Projeto Outono


Nuno Prazeres

Recommended Posts

De férias, não há direito, deixar aqui os compinchas sem notícias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Após alguns meses de ausência, vinha aqui dar nota que o sistema continua bem e sem baixas (embora tenha um peixe lápis claramente doente).

 

As desovas são mais espaçadas devido ao facto de não estar a fornecer tanta comida viva e de ter baixado a temperatura para 24 graus. A isto somam-se TPAs menos frequentes. A vida pessoal não permite mais. :)

 

Aqui vai uma foto do macho de Apistogramma cf. pertensis tirada hoje em atitude de proteção de território.

 

lZeazNU.jpg?1

Editado por Nuno Prazeres
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno até que e enfim, estava a ver que não davas notícias! Folgo em ter novidades.

Grande exemplar e grande foto. Muito bonito mesmo!

Então e o nanastomus, estás a fazer algum tratamento à parte?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno até que e enfim, estava a ver que não davas notícias! Folgo em ter novidades.

Grande exemplar e grande foto. Muito bonito mesmo!

Então e o nanastomus, estás a fazer algum tratamento à parte?

 

Obrigado. O Nannostomus morreu como previa. Em cerca de 10 meses é a segunda baixa em 51 peixes (a outra foi um cardinal). Não me posso queixar.

 

Quanto à foto não fui eu que tirei. Foi uma amiga que tem infinitamente mais jeito para a coisa do que eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que o "TEU" ecossistema resultou em cheio. Mais uma vez friso a importância deste post e que na minha opinião deveria estar nos fixos pela experiência em si. Enfim já descrevi anteriormente e não me quero estar a repetir.

Excelente exemplar e uma visão detalhada do solo do teu aqua. Pena que não tenhas tempo porque sem dúvida ias conseguir manter o biofilme (também não deve ter sido baratinho, nem para manter). Essa cultura de vivos é mesmo um "savoir faire", fica para a posteridade.

Se não te importasses gostaria de ver uma foto geral para este post ficar em grande.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se dúvida um aquário muito bonito.

Apesar de gostar de aquários com água sem qualquer tom, também gosto muito de os ver como o teu. Dá um aspecto muito natural.

 

É um pouco como a diferença entre a luz fluorescente e a incandescente. A última transmite uma certa "magia" que a primeira não consegue.

Quem não tem saudade dos eléctricos com luz incandescente ? :)

 

Cumps,

 

José

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas mensagens.

 

Quanto à foto geral vou tentar tirar hoje porque o melhor que arranjo parece uma foto de telemóvel de há 10 anos.

 

Este macho beneficiou muito de comer exclusivamente daphnia e larva de mosquito meses e meses a fio. Noto que as cores reagem muito a esse fator. Quando as culturas estão fracas e tenho que dar artemia congelada eles ficam mais mortiços.

 

Quanto à iluminação, uso uma calha feita por mim e, como tem leds brancos, azuis e vermelhos cada um deles com o seu canal e alimentação, tenho alguma capacidade para fazer aquilo parecer iluminação florescente (puxo pelos brancos e azuis e tiro os vermelhos) ou então incandescente (menos força nos brancos, elimino os azuis e carrego ao máximo nos vermelhos).

 

Entretanto, cá vai um par de fotos.

 

Macho e fêmea de Apistogramma cf. pertensis (recentemente tive a identificação da espécie "certificada" pelo Sr. Mike Wize no fórum respetivo).

 

A foto do macho é feliz porque ilustra bastante bem o efeito que procurei neste projeto: transmitir um aspeto tão natural que uma fotografia de detalhe do aquário, ainda que inclua uma área significativa, pode passar por tirada na natureza (as duas folhas de carvalho é que estragam tudo, mas as outras até enganam bem - a tipologia das folhas é um detalhe que infelizmente me escapou).

 

3zwCTKF.jpg?1

 

 

 

 

v8DjILN.jpg

Editado por Nuno Prazeres
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Valeram as 3 horas que usei a ler todo este post ... cansado mas muito mais informado e espantado com a beleza natural do aquário !! sempre retiraste os cardinais ? com que fauna é que o aquário está de momento ?

 

Muito giro e muito obrigado por este post, sem duvida para seguir e se possível mais fotos que fiquei curioso de como está agora !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já há um bom tempo que tenho seguido este tópico e tenho dizer-te está algo de fantástico, parabéns realmente conseguirmos proporcionar aos nossos peixes um ecossistema praticamente igual ao que é o deles devia ser realmente o que todos nós deveríamos realmente tentar fazer. Os teus dicrossus filamentosus compraste-os onde? Ando à procura de uns quantos para mim e não tenho tido sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, Nuno. Novidades? O pessoal anda à espera da geral que ficou prometida e de atualizações! Diz-me uma coisa, por favor. Como fazes para dar as dáfnias aos apistos? Eu uso uma rede para as apanhar, mas não me parece eficiente...

Abraço

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boas,

 

Também estou com curiosidade em saber da evolução desse aquário, faz a vontade à malta colocando pelo menos uma fotozita! :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Após algum tempo de ausência vinha aqui mostrar como vai o sistema,

 

Finalmente os Apistogramma cf. pertensis conseguiram aprender a controlar os cardinais e daí resultou uma postura até agora com sucesso. As imagens (fraquinhas como de costume) falam por si.

 

Dia 21 de junho:

 

 

A questão chave era simples, Será que o ambiente criado permite por si só fornecer alimento em quantidade e qualidade suficiente para alimentar os alevins sem intervenção exterior?

 

Até agora a resposta foi satisfatória.Mais uma vez as imagens demonstram-no.Em apenas 6 dias o crescimento foi bastante bom.

 

Nunca reproduzi esta espécie pelo que não tenho termo de comparação mas duvido que com artemia chegasse a algo muito melhor.

 

Dia 27 de junho:

 

 

Logo veremos onde isto irá parar mas aguardo com alguma ansiedade o momento em que os alevins consigam começar a comer daphinas pequenas.

 

Nessa altura diria que ficou demonstrado que este sistema provavelmente têm mesmo as características necessárias e suficientes para a sustentação e crescimento de ciclídeos anões que vivam em ambientes semelhantes,

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, Nuno!



Esses apistos estão com umas cores fantásticas, completamente deslumbrantes. E muitos parabéns por teres(ou terem) finalmente conseguido uma postura com sucesso! Agora é esperar que cresçam e se desenvolvam. Tivesse eu espaço, pedia-te já para me guardares uns, hahahah e os dicrossus, que fizeste com eles?

​ Ficou a faltar a geral!



​Abraço

​Edit: reparei agora que os Dicrossus aparecem no segundo vídeo. A geral, oh Nuno!

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos vídeos, adorei ver os pequenotes!!

A acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

 

Os alevins continuam a crescer bem. Sobrou uma boa dezena deles. Infelizmente não tenho comida que não daphnia e larva de mosquito viva. Nesta altura o que se aplicaria seriam uns microvermes para lhes dar um complemento.

 

Tenho algum receio que as folhas não gerem alimento na quantidade ou qualidade suficiente. O que queria provar está provado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tivesse a minha cultura ido abaixo e só agora a dar sinais de recuperar, oferecia-te uma cultura de arranque...

 

Talvez com outro tipo de filtragem (os filtros de esponja, como falaste há uns meses) existissem microorganismos suficientes para isso... O que achas? O projeto é para continuar, não é?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.