Água turva........perciso de ajuda,urgente


BILLABONG

Recommended Posts

Olá, tenho um aquário de 60cms e instalei-o de novo ha alguns dias.

então pus-lhe o areão,algumas plantas artificiais,um tronco,um moinho de pedra ou porcelana, nao sei bem, o filtro interior de 400l/h com carvão activado,e os tubos de ar com uma pedra vital , ligados a uma bomba de ar de 5wat. Coloquei os 54 lts de agua e nela dois produtos, um para criar bacterias e outro porcausa do cloro e deixei o aquario todo montado com o filtro e bomba de ar a trabalhar durante cerca de 4 dias afim de criar bacterias.

ao 4º dia fiz o teste do PH, que estava a 8.5. Coloquei o produto para baixar o PH e quando ja tinha o PH a 7.0 coloquei os peixes e um outro produto para estabilizar o PH.

Foi quando tudo começou, a agua começou a torvar, e ia ficando cada vez mais turva, o PH voltou a subir para 8.5 então coloquei um outro produto na agua, desta vez com o filtro desligado, não fosse a turvação da agua devido ao carvão activado, colquei o clear, um produto que serviria para tornar a agua do aquario transparente quando esta se torna turva, o que acontece é que a agua esta cada vez mais turva e já não é a 1ª vez que isto me acontece.

Gostaria que me podessem ajudar, já tenho este aquario há cerca de dois anos e nunca consegui ter agua transparente no aquario, qual será o problema?

já tentei de tudo, 1º disseram-me para ferver o substrato que podia ser disso, fervi e continuou turva, depois era porque tinha luz a mais, deixei de acender a luz, acendendo agora cerca de 4 a 5 horas por dia, depois disseram-me para retirar o carvão activado e retirei mas o resultado foi o mesmo, depois disseram-me que seria por dar muita comida, passei a dar muito menos,quase nenhuma, depois disseram-me que seria do filtro, mudei de filtro e agora tenho este de 400l/h que penso ser bom para um aquario de 60cms, enfim ja me disseram tantas coisas e ja tentei de tudo e em 2 anos não consigo ter a agua transparente não sei porque.

Há....uma nota importante:

è que a agua quando encho o aquario mantem-se transparente até colocar o produto para baixar o PH, só começa a turvar depois que começo a colocar os produtos para baixar e estabilizar o PH.

Ajudem-me por favor, já fiz varias pesquisas e nao encontrei nada a esse respeito, já mudei de produtos varias vezes sem resultado, ja não sei que mais posso fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º de tudo estás a usar produtos sem nessecidade nenhuma. Quantos mais produtos adicionares pior!

 

2º antes de tomares quaisquer medidas para baixar o ph, terás que ver primeiro o kh, se este for acima de 5 podes esquecer baixar o ph, ele não vai baixar!

 

3º antes de adicionares seja o que for, deixa estabilizar o aquário (1 mês por exemplo), fazes as medições adequadas, e só depois irás ver o que precisas para colocar a água como tu queres! O meu conselho de sempre: tenta comprar peixes de acordo com a água e numca tentar mudar a água para um determinado tipo de peixes!

Se quiseres insistir em adaptar a água aso peixes, existem métodos mais eficazes e fiáveis para o fazeres sem necessitares de ter uma farmácia em casa.

 

4º Não gastes dinheiro desnecessário em produtos que só vão estragar o ecossitema, deixa o aquário em paz durante uns tempo para ver o que isso dá!

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se será disso, mas os troncos também turvam, um pouca a água... quanto aprodutos para baixar o ph e manter a água limpa, não te metas nisso, é só gastar dinheiro...

Não assino nada sem ler primeiro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tronco foi comprado numa loja de animais e foi fervido por diversas vezes, sempre que mudo a agua do aquario fervo o areão e o tronco.

Quanto ao kh disseram-me que para quem tem pouco experiencia não devria fazer esses testes mais complicados e sim , só o do PH.

Eu de kh também não percebo nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O tronco foi comprado numa loja de animais e foi fervido por diversas vezes, sempre que mudo a agua do aquario fervo o areão e o tronco.

Quanto ao kh disseram-me que para quem tem pouco experiencia não devria fazer esses testes mais complicados e sim , só o do PH.

Eu de kh também não percebo nada.

 

Estás a fazer coisas muito erradas no teu aquário. É normal, ninguem nasce ensinado... Acho que a melhor ajuda que estou a ver é dizer-te para dares uma boa leitura na secção de água doce deste site http://faq.thekrib.com/pt/

 

Está tudo muito bem explicado e desfaz muitos "mitos"... qualquer ajuda dúvida que tenhas, apita. :)

 

Fica bem

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao kh disseram-me que para quem tem pouco experiencia não devria fazer esses testes mais complicados e sim , só o do PH.

Eu de kh também não percebo nada.

:lol::lol::) :D

A sério? :)

Então pelo que percebi retiras toda a água do aquário?

:wink::lol::lol:

 

Se não percebes nada de KH como é que queres mudar o ph?

Fazer os testes não faz mal nenhum. Tentares mudar os parâmetros da água sem saberes o que estás a fazer isso é que é grave! :lol:

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Urgente???? e não chamaram o 112?????

 

Agora a sério! água turva no inicio de um aquário é normalissimo. preocupante era se a água não ficasse turva. Tentar acelerar a natureza é errado e nós já deviamos de saber isso! eu montei o meu aquário vai para 10 meses e só agora o Ph está a ficar como eu quero... :shock::?:shock:

Aquariofilia é um HOBBY DE PACIÊNCIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

já leu este tópico? http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380

pelos vistos ainda não...

 

e este? http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

tambem não o deve ter feito...

 

Colocar produtos quimicos a torto e a direito só vai piorar o seu problema! o meu conselho é: retire tudo e recomece desta vez sem pressas. Monte isso com calma e um mês após a montagem coloque o 1º peixe. a pressa é inimiga da perfeição e no seu caso a água turva ao fim de uns quantos dias vai desaparecer

 

Abraços e muita calma

 

P.S. Os taninos libertados pelos troncos dão uma cor amarelada á água... não a turvam ;)

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. Os taninos libertados pelos troncos dão uma cor amarelada á água... não a turvam :twisted:

 

Concordo, mas ás vezes nos tópicos utilizamos termos que não são os mais correctos.

Face ao relato do que se estava a passar o tronco seria o que estaria a turvar o Agua

 

Cmpts

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro companheiro Kapitonio, agradeço imenso as dicas para tentar ajudar-me mas axa que devo ter mais paciencia que a que já tive até agora? então tenho o aquario vai para dois anos e ainda não consegui ter agua transparente lá dentro... se considera que dois anos ha espera é ter falta de paciencia, então pergunto-lhe ao fim de quanto tempo é que terei o problema resovido?

Se fasso mudas parciais de água, não resolvo o problema, se fasso mudas totais de agua também não, se não coloco produtos ela turva, se coloco também turva, se a deixo ficar como está os peixes morrem.

Também já lí os links que amavelmente me indicaram, mas sinceramente não são muito esclarecedores relactivamente a água turva. Falam das propriedades do PH do KH que eu sinceramente desconhecia o que era mas em agua turva ou como resolver o problema da agua turva não falam.

Continuo sem saber o que fazer para resolver o problema mas agradeço a todos a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro companheiro Kapitonio, agradeço imenso as dicas para tentar ajudar-me mas axa que devo ter mais paciencia que a que já tive até agora? então tenho o aquario vai para dois anos e ainda não consegui ter agua transparente lá dentro... se considera que dois anos ha espera é ter falta de paciencia, então pergunto-lhe ao fim de quanto tempo é que terei o problema resovido?

Se fasso mudas parciais de água, não resolvo o problema, se fasso mudas totais de agua também não, se não coloco produtos ela turva, se coloco também turva, se a deixo ficar como está os peixes morrem.

Também já lí os links que amavelmente me indicaram, mas sinceramente não são muito esclarecedores relactivamente a água turva. Falam das propriedades do PH do KH que eu sinceramente desconhecia o que era mas em agua turva ou como resolver o problema da agua turva não falam.

Continuo sem saber o que fazer para resolver o problema mas agradeço a todos a ajuda.

 

Se tens o aquário há dois anos e ainda não conseguiste manter a água como queres, desculpa que te diga, mas deves ser preguiçoso ou não gostas de te informar!

 

Um aquário de 60cm como o teu consegue-se estabilizar num mês.

Filtragem adequada (não me parece que tenhas) Um filtro externo de 400L hora ou um de cascata com a mesma litragem será conveniente!

Substracto, qual é que tens?

Iluminação?

Nunca faças mudas totais de água nem nunca limpes a areia como fazes, isso é o pior erro que podes fazer!

Coloca um peixito de água fria para começar o ciclo, umas plantas também vão ajudar o ciclo.

 

Se seguires isto passado um mês tens a água cristalina e em perfeitas condições para povoar o aquário com peixes de acordo com as caracteristicas da água!

 

Não sei o que queres mais, as faqs da krib são mais do que suficientes para começars da melhor maniera, com se não bastasse, podes apenas seguir os meus conselhos e em um mês resolves o que andas há mais de dois anos para resolver.

Hoje em dia só erra quem quer! :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora...quais os parametros da água com que faz os TPAs, é da companhia? ajudava saber a sua zona, pois normalmente a água da companhia anda, na zona de Lisboa, por volta dos 7.2-7.6PH. que com pouco esforço se faz baixar para 7.

 

Se tem o aqua a 8.5 tem que lá ter alguma coisa que faça subir os valores...

 

A água turva, como já lhe foi dito pode ser de várias causas, troncos, excesso de máteria orgânica...

 

Não será excesso de algas...provoca também na água algum "nevoeiro",

 

já agora...se tiver tempo...

 

AQUA-O Começo.

 

Uma bomba, comprem uma boa pois vai facilitar a vida, tipo só precisam de lhe mexer 1 vez por mês.

1 ou 2 aquecedores, tipo o aquário é de 100L dois de 75W, a velha filosofia de se um avariar têm o outro, luz, se o aqua não tiver, têm várias opções, desde suspensas até dentro da caixa do aqua se a tiver

 

Montagem do aquário, até ter peixes demorará certa de 3 semanas a colocar o primeiro, logo tudo isto é para se fazer com calma...

 

desenhar o layout que se vai pretender,

qual o fundo, que plantas, que peixes, pedras e afins

 

depois de escolhido é mãos à obra

 

Dia 1

 

comprar as plantas

coloca-se solo fertil ver produtos da sera, ou outros, coloca-se as pedras por cima e pelos lados solo africano ou outro ...é o que se está a usar agora e fica bonito, coloca-se os aquecedores e as tubagens das bombas encher o aqua aí um palmo e colocar as plantas encher até a cima e colocar a bomba a funcionar, para começar a limpar a água e a ciclar colocar acondicionador de água e nitrivec para as batérias colocar e programar o temporizador para a luz e colocar a luz também a funcionar a partir daí

 

Dia 2 até dia 15

 

ir limpando o filtro até a água ficar +/- cristalina, e as batérias irão se formando no filtro mudar 20% de água por semana, não esquecer o acondicionador

 

Dia 16

 

comprar o primeiro peixe resistente, tipo corydora ou limpador de algas chinês ou neon ou rasbora arlequim ou octto ou...

não se esqueçam de fazer o acondicionamento como deve de ser, depois explico...

comprar comida para os peixes

 

se tiverem optado por peixes pequenos de cardume, coloquem aí um cardume de uns 5 peixes por semana/quinze dias

 

ao fim de um mês após o inicio têm o aqua com plantas naturais e dois cardumes de peixes,

 

escolham plantas resistentes, as de rápido crescimento no fundo, tipo egéria densa e afins e tapetes à frente tipo riccia, pelo meio ficam as anúbias e afins

 

a partir daqui e se seguirem o plano já estão familiarizados com o equipamento, já fazem podas às plantas e alimentam diariamente os peixes,

 

Trabalho de manutenção

 

mudar água 1 vez por semana duração da tarefa 10 minutos alimentar/diariamente 5 minutos para poderem vê-los a comer, ou colocam alimentador automático duas vezes por dia podar as plantas só quando necessário para aí 10 minutos cada 15 dias limpar o filtro 1 vez por mês se for dos exteriores e com boa capacidade, tipo 2222 ou 2224 devem chegar para o vosso aqua, duração 20 minutos

 

Investimento maior - bomba, flora, fauna e iluminação se não tiverem

 

claro que se tomarem o gosto pela coisa os valores apresentados crescem enormemente...pois querem ajustar o layout, e mais plantas e mais peixes e mais criações e mais ...

 

...

 

Com calma irá resolver o seu problema...tem é que aumentar os seus conhecimentos sobre aquilo que deseja controlar, neste caso, o pequeno mundo que pretende colocar lá em casa.

 

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então tenho o aquario vai para dois anos e ainda não consegui ter agua transparente lá dentro...

Parece-me que o problema no que respeita ao teu aquário é então que a água não está transparente... mas então está como? Amarelada (tipo chá) , Branca tipo leite? Castanha? Verde?

 

É que à partida para cada uma das cores existirá um factor.

 

-Se tens troncos na água, por muito que os laves, fervas, etc a água fica sempre com um tom amarelado tipo chá.

-Se a água está branca isso pode dever-se a um boom de bactérias e posterior morte em massa.

-Se está castanha, então é lixo, troncos mal lavados, areia mal lavada.

-Se está verde então é uma explosão de algas unicelulares devidas a iluminação inadequada ou excesso de nutrientes na água.

-Com particulas em suspenção então será filtragem deficiente.

 

Se pudesses tirar uma fotos ao aquário isso talvez ajudasse um pouco para percebermos o que se passa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos... apenas algumas correcções e ajustes :oops:.

 

Se tem o aqua a 8.5 tem que lá ter alguma coisa que faça subir os valores...

Não necessariamente... na minha zona a água sai da torneira com ph 8. Nestas alturas de verão nem medi ainda mas deve ser um pouco mais.

 

AQUA-O Começo.

 

Uma bomba, comprem uma boa pois vai facilitar a vida, tipo só precisam de lhe mexer 1 vez por mês.

Bomba? Penso que será um filtro... é importante fazer a distinção pois existem mesmo bombas para aquário mas têm como objectivo apenas circular água, levar água de uma sump para o aquário, não fazem qualquer tipo de filtragem.

 

Dia 2 até dia 15

 

ir limpando o filtro até a água ficar +/- cristalina, e as batérias irão se formando no filtro mudar 20% de água por semana, não esquecer o acondicionador

Não... as bactérias formam-se se tiverem que "comer". Ora as bactérias alimentam-se de amónia numa primeira fase do ciclo, mas se a amónia não existir o que vai acontecer é que as bactérias morrem e ao fim dos 15 dias o aquário não está nem sequer a começar o ciclo!

 

 

Dia 16

 

comprar o primeiro peixe resistente, tipo corydora ou limpador de algas chinês ou neon ou rasbora arlequim ou octto ou...

Neons e otos não são peixes resistentes para fazer um ciclo, são peixes sensiveis a variações de amónia que é exactamente o que acontece no ciclo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Olá, tenho um aquário de 60cms e instalei-o de novo ha alguns dias.

 

Pelo que menciona não está montado há dois anos... E tal como lhe disse anteriormente: A pressa é inimiga da perfeição. A continuar assim nunca terá água cristalina. O processo de maturação do seu aquário passa tambem por uma fase em que a água está turva. Isso é natural. Não natural é ignorar o que se está a passar, quer por ignorância, quer por preguiça. Monte o aquário e deixe as coisas rolarem suavemente. Se um mês depois de montado o aquário continuar com água turva falaremos de novo e então será mais fácil chegar a conclusões.

 

No entanto é importante que tenha um bom sistema de filtração, quer seja interno, quer seja externo.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Aparentemente tenho o mesmo problema, ou seja:

Enchi o áqua à 2 semanas, pus ontem o 1.º peixe, noto que a água não é totalmente cristalina, mas só quando ligo a iluminação (power-glo 30W), a água fica um tudo ou nada baça (opaca), quando tenho a luz apagada fica 5 estrelas, hoje tb notei que tenho uma fina camada de gordura no cimo da água, é normal????

 

O aquário está preparado para receber ciclideos do malawi

 

Setup

 

120 litros

filtro interno 400l/h c/ carvão

areia de origem vulcânica

pedras de origem calcária

sem plantas

 

Será que é normal este aspecto baço??? será ilusão do fundo preto?

 

Cumprimentos,

 

J. Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está preparado para receber ciclideos do malawi

 

Setup

 

120 litros

filtro interno 400l/h c/ carvão

areia de origem vulcânica

pedras de origem calcária

sem plantas

 

Será que é normal este aspecto baço??? será ilusão do fundo preto?

 

Cumprimentos,

 

J. Oliveira

 

120L é pouco espaço para ciclídeos do malawi, vais começar mal! Aconselho a pensares em evoluires para um maior, no min 120cm de face.

O filtro que tens é insuficiente para quaisquer peixes que coloques, muito mais deficiente para ciclídeos do malawi.

Ou investe num bom filtro (eu compraria já um rena III ou equivalente, pensando já num aquário maior). Com esse filtro vais ter problemas prensentes e acentuados no futuro! Aliás já os estás a ter!

 

Coloca areia da praia, retira essa que tens...

Coloca umas valisnérias ou outras plantas resistentes, ficam sempre bem.

 

Espero ter ajudado.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No ínicio é normal não conseguires obter logo um ph adequado, isso também em aconteceu, por vezes adicionava um produto para baixar o ph porque o da água da torneira geralmente vem com um ph um pouco alcalino, mas por mais que adiciona-se ácido ele não baixava, isto por causa do efeito tampão, até conseguir chegar ao ponto neutro não conseguia obter grandes mudanças de ph (isto aprende-se também em química) :oops:

Quanto ao facto de cada vez que fazes TPAs retirares todo o areão e o tronco para ferver, está completamente errado, assim nunca conseguirás obter um ciclo de azoto estável, e estarás a comprometer o desenvolvimento das bactérias desnitrificantes que são responsáveis por esse ciclo, que para além de se desenvolverem nas massas filtrantes do filtrador também actuam conjuntamente com as plantas no areão fornecendo-lhes alimento e obtendo um ambiente mais limpo para os peixes. Aconselho-te vivamente a fazer uma pesquisa sobre os conceitos básicos da aquariofilia, foi o que eu fiz antes de arranjar um aquário e resultou... Vais ver que é facil se tomares cuidado, isto não é nenhum "bicho de sete cabeças"... Força aí e boa sorte :?

 

 

 

 

Cumps

Don't worry...be happy!!! ;D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro joão Magalhães...

 

Segui o teu conselho e adquiri hoje um filtro externo ehein 2236 (600l/h), para um áqua de 120 L acho que já não terei problemas...

 

SETUP

 

JUWELL RECORD 120

120L

Filtro externo eheim 2236 (600L/h)

Filtro interno Juwell (400L/h)

 

 

Agora vou esperar e ver se a água deixa de ser baça ou não!!!!

 

Já agora + uma pergunta, tu que és da Maia, aquela loja enorme (JardimLand) que fica na via norte tens bons preços ou não? a mim pareceu-me que sim! e a peixaria é de qualidade? e o pessoal que lá trabalha? Percebe do assunto??

 

Cumprimentos,

 

J. Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal clicares ali em cima na pesquisa (ou na minha assinatura) e escreveres Jardiland... só para veres o que aparece... :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º acho que fizeste uma má compra relativamente ao eheim, como me deu entender moras perto da jardiland, tinhas comprado o filtro que te conselhei antes, ficavas mais bem servido!

 

Já agora + uma pergunta, tu que és da Maia, aquela loja enorme (JardimLand) que fica na via norte tens bons preços ou não? a mim pareceu-me que sim! e a peixaria é de qualidade? e o pessoal que lá trabalha? Percebe do assunto??

 

Preços - depende do equipamento que escolheres, no geral sim, tem bons preços.

 

Peixes - depende dos peixes e dos dias, nem sempre...

 

O resposável da área dos peixes percebe o suficiente para te explicar o principal - o Nuno.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.