Sal para peixes de água doce?


Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Fiquei um pouco surpreendido quando no outro dia, li que era bom adicionar uma certa quantidade de sal de cozinha a um aquário de água doce para ajudar a combater as bactérias nocivas e os fungos.

 

É assim? Penso que li isso, referido aos gupies. Tentei pesquisar novamente, mas não consegui encontrar.

 

É mesmo assim? Ajuda? De que forma? Que quantidades? E já agora para que peixes? Já li também que para os cauda-de-espada não é nada bom...

 

Quer dizer: um gajo não sabe... e depois fica confuso! Não dá!

 

Agradeço a quem me esclarecer um pouco...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá al-finete,

 

 

na realidade o sal usa-se imenso (eu próprio uso "regularmente" nos Discus). A ideia é mais ou menos esta: grande parte das bactérias de água doce são anaeróbias, isto é, não precisam de oxigénio para sobreviver (daí em aquário com filtros sujos e mal cuidados seja muito normal o aparecimento de doenças). Como o sal liberta uma boa quantidade de oxigénio, as bactérias ficam mais fracas. Em alguns peixes, o sal faz com que estes se rocem nas decoraçoes, "obrigando" a bacteria a sair do corpo do peixe.

 

 

As quantidades não sei precisar, mas os Discus aguentam (se a meméria nao me falha) até 2 gramas por litro. Julgo que poderás seguir esta ideia nos restantes peixes.

 

 

 

um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

eu tanbém uso sal mas só nas molys, espadas, platys e gupys , estes dão-se muito bem em agua salobra! evita algumas doenças.. por exemplo, ja não tenho ocorrencia de ictio (pontos brancos) a montes de tempo! antes era uma fartura, principalmente as molynésias negras!

 

inté.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso costumo por as melhores mudas de plantas nesses aquas e nunca tive problemas... agora o H0r@ci0 nao sei pode meter as quntidades k utilizo devido a ter neon's, mas as tais "2 gramas por litro" k o Vitor Melo mencionou, axo k nao ha problema! e acreditem k as plantas dão-se muito bem, falo por experiencia. :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.