Diy Co2 caseiro c/ válvula de descarga


CelsoS

Recommended Posts

Olá a todos

 

 

Venho partilhar convosco a solução que encontrei para o meu problema relacionado com o Co2 caseiro. Como todos sabemos á noite não é necessario a utilização do Co2 no aqua, logo eu deixava sempre aberto (desperdicio de Co2) pois se fechasse a garrafa de plástico ela não ia aguentar a pressão. Pus-me a pensar num sistema parecido com uma válvula de descarga (segurança) de um compressor, ao atingir determinada pressão a mesma liberta só a quantidade de ar (Co2) até um nivel seguro e assim já podia fechar a torneira á noite tornando seguro para os habitantes do aqua e deixar de desperdiçar Co2.

 

Processo de construção e funcionamento.

 

Tinha em casa peças de uma máquina de lavar roupa e uma maquina de café, então usei o pressostato e válvula solenoide, tubos de silicone, torneira ligaçóes T etc.. de ambas de forma que ao fechar a torneira de saida do Co2 para o aqua á noite a pressão aumenta ate o pressostato fechra o circuito e ativa a valvula solenoide ate a pressão da garrafa ser segura fechando logo de seguida, Mas como saber a que pressão regular o pressostato de forma a ser acionado dentro da pressao segura?! Usei um manometro daqueles compressores de 12v para o carro mas a agulha do mesmo estava calibrada para altas pressoes ou seja não podia usa-la.Então tive a ideia de usar aqueles manometros de regular a pressao das bolas de futebol, volei etc ainda para mais tinha uma valvula de descarga manual no próprio manometro. Após fazer vários testes com a garrafa lá regulei o pressostato para os 2psi, como tinha dito baixas pressoes.

 

Uso um timer no pressostato para durante a noite ele controlar o sistema de descarga,no meu caso quando acordo abro o Co2 para o aqua alimento a fauna e á noite o inverso. Para mim foi a soluçao mais simples e economica e resulta. Bom era ter o sistema todo automatizado mas é pena estas valvulas ficar muito quentes se ficarem muitas horas em funcionamento.

 

Alguma critica construtiva ou não é sempre bem vinda

 

Desculpem esta escrita toda e passemos ás fotos.

 

 

SAM_0459.jpg

 

 

 

SAM_0463.jpgSAM_0464.jpgSAM_0460.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários

 

Antero: concordo e ao mesmo tempo discordo pois o deixar aberto ou fechado implica com um grande numero de factores, quantidade de plantas, nº de horas fotoperiodo, perda de Co2 desnecessário etc, etc....Cada aqua é um aqua, com exigências diferentes de cada um penso eu ou estou errado?

Editado por CelsoS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho, muito engenhoso. bigsmile

 

 

Há já algum tempo que ando a pensar numa solução deste tipo.

Permita-me partilhar aqui um método que penso ser mais simples http://www.plantedta...-regulator.html . Só não faço ideia em que tipo de lojas deva procurar as válvulas de segurança. :unsure:

 

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente artigo Pedro, tal como já tinha mencionado uma válvula de segurança de compressor, agora não sabia que uma garrafa dessas aguenta até 90 psi !! Outra coisa que ele relata no ultimo post a valvula nunca disparou ou seja 2 garrafas não chega a gerar 60 psi. Mas não à duvida que esse metodo torna tudo mais simples sem ter o sistema de descarga depender de electricidade.

 

Alguem já tentou usar dessas válvulas em sistema caseiro (garrafas) aqui no forum?? Se sim, resultou sem rebentar, estou disposto a tentar.

 

Pedro lojas que vendem compressores, peças de automoveis, até mesmo em oficinas de automoveis podem ter ou dar-te indicações. Tudo o que usa ar comprimido tem as tais válvulas...

 

Snake-bite a minha esposa quando viu o engenho disse que tinha aspecto de uma bomba ficticia para bollywood :sorry:

 

Cpts

Celso

Editado por CelsoS
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixo-te aqui um bom site onde tem tudo e mais alguma coisa sobre equipamento a ar e mesmo para omoses e sistemas de cO2.

 

Recomendo vivamente porque já mandei vir de lá muita coisa e são impecáveis.

 

Tem de tudo mesmo!!! Vejam..

 

http://www.etopi.pt/

 

Um abraço,

Rodolfo Rodrigues

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rodolfo

 

Obrigado por partilhares essa informação como tive formação em pneumática este site no futuro quem sabe pode vir a dar bastante jeito pois eles tem de tudo :drool3:

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas!

 

Excelente tópico, parabens pela realização com sucesso deste projecto DIY, é sempre bom para nós que estamos sempre à espreita de uma oportunidade de poupar alguns €€€ :D

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais