ALGAS, imagens para identificação


Visitante

Recommended Posts

Olás ! Tb ja tive algumas "aventuras" com as algas no meu aquario de

20 L.

 

1º - O aquario estava perto de uma janela ( levava com sol directo ). Resultado : Boom! de algas verdes. Os meus kinguios bebes adoravam come-las. :cry:

Resolvi o problema mudando o aquario de lugar ( sem luz directa do sol )e limpando o vidro do aquario por dentro. Desapareceram por completo.

 

2º - Passado uns meses começaram timidamente a aparecer algas castanhas pelos vidros. ( Penso que seja do excesso de nitratos ). Não fiz nada deixei estar.

 

3º - Coloquei uma Vallisneria sem ter areão fertil, luz de lampada e sem nutriente liquido. A planta começou a lentamente enfraquecer. ( As algas castanhas continuavam timidamente pelos vidros do aquario).

 

4º - comprei o Planta Min da Tetra e fui colocando no aquario para dar força a planta. Ela reagiu super bem :cry: começou a crescer a ficar com as folhas todas bem verdes. Mas as algas castanhas tb gostaram do Planta Min e passaram a propagar-se com mais veemencia pelos vidros do aquario mas nada de alarmante.

 

Neste momentoas trocas parciais de agua ajudam-me a manter a situação estávél...

 

Abraços !!! :cry:

 

PS: Neves se queres plantas de crescimento rapido compra as Vallisnerias todas que encontrares :oops: Vais ver como são resistentes :cry:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pela curta experiencia q tenho com plantas (cerca de 4 meses), acho q as melhores para combater as algas são as plantas de crescimento rápido sem raizes, porque obtém todos os nutrientes da coluna de agua.

 

Entre elas a Ceratophyllum demersum, Ceratopteris cornuta, Ceratopteris thalictroides, Hygrophila difformis, entre outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...

boa noite

 

para mim as trocas parciais é o melhor caminho a seguir, mas na minha humilde opinião acho que as trocas que o hugorfs se refere:

1º dia - Mudar 50% da água

3º dia - Mudar 40& da água

5º dia - Mudar 30% da água

7º dia - Mudar 20% da água

9º dia - Mudar 10% da água

16º dia - mudar 50% da água

é um pouco exagerado, porque criam alguma instabilidade no aquario e os peixes recentem isso......

eu costumo mudar 15% da agua do aquario todas as semanas e uso um produto para por no filtro que se chama GRENN-X da Hagen que me dá grandes resultados no combate as algas.

ANIMALWORLD

Rua Goa nº30A

Sta Iria Azoia

(junto a saida da A1)

 

www.lojanimalworld.com

 

Sérgio Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

não acho que as mudanças são exageradas e os peixes não ressentem.

 

se seguires o seguinte raciocínio nunca terás problemas:

 

a água do aquário tem o mesmo pH da água da torneira, mesmo que este seja um pouco diferente do pH ideal para as espécies de peixes é mais seguro que apenas tentar ajustar o pH a toda a hora e fazer com que hajam grandes amplitudes de pH, que é pior que ter um pH não adequado.

 

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite  

 

para mim as trocas parciais é o melhor caminho a seguir, mas na minha humilde opinião acho que as trocas que o hugorfs se refere:  

1º dia - Mudar 50% da água  

3º dia - Mudar 40& da água  

5º dia - Mudar 30% da água  

7º dia - Mudar 20% da água  

9º dia - Mudar 10% da água  

16º dia - mudar 50% da água  

é um pouco exagerado, porque criam alguma instabilidade no aquario e os peixes recentem isso......

Atenção que eu disse este método para uma situação de combate a algas, não para uma situação quotidiana, muito embora também não fizesse mal nenhum...

 

eu costumo mudar 15% da agua do aquario todas as semanas e uso um produto para por no filtro que se chama GRENN-X da Hagen que me dá grandes resultados no combate as algas.

 

Não aconselho!!! Nem este produto, nem qualquer outro! As algas só aparecem se o aquariofilista não der às plantas o que elas precisam.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

olá ppl

Tambem tive um problema de algas e a unica solução eficaz que encontrei foi comprar ottocinclus que me fizeram uma limpeza cirurgica em todo o aquário, tinha plantas quase mortas pelas algas e hoje estão lindissimas. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de ser contra algicidas em casos extremos o amtra algum master tem me dado bons resultados nao tanto no imedeiato mas sim ao fim de algum tempo uma vez que actua nao directamente sobre as algas mas sobre os esporos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Grandolf,

Também tenho um problema de algas(muito escuras e filamentosas) e já tentei alguns métodos de combate, coloquei "resina" no filtro, diminuí o tempo de iluminação arteficial, estou a fazer mudanças de água de 3 em 3 semanas, e comprei 10 ottocinclus +- um mês, só restam 3...Pelo que pesquisei, parece normal estes peixes morrerem sem causa aparente... poderás dar-me alguns concelhos ?

:roll: Fico a espera, Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E as algas de vidro?

 

Já alguém aqui conseguiu combater as algas de vidro? eu tenho feito trocas semanais de 10% de água e limpei o vidro com um pano já por duas vezes, mas as maganas continuam a voltar! E não queria nada ter que usar químicos nem prejudicar as minhas plantas.

 

Não é que sejam muitas, mas fico com o vidro cheio de manchinhas verdes, o que acontece também na tampa do aquário, na zona mesmo em cima da luz, ao centro.

 

Será excesso de luz? Devo diminuir a quantidade diária de luz para menos de 12h?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas...

Eu tenho um aquario de 240l bruto, e controlei o problema das algas verdes, para isso contratei 6 Otocinclus affinis, 2 Ancistrus, 2 Farlowella acus e 2 Gyrinocheilos aymonieri mas estes últimos já gostam mais de comida seca. Também tenho camarões Caridina japonica, mas estes últimos não são muito aconselhados a aquários com temperaturas superiores a 26º nem habitado por peixes mutio grandes ou agressivos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas...

 

Eu tenho o vidro do meu aqua impestado de algas castanhas e tambem ,em tudo o que é vidro, algas tipo fios de cabelos brancos.

 

Algumas raizes dos fetos de java que ainda estao nas folhas-mãe e do musgo de java estao praticamente brancos :!:

 

Tenho que contratar tambem uma bela brigada de otto's e SAE....visto que os plecos nao se dão no meu aqua.

 

As minhas elodeas simplesmente nao crescem, e a echinodorus bleheri parece que adormeceu, tambem nao cresce....

 

Neste momento tou a fim de comprar os testes de Nitritos e amonia(q erro nao os ter comprado antes :evil: )

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beeeeem eu n consigo ver metade das imangens, mas parece-me que tenho algo como as do nº2 no vidro, são tipo brancas ou transparentes :mrgreen: Faço o que? Mudanças parciais 2x por semana?

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Também eu estou agora com problemas de algas verdes, especialmente nas folhas superiores da Caradamyne Lyrata e das Ludwigias Palustris. :)

 

Acho que vou tentar a solução das TPA's mas não será muito violento para os peixes? :arrow:

 

Por muito que a água da torneira possa ter pH semelhante ao aquário a alteração às condições existe sempre! :!:

 

As algas castanhas que me cobriam as anubias foram resolvidas com um Gyrinocheilus aymonieri, mas ele não parece gostar das verdes que crescem naquelas plantas.

 

Curiosamente, as algas só aparecem nas folha mais à superficie do aquário, ou seja, aquelas que apenham mais luz e aí acho que nenhum peixe lá vai limpar.

 

Digam coisas,

 

Abraços,

JNC[/i]

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Olá!

 

Eu tenho algas iguais ás da foto numero 2, mas só que em muita maior quantidade. Alguém me poderá ajudar a eliminá-las do meu aquário?

 

Setup:

Aquário: 20 litros

Iluminação: 14W day light+14W gro lux

Foto periodo: 12 horas

Fertelizante: para já nada, aquário so com 1 semana e alguns dias de montagem.

pH: 7.0

Temp: 26 graus

(E penso que seja só)

 

Preciso de ajuda urgente... :)

 

abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vivam,

 

Acho que aqui o pessoal está a precisar de ler o meu artigo:

http://geocities.yahoo.com.br/odoidodosaqu...os/comoobte.htm

 

Quanto as mudas de água regulares para controlar as algas, isso deve-se não só à possivel ausencia de nutrientes(possivel pois muita da água de rede vem carregada de nitratos), como à presença de anti-algas introduzidos na água de rede...só que estes tb não são benéficos às plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Unica forma de acabar com as algas petecas q sao algas q parecem algudaozinhos grudados em plantas e troncos, eh agua reverse osmose e algicida tratamento com o remedio da azoo durante 14 dias, e tirar as plantas muito infectadas e fazer trocas parciais de agua

 

 

 

Quer dicutir tudo sobre aquario ? faf0_@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Tenho um problema, criam-se constantemente algas no meu aquário, que ficam castanho escuro (no areão) e verde escuro (no vidro) e dão um aspecto sujo e nojento ao aquário. Elas aparecem nos vidros, envolvem-se nas decorações, escurecem o areão, crescem nas folhas das plantas (naturais e artificiais), etc... Estou cansado destas algas, pois não consigo me ver livre delas, por mais que limpe... Por isso gostava de saber se tenho de comprar algum peixe específico, ou fazer alguma alteração no aquário ou se existe algum remédio pra isto?

Agradeço resposta...

claudiobruno

Claudiobruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

 

Eu também tive algas (poucas e das pretas nas folhas) mas agora estão a aparecer umas castanhas e pelo que li aqui já tenho a solução.

Agora há outras dúvidas que tenho...Em relação às plantas de crescimento rápido quais as mais indicadas para introduzir no meu setup???Pergunto isto porque grande parte das que comprei não duram mais que 3 a 4 meses acabando por definhar, julgo eu que por causa da temperatura, Ph e pelo facto de ter que mudar a lâmpada pois esta já tem 1 ano, as que mais duraram foram as anubias nana (mais de um ano até ficarem cobertas pelas ditas algas pretas).

Outra dúvida é a possivel agressividade dos Gyrinocheilus aymonieri para com os discus pois tive um que tinha já um ano e tal (portanto já grandinho) e andava muito atrás deles, o que me preocupava (entretanto morreu :D e as algas cresceram :oops: ), e os Crossocheilus siamensis estarão fora de questão devido à temperatura? (25 graus recomendados???)

 

 

Cá vai o meu Setup:

 

Peixes: 3 Discos com cerca de ano e meio cada e dois botias palhaço com talvez a mesma idade

Aqua: 82 L

Temp: 30 graus

Ph: 6.5

Luz: Aqua-glo tropical 15w (10h de exposição)

TPA's: 50% 15 em 15 dias (pela falta de tempo mas já sei que vou ter que fazer mais vezes :oops: )

Plantas: 1 pé de Sagittaria subulata (comprados faz 15 dias e já está a desfazer-se) e um pé de Anubias heterophylla (também com 15 dias e já com algas desta vez castanhas)

 

Fico à espera das vossas sugestões, e muito obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá.

 

 

Sei que este subforum já não tem posts há algum tempo, contudo e porque acho este tema bastante importante, penso que talvez seja pertinente fazer uma sintese do que foi dito até aqui.

 

Antes de mais há que referir que o aparecimento de algas num aquário tem a ver em boa parte com uma guerra pelos nutrientes que se trava constantemente entre algas e plantas. Quando digo nutrientes refiro-me a macro elementos, elementos de traça, CO2 e iluminação.

 

Todos estes nutrientes são processados pelas plantas e também pelas algas. O problema é que as plantas requerem certas condições para se desenvolverem (dependendo da espécie de cada uma). Se as condições ideais, para a respectiva espécie, lhes forem dadas, então as plantas conseguem vencer a luta com as algas. O problema é que se as condições não forem as mais adequadas, então as coisas podem tomar outro rumo.

 

Há que referir que as algas são organistos oportunistas, ou seja, estão sempre à espera de uma oportunidade para se desenvolverem; depente de nós se lhes damos ou não condições para tal.

 

Factores que fazem com que as algas vençam as plantas:

 

- Pouca luz num aquário que alberga plantas com necessidade de mais luz;

- Demasiados peixes para a capacidade do aqua;

- Poucos nutrientes na água (macro elementos, elementos de traça e CO2) - conselho: ir medindo os níveis de ferro na água, mas nunca adicionar somente ferro, adicionar sim um adubo completo;

- Poucas plantas no aqua;

- Mudas muito espaçadas de água (deve-se mudar todas as semanas pelo menos 20% do volume do aqua);

- Níveis elevados de nitratos e fosfatos (há que medir estes dois malandrecos com os testes) - note-se que destes dois elementos só devem ser detectados vestigios e se os testes lerem 'zero' melhor ainda;

- Não sobrealimentar os peixinhos;

- Não adicionar aditivos sobre os quais se desconheça a composição (podemos estar a adicionar fosfatos, p.ex. sem nos apercebermos);

- Não adicionar anti-algas porque estes causam desequilibrios graves no nosso ecossistema - penso que é preocupante que tanta gente tenha aconselhado a utilizar anti-algas, quando estes podem até ser mais agressivos para as plantas (muitas vezes sucede que introduzimos anti-algas, as algas desaparecem mas as plantas ficam debilitadas, às vezes sem que nos apercebamos. Depois, quando paramos com o anti-algas, as algas reaparecem com muito mais força, porque as plantas estão tão debilitadas que não conseguem competir com elas...);

- Não deixar de ter uma equipa de limpeza para fazer face a algum imprevisto (p.ex. crossocheilus e otocinclus).

 

Claro que depois há problemas que geram problemas. Por exemplo, sabemos que muitos dos fosfatos e nitratos entram no aqua através da alimentação. Ora se a população de peixes for superior ao que o aqua comporta, então o desequilibrio será inevitável (não podemos deixar os peixes à fome, coitadinhos :?, a não ser que eles sejam comedores de algas :shock:, e mesmo assim... :cry:).

 

 

Abraços!

Ora bolas... tive um trabalhão a escolher uma casa com grandes vistas e agora a malta passa o tempo todo a olhar para o aquário!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pena que um tópico tão completo tenha ficado sem as imagens... axo que alguem se devia interessar em reparar isto :)

De qualquer das maneiras não é por falta das imagens que se deixa de puder resgatar informações preciosas deste topico.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais