de volta agora em low-tech


bmbarbosa

Recommended Posts

Boas

 

faz mais ou menos meio ano vendi o meu aquário de 100l, por motivos de mudança de casa...

Mas ficou sempre o bichinho, ontem passei por uma loja veio a vontade de novo.

 

Mas desta vez será algo mais pequeno género de cubo, e será para GAMBAS,...

 

o substrato em principio será ADA Amazonia, ou aqua gro soil com uns efeitos de areia branca pelo meio para contraste (ainda em duvida)...

 

Flora será de fácil manutenção porque o local onde o aquário vai estar não permite muitas aventuras...
mas será talvez musgo de java e fetos de java, depois queria uma ou outra maior.

 

Quanto a fauna ainda estou na duvida... quais escolher mas em principio será os RED, depois mais tarde irei juntar casais dependendo da evolução

 

As grandes duvidas

 

O substrato é o aconselhado ou optavam por outro sem ser fértil...

 

Devo usar troncos??? QUAIS??? ou PEDRAS??? QUAIS??? ou 1 de cada? (derivado a alteração da agua quero por algo que não altere muito as condições da agua)

 

Devo colocar mais tarde peixes de fundo ou de vidro ?

 

Devo colocar por exemplo meia dúzia de neons??? isto para o aquário não ficar tão vazio em cima

 

Acham que no caso das plantas punha artificiais e naturais???

 

 

 

Isto tudo será numa aquário com cerca de 30 a 40L, não mais...

 

A nível de filtragem ou irei por de interior ou externo tou a pensar €€€€€€€€€

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um low-tech convém substrato fértil, pouca luz, boa quantidade de plantas de baixa manutenção, podes usar pedras e troncos à vontade agora depende da tua imaginação na criação de um layout.

Montas, fazes a ciclagem normal e depois começas a introduzir a fauna. Podes perfeitamente ter camarões e neons. Tens é de acautelar alguma espécie que goste de marisco, porque senão aí vão eles.

Coloca naturais...fica sempre outra coisa!!!!

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for só para camarões não precisas de derreter dinheiro no ADA. Há substratos próprios para camarões e que são completos por exemplo o help Advanced Shrimp Soi . Dá perfeitamente para as plantas que queres ter.

 

Quanto aos troncos acho que devias pôr. Podes por qualquer desde que seja devidamente tratado, mas eu aconselho red moor por causa da côr, e pedras escusas de comprar. Existe muitas pedras por aí que ficam muito bem. Eu fui a um vendedor de pedra e agarrei numa mão cheia de basalto e perguntei quanto era e o homenzinho deu mas lol.

 

Acho que ficam bem dentro de água como podes ver no link na minha assinatura.

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ja comprei o material e ja coloquei tudo a bombar. irei colocar fotos estão no forno :naughty:

Todo o material foi comprado na aquaeden, menos a calha de luz veio do ebay, termostato veio de um aquário antigo de um familiar

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão.

Enchi o aquario com água de garrafão do continente "Água da nascente" Ph a 23° 6.66. Como Enchi ontem a água está entre os 6.8 /7

Na quarta feira irei fazer a 1 tpa de 50%. Vamos ver se baixa um bocado.

 

Aquario cocoon 6

CO2 lata da tropica

Fertelizante tropica líquido

Filtro eheim 75

Substrato tropica soil powder

 

Flora

Bola de musgo

Potamogeton

Helanthium

A grande esqueci me o nome

 

 

740f5554bb126f8e040cf64f668d7209.jpg

 

 

5a87af3a8d8c83963ff4a7da2dde2c78.jpg

 

 

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Coloca ai uns musgos,que os camarões gostam,

umas Anubias pequenas,fica bonito,o aquário até

esta bonito,mas falta verdura,boa sorte,tudo corra

bem.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Colocas ai nessa pedra uma Anubia das mais pequenas

ainda demora a crescer e podar e raro,a não ser que uma

folha fique muito velha,e tu dás um corte,e esta a andar,o

Musgo também cresce devagar,punhas no tronco.

 

Cump; Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Colocas ai nessa pedra uma Anubia das mais pequenas

ainda demora a crescer e podar e raro,a não ser que uma

folha fique muito velha,e tu dás um corte,e esta a andar,o

Musgo também cresce devagar,punhas no tronco.

 

Cump; Álvaro Silva

 

 

obrigado Alvaro

 

Mas teria que voltar a levantar a pedra para conseguir a prendes por exemplo com fio certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

A planta de trás será uma Echinodorus Ozelot. Quanto à anubia, podes tentar prendê-la sem retirar. Como a pedra tem bastantes saliências podes tentar ver se a anubia se segura numa dessas ranhuras/buracos. Costumo prender assim ou entre pedras e troncos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

A planta de trás será uma Echinodorus Ozelot. Quanto à anubia, podes tentar prendê-la sem retirar. Como a pedra tem bastantes saliências podes tentar ver se a anubia se segura numa dessas ranhuras/buracos. Costumo prender assim ou entre pedras e troncos.

 

Boas Bruno

sim talvez seja, ja nao me lembro mesmo, quando for de novo a loja irei perguntar.

 

vou tentar fazer isso que me dissest é uma boa ideia, tambem andei a ver no youtube, e ha muita gente que prende so com as raizes, irei ver se arranjo umas anubias com elas grandes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim essa planta é uma Echinodorus, que por sinal cresce muito e é um pouco desadequada para o tamanho de aquário que tens. Fetos e anubias, assim com cryptocores são uma boa adição a essa montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nova foto e novos updates.

 

 

3b07d7f914347b7e9b020a78b01bfb04.jpg

 

o peixe como fiz anos no dia 23 apareceu de surpresa. Mas como é um limpa vidros ainda muito pequeno aguenta se.

 

 

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso no tronco é normal. Quer dizer que não estava bem curado. Ignora que logo passa.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nova foto e novos updates.

 

 

3b07d7f914347b7e9b020a78b01bfb04.jpg

 

o peixe como fiz anos no dia 23 apareceu de surpresa. Mas como é um limpa vidros ainda muito pequeno aguenta se.

 

 

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

 

Também fiz anos no dia 23, mas não me apareceu nenhum peixe.... estranho!!!!

Como o Gonçalo disse o tronco não estava bem tratado. Sendo apenas uma pequena parte não tem problema.

Acho que falta uma planta de destaque.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Também fiz anos no dia 23, mas não me apareceu nenhum peixe.... estranho!!!!

Como o Gonçalo disse o tronco não estava bem tratado. Sendo apenas uma pequena parte não tem problema.

Acho que falta uma planta de destaque.

obrigado pela resposta.

então parabéns atrasados.

quando disse que apareceu foi no sentido de prenda.

 

quando me diz planta de destaque quer dizer que falta alguma para realçar?

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Isso no tronco é normal. Quer dizer que não estava bem curado. Ignora que logo passa.

obrigado

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá para mim acho esse tronco esquisito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta.

então parabéns atrasados.

quando disse que apareceu foi no sentido de prenda.

 

quando me diz planta de destaque quer dizer que falta alguma para realçar?

 

Parabéns também para ti. Sim eu percebi que foi prenda... a minha está para vir (nova montagem com casal de apistos trifasciata, mas não digas a ninguém, é segredo).

Exacto. Uma planta que faça algum contraste com os verdes, ou uma planta que cresça mais alto. Deixa ver se alguém dá alguma ideia.

Experimenta colocar o termómetro no vidro do lado, para podermos ver melhor a echinodorus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o termómetro não está no sítio certo tive a ver se a temperatura anda uniforme.

Sim já percebi quanto a planta. ando a procura de uma sim que crie tipo uma vegetação do género Myriophyllum

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Lá encontrei agora o teu tópico, passou-me despercebido, tenho andado com menos tempo, o que me aborrece.

 

Ahahah, adorei ver o vídeo, os piquenos parecem felizes, bem mexidos, achas que se adaptaram bem??

 

Reparei que tens 1 otocinclus e esse não vai chatear os camarões, o outro espero que também não, o problema é que vai crescer muito para esse aquário trata-se senão consegui ver bem de um CAE - Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri), pesquisa e vê se não tenho razão??

Mas claro quando vires que está a ficar grande demais para o aquário podes sempre trocá-lo por um ancistrus ou otocinclus.

 

De resto, gostei do layout a acho que ficou bem porreiro, está muito agradável, vais no bom caminho, com o tempo vais vendo se precisa de algum ajuste!

 

 

Beijinho.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá encontrei agora o teu tópico, passou-me despercebido, tenho andado com menos tempo, o que me aborrece.

 

Ahahah, adorei ver o vídeo, os piquenos parecem felizes, bem mexidos, achas que se adaptaram bem??

 

Reparei que tens 1 otocinclus e esse não vai chatear os camarões, o outro espero que também não, o problema é que vai crescer muito para esse aquário trata-se senão consegui ver bem de um CAE - Comedor de Algas Chinês (Gyrinocheilus aymonieri), pesquisa e vê se não tenho razão??

Mas claro quando vires que está a ficar grande demais para o aquário podes sempre trocá-lo por um ancistrus ou otocinclus.

 

De resto, gostei do layout a acho que ficou bem porreiro, está muito agradável, vais no bom caminho, com o tempo vais vendo se precisa de algum ajuste!

 

 

Beijinho.

 

Ola Vera.

Admito que nem todos se adptaram bem talvez os mais pequenos.

Ando em cima para ver como se portam.

 

Quanto ao otocinclus nao tenho 1 tenho 2 :P mas esses 2 vejo eles sempre juntos na deles...

O comedor de algas veio em primeiro lugar foi oferta, esse é que é mais mexido e as vezes noto ele muito irrequieto e nas zonas que os camaroes se escondem... Vou ver se alguem quer ficar com ele...

Editado por bmbarbosa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.