Ramirezi video


Joao Boavida

Recommended Posts

boas pessoal.

 

tenho um ramirezi femea e um macho juntos desde Outubro do ano passado, nunca formaram casal nem nunca andaram muito a bulha. pensei que fossem os escalares que os stressavam.

 

ja consegui despachar os escalares e agr tem um aquario de 60L plantado so para eles.

 

antes ambos corriam com os escalares e poucas vezes o macho agredia a femea.

 

heis que quando passaram a ficar sozinhos, o macho ficou muito agressivo para a femea, que se passou?

so o macho ataca a femea e nunca a femea ataca o macho.

 

deixo um video

 

Ph 6.5

amonia 0

nitritos 0

temp 28ºC

 

deem as vossas opinioes e dicas, gostava de ter a experiencia de ter um casal de ramirezis.

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João, tens a certeza que não são 2 machos? Só um é mais novo que o outro?

 

cumps


Eu mantenho um casal de bolivianos num aquário das mesmas dimensões, e já tiveram posturas.

 

É que o maior está 'fulo' mesmo, nota-se pela postura que tem e movimentos bastante bruscos... Está demasiado territorial, sendo o aquário dessa dimensão :/


Ou então estão mesmo no ritual deles :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei pela ciclagem do filtro porque me pareceu muito movimento na água. O ramirezi gosta de águas mais calmas. Tenta reduzir o movimento da água com corte de débito no filtro os mete-lhe massas filtrantes mais apertadas.

 

Em relação ao relacionamento entre os dois elementos do casal, é normal o macho apresentar agressividade à fêmea para lhe mostrar que é "gajo para ela".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dg. por acaso nao foi o senhor que me vendeu o difusor de Co2?

 

pois, julgo que tenho mesmo um macho e uma femea. o maior e agressivo é o macho, espigao grande, nao tem escamas azuis na mancha preta e nao tem barriga rosada. a vitima é a femea, tem barriga bastante rosada, é mais pequena (julgo que tenham a mesma idade) e tem escamas azuis na mancha preta...

 

e como disse no inicio, quando tinha os escalares o macho nao era tão agressivo para a femea..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

É capaz lol! :)

 

Pelo vídeo parece mesmo acasalamento, o macho a mostrar que ele é o 'hôme da casa'. Basta ver a pose dele quando está parado depois de perseguir a fêmea, tipo rei satisfeito ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Parece mesmo um casal, porque o exemplar mais pequeno tem as barbatanas dorsais de uma fêmea, a acabar redondamente. E o maior tem as 1ªs barbatanas dorsais bem desenvolvidas! :)

 

cumps,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, sim, macho e femea sao de certeza.. ainda nao tem e comportamento de casal... nao sei se estou a pecar em algo..


logo a seguir ao video, alimentei-os com artemia congelada e depois da alimentaçao o macho voltou a investir fortemente na femea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, sim, macho e femea sao de certeza.. ainda nao tem e comportamento de casal... nao sei se estou a pecar em algo..

logo a seguir ao video, alimentei-os com artemia congelada e depois da alimentaçao o macho voltou a investir fortemente na femea.

João,

O que apresentas no vídeo é o comportamento perfeito de casal. Não sei onde vês que não é comportamento de casal.

Se fosse a ti reduzia um pouco a iluminação para eles se sentirem mais à vontade para procriarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só digo isso porque apesar de estarem calmos, a femea continua escondida muito tempo, e na altura da alimentaçao o macho investe forte na femea, so por isso.

 

e de vez em quando ha correrias como no primeiro video.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens ai um casal, tenho desde já dar-te os parabéns ao macho que ai tens, muito bonito esse exemplar com uma grande "crista".

Quanto ao comportamento, é um comportamento típico de casal, no entanto, essa fêmea parece-me ainda jovem para acasalar, secalhar vais ter problemas...

Dá tempo ao tempo e espera.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá tempo ao tempo, reparei que a tua fêmea está sem barriga, está sem ovos. Se estiver pronta para acasalar vais notar a barriga a crescer e vai ficar redondinha. Dentro de um mês deves ver estas alterações na femea. Alimenta-os bem, o comer de eleição para mim é artémia congelada.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, é o que lhes ando a dar.

 

antes de estarem sozinhos no aquario notei a ramirezi gorda e na zona rosa tinha uns pontos preto e entre as barbatanas de baixo (perto de onde saem as fezes) tinha algo bastante saido para fora, diria uns 2 a 3mm que pelo que ja andei a ler pode ser o ovipositor.

neste topico estam fotos desse momento http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=224185&hl=

 

vou esperar mais uns tempos.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente houve uma desova!! deixo aqui o video dos ovos e o macho a proteger.

 

 

o que acontece é que apresentam os dois agressividade perante os camarões na necessidade de proteger os ovos e o macho nao deixa a femea proteger os ovos como era suposto. passa-se algo de errado? é normal na primeira desova? será que os ovos estão fecundados?

 

obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais