Mais um tópico de Apistogrammas!


Ric.Gomes

Recommended Posts

Boas Ricardo parabéns pelo teu projecto! Já não acompanhava o forum há bastante tempo mas li este tópico do inicio ao fim e voltou aquele bichinho pelos apistos. Já mantive algumas espécies mais "comercias" como panduro, macmasteri, agassizi e cacatuoides e posso dizer que são peixes com comportamentos fascinantes e de uma beleza inegável. De momento mantenho outros ciclideos anões mas brevemente pretendo iniciar um projecto algo parecido com o teu em conjunto com um amigo e vizinho que partilha da mesma paixão.

 

Vai-nos actualizando pois tenho a certeza que muita gente vem ca dar uma espreitadela e quem sabe nao pegas o bichinho a mais alguém. Desejo-te muita sorte e uma boa continuação. A evolução é notória :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

É das coisas que me da mais gozo é ver o pessoal a sentir-se chamado ao vicio devido as minhas expriencias! ahah

 

Melhor das sortes para o teu projecto! Espero ouvir falar dele em breve!

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora bem....

 

Uma actualização se faz favor que há muito que não andava por aqui :gameboy:

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Alexandre,

 

Já voltaste a terras lusas? Desculpa a resposta tardia, mas não há nada de espetacular a reportar e o meu tempo tem sido menos que o habitual... Não existem novas posturas, os pertensis tem feito algumas mas sempre sem sucesso... vou ter de rever o aquario deles!

 

Em relação aos restantes não fizeram mesmo quaisquer posturas, o local onde estão é bastante quente no verão e acho que eles se retraem nas posturas...

 

Tenho uns 30 Trifasciata, em crescimento, com tamanhos entre 0,5 e 1,5 cm sensivelmente.

Tenho uns 15 Abacaxis todos com cerca de 2/3 cm ainda com os pais! tem tudo corrido bem.

Tenho os 7 Sp. Nanay em crescimento com 3/3.5 cm, que devido à morte do pai estão agora com a mãe. Alguns começam a apresentar deformações algo estranhas nos corpos... (3 casos pelo menos) o que me preocupa. Vamos ver como as coisas evoluem.

 

É isto...

 

Como está o teu projecto?

 

 

Cumps,

Ricardo

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas...

 

O meu projeto está parado... Já fui a Portugal mas voltei para África :naughty:

 

Espero que essas deformações nos Sp. Nanay não sejam graves. A ver se tiras um macho bom....

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Olá, Ricardo

​Acho que não falo só por mim quando digo que o pessoal gostava de saber como isso anda...

 

Abraço

X2

 

Xiiii, á 8 meses que nem colocas uma foto, que vergonha...só te digo!!! :tongue::tongue::tongue: Vá lá 10min. para meia duzia de fotos aqui para o pessoal, sff! :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa tarde a todos!

 

Pensei que já se tinham esquecido do meu tópico, mas é interessante ver que ha pessoal que ainda liga a isto!

 

Bem resumindo a história, trabalho aumentou, tenho menos tempo e pouca paciência/vontade de andar de volta dos aquarios... ainda assim tenho assegurado os serviços minimos.

 

Neste momento o que mantenho é o seguinte:

 

- Ap. cf. Pertensis: O meu desafio.... casal confirmado, poucas posturas, os bichos são dificeis de reproduzir, consegui recentemente uma postura bastante razoavel mas não sei o que se passou desapareceu tudo, mais uma frustração! (considero desistir da espécie como casal reprodutor)

 

- Ap. Iniridae: Vieram 3, tive de eutanasiar um por ter desenvolvido um tumor na boca (era fêmea) e já não se conseguia alimentar e estava a perder peso... fiz tratamentos vários mas como não foi possível resolver e pareceu-me ser a solução viável. O macho é lindissimo mas a suposta femea é muito pequena e suspeito tratar-se de um macho não dominante. Ainda por confirmar mas vamos ver como corre.

 

- Ap. Trifasciata: Os coelhos cá do sitio reproduzem regularmente e vou conseguindo sempre alguns exemplares para despachar periodicamente.

 

- Ap. Gephyra: Tenho uns 50!!!! vários tamanhos e todos juntos com os pais, a femea faz posturas regulares e a postura que se encontrar em crescimento junta-se aos alevins em natação livre tudo em harmonia... um caso estranho nos apistos! mas os pais sao super tranquilos e os peixes são lindos.

 

- Ap. Mendezi: A minha 'joia da coroa', alguns precalços, o macho morreu após a primeira postura da femea, ela deu-lhe uma sova valente! não deu hipoteses ao macho ainda o retirei mas já estava debilitado, estive ausente uns dias e ela apoderou-se do aquario nesse periodo. A postura manteve-se a femea continuou a tratar dos pequenos, até que a femea se evaporou do dia para a noite... literalmente! não sei o que se passou remexi tudo vi filtros e nada evaporou-se... não sei o que aconteceu. os pequenos continuam la estao com perto de 5 meses creio eu e estranhamente apareceram faz pouco tempo mais uns quantos alevins pequenos... mais uma historia engraçada.

 

- Sairam os Abacaxis, foram para o Yuny, e tenho um aquario 'vazio' onde tenho alguns red cherry e alguns mini beckfordi que vao nascendo nos aquarios de reprodução e que estão ali para ganhar porte!

 

 

Basicamente este é o ponto de situação actual, estou a considerar reduzir o numero de aquarios 'activos' para poupar tempo e conseguir dedicar-me mais exclusivamente a 2/3 casais para reproduzir, considero também algumas alterações aos aquarios, nomeadamente, retirar o ADA e meter silica, mas ainda nada está decidido, talvez para as férias considere essa hipotese.

 

 

Cumps!

 

Ricardo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, está muito actualizado, mas fotos nem vê -las, dahm!!!

 

Já agora porque é que estás a pensar trocar o substrato da ADA por sílica, alguma razão em especial?? É o amazónia que tens??

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Ricardo sempre a remar contra a maré :) eu a crescer a pala dele e ele a diminuir. Quanto a conversa de alguém ainda liga a isso ... poucos mas gostava de recuperar esses tempos . Aqui no forum conseguimos manter um histórico, um memorial que qualquer um pode acompanhar o desenvolvimento a qualquer altura, caso queira claro, coisa que se perde muito nas redes sociais. La é bom para ver fotos e tal mas para aprender e partilhar experiências é complicado. Fica tudo no vão. Vamos la arribar isso :)

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Ricardo!
Tenho pena de saber que andas sem vontade, espero que não desistas disto...
Mas é bom "ver" (as fotos, Ricardo, as fotos!!!!!) que isso vai andando para a frente e está a correr bem. Quanto aos pertensis, há imensos relatos desses pela net. Li esta semana que há quem só tenha sucesso a reproduzir essa espécie em pH na ordem de 3 ou 4...
Vai atualizando que logo animas! O feedback do pessoal às vezes faz falta para nos animar.
Já agora, quando quiseres vender qualquer coisa, manda mp que eu posso estar interessado... conforme a espécie.
Abraço


Edit: Yuny, e a tua bateria?

Editado por HugoHeisenberg
  • Votar + 1

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Pois, está muito actualizado, mas fotos nem vê -las, dahm!!!

Já agora porque é que estás a pensar trocar o substrato da ADA por sílica, alguma razão em especial?? É o amazónia que tens??

As fotos tenho de as tirar ASAP! prometo postar algo em breve mas tenho de limpar os vidros! :P

 

Em relação a troca do ADA Amazónia por sílica, é mais para experimentação e como a sílica não confere características à agua posso brincar mais livremente com os parâmetros da agua. Também reproduz melhor o habitat natural.

 

 

Grande Ricardo sempre a remar contra a maré :) eu a crescer a pala dele e ele a diminuir. Quanto a conversa de alguém ainda liga a isso ... poucos mas gostava de recuperar esses tempos . Aqui no forum conseguimos manter um histórico, um memorial que qualquer um pode acompanhar o desenvolvimento a qualquer altura, caso queira claro, coisa que se perde muito nas redes sociais. La é bom para ver fotos e tal mas para aprender e partilhar experiências é complicado. Fica tudo no vão. Vamos la arribar isso :)

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Tu cala-te! não cresces a minha pala xD o crescimento é um processo de partilha ahah Todos crescemos com os outros!

 

 

Olá, Ricardo!
Tenho pena de saber que andas sem vontade, espero que não desistas disto...
Mas é bom "ver" (as fotos, Ricardo, as fotos!!!!!) que isso vai andando para a frente e está a correr bem. Quanto aos pertensis, há imensos relatos desses pela net. Li esta semana que há quem só tenha sucesso a reproduzir essa espécie em pH na ordem de 3 ou 4...
Vai atualizando que logo animas! O feedback do pessoal às vezes faz falta para nos animar.
Já agora, quando quiseres vender qualquer coisa, manda mp que eu posso estar interessado... conforme a espécie.
Abraço


Edit: Yuny, e a tua bateria?

Hugo! A vontade é pouca sim... as fotos para breve prometo! vai seguir MP :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo hoje foi dis de mudanças cá em casa arrastar aquário para aqui e para ali . Mas a nova bateria ira ter um upgrade esta semana.

 

O Ricardo sabe bem o pouco que gosto disso hahahhaha. Novidades e um tópico novo para breve hehehe

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nós não somos esquisitos com isso, já todos vimos um pouco de algas, faz lá a vontade ao pessoal! Hahahah

Acho que fazes bem em experimentar a sílica, mas atenção ao local onde compras e testa antes de colocar no aquário porque há sítios em que vendem como sendo sílica e quando o pessoal vai a ver, não é e sobe o pH. Um dia gostava de experimentar esse substrato da ADA... Qual é a tua opinião?

 

Yuny, força com isso, e traz lá as novidades, pá! Hahahah

 

Pudesse eu ter uma bateria...

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a conversa de alguém ainda liga a isso ... poucos mas gostava de recuperar esses tempos . Aqui no forum conseguimos manter um histórico, um memorial que qualquer um pode acompanhar o desenvolvimento a qualquer altura, caso queira claro, coisa que se perde muito nas redes sociais. La é bom para ver fotos e tal mas para aprender e partilhar experiências é complicado. Fica tudo no vão. Vamos la arribar isso :)

 

É isso mesmo Yuni. O people anda todo entusiasmado com os faces e descuram um pouco os forums. Um dia que eles desapareçam vai todo um histórico de partilhas e entreajudas que fez de nós melhores aquariofilistas! E aqui não andamos a impingir a loja A ou B como vejo muito nesses grupos o que me entristece. Bora lá animar e partilhar as nossas montagens! A começar por ti Ricardo, se preciso também se vai aí bater umas chapas ;)

Grande abraço malta.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

É isso mesmo Yuni. O people anda todo entusiasmado com os faces e descuram um pouco os forums. Um dia que eles desapareçam vai todo um histórico de partilhas e entreajudas que fez de nós melhores aquariofilistas! E aqui não andamos a impingir a loja A ou B como vejo muito nesses grupos o que me entristece. Bora lá animar e partilhar as nossas montagens! A começar por ti Ricardo, se preciso também se vai aí bater umas chapas ;)

Grande abraço malta.

Nem mais António, cabe a nos que migramos voltarmos a enraizar essa vontade de partilha e entre ajuda.

 

Ricardo esta a abusar. Nada de fotos.

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nós não somos esquisitos com isso, já todos vimos um pouco de algas, faz lá a vontade ao pessoal! Hahahah

Acho que fazes bem em experimentar a sílica, mas atenção ao local onde compras e testa antes de colocar no aquário porque há sítios em que vendem como sendo sílica e quando o pessoal vai a ver, não é e sobe o pH. Um dia gostava de experimentar esse substrato da ADA... Qual é a tua opinião?

 

Yuny, força com isso, e traz lá as novidades, pá! Hahahah

 

Pudesse eu ter uma bateria...

Tenho duas Hugo hehehe ganhei

 

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...