada portanto ela não tem dificuldade em subir para lá)

 

:medieval_mace:

as imagens estao óptimas.. nem mexas mais.. :D

 

 

 

pois naturalmente eu não tinha percebido devido ao facto do desenho não aparecer.. muito engenhoso.. :busted_red: :D

 

Não mexo mais nas imagens. xD

Tal como os físicos defendem, a melhor relação matemática é a mais simples, para quê complicar.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos, apesar deste projecto ter estado parado algum tempo devido as ferias, finalmente voltou a arrancar. Depois de resolvido o surto de algas e outros problemas causados pela minha avó que alimentou em excesso os peixes durante mais de uma semana (mesmo assim não houve baixas), e apesar do banjo ainda não parecer estar em plenas condições (está em recuperação), quem não se queixou foi o pleco que agora está enorme…

 

 

Vamos agora ás alterações,

 

Afim de embelezar um pouco mais o aquaterrario decidi colocar um pouco de musgo (daquele que se apanha nas pedras) na plataforma do Óscar (ainda é cedo para saber se é "do" ou "da", mas vou trata-la no masculino):

 

 

imgp2509.jpg

(coloquei o musgo na plataforma antes de ontem)

 

imgp2511o.jpg

(estou a fazer uma experiencia, para ver se este mesmo musgo se desenvolve submerso dentro de uma caixa da vodafone, por enquanto ainda não sei qual a espécie)

 

 

Em princípio esta semana, vou fazer mais algumas alterações na fauna, em princípio vou me desfazer do pleco e vou introduzir algumas corydoras (em principio albinas, acho que ficam bem a contrastar com os tons escuros do aquário, digam da fossa justiça)

 

 

Por agora é tudo,

 

Cumps, Rafael Silva

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esta bonito, mas por experiencia propria digo-te que o musgo nao durará muito.

 

Parece-me bem a tua opçao em relaçao ao pleco.

 

Em relaçao á imagem interpretei-a como sendo a forma como fixas-te a plataforma ao trono e nao das grutas. Mas para todos os efeitos acabou por-me ajudar mais que o video nessa compreensao.

 

Continua com o bom trabalho!

 

27915green.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noite,

 

Dizes que o musgo não durará muito, por a tartaruga o comer, ou por ele secar?

 

Quanto ao pleco, com muita pena minha mas tenho mesmo de o devolver se quero manter mais peixes.

 

Ao menos Compreendeste. xD

 

 

Queria pedir-vos sugestões de nomes para o aquário, se alguém tiver alguma ideia poste aqui sff.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Até agora está intacto, mas como ela é pequenina e nesta fase não se interessam tanto por alimento vegetal temos que esperar para ver...

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Sei que passou algum tempo sem dar noticias sobre a evolução, portanto aqui vai:

 

No inicio deste projecto tinha dito que ia usar plantas naturais para este aquário, então aqui estão elas juntamente com 3 novos habitantes (flora: feto de java e elodea; fauna: Coridora Schwartzi):

 

 

12086516.jpg

 

27673282.jpg

 

13164977.jpg

 

59170788.jpg

(Fotos tiradas algumas horas depois da plantação)

 

 

Passada cerca de uma semana o aquário encontra-se assim:

 

 

87467982.jpg

(está com um boom de algas, pois eu para plantar tive que tirar os troncos do aquário e não o esvaziei, ou seja andei a baldear a areia o que deve ter soltado carradas de nutrientes para a água e causado este ataque de algas, ainda tem a agravante do aquário estar sem carvão activado o que não ajuda nada á coloração da água. O carvão faço intenções de o ir comprar esta semana, quanto ás algas o assunto vai ficar resolvido, apenas é preciso paciência e fazer muitas TPA’s.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

 

Desculpem a qualidade das fotos, foram tiradas com telémovel.

 

Até agora a minha tartaruga está-se a portar bem em relação ao musgo e às plantas, apenas me parte ou arranca uma ou duas elodeas de vez em quando. (o que não acho ser um transtorno assim tão grande, ela adora andar no meio das elodeas e esconder-se lá)

 

Coloquei no post inicial uma “tabela” com o crescimento da minha tartaruga, que será actualizada todos os meses.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

pelas fotos parece que tens o teu aqua junto de janelas. apanha sol directo ?

esse deve ser um dos maiores problemas com algas

ps. nas tuas trocas de filtros porque decidiste ficar com o fluval 405?

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Boas nuno34, sim o aquário encontra-se perto de janelas e sim apanha sol directo (numa parte do aquário), mas só ao final do dia. Lulgo que não deve ser um grande problema pois tive o aquário com a água translúcida e com zero de algas durante um mês (com a calha ligada 9h/dia com 50W de iluminação), as marotas só começaram a aparecer mesmo depois de ter remexido o areão, por isso julgo ser uma questão de tempo para as coisas voltarem ao que era.

 

Vou dizer individualmente e de uma forma muito sucinta porque troquei de filtros:

• Fluval FX5: Óptimo filtro e muito silencioso, contudo tinha uma corrente desnecessária para o comprimento do meu aquário. (eu sei que ela dava para regular, mas mesmo assim…)

• Tetratec EX2400: Sei que parece um disparate depois de ter um filtro que dizia ter corrente a mais, ir para este modelo, mas devido á “má” (não é má, digamos que não é tão boa) disposição das matérias filtrantes, depois de cheio perde mais caudal que os Fluval (mesmo assim tinha uma grande corrente). Troquei este filtro pois o por mim adquirido trazia um problema no motor, o que o tornava mais barulhento do que o suposto. (este filtro foi devolvido á marca pelo lojista)

• Por fim a minha ultima aposta e actual filtro o Fluval 405, pode não ter tanto caudal como o FX5 nem tanto espaço para matérias filtrantes como o Tetratec EX2400, mas torna-se mais eficiente devido á disposição mas matérias filtrantes, gera uma óptima corrente para o meu aquário e é silencioso. Até agora estou satisfeito com a compra.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tankado

então tpas com fartura e se colocares mais umas plantas de crescimento rapido vai te ajudar a manter sem as ditas algas.

eu tenho um tetra EX e tambem notei a falta de caudal, principalmente quando alteramos as materias filtrantes que vem de origem.

quando mudar de aqua acho que vou para o fluval.

só uma pergunta as esponjas do filtro que ficam no inicio da filtragem não requerem demasiadas limpezas

abraço

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de responder às tuas perguntas, obrigado pela preocupação.

 

 

Eu vou manter estas plantas que tenho, e á medida que podo as elodeas vou-as plantando de novo, aumentando assim o número de plantas, deste modo e com TPA’s espero acabar com este “verdete” todo, é que dá mesmo para desanimar, o aquário estava a ficar tão bonito (pelo menos eu acho) que mete-me pena estar assim. (ao menos não prejudica em nada os habitantes).

 

O homem que me vendeu o filtro trocou-me as matérias filtrantes por outras. (ele dizia que as que aquilo trazia não eram muito boas) E sim os Eetra EX perdem mais caudal que os Fluval.

 

Eu limpo o meu filtro todos os meses (ainda só limpei uma vês pois o aquário e recente), e no primeiro mês não achei que as esponjas estivessem saturadas, pois ainda havia muita superfície da esponja que estava relativamente “limpa”.

No meu fluval tenho:

 

• A pré-filtragem (esponjas que o filtro já trazia)

• 2 cestos (cada cesto tem duas divisórias) com lã filtrante (no futuro talvez retire a lã de um dos cestos e coloque mais cerâmicas)

• 1 cesto com carvão activado (estou a ponderar substituir este por “Purigen da Seachem”)

• 1 cesto com cerâmicas (tendo em conta com o que disse em cima, no futuro talvez sejam 2)

 

 

Espero ter respondido a todas as tuas duvidas, contudo se quiseres saber mais alguma coisa, não hesites em perguntar.

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela info

 

se algum dia decidires colocar mais plantas deixo te aqui um link da tropica,

http://www.tropica.com/plants/plantdescription.aspx?pid=050

um amigo cá do forum deu me uns pés desta planta de crescimento rapido e que faz um efeito muito bonito ( quando ja tiverem maiores envio te uma foto )

tem as folhas com verde claro por cima e com boas condiçoes ficam com a parte de baixo avermelhadas.

eu no meu filtro meti assim

1 cesta camada de ceramicas cilindricas + camada de bioballs

2 cesta esponja grossa + camada heinm susbtract pro

3 cesta lã fina

reduzi bastante o caudal mas a agua mantem-se muito limpa

e para compensar a falta de caudal do filtro meti uma bomba de 300 lt hora submersivel

agora paciencia com essas algas e nada de desanimar ( a mim tambem ja me aconteceu o mesmo, fui de ferias e esqueci de alimentar os peixes, passado 5 dias quando voltei 0 algas e plantas até brilhavam ;) e peixes todos de boa saude , no meu caso devia de andar a dar comida em demasia)

Posted Image

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relação ao esclarecimento, não tens de quê. xD

 

Eu já conhecia o site, mas em relação a essa planta, dá para fazer moitas com ela? , o que eu quero saber é se quando fazemos um aglomerado de certo modo denso com essa planta, se faz um efeito fixe.

Por os Teratec EX, perderem caudal, não significa que não sejam bons filtros para o seu custo (€), pois apesar de não serem tão eficientes como os da Fluval (não falo dos da eheim pois não tenho qualquer experiencia própria), continuam a ter um óptimo caudal e bastante espaço para matérias filtrantes.

Fico á espera dessas fotos…

 

 

Cumps, Rafael Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se dara para fazer moita pois tem crescimento parecido com as elodias

fotos não sei da maquina :popcorn:

 

Não tem qualquer problema, eu já mudei a disposição das minhas elodeas outra vez, ponho fotos quando tiver a água transparente outra vez. (espero ter a água boa para a semana ou para a outra)

 

Acham que a minha tartaruga passa bem este periudo só com 5h de UV's por dia?

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os ciclos luminosos de lampada devem corresponder a um ciclo diurno.

 

Deve variar entre umas 10h no Outono/Inverno (se a opçao for nao hibernar) e umas 14h na Primavera/Verao.

 

Nesta altura, e na minha opiniao, deve estar ligada umas 12h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois eu sei disso, mas obrigado por alertares na mesma, contudo eu costumo ter menos um bocadinho, porque como a minha lâmpada é das tubulares ela está na água e também está a receber UV's (apesar de serem menos, pois parte são filtrados pela água).

 

Agora tenho ligado a lâmpada apenas cinco horas por dia, somente para resolver o problema das algas. (já está quase resolvido, por isso vou começar a aumentar o tempo outra vês, gradualmente)

 

 

Cumps, Rafael silva

 

PS:

 

Tenho dado um pouco mais de cálcio á minha tartaruga, para tentar compensar a falta de UV's.

 

Até agora não tenho baixas a nível dos peixes, o aquário já está levemente plantado e também ainda não me comeu planta nenhuma (lá me arranca uma ou outra de vês em quando), o musgo já agarrou á plataforma e está em bom estado.

 

O aquário está a evoluir positivamente, espero ter a água transparente para a semana para vos poder mostrar nas melhores condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

O surto de algas já está totalmente resolvido, agora tal como prometido aqui vai um vídeo para verem como está o aquário actualmente:

 

 

(Filmado hoje)

 

 

Ainda não adicionei peixes nem troquei o pleco, essas alterações vão ser feitas para a semana (em principio).

 

Espero que estejam a gostar da evolução, dêem a vossa opinião.

 

Não deixem de comentar.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

Aceito sugestões de nomes para o meu aquario...

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos,

 

 

Ontem um amigo e membro deste fórum deu-me (por de momento não ter possibilidade de tratar deles) 4 paracheidon axelrodi, 1 ottocinclus affinis, 1 neritina zebra. Por isso aqui deixo fotos dos novos habitantes e da minha tartaruga (apenas porque sim…):

 

 

imgp2608w.jpg

(paracheidon axelrodi)

 

 

imgp2603.jpg

(ottocinclus affinis)

 

 

imgp2631.jpg

(neritina zebra)

 

 

imgp2621.jpg

(Oscar)

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

 

Os peixes ainda se estão a ambientar ao novo lar, as fotos foram tiradas hoje (os peixes ainda nem há 24h foram introduzidos). Quando os introduzi no aquário os barbos foram bastante agressivos com os tetras (agora já esta tudo calmo), deixando mesmo um a rebolar no chão, tive de o isolar dos outros, mas felizmente recuperou durante a noite e já nada livremente com os colegas.

 

Tanto a neritina como o otto, já andam a comer algas, contudo os tetras hoje (refeição da manhã) não comeram (pelo menos que eu visse). Ainda se devem estar a ambientar.

 

Atenção, aquilo que parecem fezes no chão, na realidade não o são, são apenas bocadinhos de madeira que o pleco arranca diariamente, pelo que é impossível manter o chão limpinho diariamente.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

O surto de algas já está totalmente resolvido, agora tal como prometido aqui vai um vídeo para verem como está o aquário actualmente:

 

 

(Filmado hoje)

 

 

Ainda não adicionei peixes nem troquei o pleco, essas alterações vão ser feitas para a semana (em principio).

 

Espero que estejam a gostar da evolução, dêem a vossa opinião.

 

Não deixem de comentar.

 

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

Aceito sugestões de nomes para o meu aquario...

 

 

Uaaaaaaauuu

Como e que conseguiste tratar das algas?!? e que eu estou com o mesmo problema e estou a começar a ficar desesperado:puppydogeyes:! Ajuda-me por favor XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não sei se o teu problema de algas é do mesmo tipo que o meu (vulgarmente chamada “água verde”), não sei se dá para resolver da mesma maneira, mas vou-te dizer como fiz:

 

1. Eliminar a possível origem do problema, no meu caso era luz directa do sol.

2. Reduzir os outros factores que podem originar algas, reduzir a quantidade de comida dada diariamente e o tempo de funcionamento das lâmpadas (eu reduzi para 5h/dia e voltei a colocar o plástico protector da calha, este muito pouca diferença faz, mas…)

3. Fazer muitas TPA’s, eu fazia TPA’s de dois em dois dias e às vezes todos os dias, não tinha assim uma regra. Não tenho a certeza de qual a percentagem de água que tirava, mas devia ser de cerca de 30%.

4. Fazer isto até ficar o problema resolvido, a mim demorou-me 2 semanas, mas andei uns dias a fazer TPA’s sem tapar a luz directa. Digo-te uma coisa, é que nem vale a pena tentar tratar sem eliminar o causador primeiro.

 

Este foi o meu método, mas existe outro mais drástico que é tapar com uma manta o aquário e deixar a sim durante 5 dias. (não pode entrar a mínima fracção e luz durante esses 5 dias, nem claridade) Eu nunca tentei este método, por isso não sei se na prática funciona. Mas de ambos os modos, tens que eliminar a origem do problema se não vai voltar a aparecer.

 

Cumps, Rafael Silva

 

PS:

 

Se precisares de mais ajuda podes-me adicionar no MSN, basta ires ver ao meu perfil o mail.

 

Hoje a água ainda está mais transparente do que se vê no filme de ontem. (no filme quando filmo de uma das laterais do aquário, ao fundo ainda parece que a água tem uma tonalidadezinha verde, isso hoje já não acontece)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.