[DIY] Móvel para áquario - Totalmente detalhado e com fotos


Recommended Posts

Ora então o meu olá a todos os aquariofilistas aqui deste maravilhoso forum.

 

Esta comunidade mudou sem qualquer dúvida o meu carinho para com a aquariofilia, e em duas semanas já iniciei e conclui alguns projectos;

montei o meu primeiro aquário com sucesso;

fiz o meu background3D;

fiz uma estrutura simples para ajudar na montagem de aquários maiores;

 

Mas como tenho lido tanto, e aprendido tanto, e como queria começar um aquário do zero, comecei esta semana um projecto novo =)

e neste tópico irei explicar como comecei o meu móvel (pois não tinha nenhum), e como o t€mpo não é muito XD fiz o máximo, para que ficasse seguro e o mais barato possível.

De realçar que nunca antes fiz móvel algum, nem nunca trabalhei com madeiras, portanto força nas criticas construtivas.

Também criei este tópico para todas as pessoas que como eu estão à procura de algo simples.

 

O móvel ficará mais ao menos com:

125cm (comp)*70cm(alt)*55(larg)

 

Este foi o material usado:

4 Barrotes de pinho de 120cm (espessura do barrote 7.5cm*5.5cm)

6 Barrotes de pinho de 40cm (espessura do barrote 7.5cm*5.5cm)

6 Barrotes de pinho de 59cm (espessura do barrote 11cm*7.5cm)

 

 

Foto0486_zps6b3db0f1.jpg

 

A Ferramenta que utilizei:

Foto0487_zps4d54e7ea.jpg

O berbequim e a máquina de corte pedi emprestado ao meu padrinho XD para os cortes sairem mais certinhos, caso contrário era com serrote =p o que não era muito viável.

 

Utilizei também uma chave de roquete para aparafusar, não tinha aparafusadora (foi uma trabalheira à mão cabecadura ) e mais um nível.

Os cantos em ferro foi 0.80€ cada um, os planos foi 0.25€ cada um, e os parafusos são mesmo próprios foi 0.15€ cada um, podem optar por mais barato, mas assim sei que ficará mais seguro.

 

Foto0490_zpsf2670b3e.jpg

Já tudo cortado à medida.

 

Foto0491_zps9981a32c.jpg

Aqui foi um ensaio geral da parte de trás, optei por esta montagem pois assim o peso vai ser aguentado pelos 6 barrotes de 11cm*7,5cm.

Foto0494_zpsa132a1f7.jpg

 

Aqui já está montada a parte de trás do móvel, ou do esqueleto do móvel =)

Os cantos foram aparafusados com o alinhamento dos barrotes, com a ajuda do nível e do esquadro, coloquei também um pouco de cola para madeira (2.30€) só para ficar mais descansado.

 

Foto0497_zpsee455330.jpg

 

Alinhei só o fundo para ver como ficava =) estava na hora de jantar =) e para ter um ideia da força da estrutura em relação ao peso que irá suportar.

 

Foto0499_zps8ab8247f.jpg

Já com a frente e a traseira do esqueleto montadas =)

 

Foto0501_zpsb34e2eda.jpg

Já unidas pelos barrotes, e com o especto quase final da estrutura interior.

 

Foto0502_zps30c9ef42.jpg

Só para verem os reforços =) coloquei só o parafuso central aqui. No fim, é que coloquei os outros todos.

 

Foto0503_zpsc053eaf8.jpg

E aqui sim, o aspecto final =)

 

Começei eram 19h , terminei isto eram cerca de 2h da matina =) mas também para jantar e fumar uns cigarritos de vez em quando =)

 

Hoje vou lixar a madeira muito levemente e colocar um verniz marítimo que tinha cá em casa só para ficar esteticamente melhor e também mais protegido contra as humidades. Ainda estou indeciso se coloco tapa-poros antes ou não.

 

E pronto este é o começo deste novo projecto :smile2:

Num próximo tópico irei mostrar a montagem do aquário.

 

Ainda tenho algumas indecisões, em relação ao que vou usar para forrar o esqueleto, não queria algo muito caro, mas também não quero madeira prensada, porque depois incha com a água.

Em relação as portas também não sei bem como fazer mas algo me vai ocorrer.

 

Foi o primeiro trabalho que fiz em madeira, tentei fazer alguns projectos, mas não saiam bem, só assim com a mão na "massa" é que as ideias e as medidas me começam a fluir.

 

 

Venham dai essas opiniões e criticas, alguma dúvida é só perguntarem. =)

 

cumps.

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom sim senhor.

Que tipo de madeira e que vais utilizar como tampo?

O esqueleto podes só dar verniz, não vejo necessidade de dares tapa poros nisso.

O armário podes forrar com contraplacado marítimo.

Cumps

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Carlos :roflroll2:

 

Sim já decidi e vou só mesmo dar o verniz.

Para o tampo ainda estou indeciso, pois sei que pinho deve de empenar, e não queria algo assim muito caro, vou esperar por ajuda aqui do fórum =)

Para forrar estou mesmo a pensar em algo baratucho, pelo menos na parte de trás, e nos lados e à frente algo já mais forte, talvez contraplacado marítimo, embora já tenha lido aqui muitas vezes que é bastante caro.

Mas como também é um projecto para ser feito conforme o t€mpo disponível, vou colocando uns trocos de parte para ir comprando aos poucos isto e aquilo, de maneira a que depois não me vá dar dores de cabeça.

 

Para a filtragem acho que vou investir num filtro externo, fluval 306 com o auxilio de um interno de 700L\H. Ainda não sei bem a litragem que irei ter, depende do negócio que aparecer. Mas será entre 200L até 300L

 

Hoje já vou começar a planear a calha de iluminação, pois nessa área estou às escuras, portanto esta tarde toda e a noite, a página aberta será aquariofilia.net XD

 

cumps.

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Antunes

 

Bom trabalho,estou a gostar,força com isso,

não te esqueças de deixar na parte de traz

do móvel umas aberturas para os tubos do

filtro,que tudo corra bem.

Cumps: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a parte de trás podes sempre meter uma placa mais fina, foi o que fiz no meu armário.

Podes ver o projecto do armário aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746&page=1

 

Quanto ao filtro, eu apostava somente num externo.

Qual e a litragem do aquario?

 

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Obrigado Alvaro Silva =) e Carlos Pacheco.

 

Vou optar por comprar um filtro externo, fluval 406, penso que será suficiente, e para ajudar também tenho um filtro interno de 700L\H para ajudar se achar necessário.

Agora vou começar é a planear a calha de iluminação, vou ser eu a fazer também, e vou tentar ao máximo arranjar algo que depois não alimente demasiado a conta da EDP XD vamos ver.

Esta tarde será passada aqui no forum a pesquisar sobre calhas de iluminação e afins, com calma, uns cafézitos e tal e espero ficar mais à vontade para o arranque do projecto :coffee:

Carlos obrigado pela partilha =) vou já ler tudo, em relação ao projecto todo em si, vamos a um resumo.

 

-Móvel em andamento, falta só fechar e instalar tomadas no interior, talvez com temporizadores.

-Filtragem será o Fluval 406 e tenho ainda o Interno da resun 700L\H

- Aquecedor não sei se um de 300W será suficiente, mas quando montar o aquário ele vai estar perto de 2 meses a fazer o ciclo e ai testo a temperatura.

E agora falta a calha de iluminação, que ainda tenho muito para decidir em relação a ela, ainda não sei se vai ficar suspensa, ou se vou fazer tampa fechada com a calha embutida, ambos têm prós e contras em relação à evaporação, temperatura etc, acho que vou é mesmo pedir uma opinião à Maria em relação à parte estética da coisa e decidir com base nisso :naughty:

Mas estou mais tentado a fazer com a calha presa por cabos de aço, e com roldanas para depois poder subir ou descer conforme quero, para que assim seja mais fácil nos TPA´s, e assim posso já a começar a trabalhar nela.

Porque se for de tampa, já tenho por experiência própria que ao tirar a tampa, está sempre a pingar água para o chão, e depois é uma grande sujeira =p

 

Obrigado pelo apoio amigos e desculpem o tópico longo.

 

Cumps.

 

P.S- Carlos vou agora ver o tópico que aqui partilhaste =)

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Carlos,

 

já tinha visto o tópico à uns dias, não tinha reparado é que era seu, desde já uns PARABÉNS assim enormes pelo projecto =)

e até me sinto pequeno ao pé de ti =) é como ver um castelo e uma barraquita =) sendo eu a barraquita claro. O tópico está extremamente profissional, mesmo! Eu não tenho ferramenta especializada, e embora me ajeite minimamente para trabalhos manuais, tiro-lhe o chapéu, foram poucos os tópicos que vi com tanta dedicação, calma e perfeição. Mais uma vez, excelente trabalho!=)

 

Fico lisonjeado de ter alguém com esta experiência a dar força e motivação aos iniciados como eu, é por isso que este forum é tão maravilhoso, nunca nos sentimos sós.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para calha tens aqui a do Black Dragon: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=210574

 

Esta muito porreira e penso que e simples de fazer, isto se quiseres fazer algo diy.

Ainda não me respondeste foi a respeito do filtro.

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves mandar vir pela zooplus digo eu lolol. Eu apostava antes no JBL CristalProfi Greenline.

E um pouco mais caromas se não estou em erro tem mais espaço para matéria filtrante...

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim vou mandar pela zooplus, é impressionante os preços praticados aqui e Portugal.

Obrigado pela opinião, em relação à escolha de qual filtro comprar também estou indeciso, aptei mais pelo fluval 406 pois é adequado para aquas até 400L, se optar pelo JBL CristalProfi Greenline, terei que optar pelo E1501 (até 700L) certo? porque o e901 não deve chegar.

E depois o e1501 não será forte demais? Se for, também quase de certeza que terá torneiras para o controlo de caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O e1501 não e forte de mais para esse aquário, não te esqueças que os filtros perdem sempre caudal. Eu optava pelo e1501, faz 1400 L/H o que não e diferente do fluval 406 faz 1450 L/H. O consumo e o mesmo, só que o GBL tem mais espaço para massa filtrante se não estou em erro e isso conta muito num aquário.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razao Carlos, o fluval faz 1450L\H e tem 8.5L para matérias filtrantes, e o JBL faz 1500L\H e tem 12L para matéria filtrante,e são ambos de 20W =) vou mesmo optar pelo JBL visto estes aspectos =) ainda bem que nestas alturas há sempre alguém para ajudar =) e por 20€ de diferença a escolha compensa=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que o e1501 faz 1400 L/H. Pelo menos e o que diziam na pagina da JBL. A um tempo falou-se nisso num tópico qualquer aqui pelo fórum. Mas não deixa de ser um bom filtro, pelo menos falam bem dele, que eu não tenho nenhum desses. Estou a dar a opinião pelo que leio a respeito do mesmo.

 

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu disse 1500l\H porque vi no zooplus, mas sim, sem dúvida que deve de ser um exelente filtro, e já li várias experiências e só dizem bem, falta saber se tem controlo de caudal, se for necessário, até pode não ser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma duvida, com esse filtro evito depois de ter ligado o oxigenador certo? o movimento da água que o próprio filtro proporciona deve ser necessário, sempre era menos um aparelho ligado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não me engano a patilha que vez no meio da entrada e saida de agua no filtro, serve para controlar o caudal.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho que me informar =) pensei que isso era para ferrar o filtro, mas deve ser mesmo o controlo de caudal, visto ser uma patilha e estar ao pé da entrada\saída de água.

Obrigado também pela partilha da calha do Black Dragon =) vai ser muito útil =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá novamente=)

 

hoje fui às compras para dar continuidade ao projecto =) hoje comprei praticamente todo o material necessário para finalizar o móvel e a calha de iluminação =)

 

Então vou escrever tudo o que comprei e os preços:

Para o Móvel:

-tampo de MDF 3cm espessura: 122cm*60cm - 14.25€

-Laterais 2 peças de aglomerado de 1cm espessura: 60cm*70cm - 10.80€

-Portas: 2 peças de pinho de 2cm espessura: 61cm*60cm - 17.95€

-Parte de trás MDF 3mm espessura: 122cm*60cm - 3€

Foi tudo comprado no Bricomarche de Pombal.

 

Por cima e por baixo das portas irei colocar duas ripas de 5cm por 122cm. (que tenho cá em casa)

Antes de mais sei que as espessuras não são as melhores, mas vou apostar num bom tratamento e todas elas.

A nível de segurança (peso) estou tranquilo pois sei que a estrutura em madeira que fiz está muito segura.

 

Para a calhe:

Comprei uma placa de aglomerado de 20mm de 122cm*60cm - 7.5€

1 peça de 122cm*34cm

2 peças de 122cm*8cm

2 peças de 30cm*8cm

 

Encomendei também:

Leds + transformador: 26€

Para testes, não quer dizer que vá ficar definitivo.

 

Para o tratamento das madeiras todas compradas:

Irei dar tapa poros (já tinha)

Primário sintético :9.29€

Tinta esmalte preta sintética: 10.99€

Diluente sintético: 2.50€

Betume em pó: 3.25€

e depois comprei uma espatula nova mais rolo próprio para madeira e trincha:8€

 

E pronto foi isto que andei a fazer esta tarde =) gastar dinheiro =p para amanhã andar o dia todo entretido :naughty:

 

Agora só estou em dúvida se irei dar tapa poros por tudo ou se o primário e a tinta serão suficientes.

Primeiramente vou montar tudo e dar betume =) E depois começar com a calha.

 

 

cumprimentos e boa Páscoa :roflroll2:

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o melhor para esse movel e dar uma ou duas de tapa poros. Depois passas uma lixa fina, dás uma demão de primário, depois betumas o que tens a betumar, lixas as massas, mais uma demao de primario, de pois lixa fina e depois uma ou duas de Esmalte. Mas o ideal era dares á pistola, ficava com melhor acabamento.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago =)

 

sem dúvida que a pistola teria melhor acabamento e bem mais rápido, mas não tenho compressor =s

 

Bom, mas para já quero deixar o desenvolvimento do móvel e da calha=)

Passo a colocar algumas fotos do processo generalizado.

Foto0517_zpsc5a96aac.jpg

Foto0518_zps7ab6bceb.jpg

Aqui já a dar o primário nas laterais e no tampo. Que depois de 2 de mão e bem seco colei e aparafusei logo no móvel com o primário virado para a parte de dentro.

Foto0519_zps54deb747.jpg

Enquanto secava tudo, comecei a colar a calha.

Foto0520_zps7ffea869.jpgAqui a fazer com que o parafusos ficassem mais disfarçados.

Foto0521_zps73f14676.jpg

Já a montar o exterior do móvel, optei por deixar nas laterais uma tira de 10cm no fundo, onde a irei colocar mais tarde, fiz isto pois se alguma vez for necessário alterar a placa por causa da humidade evito de mudar a placa toda.

Foto0522_zps632f17a4.jpg

E aqui já alinhavado só para ter uma ideia =) era para fazer as portas com a altura máxima, mas optei por deixar 8cm na parte de cima para depois colocar uma tira, e 10cm na parte de baixo, que irá ficar mesmo assim. Mais à frente já dá para perceber.

Foto0523_zps18f3f755.jpg

Com as portas já cortadas às medidas que decidi alterar XD foi tempo de lixar e preparar para colocar as dobradiças.

Foto0524_zps8a0c9e2e.jpg

À falta de ferramenta adequada, tive que me desenrascar para limar a espessura das dobradiças, para as portas depois ficarem encostadas totalmente à estrutura interior.

Foto0527_zps83ca5eb8.jpg

E depois foi só colocar no sitio (esperava que fosse mais difícil para ficarem certas, mas correu bem XD )

Foto0525_zps974f7055.jpg

Tempo de re-atacar a calha, fiz mais uns furos para disfarçar os parafusos, porque só com a cola não ficava descansado=) para mim a cola e sobretudo os parafusos nunca são de mais para estes trabalhos, e mais quando somos iniciantes =)

Foto0526_zps8e4822fc.jpg

Foto0530_zps4f8f9813.jpg

Depois de bem segura betumei-a.

Foto0528_zps94c321ae.jpg

Entretanto, já com a tira de madeira que faltava por cima das portas, coloquei cola para o tampo.

Foto0529_zps3e77e12d.jpg

E nunca fiando mais parafusos.

Foto0532_zps77558b77.jpg

Foto0533_zpse021ed5c.jpg

Foto0534_zpsa4bffdfc.jpg

Depois de tudo fixo e ter colocado também o que faltava nas laterais (a tal tira de 10cm), começei a betumar.

Foto0535_zps6af8fba8.jpg

E naquele dia foi tudo =) fui trabalhar às 23h =) às 7 da manhã quando regressei fui dormir :yb668: estou a brincar em vez disso fui lixar tudo e dar primário :naughty: mas não tirei foto, o sono já era muito =s

Foto0536_zps458d1fd0.jpg

Foto0537_zps0710882b.jpg

Foto0538_zps2f05fb10.jpg

E hoje já lixei tudo com lixa muito fininha. E pronto, é este o aspecto biggrin.png' alt=':biggn:'>

E agora antes de ir trabalhar, tive que ir dar a primeira de mão de esmalte preto :drool3:

Foto0539_zpsf09c00d4.jpg

E amanhã há mais :medieval_mace:

 

Desculpem o post enorme =) mas como sei que o pessoal quer é fotos=)

 

Abraços e boa noite, que eu ainda tenho mais 7h de trabalho pela frente cabecadura

 

Cumprimentos.

 

Editado por André Antunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso já se esta a compor sim senhor.

Ficamos a aguardar o resultado final

 

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais