Algas


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho andado ás cabeçadas aqui com umas algas filamentosas que não vejo a hora de elas irem embora.

 

Setup do aquário:

Aquario: 80Cx40Ax30L

Filtro: Fluval 305 1000L/h

Co2 com solenoide, difusor 40mm da viv

Fertilização macros e micros EI, alternado dia sim dia não.

iluminação: T5 2x24W, 4000K atras + 6500K frente, 7h ligadas

testes: ph-7, kh-8, no2-0.05, no3-5, nh3/nh4-0, fe-0, po4-1

 

Tenho dois otos e duas caridinas japonicas

 

Não consigo colocar imagens, bloqueia sempre.

 

Algumas dicas pra ver como as remover?

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo o aquário está montado? Fizeste alguma alteração antes de as algas aparecerem?

Removendo com uma pinça, escova de dentes ou mesmo com a mão consegues ver-te livre da maior parte, e umas TPA´s extra poderão também ajudar, mas para realmente irradicá-la será necessário perceber o que está mal.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O aquário está montado vai pra 4 meses.

Fiz foi alteração apos as algas aparecerem, desmontei tudo, tratamento em cima das plantas na versão radical. Mas elas teimam em aparecer!

Tenho aumentado ligeiramento o co2, elas crescem mas não velocidade tão rápida.

 

Já me deram a indicam de que com umas caridinas japónicas me devo safar mas tá difícil de arranjar a bom preço online.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como são as TPAs?

Como é feita a circulação da água?

Coloca umas fotos do aquário, incluindo uma vista de cima que mostra a disposição da entrada e da saída do filtro.

 

As plantas crescem bem?

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Sem fotos, mas mesmo assim há alineas que desde já podem ser enumeradas.

 

Em minha opinião:

 

Tenho aumentado ligeiramento o co2, elas crescem mas não velocidade tão rápida.

 

 

Este é o primeiro erro que detecto.

O Co2 não é para andar a mexer pois as suas oscilações provocam algas. Aqui já tens a primeira causa para as algas sobretudo BBA. Tens que estabilizar o CO2 de acordo com a LUZ e FERT e Fotoperiodo, e não lhe mexer mais. Inamovivel.

 

Fiz foi alteração apos as algas aparecerem, desmontei tudo, tratamento em cima das plantas na versão radical. Mas elas teimam em aparecer!

 

 

 

 

Que queres dizer com tratamento? H2O2 e Excell? Como seja... não faças isto de desmontar tudo mais vezes. Desestabilizas-te ainda mais o ecossistema. Podes fazer uma limpeza geral retirando até 80% da agua dentro do aquario EXCEPTO a que está no copo do filtro. E tratar as algas com algum H2O2 ou excell e remoção manual mas a seguir encher de novo e voltar a bombar. Não que o H2O2 ou o Excell vá resolver de futuro porque senão corrigires o problema volta tudo ao mesmo. Como tens descoberto por ti mesmo certo..

Portanto podes fazer essa limpeza mas a seguir tens que alterar parametros para corrigir o problema.

 

LUZ:

Essas T5 de 24W têm 55 cm de comprimento. O teu aquario tem 80! Há aqui um défice de perto de 15 cm de cada lado onde claramente a luz vai falhar. O teu racio de luz anda na casa dos 0.5W para litro de agua ou se preferires 35 lumens / litro.

Muito fraco para quem usa "EI" e sistema de Co2 por injecção. Tens que rever a Luz desse aquario ou com essa luz tira os sais da "EI" da equação e trabalha em modo lento (vulgo baixa manutenção). Baixando o C02 tambem etc.

 

CO2:

Com esse difusor da VIV e esse Fluval consegues uma boa difusão do CO2 desde que bem regulado (como te disse lá atrás e não mexer).

O Co2 deve ligar umas horas antes das luzes ligarem (precisas de um temporizador). Para que quando as luzes ligam a concentração de carbono na agua seja já a suficiente e requerida para as plantas. Algures nos 20 a 30 PPM.

Com um drop cheker e uma solução calibrada a 30 PPm, a cor da solução no drop ao momento que as luzes ligam deverá ser o verde clarinho.

Para acertar isto vamos a exemplo:

Supondo que as luzes ligam às 12 horas e desligam às 19 horas.

Metes o Co2 a ligar duas horas antes e a desligar um hora antes, e nesse dia quando chegar às 13 horas (não ás 12 horas mas ás 13 horas - estou a contar com o delay de leitura do reagente) vês a côr do reagente. Se estiver verde clarinho então tanto melhor está certinho.

Não estando, voltas a regular o temporizador para que no dia seguinte, ao invés do Co2 ligar duas horas antes, ligue três horas antes e fazes a mesma visualização até acertar.

Até pode ocorrer que duas horas antes ja seja demais e seja apenas necessário uma hora. Tudo depende do débito que estás a fazer.

Contudo, é minha opinião que deverás ter menos débito por segundo, e ser preferivel que o Co2 ligue duas a três horas antes das luzes, do que ligar uma hora antes e ter Co2 a nivel quando as luzes ligam.

É mais recomendavel um débito crescente e moderado até atingir o nivel desejado de concentração de Co2 e esse é mantido durante o fotoperiodo, do que um débito crescente subito e rápido. E porquê? Porque se for muito rápido vais ter grandes variações da quimica da água em função da subita e espontanea concentração de carbono devido a uma elevada injecção. E os aquários não se dão lá muito bem com grandes variações de Co2.. a unica maneira que temos de induzir BBA num aquario é através de Co2 e isso diz tudo.

 

 

Fertilização:

 

Para os teus 96 litros brutos, eu optaria por Tropica Specialized a um Target de 50 ml semanais e 30 Ml semanais de Premium. Com o tempo e caso necessário aumentaria 5 ml de cada vez em cada.

Esquece a "Ei".. não compensa. Muita dor de cabeça no aquario e muitas variaveis. Pesa grama... balanças,.. ml para ali e para acoli e mede teste e mais teste e nitrato para ali e fosfato para ca.. eh pá paciência de santo! (é a minha opinião)

 

Há coisa mais simples que agarrar no Tropica e dar umas bombadas lá para dentro?

10 euros um frasco de 300 ml.

 

Aqui fica a minha opinião e um outro angulo de visão sobre o teu aquario nao desfazendo em nada do que os colegas disseram.

 

Apenas o que eu vislumbro do que escreves-te.

 

Cumprimentos,

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens possibilidade de juntar uma(s) jordanellas? Não te resolve a origem do problema, mas pode ajudar-te na limpeza do aquário. Já as juntei com caridinas japonicas sem problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui já disseram tudo, o erro mais comum quando se tem algas é alterar os parâmetros, ou seja, aumentam o Co2, ou reduzem a iluminação ou cortam nos fertilizantes...enfim fazem de tudo para se verem livre das algas mas é aí onde está o maior erro.......o desiquilíbrio dos bons parâmetros é o maior aliado das algas.

 

Devemos ter paciência, remover o máximo à mão e ter em conta as tpa's que são muito importantes para estagnar a propagação das algas, qualquer alteração a fazer deve ser feita de forma gradual e a longo prazo, daí muitos aquariofilistas adquirirem habitantes comedores de algas como as caridinas japónicas por exemplo para que as algas sejam removidas mais rapidamente de forma natural.

 

Boa sorte e muita paciência ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Actualemte

image_zpsddl5ucil.jpg

 

Fotos antes do tratamento de choque.

image_zpsuyzizxef.jpg

image_zpsplufuuk5.jpg

image_zps4synsccm.jpg

image_zpsdiwiirbm.jpg

 

Neste momento já está com menos algas.

 

Respondendo a todas ajudas no geral.

 

Co2 já á bastante tempo que não mexo, está entre o 1 a 2 bps.

 

Quando digo que fiz um tratamento radical foi mesmo á radical, solução de 1 para 19 partes em lixivia, 2 minutos. KO prás algas, OK prás plantas.

 

Em relação á luminária sei que tenho a falha dos 10cms para cada lado, mas calhas para aquários de 80cms são muito poucas as que encontro e as que encontro os € até doem!

Já pensei em colocar umas fitas LED, alguma dica para alguma?

 

A nível de regularização de co2 luminária e co2 neste momento estão arrancar ao mesmo tempo mas sei que tenho que passar a colocar como indicado a acima, 1 a 2 horas antes de ligar as lâmpadas!

 

Fertilização, acho o método EI bastante barato em relação ao Tropica ou outro qualquer fertilizante o que compensa muito.

 

Jordanellas, Não conhecia e até achei bastante bonito, li que se tornam são agressivos. São?

 

Neste momento estou aguardar a ver se oriento umas japónicas, mas está difícil de as conseguir a um preço baixo. Ainda tenho algas mas estão mais ou menos controladas, já não as vejo a propagar como via á uns tempos, começa a estabilizar...

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De onde fazes o copy?

 

Dá aqui uma vista de olhos: Colocar fotos no tópico

 

Qual é o navegador que estás a usar? tenta outro....

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De onde fazes o copy?

 

Dá aqui uma vista de olhos: Colocar fotos no tópico

 

Qual é o navegador que estás a usar? tenta outro....

 

Cumps,

 

Já começou a dar, ficaram foi muito grandes as fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui amigo....isso está num estado um pouco avançado, isso aí com umas 10 caridinas japónicas melhorava muito mesmo!

 

Reparei acima que colocavas lixívia na água....não querias antes dizer água oxigenada?......sinceramente lixívia nunca ouvi falar em tratamentos para as algas mas...como posso não ter lido tudo abstenho-me nesse sentido!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui amigo....isso está num estado um pouco avançado, isso aí com umas 10 caridinas japónicas melhorava muito mesmo!

 

Reparei acima que colocavas lixívia na água....não querias antes dizer água oxigenada?......sinceramente lixívia nunca ouvi falar em tratamentos para as algas mas...como posso não ter lido tudo abstenho-me nesse sentido!

 

Cumps,

Boas.

 

Leste mesmo bem, lixivia. Mas atenção, tudo fora do aquario, 2 minutos no máximo e passar logo por agua corrente um bom bocado.

 

As 10 japónicas já ando eu a namorar algum tempo + ottos mas a única loja que encontrei a 2€ (mais barata) unidade de momento não tem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal!

Saltaram 10 caridinas japonicas pro aquario mais duas neritinas e as algas lá vao desaparecendo aos poucos!

Proximo passo será alterar a iluminaçao, já abri um topico no diy e vamos ver no que vai dar, se o projecto segue para frente ou nao, ando entalado com os dissipadores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais