Mini - lago natural - 600L


Recommended Posts

Ora boas

 

Enquanto aguardo por disponibilidade financeira para avançar com o aquário de água doce e uma vez que finalmente consegui esvaziar o meu futuro lago (estava cheio de pedras até à rolha), penso que irei avançar com este último.

 

Ora bem, o "lago" foi instalado pelos anteriores moradores da casa que comprei. Tem 1,54m de diâmetro e 33 cm de profundidade. Irá apanhar sol durante praticamente todo o dia. Isto até o carvalho que se plantou a cerca de 2 metros dele crescer ... o que ainda vai demorar uns 20 anitos =)

 

O meu maior problema é que não tenho ponto de eletricidade perto do mesmo e está fora de questão fazer uma puxada de eletricidade exclusivamente para instalar uma bomba. Terá de funcionar apenas com flitragem natural (entenda-se: plantas e peixes).

 

Já andei a pesquisar aqui no fórum e encontrei alguns posts interessantes, mas algumas dúvidas persistem.

 

Li que não deveria ter mais de 1/4 da superfície coberta com plantas de superfície (tipo nenufar). Ok.

Que deveria forrar completamente o fundo com plantas oxigenadoras.

E que deveria fazer uma pequena parte mais funda que era para os eventuais peixinhos terem um sítio para estarem no Inverno.

 

Dúvidas, dúvidas...

 

1 - Devo colocar o quê no fundo do lago? Uma tela de plástico e depois areião do rio em cima? Substrato? Terra vegetal? As plantas deverão ser plantadas nesse areião/terra whatever ou deverão estar em vasos? Já li opiniões diferentes sobre isto...

 

2. Que tipo de plantas devo plantar neste minilago? Foi-me recomendado Valisnerias e Sagitarias, e algumas elodeas. Posteriormente um nenufarzito.

Isto iria bastar para fazer a filtragem natural?

 

3 - Que tipo de peixe seria aconselhado por posteriormente? Presumo um peixe pequeno, que não se importasse com a água gelada no Inverno. Sugestões?

 

Fica a foto do sítio do lago neste momento. Tenho 2 sacas de seixos e algumas pedras vulcânicas para decoração e muitas pedras de tamanho médio para fazer a decoração à volta. Pensei também em comprar uma bomba daquelas dos chineses mesmo para fazer uma mini-cascata (bomba solar), mas não sei se a agitação na água, por mais fraquinha que seja, irá atrapalhar o ecossistema.

 

Qualquer ajuda é sempre bem-vinda =)

 

96aqtd.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te recomendo a colocar nada no fundo do lago. Depois é um pesadelo para quando fores fazer limpeza (experiência própria).

 

Plantas epá, é gosto pessoal, aconselho a colocar uns jacintos que são muito bons a absorver os nutrientes extra da água.

 

Peixes.. os Kois são sempre bonitos. Já tive um achigã e lagostins no meu, agora tenho kois e uma enguia.

 

Caso queiras uma cena bonita, compra um painel solar, bateria e transformador para teres a água sempre em movimento (ou de vez em quando vá), se quiseres ir mais longe e menos limpeza, um FIltro UV.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

552e2132d03d0a7bb35e04ce4d54e275.jpg

 

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

Faz tipo isto

 

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

b0dbafe335b0abec8344f738ab1be255.jpg

 

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Novidades.

Aproveitei a pausa na Páscoa (e o facto que finalmente não estava a chover) para FINALMENTE pegar no lago.

A manilha inicial foi partida numa lateral para se fazer um "puxadito" e também foi partida em baixo para se fazer uma zona mais profunda.
Não tenho fotos da manilha partida, só me lembrei de tirar fotos depois de ter a tela de PVC em cima...

Fiz de uma forma com o material que tinha...não gostei.
Retirei a água toda, comprei pedras diferentes e voltei a refazer tudo no dia seguinte.

Eis as fotos:

- 1ª - assentar a lona de PVC com água. Só depois é que cortei a lona.
Por baixo da lona tem duas mantas velhas a servir de amparo, para não ficar diretamente por cima da terra/cimento.
a48de01.jpg

Eis o resultado da 1ª tentativa (que detestei). A água estava turva porque tinha sido adicionado terra ao fundo.

 

a734cae.jpg


+1 a602013.jpg


Nesta fase passei-me dos carretos e desfiz tudo. Pedras todas cá para fora outra vez... e esvaziei o lago à baldada (sem comentários). Consegui descobrir um senhor que vendia pedra amarela a bom preço e fui buscar. Tive é de ir onde o vento faz a curva atrás delas, mas valeu a pena.

 

Eis o resultado da 2ª tentativa:

ab3447d.jpg


+1

a3b053d.jpg


+1

a890e38.jpg

Editado por Urd7777
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E prontos, neste momento está assim.

Ainda não enchi....só acabei ontem isto tarde da noite. Acho que desta vez vou encher muito devagarinho que é para ver se a água não fica logo tão turva.

Em baixo daquelas pedras todas ainda tem uma camada de terra/areia que é pra ver se as plantinhas pegam.

 

Vou hoje encomendar 2 nenufares e depois quero ver se ponho umas vallisnerias / elodeas no fundo.

 

Peixes, acho que só introduzo daqui a cerca de um mês.

Queria por o peixe mais pequenino que aguentasse com as temperaturas de Inverno lá. ( = nada de carpas, pls)

 

Mencionaram-me o neon chinês. Pareceu-me bonitinho ^^

Se quiserem dar umas dicas nos peixinhos, tão à vontade. Se ajudar, o lago deve ter uns 700-750L de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá bem melhor assim... Vai postando a evolução. Tens além do neon chines, o barbo odessa... Existem mtos outros que com uma pesquisa poderás encontrar. Eu també, não me recordo de nomes. Vais colocar algo a fazer circulação ou vais deixar apenas assim?


Há é verdade, já li pelo forum, que o ideal seria deixar enxer com agua da chuva..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar assim. Não tenho como pôr bomba ali pois não tenho ponto de eletricidade por perto.

 

Já ando a sondar mercado para encher de plantinhas.

 

Já tenho 2 nenufares encomendados.

 

Depois estou à espera de contato para por elogias/vallisnerias no fundo.

 

Ainda pensei em colocar umas Limnobium laevigatum ou Salvinia Auriculata à superfície, em substituição da alface d'água...

 

EDIT: acham que um cardume de 10/15 neon chinês era muito para este lago?

Ou muito pouco?

Editado por Urd7777
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela "empreitada"... ficou um espetáculo.

A circulação dava mesmo jeito, até porque servia de oxigenação, principalmente no verão. Enche isso de plantas para tentares criar um biótopo funcional e viável. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Pequeno update a este tópico, cá no forum também.

 

O mini-lago, cerca de 6 meses depois. Os nenúfares ainda andam lá..as ervilhas tenho de tirar uma mão delas de vez em quando senão tomam conta de tudo...as valisnérias gostaram muito daquilo, e as sagittarias também...Quem parece não ter gostado muito foram as Elodeas...O musgo de Java está meio acastanhado...Penso que foi por causa da temperatura da água...vamos ver se no Inverno melhora. Ontem ofereçam-me um jacinto de água, que também está ali a boiar...Os meus peixinhos são apenas alguns neons chineses e alguns Danio rerio... Tão gordos como texugos!!!! Até pensei que alguma fosse fêmea que estivesse cheia..mas se está...nunca mais os põe cá pra fora!!!

 

Vídeo do mesmo no link abaixo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Tq2otlx4MZQ

Editado por Urd7777
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Está impecável! Parabéns!

 

Essas Brancas são as ervilhas que você menciona acima ? pessoalmente são as que menos aprecio, quanto ao resto está perfeito, e a água está impecavelmente translucida.

 

Qual foi a terra/substracto que meteu debaixo das pedras ?

 

E as valisnérias ? é alguma estirpe específica para exteriores ? existe um Sr. que me vende isso mas ele diz que é para aquário de água quente, e que por isso não sabe se dá para exteriores.

 

Cumprimentos

Editado por escalhavardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais