Aqua 96lts - Projeto DIY


Pedro Luis_8010

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Sou iniciante no que à aquariofilia diz respeito.

 

Como sou um "engenhocas" decidi fazer um projeto DIY o mais possivel!

 

O aqua é um de 96lts (80x30x40 cm) que comprei por 20€. Pensei em montar um, mas o vidro sai caro, porque o silicone tenho muito (Soudal Sirirub), e assim já vem com base e com tampa.

 

O filtro irei fazer um com uma caixa de pastilhas para lavar a roupa da Skip, com materia filtrante: lã de vidro, biomax e carvão ativo.

 

A iluminação será com fita de led que comprei no Ebay, com um transformador de 12v.

 

O termoestato não será DIY :) pois ainda não pesquisei como fazer um, mas será um Eheim de 150W.

 

Flora: um tronco :) e umas pedras eh eh eh e musgo de java no tronco

 

Fauna:

3 x Panda Cory (Corydoras panda)

10 x Neon Tetra (Paracheirodon innesi)

6 x Guppy (Poecilia reticulata)

2 x Bristlenose Pleco (Ancistrus sp.)

 

em breve, fotos e desenvolvimentos.

 

Aguardo sugestões, comentários e criticas.

 

Obrigado.

Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Força Pedro!

 

Eu adoro estes tópicos.

Vai mantendo a malta informada sobre os desafios que encontras, as soluções e sempre com fotos.

 

Boa sorte.

Ar

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Logo à noite já posto fotos do que já tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos!

 

Como isto será um DIY, irei ao máximo fazer tudo e gastar o mínimo possível! Assim pode ser que dê ideias ao pessoal que ler isto!

 

Assim, no meu dia a dia, principalmente quando vou passear o cão, procuro materiais que possa usar, nomeadamente pedras e troncos.

dadc1252dddc877f44bccdb0dcf20708.jpg

Aqui pode-se ver alguns dos troncos que apanhei, irei cozer e depois secar para garantir que estão mortos.

Aparece também a caixa que irá ser o filtro.

Este é o esquema do filtro

05d8146f4a6113157e8ddd5f42c16bc5.jpg

 

4724e73d11a6b9c92474c94d2f0ee6f0.jpg

O motor (que retirei de um brinquedo do meu filho) que será o motor da bomba, uma tampa de um spray para alojar o rotor, um carregador de telemóvel, faltando o rotor, que esse que está na foto é pequeno.

832fc406dfc2aba41e3b39dcc076099c.jpg

656e6e8defbfef5ddb02a2209b23f305.jpg

O recipiente

 

ca82b1c147ef8802c9b11e9461871f22.jpg

Parte do fundo

 

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por Pedro Luis_8010
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Se me permites, tenho algumas questões:

O motor não será "fraco" para essa função?

E será que está preparado para trabalhar 24x24h?

 

Sobre as madeiras, se calhar podias procurar algo mais retorcido e com cor mais escura. Com esses paus a coisa é capaz de ficar a parecer uma fogueira... :)

Na beira das estradas por vezes apanham-se pedras porreiras tipo as rústicas.

 

Saudações

AR

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

 

Se me permites, tenho algumas questões:

O motor não será "fraco" para essa função?

E será que está preparado para trabalhar 24x24h?

 

Sobre as madeiras, se calhar podias procurar algo mais retorcido e com cor mais escura. Com esses paus a coisa é capaz de ficar a parecer uma fogueira... :)

Na beira das estradas por vezes apanham-se pedras porreiras tipo as rústicas.

 

Saudações

AR

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Boas,

 

Não, o motor como não estará imerso e será por sucção irá fazer bem o seu papel, não te consigo dizer o caudal que debita, mas depois nas imagens irás ver que fará um bom ciclo à àgua. A questão do 24/24h ainda não tenho a certeza :) mas teoricamente sim! pois era um motor de um carro de 9V e irá trabalhar a 5V, estará num ambiente fresco e "respirável", não estará fechado, e se abrires um qualquer filtro ou uma bomba de água vais ver que os motores são iguais ;) mas só o tempo irá confirmar ou refutar a minha teoria ;) de qualquer das formas vou ter um Eheim 2213 (250lts) à "mão" :)

 

Quanto às madeiras eu não vou colocar os troncos tipo "fogueira", irei construir uma estrutura com eles e como irão ficar com musgo de java por cima dará um toque engraçado. Mas sim, vou contiunuar "de olhos abertos para a berma das estradas" :)

 

As pedras estou virado para a ardósia, porque aqui há a montes, e vi uns aquarios com ardósia engraçados.

Mas em breve vou ao alentejo e vou ver se apanho xisto, como é laminado é porreiro para fazer umas construções :)

 

Abraço

Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

A questão do motor aguentar veio da experiência de um outro hobby (antigo) em que tentei ver se um dos meus carros telecomandados consegui passar dos 100Km/h conforme anunciado pelo fabricante e gripei o motor pois como mais tarde me explicaram os motores para os modelos não são desenhados para funcionar em continuo muito tempo.

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa!

A questão do motor aguentar veio da experiência de um outro hobby (antigo) em que tentei ver se um dos meus carros telecomandados consegui passar dos 100Km/h conforme anunciado pelo fabricante e gripei o motor pois como mais tarde me explicaram os motores para os modelos não são desenhados para funcionar em continuo muito tempo.

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

 

Mas eu já tive um motor destes a funcionar 24H num aquario pequeno da minha sogra (foi por causa dela que comecei a gostar de aquariofilia)

por isso nao estou preocupado, só o tempo o dirá! e se funcionar bem, como acho que vai, fica como experiencia para o resto do pessoal, e como te disse, estes motores são iguais aos dos filtros e bombas de agua à venda nas lojas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3f11f45990c9aab0b86630867ae920b6.jpg

 

Já está no local

 

Tal como o resto, o móvel também foi DIY

 

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Parece-me muito bem pensado, aguardo o resultado :D

Vai estando atento que vou tentar ir actualizando Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Novidades do projeto:

 

Após um passeio à beira Tejo, fizemos uma recolha

2533d7887d1f7168a0e50d34f1f93ff8.jpg

 

Eu acho que isto é arenito, mas se alguém me puder ajudar agradeço, devo ou não usar?

cc789e011540c7d9251bd5a1c624136d.jpg

 

Acabadinho de comparar por 10€ f4ca354a7df827a84c24816f39668c59.jpg

9d588d412b3101e63bc5e3ff0df7bdff.jpg

 

E este é o estado actual

 

2d0abc9b308786cb496aae37c8ab5d22.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Para as rochas eu preferia granito. Não liberta nada para a água.

Também não colocava demasiadas pois gostava mais dos troncos. Não te esqueças de colocar primeiro as rochas e só depois o areão. Desse modo a rocha fica encostada ao vidro que é mais seguro. Para as madeiras usava a mesma técnica mas para aumentar a estabilidade da montagem.

Também preferia colocar o areão com uma boa inclinação do fundo para a frente. Na frente ficava com uma altura mínima.

Vais ver que depois de estar com água fica muito melhor.

 

Saudações

AR

Editado por Alfrareef
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Para as rochas eu preferia granito. Não liberta nada para a água.

Também não colocava demasiadas pois gostava mais dos troncos. Não te esqueças de colocar primeiro as rochas e só depois o areão. Desse modo a rocha fica encostada ao vidro que é mais seguro. Para as madeiras usava a mesma técnica mas para aumentar a estabilidade da montagem.

Também preferia colocar o areão com uma boa inclinação do fundo para a frente. Na frente ficava com uma altura mínima.

Vais ver que depois de estar com água fica muito melhor.

 

Saudações

AR

Boas Alfra,

 

Sim, eu também preferia, até andei à procura do branco com pintas pretas, mas não encontrei, assim como xisto, mas Tb não encontrei!

 

Apesar de ter troncos não sei se vou colocar, a mulher já começou a dizer que não gosta de ver madeira dentro do aquário...até tinha umas ideias giras para a madeira, deixa ver, vou montar a madeira e coloco aqui, mas não sei se vai para dentro de água!

 

Quando à inclinação do areão, segundo li, tem a ver com a perspectiva da decoração que metas, mas como eu só vou colocar pedras para fazer abrigos, não sei se trará algum benefício, mas fica registada a ideia, e até vou ver como fica!

 

Eu gostaria era que algum me ajudasse com a pedra avermelhada, será que pode ir para dentro do Aqua!?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... a geologia não é a minha área. :)

Só no aquário Malawi é que coloquei pedras mais "esquisitas" do genero dessa e não tinham manchas tipo ferrugem.

Para os granitos, em tempos, parece-me ter ouvido dizer que algumas rotundas eram um bom sitio para os encontrar.

 

Saudações

AR

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... a geologia não é a minha área. :)

Só no aquário Malawi é que coloquei pedras mais "esquisitas" do genero dessa e não tinham manchas tipo ferrugem.

Para os granitos, em tempos, parece-me ter ouvido dizer que algumas rotundas eram um bom sitio para os encontrar.

 

Saudações

AR

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Sim, também já reparei que as rotundas são uma boa fonte para o layout eh eh eh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois são, em basalto por ex.

Granitos em aquários não são da minha preferência, de onde és?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Não usava essa pedra, parece-me ferrosa...não me parece aconselhável a esse nível...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois são, em basalto por ex.

Granitos em aquários não são da minha preferência, de onde és?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Não usava essa pedra, parece-me ferrosa...não me parece aconselhável a esse nível...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Boas, trago novidades!

 

Este é o layout

 

5c6536718667f72eac1f710d89be257f.jpg

 

Primeiro problema:

Deixei a caixa que ia ser o filtro no Porto, e como tinha o eheim 2213 (comprado por 45€) avancei para o filtro a sério, mas o outro ainda o farei!

 

Segundo problema:

O "recipiente" verte

 

Após encher 3/4 começou a deitar água por uma das arestas, vedei com Ceys, enchi mais um pouco e começou a deitar mais água

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do "recipiente" verter água é que é um problema. E ainda por cima logo à primeira.

Já tive um problema desses e felizmente era num canto e resolvi enchendo o canto de silicone.

Não consegues devolver e trocar por outro?

 

Aproveita o ceys e cola as pedras para as estruturas que construíste ficarem firmes.

Editado por Alfrareef
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia há alguns anos, estava a construir um layout para Apistogrammas, e coloquei exatamente 3 pedras a fazer uma suposta ponte, por onde imaginava eu que os peixes iriam passar e ia ser giro de se ver...pois postei uma fotografia num fórum, e foram interessantes os comentários, directos, a leste do que eu gostava de ouvir, mas levei uma ensabuadela, daquelas boas e evuloi...nessa altura a moral que retirei desses comentários foi que um aquário deve retratar aquilo que vemos na natureza, um pequeno trecho da mesma. Daí que acho que consegues fazer muito melhor, sem pressas de ver o aquário cheio de água e com peixinhos.

Resumindo é concluíndo, quando olho para o layout actual que aí tens noto a presença de mão humana na disposição dessas pedras, o que podes alterar, mudando as pedras de lugar e dispondo-as com mais naturalidade.

Outra coisa, eu aprendi, não só no mundo da aquariofilia que não se devem conjugar certo tipo de de pedras e cores, pois não traz harmonia ao layout de um aquário, portanto o que eu gosto é de ver um aquário, com pedras do mesmo tipo e côr, bem como troncos de uma mesma espécie e não a mistura de várias.

 

Outra coisa, é de colocares um fundo preto no vidro de atrás para evitares a visualização de fios de equipamentos, para além disso, dá-te contraste nas plantas e fauna que colocares, principalmente a nível de cores. Com certeza vais gostar de ver.

 

Que espécies de peixes vais manter, afinal?

 

E plantas pensas colocar?

 

Espero ter ajudado a abrir novos horizontes. De qualquer forma, tu é que vais olhar para o aquário e és tu que tens de gostar dele!

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia há alguns anos, estava a construir um layout para Apistogrammas, e coloquei exatamente 3 pedras a fazer uma suposta ponte, por onde imaginava eu que os peixes iriam passar e ia ser giro de se ver...pois postei uma fotografia num fórum, e foram interessantes os comentários, directos, a leste do que eu gostava de ouvir, mas levei uma ensabuadela, daquelas boas e evuloi...nessa altura a moral que retirei desses comentários foi que um aquário deve retratar aquilo que vemos na natureza, um pequeno trecho da mesma. Daí que acho que consegues fazer muito melhor, sem pressas de ver o aquário cheio de água e com peixinhos.

Resumindo é concluíndo, quando olho para o layout actual que aí tens noto a presença de mão humana na disposição dessas pedras, o que podes alterar, mudando as pedras de lugar e dispondo-as com mais naturalidade.

Outra coisa, eu aprendi, não só no mundo da aquariofilia que não se devem conjugar certo tipo de de pedras e cores, pois não traz harmonia ao layout de um aquário, portanto o que eu gosto é de ver um aquário, com pedras do mesmo tipo e côr, bem como troncos de uma mesma espécie e não a mistura de várias.

 

Outra coisa, é de colocares um fundo preto no vidro de atrás para evitares a visualização de fios de equipamentos, para além disso, dá-te contraste nas plantas e fauna que colocares, principalmente a nível de cores. Com certeza vais gostar de ver.

 

Que espécies de peixes vais manter, afinal?

 

E plantas pensas colocar?

 

Espero ter ajudado a abrir novos horizontes. De qualquer forma, tu é que vais olhar para o aquário e és tu que tens de gostar dele!

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Boa! Muito bem dito!!!!!!

 

Subscrevo inteiramente excepto em 2 pontos.

A ensabuadela por questões desse tipo. A aquariofilia é daquelas coisas onde hoje pensas que sabes e amanhã alguém apresenta um caso com resultados diferentes portanto para mim as ensabuadelas ficam de fora.

 

E o aquario ter que reflectir exactamente o que encontramos na natureza, pois em minha opinião cada um deve fazer como quer desde que os vivos tenham as melhores condições. O resto e ainda por cima numa fase de entrada no hobby é suplementar.

 

Mas é só a minha opinião...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso do "recipiente" verter água é que é um problema. E ainda por cima logo à primeira.

Já tive um problema desses e felizmente era num canto e resolvi enchendo o canto de silicone.

Não consegues devolver e trocar por outro?

 

Aproveita o ceys e cola as pedras para as estruturas que construíste ficarem firmes.

É o que vou fazer, este fds vou vazar o aqua e reforçar as juntas!

 

Sim, as pedras já estão coladas com Ceys, não fosse o diabo tece-las e ainda cairem em cima de algum peixe :)

isso eu deixei logo pronto!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dia há alguns anos, estava a construir um layout para Apistogrammas, e coloquei exatamente 3 pedras a fazer uma suposta ponte, por onde imaginava eu que os peixes iriam passar e ia ser giro de se ver...pois postei uma fotografia num fórum, e foram interessantes os comentários, directos, a leste do que eu gostava de ouvir, mas levei uma ensabuadela, daquelas boas e evuloi...nessa altura a moral que retirei desses comentários foi que um aquário deve retratar aquilo que vemos na natureza, um pequeno trecho da mesma. Daí que acho que consegues fazer muito melhor, sem pressas de ver o aquário cheio de água e com peixinhos.

Resumindo é concluíndo, quando olho para o layout actual que aí tens noto a presença de mão humana na disposição dessas pedras, o que podes alterar, mudando as pedras de lugar e dispondo-as com mais naturalidade.

Outra coisa, eu aprendi, não só no mundo da aquariofilia que não se devem conjugar certo tipo de de pedras e cores, pois não traz harmonia ao layout de um aquário, portanto o que eu gosto é de ver um aquário, com pedras do mesmo tipo e côr, bem como troncos de uma mesma espécie e não a mistura de várias.

 

Outra coisa, é de colocares um fundo preto no vidro de atrás para evitares a visualização de fios de equipamentos, para além disso, dá-te contraste nas plantas e fauna que colocares, principalmente a nível de cores. Com certeza vais gostar de ver.

 

Que espécies de peixes vais manter, afinal?

 

E plantas pensas colocar?

 

Espero ter ajudado a abrir novos horizontes. De qualquer forma, tu é que vais olhar para o aquário e és tu que tens de gostar dele!

 

Saudações sportinguistas, Lol.

 

Boa! Muito bem dito!!!!!!

 

Subscrevo inteiramente excepto em 2 pontos.

A ensabuadela por questões desse tipo. A aquariofilia é daquelas coisas onde hoje pensas que sabes e amanhã alguém apresenta um caso com resultados diferentes portanto para mim as ensabuadelas ficam de fora.

 

E o aquario ter que reflectir exactamente o que encontramos na natureza, pois em minha opinião cada um deve fazer como quer desde que os vivos tenham as melhores condições. O resto e ainda por cima numa fase de entrada no hobby é suplementar.

 

Mas é só a minha opinião...

 

 

Vera,

Não compreendo a tua mudança de opinião, não serão "ensabuadelas" de foruns que me irão mudar objetivos, apenas me dão outras perspectivas!

Acho indecente que te tenham dado "ensabuadelas"! alias quem te as deu tem moral ZERO para as dar! e nunca devias ter mudado de opinião por causa disso.

Que queiras experimentar aquas diferentes, e seguir um pouco o que te recomendam tudo bem...agora permitires que te afectem a moral não!

 

Em primeiro um aqua deve retratar aquilo que o aquariófilo bem quiser!

Aquilo que vês na natureza vais à natureza ver!

Ou esses ideologistas tem pássaros em casa fora das gaiolas, roedores fora das gaiolas, cães sem trela e a fazer as necessidades em casa, etc...e depois metem agua da torneira nos aqua e misturam especieis que no habitat natural não coabitam!!!

 

Logo que assumas a responsabilidade de dares aos teus animais o que eles precisam, essas ideologias para mim são treta.

 

O aqua é para estar na minha sala, e o layout tem de se enquadrar com a decoração da sala, senão quem me dá uma ensabuadela é a minha querida mulher :)

Contudo estou aberto à tua sugestão, a mudança da posição das pedras e etc...como te disse, quando encontrar xisto irei mudar o layout, porque prefiro meter pedras pedras às que tenho.

 

Quanto ao fundo, sim, já tinha essa intenção, vou colocar um fundo preto, porque, lá está, já fui ultimado a fazê-lo para não se ver fios e tubos!

 

As espécies são:

- 2 ancistrus

- 4 corydoras panda

- 6 guppys

- 10 tetra neon negros

 

Plantas, tenho musgo de java pronto, mas ainda não tenho a certeza se vou colocar.

 

 

Alfrareef,

concordo inteiramente com o que dizes, tal como já expliquei acima!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

gostava de partilhar a minha opinião em relação à escolha da fauna, as pandas são bastante sensíveis e só devem entrar num aquário bem maduro - com pelo menos 4 meses de montagem. Os guppy não se enquadram, todas as espécies que referes gostam de águas com PH 6,5, enquanto que os guppy preferem valores de 7,5 ou superiores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

gostava de partilhar a minha opinião em relação à escolha da fauna, as pandas são bastante sensíveis e só devem entrar num aquário bem maduro - com pelo menos 4 meses de montagem. Os guppy não se enquadram, todas as espécies que referes gostam de águas com PH 6,5, enquanto que os guppy preferem valores de 7,5 ou superiores...

Boas

Obrigado pela opinião!

 

A escolha da fauna tem a ver com o seguinte:

- os guppys são dados (a cavalo dado não se olha o dente)

- as tonalidades terão de ser preto e branco

- antes de ter a certeza, fiz a simulação no simulador de aquários que aconselham no fórum e não me deu problemas nenhuns!

 

Mas mais uma vez obrigado pelas dicas!

 

Aqui ficam algumas fotos

Neste momento já estão 5 ancistrus a habitar

 

d2462d261105d1ad937c57a6ef36f9e4.jpg

 

a5fca32ccb6fbd1d314fcef8de34fef1.jpg

 

1a0537482a901c6044481c4c0ad4b438.jpg

 

92597309fe7dd3d6b431d6cf428f512e.jpg

 

A parte do filtro DIY está parada porque s caixa está no Porto

 

Mas amanhã já posto mais um DIY deste projeto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.