A ideia é imitar a Elos


Recommended Posts

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Difícil não é, mas com fórmica (assim se chama a tela :photo: ), o acabamento fica porreiro, mas em alguns aspectos deixa um bocado a desejar...

 

Para uma pessoa que não queira gastar muito dinheiro a pintar/lacar, é bom, mas depois há sempre as juntas da fórmica nas arestas, onde se enfia facilmente água e humidades, o que um dia vai acabar por fazer descolar ou fazer a fórmica ganhar bolhas. :sunbathing:

 

Em princípio hoje vou começar também um móvel deste género, mas totalmente ADA style.. Parece que pegou moda agora! :medieval_mace:

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui existe silicones proprias para se dar nas arestas... que fica impermiável... no caso da formica só mesmo uma silicone ou betume.. que seja de cor identica à formica..

 

Eu gostei muito do aspecto final... e para aquario até 200LT não é assim grande risco a nivel de suportar peso... desde que façam o travamento correctamente para o movel não abanar :medieval_mace:.

 

Eu andava a ver pois o meu proximo aquario vai ser perto dos 2mt ou 1,8mt de frente... mas acho ariscado fazer um DIY para tanto peso... por isso acho que vou comprar na natural aquarios... apesar de ser um pouco caro e são muito semelhantes!

 

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro fazer com a estrutura. Vou fazer uma estrutura bem selada e rigida. Alguns parafusos, cola, e uma especie de selante para madeira, e a estrutura em vez de ficar um puzzle vai ficar como se fosse uma só peça. Depois mais tarde vou tentar arranjar uma solução para a porta da esquerda (em principio vai ser a que preciso de abrir mais vezes. Vou hoje comprar os barrotes :medieval_mace:

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, vejam quem chegou :music_singguitar:

 

Imagem.jpg

 

 

Mas depois desloquei-me a um marceneiro que por acaso faz moveis para aquario, e ele cortou-me isto nas medidas que pretendia

 

Isto tudo, ficou em 18€

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora nem mais.

 

e os barrotes já APARELHADOS....lol

 

 

Bom começo, cola e parafusos, tb vieram?

 

 

Só falta dizer onde compraste a madeira...dá sempre jeito ao pessoal da tua zona.

 

Abraço

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para ir agora ao colombo buscar isso tudo eheh. Mas não me dá muito jeito. Vou amanhã.

 

Vou comprar parafusos para unir as peças e dobradiças para reforçar alguns pontos.

 

Tenho duas duvidas,

 

A primeira é, que cola uso?

 

A segunda é, vou pintar a estrutura em preto/cinzento (por decidir), mas a minha duvida é a ordem de fazer as coisas. Coloco primeiro o tapa poros, depois pinto, e depois verniz maritimo ou como é?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira é, que cola uso?

Para colar os barrotes, qualquer cola branca para madeira... É mesmo assim que vem descrito nas embalagens, cola branca para madeira! ;)

 

A segunda é, vou pintar a estrutura em preto/cinzento (por decidir), mas a minha duvida é a ordem de fazer as coisas. Coloco primeiro o tapa poros, depois pinto, e depois verniz maritimo ou como é?

Bem se vais mesmo pintar com tinta (de esmalte por exemplo), não deve levar tapa poros mais sim um primário, ou vulgarmente chamado de "aparelho" (linguagem de pintores), depois pintas... Há tintas que já trazem brilho suficiente, escusando ser preciso usar o verniz, mas depois vai do teu gosto!

 

Na minha opinião acho que isso com uma demão de primário e mais duas de tinta, fica um mimo. Claro que bem lixado entre demãos! ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu so preciso de pintar o barrote que vai ficar ao meio, na frente, por causa da separaçao entre portas. Para quando as portas tão fechadas, não se ver a madeira da estrutura.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A estrutura fica toda tapada, tu é que sabes claro, mas eu pintava com a tinta directamente, ou com algo protector para a madeira. Se fica tudo escondido, ou queres que fique tudo perfeitinho, ou não é necessário tanto trabalho... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Finalmente tenho um tempinho para dar o meu bitatite :( .

 

Só colaste os barrotes que estão no post anterior? Acho que devias colocar parafusos para reforçar a colagem! A estrutura depois de finalizada, mesmo com as "almofadas de madeira" por fora, vai sofrer tensões que podem fazer com a cola não seja o suficiente! A cabeça dos parafusos nos barrotes devem estar embebidos, de modo a ficarem escondidos no fim. Imagina depois de construída toda a estrutura interior, apenas veres madeira! Nada de peças metálicas a verem-se! Dá um aspecto de profissional, e sinceramente fica agradável à vista.

 

Quanto ao acabamento da estrutura, na minha opinião devias tratá-la como se fosse para ficar à vista. Depois do móvel feito, todo xpto, qual não será a reacção daqueles que o vêm quando abrires as portas? Bonito por fora e por dentro uma desgraça... Pessoalmente passava tapa poros nos barrotes, duas a três demão, com as respectivas lixadelas entre elas. Depois de todo bem lisinho, qual traseiro de um bebé, pintava da cor que mais te convier, e que melhor se adequar à cor exterior do móvel.

 

Não tenhas pressas em construir a estrutura e o móvel em si! É preferível demorar um mês, mas ficar uma coisa perfeita, que duas semanas e depois arrependeres-te!

 

 

De resto vai colocando aqui a evolução da coisa. Qualquer já sabes onde me encontrares, ou não :shocked028: .

 

 

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quero é bitaites do mestre david! eheh

 

Oh, achas que ia fazer isto so com cola? Deus me livre, tou mesmo a imaginar chegar a casa e estarem 200 litros espalhados pela casa. Vai levar parafusos com 10 cm cada, muita cola, e ainda umas peçinhas metalicas com 90º para fazer algum apoio.

 

E claro, ainda vou usar o tapa poros, mas sinceramente não sei como se aplica e o porquê de se lixar a madeira neste caso.

 

Sim, não estou com pressas. O móvel vai ser para um aquario de 200litros (cujo aquário ainda nem encomendei), e ainda me falta muita coisa para este aquário.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,o movel em madeira pode ser um pouco mais barato ,mas se mandares fazer um movel em ferro e lacar ficava-te para ai em 100 euros mais o mdf hidrofugo em 80euros (já envernizado )para forrares o movel iria aos 180 euros (para menos)e podes ter a certeza que ficas com movel para a vida toda .e com acabamentos melhores .Às vezes o que se poupa não dá para o trabalho que se tem.

Eu mandei fazer o meu movel em ferro (40mm) 120c\65l\90a e forrei a mdf e ficou-me em 200 euros prontinho já forrado.

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal, vejam quem chegou :sleepiness2:

 

Imagem.jpg

 

 

Mas depois desloquei-me a um marceneiro que por acaso faz moveis para aquario, e ele cortou-me isto nas medidas que pretendia

 

Isto tudo, ficou em 18€

 

 

18€ com barrotes e tudo??

 

muito barato

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ,o movel em madeira pode ser um pouco mais barato ,mas se mandares fazer um movel em ferro e lacar ficava-te para ai em 100 euros mais o mdf hidrofugo em 80euros (já envernizado )para forrares o movel iria aos 180 euros (para menos)e podes ter a certeza que ficas com movel para a vida toda .e com acabamentos melhores .Às vezes o que se poupa não dá para o trabalho que se tem.

Eu mandei fazer o meu movel em ferro (40mm) 120c\65l\90a e forrei a mdf e ficou-me em 200 euros prontinho já forrado.

Fica bem

 

obrigado pela opinião, e se tivesse ido por essa ideia, não tinha começado já a fazer o meu movel. Custa 180€, e este vai-me custar 30/40€. Com bons acabamentos pode ficar qualquer um, madeira ou ferro, depende é de como é feito. Com ou sem pressas. Claro, ferro é ferro, mas madeira tambem é madeira.

 

Se eu tivesse disposto a gastar 180€ num movel, sim fazia uma estrutura em ferro. Mas fiquei-me por uma madeira muito boa.

 

18€ com barrotes e tudo??

 

muito barato

 

18€ = 5 barrotes de 2,60 metros cada (cada barrote com 5x5 cm)

 

E sim, tambem achei muito barato!

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a um fio de desistir da ideia desta estrutura. Gastei 18€ para nada... Fiz a base, fiz agora o topo, e estão tortas em relação uma a outra. Isto com 200 litros em cima, é complicado. O problema que se dá aqui, é que este tipo de estruturas as madeiras têm de ficar mesmo direitas, e basta 1 mm torto, e fica tudo torto...

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a um fio de desistir da ideia desta estrutura. Gastei 18€ para nada... Fiz a base, fiz agora o topo, e estão tortas em relação uma a outra. Isto com 200 litros em cima, é complicado. O problema que se dá aqui, é que este tipo de estruturas as madeiras têm de ficar mesmo direitas, e basta 1 mm torto, e fica tudo torto...

 

Sempre podes corrigir o que está mal.Com uma grossa e lixa. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Estou a um fio de desistir da ideia desta estrutura. Gastei 18€ para nada... Fiz a base, fiz agora o topo, e estão tortas em relação uma a outra. Isto com 200 litros em cima, é complicado. O problema que se dá aqui, é que este tipo de estruturas as madeiras têm de ficar mesmo direitas, e basta 1 mm torto, e fica tudo torto...

 

 

Boas,

 

Não desistas...

Quando construí o meu primeiro móvel deparei-me com o mesmo problema, ficou um bocadito empenado, mas se me pusesse em cima dele aquilo ia ao sítio.

Quando estava a forrar só tive que me certificar que iria ficar direito quando aparafusasse. Resultado, mais de um ano com mais de 200kg em cima e nem oscilava.

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

depois a estrutura estar terminada nao precisas de colocar um tampo em cima dela para assentar o aquario? Ou ele vai acentar directamente na estrutura?

 

Acham, que para um aquario de 120x50x50, nao dava para fazer uma estrutura com aqueles pes do IKEA que se compram para fazer as secretarias, aparafusadas a um tampo de pinho? Com uns 6 pes... ou nao aguenta?

 

Cumps e obg.

 

PS: Se a maneira de que falo em cima nao der, acho que vou seguir esta sugestao, apesar de todas as entropias que aconteceram ao Black Dragon, pois o objectivo era conseguir uma movel, barato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas,

Penso que dar até dá, mas eu não arriscava.

Quando fazes um móvel tipo mesa ele tem logo um grande defeito - independente do número de pernas vai ficar sempre fraco devido a não ter travamentos o que vai fazer com que oscile lateralmente.

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal, decidi mudar de ideias. Visto, que o movel iria suportar um bicho de 270 litros, prefiro não arriscar. E vou mesmo para a estrutura em ferro. De volta vou forrar com MDF 1.6. Voltando ao problema das dobradiças. A solução em principio é a mesma, as laterais em MDF vão ter de ser mais largas que a estrutura em ferro, pois apenas dessa forma consigo colocar as dobradiças. Por outro lado, como eu quero que as medidas do aquário coincidam com o movel (sem ser a altura), o aquario vai um pouco de fora a frente em relaçao a estrutura (talvez uns 4 cm), mas estava a pensar colocar um tampo de MDF em cima da estrutura apenas para "suportar" esses 4 cm como um reforço.

 

Queria ainda poupar no ferro a comprar, que me sugerem? que largura/comp/espessura?

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais