2Views - Ajuda Layout & Flora


Sergio_Filipe

Recommended Posts

Obrigado!!

 

Adicionei agora bastantes nestas duas semanas, vou aguardar uma semana e fazendo os testes, para voltar a adicionar mais peixes.

 

Acho que ainda tenho margem para ter mais uns peixes, mas estou com algum receio de ter excesso população.

 

Estava a pensar colocar apenas mais um corydora e dois espadas fêmeas pequenos.

 

Assim sendo, sou capaz de colocar mais corydoras, umas 2 ou 3 corydoras.

 

É necessário ou importante que sejam igualmente albinas para se formarem/comportarem em cardume?

Ou posso também colocar pretas?

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Sergio, convém serem da mesma espécie, exatamente pelo que disseste, se gostas das albinas, investe nelas! :wink:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com esse limite de peixes, tendo em conta que tens ai uma Biobox que manutenções tens feito? Como já te disseram o ideal seria conseguires colocar um filtro externo, o que ai tens não passa de um filtro interno... A porcaria continua dentro de agua mas num canto! E quando for para fazeres a limpeza vais sujar o aquário.

 

Em relação ás plantas é normal no inicio não estarem no seu melhor por ainda se estarem a ambientar ao novo local. De qualquer das maneiras a principal necessidade de estas espécies que escolheste é apenas luz, não precisam de muita mas precisam de alguma na mesma :) claro que se adicionasses co2 e fertilizantes melhor ainda ficavam mas não se pode ter tudo o que queremos não é? :)

 

Tens feito testes aos parâmetros da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Faço as seguintes manutenções:

- semanalmente troco 20% a 30% de agua, aproveitando para colocar meia tampa do fertelizante Flourish (por indicações de uma loja da especialidade)
- semanalmente lavo o esponja de lã e aproveitando-o, mas na semana seguinte substituo por um novo (tenho um "tapete" grande da JBL e corto à medida da biobox)

- mensalmente (pelas especificações da Juwel) deveria trocar a esponja de carvão, mas ainda não o fiz pois tenho receio de perder as bactérias benéficas, estou a aguardar a chegada da caixa de cerâmica especifica para esta biobox que já encomendei

Infelizmente o filtro externo não é uma possibilidade tento em conta o local onde se encontra, tenho de me contentar com esta BioBox, que até ao momento está a cumprir, mas sei que é sempre mais limitativo e que terei de ter mais atenção na troca dos materiais filtrantes e manutenções...

Segue em anexo uma foto da disposição do material filtrante.

Tenho também já encomendadas as calhas reflectoras de iluminação das T5 para ver se melhoro nas plantas! :)

Entretanto a população aumento e deve estar prestes do limite máximo, com:
- 4 Tetra Neons
- 2 Cardinais
- 3 Corydoras Albinas
- 3 Espadas (1 macho grande, 2 fêmeas pequenas)
- 3 Mollys (1macho amarelo, 1 macho dalmata, 1 fêmea Lyra)
- 1 limpa vidros preto que não sei o nome
- 1 peixe muito pequeno que veio por lapso agarrado ao camaroeiro (género cardinal todo cinza com uma risca laranja na horizontal, segue foto em anexo)

 

Em relação aos parâmetros, estou com 6.5 pH; 0 de amonia (incolor); Nitratos 5 mg/L; Nitritos 0 (incolor)
Temperatura agora não consigo baixar dos 27º e 28º e pouco com luz ligada, até desliguei o termostato mas sem efeito, vou começar a abrir a tampa e ver.

Editado por Sergio_Filipe

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvao acumula as impurezas todas mas depois de saturar larga-as todas! Aconcelho a mudar o mais depressa possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Apenas para fazer um update.

Tive filhotes de uma espada, comprei maternidade e isolei todos os alevins, comprei alimento em pó especifico da Sera.
Foram morrendo um por um... suponho que talvez pela agua estar quente de mais cerca de 29º, para além disso a agua da maternidade era agua parada.
De qualquer formas isto já foi há 2/3 semanas. E há cerca de uma semana morreu-me uma espada fêmea, não sei se a que teve os filhotes ou a outra.

Os níveis de agua estão todos OK, pH entre 6,5 a 7, zero de Amonia, zero de nitratos.
Confesso que os TPA's não têm sido feito todas as semanas... fiz um com 15 dias e outro com semana e meia, mas não mais que isso.
Sempre com mudança de 20 a 30% agua, e adiciono quase uma tampa do Flourish (micro elements, trace and other nutrients)

Em relação à Flora de momento mantenho as plantas, não têm grande crescimento.

Apenas o Christmas Musgo no tronco é que evoluiu bastante após ter colocado calhas reflectoras.

Tenho plantado apenas plantas de categoria easy:

  • para tapar a biobox tenho uns potes de "Nymphoides" e um ponte de "Echinodorus ozelot"
  • da outra ponta tenho uns potes de "Ludwigia Repens "Rubin"
  • nas rochas tenho uma Microsorum (feto Java), uma anubias barteri, e ainda uma cryptocoryne petchii
  • no substrato e visto que não reúno condições para um tapete verde, tenho potes de sagittaria subulata,
    potes de echinodorus quadricostatus, e ainda umas eleocharis parvula a sair debaixo das rochas

Segue em anexo umas fotos do estado actual do aquário!
Cumprimentos
Sérgio!

 

 

Editado por Sergio_Filipe

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio, agora no verão podes é desligar o termostato, talvez assim consigas uma temperatura razoável. Os termos cá em casa estão todos desligados! :cool2:

 

Qual anexo??? agora fiquei baralhada! :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpas, tive dificuldade em colocar os links das fotos actuais.
Em relação ao termostato tenho-o ligado nos 24,5, fui aconselhado a colocar uma temperatura e deixar estar, que só liga se a temperatura baixar a escolhida, como tem estado sempre muito superior, nem deve ligar a resistência, agora por exemplo está nos 28.6º, raramente abaixo dos 27...

Aqui seguem as fotos! :)

1%202_zpsdlkp2ye0.jpg

2_zpszdkl9mcx.jpg

Editado por Sergio_Filipe

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou porreiro. Para começar já tem um bom nível. Parabéns.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estou com um problema... creio que algas! (segue em anexo fotos)

Alguém me sabe dizer qual a possível causa?

​Estou desconfiado que o alimentador automático esteve mal programado (é o da Juwel) e talvez possa ter feito alimentação em excesso durante algum tempo .

Vou confirma e reduzir na alimentação e no tempo da luz.

​Estava com 8H diárias, vou reduzir para 6H.
​​Digo isto porque são os procedimentos mais habituais que leio a serem feitos em pragas de algas, e porque tenho poucos conhecimentos.

Alguém me pode aconselhar para resolver esta situação, já podei partes de plantas afectadas e esfreguei parte do tronco, mas voltam sempre a reaparecer...

 

01_zpsgxtro7bi.jpg

02_zpsprobketg.jpg

03_zpsuaerfjh1.jpg

04_zpsd4fgrzxr.jpg

Editado por Sergio_Filipe

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece me ser staghorn, normalmente aparece em aquários "sujos ". Pode ser ineficácia do filtro, também pode ser o que dizes do alimentador. Tens que limpar o máximo que conseguires, e fazer umas tpa extra.

 

Edit: li agora esta última página e tens dois factores que podem ter contribuído, quase de certeza, o desleixo nas tpa que dizes e a biobox. Ficavas muito melhor servido com um filtro de cascata.

Editado por ignace
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Também tive um surto de algas logo ao primeiro desleixe, demorei cerca de 4 a 5 meses a recuperar e ainda anda vestígios nas plantas. O aquário é um ecossistema muito frágil, basta uma pequena variação e temos problemas, eu resolvi com um esquema rigoroso de TPA e muitos caracóis.

 

Tenta remover manualmente tudo o que for possível e retira o alimentador automático, se não alimentares uma vez por semana não é grave antes pelo contrário.

 

Boa sorte para o teu projecto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde ja caro quero deixar explicito q sou totalmente inespriente no q toca este assunto

quero comprar umas carpitas e polas num lago no exterior mas tenhu medo que seja propicias ás doenças..
gustaria entao deixar algumas perguntas:

Muda os cuidados verão/Inverno?

em casa tenhu sistema de ultra sons para afastar bixarada sera q isso é mau pra elas?

sei k este n e o topico mas já agr alguem me sabe dizer quanto tenhu de gastar nos filtros, aparelhos oxidaçao e se mais alguma coisa u que e quanto?

obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e ajudas!

 

Eu queria evitar os filtros em cascata pois esteticamente fica mal, uma vez que tem duas vistas.

 

Se o problema for do filtro ser insuficiente pela quantidade de vivos e plantas que tenho, então estou bem tramado... Lol

 

Talvez possam ser as matérias filtrantes terem perdido as propriedades não?

Se bem que mudei tudo de acordo com as especificações da Juwell.

 

Diminui de 8hr para 6hr de luz, e alimentador automático apenas uma vez por dia (estou fora de casa duas semanas).

 

Fiz uma ligeira poda nas plantas que tinham mais destes "fios" agarrados, e é uma pena, pois as minhas plantas já crescem tão pouco.

 

De momento não sei se minimizou algo ou se piorou, porque não regressei a casa, só daqui a uma semana.

 

Quando regressar vou tentar ir a lojas da especialidade e introduzir caracóis e outros vivos que possam ajudar a combater e limpar isto.

 

Mais uma vez obrigado!

 

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk

Editado por Sergio_Filipe

Cumprimentos! Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquario está um espectaculo é pena não investires num filtro externo.

IMG_20160518_215234_zpsbi9hsj03.jpg

para convencer as Marias é facil...

um filtro externo ai desse lado onde tem as 2 tomadas escondido por uma planta tipo esta
giboia.jpg

a crescer por cima do aqua ficava optimo
estas plantas são optimas para purificar o ar eu ate tenho uns pés a crescer dentro do

aquário e como apanha muita luz indirecta tem crescido bem por cima da parede por de traz do aqua e ainda ajuda a filtrar a agua.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Remoção das algas, redução da luz, podas, TPA´s extra e limpeza do filtro.... é como costumo combater as algas. Especialmente este tipo de algas que indica falta de nutrientes as TPA´s ajudam bastante. Vivos só para comerem as algas sem conseguires eliminar o factor que provoca as mesmas é uma questão de tempo até teres um boom e perderes o controlo da situação. Seja como for os principios básicos que estás a tomar são os essenciais.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.