so mais uma sexagem de ramirezis...


Joao Boavida

Recommended Posts

Boas pessoal, desculpem lá estar a insistir nisto, mas estou muito confuso..

 

quando troquei o ramirezi que estava constantemente stressado, troquei por esta

0qvr.jpg
nwzn.jpg
6h3e.JPG
drk4.jpg
que me parece a todos os niveis ser femea...
que me dizem?
após o macho lhe roer as barbatanas todas, resolvi separá-los por uma semana.
durante essa semana a femea com as barbatanas roidas ficou dona e senhora do aquario, de vez em quando até invistia nos escalares...
bem, essa semana acabou hoje e já o coloquei no aquario normal (junto da femea) já lá vao 6 horas. voltou tudo a mesma, a femea amansou (nao stressou, mantem as cores como e possivel ver nas fotos) e passa a vida escondida debaixo de um coco, e quando sai está constantemente com o macho em cima.
que devo fazer?
eu gostava que eles reproduzissem, mas já me contentava se os dois gostassem um do outro ao menos xD
há probabilidades de isso acontecer visto os comportamentos acima referidos?
obrigado pessoal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

Quase de certeza absoluta tens um casal. Se por ventura descobrires que o não é, ou se o suposto casal se incompatibilizar, diz que eu troco-te outra vez o peixe. Não há problema nenhum, tenho ainda muitos.

 

Recomendo-te a teres esconderijos do tipo dos que viste aqui em minha casa (cocos, vegetação, pedras, ninhos, etc.).

 

Recomendo-te a teres cuidado com os camarões mais jovens, pois o ramirezis podem investir sobre eles. No entanto, se houver muitos esconderijos, este problema pode não haver.

 

Alimenta os ramirezis com comida variada (como eu faço). Vai fazendo TPA's de 30% semanais (cuidado com as descidas de temperatura - tenta meter água nova à mesma temperatura) ou faz como eu TPA's de 10% dia sim, dia não (aqui não há tanto problema com a descida de temperatura).

 

Outra coisa que te recomendo é não sobre-alimentares os peixes, pois já me aconteceu ter ramirezis com a doença dos buracos na cabeça (e não foi da má qualidade da água).

 

Tenho os ramirezis à temperatura de 28º no comunitário (porque tenho discus). Mas no aquário de criação tenho a água a 27º.

 

Finalmente, vai controlando o pH, uma vez que tens guppys, aponta para pH de 6,5.

 

Vais ver que quando menos esperares, tens uma postura de ramirezis.

 

Abraço e boa sorte.

Paulo Taveira

 

PS: Muito Obrigado pela parte que me toca relativamente ao "senhor muito simpático".

Editado por potav
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá paulo, obrigado mais uma vez.

 

mas ha possibilidade de ser macho e femea e eles nao formarem casal? e essa a minha duvida...

 

os guppys ja os despachei para outro aquario, portanto neste fiquei so com os escalares e ramirezis.

 

eu tenho dois meios cocos, um deles esta sempre ocupado pela femea e o outro pelos camaroes, e neste momento tenho duas zonas de plantado...

 

eu vou tentar postar uma foto do aquario todo.. o ph, a ultima vez que medi estava nos 6.5. a temperatura está nos 25ºC, aumento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá paulo, obrigado mais uma vez.

 

mas ha possibilidade de ser macho e femea e eles nao formarem casal? e essa a minha duvida...

 

os guppys ja os despachei para outro aquario, portanto neste fiquei so com os escalares e ramirezis.

 

eu tenho dois meios cocos, um deles esta sempre ocupado pela femea e o outro pelos camaroes, e neste momento tenho duas zonas de plantado...

 

eu vou tentar postar uma foto do aquario todo.. o ph, a ultima vez que medi estava nos 6.5. a temperatura está nos 25ºC, aumento?

Olá João,

 

Há casos em que o casal não se forma (pelo que li, é coisa muito rara). No entanto, deves esperar mais um tempo porque é um "casal" novo. Vais ver que quanto menos esperares, tens uma postura. Repara também que eles estão há pouco tempo no teu aquário, às vezes leva meses a eles considerarem o aquário como a sua casa.

 

Se só tiveres escalares a ramirezis, eu aumentava a temperatura para os 27º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está certo! só estou preocupado porque o macho ao andar atras da femea roi-lhe as barbatanas... e isso pode magoa-la gravemente nao?

Se vires que a coisa "fica preta", separa-os. Tenta meter mais esconderijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mancha? sim, realmente a femea costuma andar com a mancha bem preta... enquanto que o macho nem por isso, por vezes quase nem se nota a mancha...

Não é a mancha. Foi uma forma de expressão que não percebeste..........., se vires que a fêmea continua a ser perseguida e fustigada, separa-os.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, já percebi. separo-os e depois? espero quanto tempo?

Espera uns 3 ou 4 dias e depois volta a juntá-los. Mas o que deves tirar do aquário é o "dominador" para que quando volte, veja que a casa é de "outra gente" e se mantenha mais calmo. Depois de o retirares, muda um pouco a localização dos esconderijos para ela se adaptar logo e ele quando voltar sinta que está num novo espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fiz isso durante uma semana. tirei o dominante durante uma semana e durante essa semana plantei novas plantas e coloquei mais um coco e um vaso... quando o macho voltou a femea resistiu muito pouco tempo... cerca de 1hora... passado isso o macho voltou a dominar e a femea passou a estar escondida outra vez. mas deixei passar uns dias para ver o que acontece e se continuar assim separo-os outra vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hoje tenho assistido a alguns comportamentos engraçados por parte dos rams, ainda nao estou certo de que formaram casal mas já assisti por 3 vezes os 2 no mesmo esconderijo sem o macho atacar a femea. nunca estiveram la mais que 15 segundos mas acho que é bom sinal visto que nao foi só uma vez! :)

 

outra coisa que me está a intrigar é que o macho perdeu a cor na mancha preta e nos espigoes... é sinal de algo alarmante? em contrapartida a femea está bastante bonita com a barriga rosada e a mancha preta bem definida com as escamas azuis e os espigoes iniciais bastante pretos.

 

apesar disto tudo o macho continua a ser o mau da fita e a atacar a femea.

 

este fim de semana nao estive em casa e por isso eles ficaram de sabado de manha ate segunda a tarde sem comer. posto isto era suposto encontra-los mais magros. todos eles normais mas a femea em vez de magra estava mais gordinha (para os lados) e com uma saliencia entre as barbatanas da barriga (entre as duas da frente e a de tras) pelo que ja andei a ler será o ovipositor?? nao consegui identificar pelas fotos do google..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

Não sei o que será. Mas digo-te que ainda são jovens e ainda é cedo para começarem a criar. Tens de esperar mais um tempo (uns 2 a 3 meses).

Quando não se lhes dá comida eles vão à procura dela no fundo do aquário.

Em relação à perda da cor, não sei o que é mas os meus também lhes acontece o mesmo e não me preocupo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais