Ajuda com plantas


HugoHeisenberg

Recommended Posts

Boa noite,
​Estou a planear uma nova montagem, desta vez com mais verde e agradecia umas luzes, pois não percebo muito de plantas. O meu aquário tem 100 x 40 x 50. O substrato inerte será areia de sílica e ainda não sei se preciso de algum fértil, espero que me possam ajudar também com isso. Planeio utilizar a seguinte flora na minha montagem:

​- Cryptocoryne beckettii petchii
- Cryptocoryne x willisii
- Cryptocoryne wendtii green
- Cryptocoryne crispatula
- Cryptocoryne albida brown
​- Hygrophila siamensis e/ou Hygrophila siamensis 53B
- Nymphaea lotus (já tenho)

​As minhas questões são:
​Preciso de substrato fértil? Estava a pensar fertilizar (se necessário) com as Nutrition Capsules da Tropica e ADA Green Brighty Special Shade. Isto é suficiente? Preciso de algo debaixo da areia? Substrato fértil, um mais "solto"?
​Preciso de CO2?
Estes fertilizantes de que falei são bons?

​Agradeço sugestões.
​Cumprimentos,
​Hugo Abreu

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

todas as plantas se aguentam sem CO2, se fertilizares um pouco com umas cápsulas elas agradecem.

 

a areia de silica é que não é grande coisa, era melhor optares por outro tipo de substrato.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, A. Ferreira,

Aguentar, aguentam, mas vão desenvolver-se bem sem ele? Sim, as cápsulas de fertilizante serão usadas. E devo usar o fertilizante líquido?

 

A areia vai ser o substrato inerte... Mas que substrato devo usar por baixo?

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

debaixo da silica não deves por nada, acaba sempre por conspurcar-se, sugeria antes que usasses a silica para apontamentos, tipo um "rio" ou uma "clareira", o áqua é grande e dá para isso, criares zonas de plantio e outras mais abertas onde usasses a silica.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então que substrato sugerias que usasse como substrato? Um que seja bom para as plantas que pretendo, não preciso de nada topo de gama, ou assim... Algo simples e relativamente barato. Alguma sugestão?

E quanto à fertilização e CO2?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

eu sugeria-te um substrato de grão mais grado do que a silica, até pode ser areão do rio, não deve é ser tão miúdo, pois irá atrofiar o enraizamento das plantas.

 

há também de marcas comerciais relativamente baratas, por ex: o JBL Manado, um bocado leve demais para o meu gosto, de resto porta-se bem, outro mais a meu gosto também relativamente acessível é o áqua gro soil, baixa o pH, o que só por si é excelente para as plantas e como é escuro realça as cores do plantado.

 

vê estes por exemplo aqui de um dos anunciantes no fórum: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato.html

 

essas plantas não necessitam de grande fertilização, nem de CO2, se fores para um plantado mais exigente vais ter de por muito mais luz, pois é necessário haver sempre um equilíbrio entre CO2-Fertilização-Luz.

 

cumps,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do António. Se é para um plantado um substrato fértil com um inerte por cima. Para algo simples como pretendes o Jbl chega e sobra e não te vai à carteira.

 

As plantas de aquário são em grande parte como as de vaso. Colocarias um planta somente em areia??? ;)

 

força nisso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas opiniões.

Acho que vou optar pelo da JBL, visto que o aqua gro soil é demasiado escuro para o meu gosto. O Manado chega ou é aconselhável adicionar um substrato mais fértil por baixo? Ou é melhor o Manado e as cápsulas de fertilizante?

 

Não pretendo um plantado muito exigente ou complexo...

 

Cumprimentos

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o jbl manado e as cápsulas chegam, deixa-o ficar de molho de um dia para o outro antes de o colocares no aquário, senão vais ter muitas partículas a flutuar.

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais