Olá! Outro novato...


Recommended Posts

Boas pessoal, desculpem lá o silencio, tenho andado um bocado ocupado esta semana.

 

 

Boa Noite.

Também estou a começar nesta aventura.

Ando na parte da pesquisa para começar a comprar.

Gostei muito do teu ultimo layout.

Está bonito e parece-me que vai ficar uma coisa gira.

Já agora alguém sabe de sites onde podemos pesquisar layouts sem ser o site da Tropica?

Abraço

 

Boas David! Vê ai os links que o membro Gonçalo84 enviou. Tem ai grandes layoust sem duvida. Sinceramente? Nem gosto assim tanto de Aquascaping... Epah, realmente esses aquários são lindos, mas não é bem isso que procuro num aquário. Para mim tem que ser uma boa paisagem aquática, não gosto daqueles aquas que parecem uma foto dos Alpes ou assim. E tem que ter uma boa fauna, que em aquascaping é quase sempre ignorada.

 

Mas para tirar ideias é do melhor, depois por a ideias em prática é que é complicado. ahah

 

já vi o 3ª montagem...

continuo a preferir a 1ª...

vai fazendo testes e deixa ver... ;)

 

cumps

 

Oi Devil! Olha, para ser franco, estou cansado de ter os calhaus na cozinha, cada vez que olho para eles da-me vontade de sei lá o quê. ahah Eu andei a brincar com isto mas não cheguei a conclusão nenhuma. Hoje vou meter o substrato e experimentar o layout já no aqua, ver no que dá. =) Esta noite já meto uma foto dele montado se tudo correr bem.

 

 

Então qual foi o filtro e o substrato que compraste?

 

Boas Newhobby! Olha acabei por gastar bem mais que tinha contado inicialmente. Derrapagens no orçamento já eram de esperar. Em relação ao substrato, decidi não colocar fértil, acabei por comprar 9L de Amazonia e 3L de Aqua Soil Powder para acabamento.

 

Quanto ao filtro fui para um Ehein Ecco Pro 200, a diferença para o Classic 250 não era muita e tinha melhores recomendações. Já estive a olhar para ele e estou a ver que preciso de novos pipes, não gosto nada destes verdes de plástico que eles trazem! Mas lá na Aquaeden cada lily pipe custa pelo menos uns 35 euros, e o orçamento não dá para tudo.

 

Como disse, esta noite já devo ter isto montado, se tudo correr bem e eu gostar do layout. Nem sei porque me estou a preocupar tanto com o layout, isto tbm não precisa de ser uma obra prima... ahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpem lá o silencio, tenho andado um bocado ocupado esta semana.

 

Oi Devil! Olha, para ser franco, estou cansado de ter os calhaus na cozinha, cada vez que olho para eles da-me vontade de sei lá o quê. ahah Eu andei a brincar com isto mas não cheguei a conclusão nenhuma. Hoje vou meter o substrato e experimentar o layout já no aqua, ver no que dá. =) Esta noite já meto uma foto dele montado se tudo correr bem.

HELL YEAH!!! banana rock

Mostra isso!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, desculpem lá o silencio, tenho andado um bocado ocupado esta semana.

 

 

 

Boas David! Vê ai os links que o membro Gonçalo84 enviou. Tem ai grandes layoust sem duvida. Sinceramente? Nem gosto assim tanto de Aquascaping... Epah, realmente esses aquários são lindos, mas não é bem isso que procuro num aquário. Para mim tem que ser uma boa paisagem aquática, não gosto daqueles aquas que parecem uma foto dos Alpes ou assim. E tem que ter uma boa fauna, que em aquascaping é quase sempre ignorada.

 

Mas para tirar ideias é do melhor, depois por a ideias em prática é que é complicado. ahah

 

 

Oi Devil! Olha, para ser franco, estou cansado de ter os calhaus na cozinha, cada vez que olho para eles da-me vontade de sei lá o quê. ahah Eu andei a brincar com isto mas não cheguei a conclusão nenhuma. Hoje vou meter o substrato e experimentar o layout já no aqua, ver no que dá. =) Esta noite já meto uma foto dele montado se tudo correr bem.

 

 

 

Boas Newhobby! Olha acabei por gastar bem mais que tinha contado inicialmente. Derrapagens no orçamento já eram de esperar. Em relação ao substrato, decidi não colocar fértil, acabei por comprar 9L de Amazonia e 3L de Aqua Soil Powder para acabamento.

 

Quanto ao filtro fui para um Ehein Ecco Pro 200, a diferença para o Classic 250 não era muita e tinha melhores recomendações. Já estive a olhar para ele e estou a ver que preciso de novos pipes, não gosto nada destes verdes de plástico que eles trazem! Mas lá na Aquaeden cada lily pipe custa pelo menos uns 35 euros, e o orçamento não dá para tudo.

 

Como disse, esta noite já devo ter isto montado, se tudo correr bem e eu gostar do layout. Nem sei porque me estou a preocupar tanto com o layout, isto tbm não precisa de ser uma obra prima... ahah

Boas Tiago.

Sou da tua opinião.

Gosto de aquario menos plantados e com mais fauna.

E esse tipo de Layout estou com dificuldade em encontrar.

Uma coisa mais simples em termos de flora se é que me entendes.

O que vejo para mim e exageradamente plantado , mas claro acho bastante bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá por ser aquascape não precisa de ser montanhas, árvores ou riachos. Se vires por exemplo o meu vês uma paisagem sub aquática, o objectivo é ser algo natural, algo que se podia encontrar num rio ou riacho.

 

E também pode ter peixes grandes porque não é feito para dar uma falsa sensação de profundidade.

 

E outra questão: não existe demasiadamente plantado. Aliás maior parte dos peixes sente-se melhor com aquas densamente plantados, só assim conseguem mostrar as suas melhores cores, reproduzir etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa escolha de substrato Tiago, quanto ao filtro um bocado curto mas de boa qualidade e económico.

As lilly pipe não te preocupes, só te iam tirar força no caudal para a necessária circulação de água no aquario. Conselho: utiliza o bico de pato.

Agora com esse substrato, se adicionares CO2, mesmo com essa luz(eu sei k é fraca), já consegues colocar todas as plantas de baixo metabolismo e muitas de médio, é uma questão de analisares no site da tropica ou outro similar.

Força com isso, vais ver k mais um tempo vais querer evoluir e colocar mais plantinhas e uma luz melhor.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá por ser aquascape não precisa de ser montanhas, árvores ou riachos. Se vires por exemplo o meu vês uma paisagem sub aquática, o objectivo é ser algo natural, algo que se podia encontrar num rio ou riacho.

 

E também pode ter peixes grandes porque não é feito para dar uma falsa sensação de profundidade.

 

E outra questão: não existe demasiadamente plantado. Aliás maior parte dos peixes sente-se melhor com aquas densamente plantados, só assim conseguem mostrar as suas melhores cores, reproduzir etc.

 

Oh, sem duvida, o meu problema nem é aquilo ser "demasiado plantado" é mesmo o facto de algum deles têm um hardscape que parecem montanhas atrás de montanhas e depois fauna? Uns otos e camarões... Não gosto disso. O teu por acaso fica bem porreiro, gosto dele.

 

 

Boa escolha de substrato Tiago, quanto ao filtro um bocado curto mas de boa qualidade e económico.

As lilly pipe não te preocupes, só te iam tirar força no caudal para a necessária circulação de água no aquario. Conselho: utiliza o bico de pato.

Agora com esse substrato, se adicionares CO2, mesmo com essa luz(eu sei k é fraca), já consegues colocar todas as plantas de baixo metabolismo e muitas de médio, é uma questão de analisares no site da tropica ou outro similar.

Força com isso, vais ver k mais um tempo vais querer evoluir e colocar mais plantinhas e uma luz melhor.

 

Oi Newhobby!

 

Por enquanto o que tenho vai ter que servir. Já andei a brincar com o hardscape e acabei por ficar com algo que nao desgosto. ahah

 

Estive a ver e acho que realmente tenho um problema com o outflow (ou chamam inflow?). O aqua é fechado com a calha, e a entrada dos pipes fica por traz. Deste modo estes pipes fazem uma corrente de agua perpendicular ao comprimento, provavelmente deixando boa parte do aqua com pouco ou nenhum movimento. Estou a assumir que o bico de pato serve para variar a direção de entrada do caudal? Mas acho que isso não vinha incluído no filtro que tenho. ahah

 

Tenho que ver isso, amanha. Boa noite a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bico de pato serve para promover a circulação. É como uma mangueira de jardim, se apertares a ponta manda com mais pressão. O inflow é o "chupador" do filtro e o out é o "mandador".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, convém que a saída de água fique paralela ao comprimento do aquario de forma a que a mesma circule por toda a área deste, embora existam diversas formas de circuito. Eu pessoalmente penso k este seja o mais eficaz

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bico de pato serve para promover a circulação. É como uma mangueira de jardim, se apertares a ponta manda com mais pressão. O inflow é o "chupador" do filtro e o out é o "mandador".

 

Num sistema fechado devia ser ao contrario acho eu. ahah

 

Já sei o que querem dizer com o bico de pato. Ontem a noite estava a pensar noutra coisa. Numa cena que chamam flauta penso.

 

 

 

 

Tiago, convém que a saída de água fique paralela ao comprimento do aquario de forma a que a mesma circule por toda a área deste, embora existam diversas formas de circuito. Eu pessoalmente penso k este seja o mais eficaz

 

Pois, mas aqui é impossível de fazer isso com o pipe que tenho, não o consigo pôr de lado visto que a entrada é por traz. Estava a ver e uma daquelas entradas chamadas de flauta nao resolvia o problema? O aqua parece-me feito para levar um filtro interno. Penso que originalmente ele tinha uma torre interna. ~_~

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso eu preferiria a flauta, desde que o circuito seja paralelo ao comprimento do aquario, e de preferência com as perfurações ligeiramente viradas para cima para ondular um pouco a superfície da água.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso eu preferiria a flauta, desde que o circuito seja paralelo ao comprimento do aquario, e de preferência com as perfurações ligeiramente viradas para cima para ondular um pouco a superfície da água.

 

Estou a ver, mas nao devia ser perpendicular para criar uma corrente de um canto para o outro? Nao entendo nada disso. ahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flauta é colocada perpendicularmente ao comprimento do aquário de forma a que o fluxo seja paralelo ou seja vai de uma extremidade à outra percorrendo deste modo toda a superfície do aqua.

Extremidades laterais do aquario

Extremidades laterais do aquario

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flauta é colocada perpendicularmente ao comprimento do aquário de forma a que o fluxo seja paralelo ou seja vai de uma extremidade à outra percorrendo deste modo toda a superfície do aqua.

Extremidades laterais do aquario

Extremidades laterais do aquario

 

 

Oh yeah, fui eu que li mal, sim era o que pensava. Mas em relação ao outflow, tendo em consideração que os pipes entram por traz, tenho mais alguma opção?

 

E preços dessas flautas? Tenho que ver ser resolvo esse problema antes de mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde pessoal. Hoje é dia de fazer o updade do fim de semana.

 

Já estive a preparar o filtro e descobri o inconveniente de não conseguir ter um flow paralelo ao comprimento, como já tinha falado anteriormente. Vou então ver se compro uma dessas flautas.

 

Em relação ao layout, não consegui meter isto como tinha planeado, o primeiro projeto de layout tinha o problema do tronco que ficava no centro estar encostado ao vidro da frente entretanto andei a mexer e acabei por ficar com outra coisa.

 

Não está grande obra de arte mas olha, também não estou descontente.

 

Fica aqui umas imagens, que não estão grande coisa. A câmara do tlm é fraquinha e isto as 6h da tarde já esta escuro... ahah

 

Álbum: http://imgur.com/a/DReWQ

 

O plano para as plantas era um tapete pequeno à frente, umas de médio plano junto à fila de rochas e umas assim mais altas atrás. O tronco é para ser coberto com umas anubias ou musgo. E é isso.

 

 

Agora gostava de criticas em relação ao layout e conselhos acerca do próximo passo.

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que não gostei mesmo foi a última pedra do lado esquerdo. Eu retirava e deixa o espaço mais aberto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que não gostei mesmo foi a última pedra do lado esquerdo. Eu retirava e deixa o espaço mais aberto.

 

 

Eu coloquei a pedra ali exatamente para não deixar aquilo vazio. ahah

 

Achas então que ficava melhor uma zona vazia? Depois é capaz de ter que levar ali muitas plantas para ficar composto, não?

 

Estava a pensar meter umas rochas mais pequenas ali entre as duas grandes para deixar aquilo mais composto, mas também podia ocupar aquele espaço com uma planta média.

 

Um aqua destes quanta flora leva? Estou a fazer contas de cabeça, a 5€ o vaso, vou deixar ai uma nota grande. =(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às pedras deixa ver se mais alguém dá ideias. Pode ser que alguém dê uma sugestão melhor. Isto antes de o layout ser o definitivo. Eu preferia ver uma planta tapete a cobrir essa zona, sempre ficavas com uma zona mais livre/limpa.

Quanto a plantas depende sempre do que vás utilizar. Penso que ficava bem algumas baixas do lado dessas pedras e do meio para a direita, umas mais altas atrás e baixas na parte da frente. Em termos de preços, algumas lojas têm preços bem em conta enquanto outras abusam. É uma questão de pesquisar ou pedires ajuda aqui no fórum.

Alternativa às lojas é veres os anúncios aqui no fórum, no OLX ou no facebook. Por vezes aparecem alguns packs em conta e com bastante diversidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às pedras deixa ver se mais alguém dá ideias. Pode ser que alguém dê uma sugestão melhor. Isto antes de o layout ser o definitivo. Eu preferia ver uma planta tapete a cobrir essa zona, sempre ficavas com uma zona mais livre/limpa.

Quanto a plantas depende sempre do que vás utilizar. Penso que ficava bem algumas baixas do lado dessas pedras e do meio para a direita, umas mais altas atrás e baixas na parte da frente. Em termos de preços, algumas lojas têm preços bem em conta enquanto outras abusam. É uma questão de pesquisar ou pedires ajuda aqui no fórum.

Alternativa às lojas é veres os anúncios aqui no fórum, no OLX ou no facebook. Por vezes aparecem alguns packs em conta e com bastante diversidade.

 

 

Boas Bruno!

 

Epah o meu problema é que nao tenho qualquer experiência do que posso ou sequer devo comprar. Estava a pensar passar pela Aquaeden e falar la com eles, também para me aconselharem.

 

Mas ai vou pagar sério bem provavelmente, já estou a ver, plantas, kit de co2 descartável, umas garrafas de nutrientes, e la se vai a minha carteira...

 

Vi aqui no site, por ex. o teu próprio anúncio, e realmente assim é grande preço, mas aqui está o problema, nao sei bem sequer o que ia comprar. E comprar só porque está barato e depois ver as plantas morrerem por falta de luz\co2 também nao quero.

 

Posso ir comprando e plantando ou é recomendado começar com uma boa carga de plantas? Porque assim dividia as despesas por entre os próximos meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aconselhável é sempre plantar logo o máximo de plantas possível, senão todas mesmo. Assim consegues logo adaptar a quantidade de luz, CO2 e nutrientes necessários. Mas isso é como tudo, não havendo possibilidade de comprar tudo ao mesmo tempo, é ir mais devagar e procurando alguns bons preços. E mesmo em termos do equilibrio do aquário, com o crescimento das plantas também vais ter de ir adaptando. Se começares devagar também consegues perceber melhor o que precisas para manter o aquário saudável.

Quanto ao planeamento, acho que para já tens de começar a ver algumas plantas que gostes, e como já foi referido aqui no teu post, o site da Tropica é excelente porque te dá logo muitas informações, como o tipo de planta que é as suas necessidades. Além disso tem fotos e até mesmo montagens para conseguires perceber melhor.

Depois é analisares o teu layout e perceberes o que podes encaixar nele.

Sugestões posso dar algumas, mas acho que o ideal era primeira veres e depois pedires opinião.

E na minha opinião, mesmo que mais tarde não gostes de uma planta aqui ou ali, ou mesmo queiras retirar da montagem podes sempre fazê-lo.

Depois de já teres uma ideia do que pretendes usar, dizes aqui e o pessoal ajuda-te a colocar as plantas. Até podes mesmo fazer logo um sketch da tua ideia da colocação das plantas.

Acho bastante mais interessante seres tu a escolher algumas plantas e depois darmos opinião sobre o que fica melhor e onde.

Até vais aprender mais pesquisando do que estarmos aqui a opinar todos....

 

http://tropica.com/en

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aconselhável é sempre plantar logo o máximo de plantas possível, senão todas mesmo. Assim consegues logo adaptar a quantidade de luz, CO2 e nutrientes necessários. Mas isso é como tudo, não havendo possibilidade de comprar tudo ao mesmo tempo, é ir mais devagar e procurando alguns bons preços. E mesmo em termos do equilibrio do aquário, com o crescimento das plantas também vais ter de ir adaptando. Se começares devagar também consegues perceber melhor o que precisas para manter o aquário saudável.

Quanto ao planeamento, acho que para já tens de começar a ver algumas plantas que gostes, e como já foi referido aqui no teu post, o site da Tropica é excelente porque te dá logo muitas informações, como o tipo de planta que é as suas necessidades. Além disso tem fotos e até mesmo montagens para conseguires perceber melhor.

Depois é analisares o teu layout e perceberes o que podes encaixar nele.

Sugestões posso dar algumas, mas acho que o ideal era primeira veres e depois pedires opinião.

E na minha opinião, mesmo que mais tarde não gostes de uma planta aqui ou ali, ou mesmo queiras retirar da montagem podes sempre fazê-lo.

Depois de já teres uma ideia do que pretendes usar, dizes aqui e o pessoal ajuda-te a colocar as plantas. Até podes mesmo fazer logo um sketch da tua ideia da colocação das plantas.

Acho bastante mais interessante seres tu a escolher algumas plantas e depois darmos opinião sobre o que fica melhor e onde.

Até vais aprender mais pesquisando do que estarmos aqui a opinar todos....

 

http://tropica.com/en

 

Oi! Desde já boas festas Bruno! E boas festas aqui ao pessoal do fórum! =)

 

Bem, andei a ver a lista de plantas easy\medium da tropica. Seria melhor fazer um novo post?

 

A minha ideia era um par de anubias no tronco. Uma em baixo, outra em cima para tapar aquele buraco que o ramo tem.

 

Para foreground eu gosto de [bacopa "compact"]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Bacopa'Compact'(044A)/4467 e [staurogyne Repens] http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Staurogynerepens(049G)/4481

 

Para tapete gosto de [Hydrocortyle Tripartita]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hydrocotyletripartita(039B)/4458 ou [Marsilea Hirsuta]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Marsileahirsuta(010TC)/4428.

 

Gostava talvez de algum musgo no tronco. Nao tenho particular preferência, tanto Spiky, Weeping ou Christmas para mim servia.

 

Para middleground nao vi nada que me chamasse especial atenção nas plantas easy, se calhar fico-me pelas Cryptocoryne.

 

Para background gostei de várias. Em especial gostei de [Limnophila hippuridoides] http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Limnophilahippuridoides(047C)/4474 , [Hygrophila polysperma 'Rosanervig'] http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapolysperma'Rosanervig'(050B)/4484 e [Rotala rotundifolia]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotalarotundifolia(033)/4447. Também [Lindernia rotundifolia]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Linderniarotundifolia(045)/4468 e [Nymphoides hydrophylla 'Taiwan']http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Nymphoideshydrophylla'Taiwan'(041B)/4462).

 

Portanto o que nao falta é plantas interessantes. ahah

 

Então o plano era Hydrocortyle Tripartita para tapete.

 

Musgo Spiky no tronco, com um par de Anubia nana a acompanhar. Na parte lateral direita, perto do tronco pensei meter assim um arbusto de Bacopa "compact" para nao tapar a vista da parte lateral direita e dar mais visibilidade ao tronco.

 

Em middleground nao faço ideia, talvez umas Cryptocoryne. Como disse nao vi nada que me agrade especialmente.

 

Para background queria assim umas Limnophila ou uma Rosanervig com uma cor avermelhada para dar contraste. Com umas [Lindernia Rotundifolia]http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Linderniarotundifolia(045)/4468 ou [bacopa caroliniana] http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Bacopacaroliniana(043MP)/18811 para compor as coisas.

 

Mas nao sei se estou a ver as coisas bem mas por enquanto é isso. Seria umas oito tipos de plantas no total, e parece-me um bom numero pelos exemplos que vi no site da tropica. Estes vasos que se vendem, normalmente um vaso chega ou é costume comprar mais que um vaso para cada tipo de planta que se quer plantar?

 

Edit: Andava a ver se arranjava os links mas nao faço ideia como se arranja isso neste fórum... ahah

Editado por Tiago Silva_49650
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente já tens aí uma boa variedade de plantas. Deixa-me que te diga que a Alternanthera Reinickii apesar de ser uma planta vermelha, é uma planta relativamente fácil ou então como referiste a rosanervig. Excelentes cores têm e que fazem um contraste magnífico com as verdes e os troncos. A Rosanervig não cresce muito em altura, e mesmo a Reinickii não é uma planta muito alta. Ambas são boas para middleground...

Quanto a vasos depende sempre do espaço que queiras ocupar. Mesmo assim será melhor comprar 2 no caso das plantas que tenham um crescimento mais lento e que queiras que ocupem uma área maior.

Pessoal vamos a dar ideias ao Tiago....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.