Aquário 120L - Início


rfrancisco

Recommended Posts

Olá a todos,

Sou o Francisco e estou a tentar construir o meu primeiro aquário de água doce.

Já ando por aqui em leituras há algum tempo, a tentar absorver o máximo de informação possível por forma a tirar todas as minhas dúvidas e ter a certeza do que estou a fazer, mas nunca se cabe tudo…
Neste momento o meu setup é o seguinte:

Aquário: 100x40x30 (LxAxP)
Filtro externo: Sicce ADV 500
Aquecedor: 200W
Iluminação: Fitas de leds RGB (DIY) em fase de teste.
Substracto fértil: Fluval Stratum
Substracto inerte: Scalare areião escuro 1-2mm

Flora:
- 2x Anubias

Fauna:
- Terei alguns guppys que serão oferecidos e para o início, enquanto não consolido bem a “coisa” vou ficar por aí.

Questões:
O filtro que comprei é usado e veio assim:

5a7e02ae-7f66-4d7b-85f0-b13db493dea5_zps

Vou comprar as cerâmicas (é assim que se chamam, certo?) para colocar no meio (no copo), Comprei umas 3DM Nuggets para colocar no copo do meio, mas o primeiro compartimento tem espaço para mais uma esponja por cima da esponja amarela, devo comprar mais alguma coisa ou fica assim?
Neste momento está, de baixo para cima: (1º compartimento) esponja amarela, (2º compartimento) esponja azul e no centro vai levar então as cerâmicas.

Limpeza do filtro:
Aqui ainda não entendi bem se limpo o filtro todo e os componentes filtrantes ou não e qual a periodicidade, a cada TPA?

Neste momento tenho apenas duas plantas, ainda me faltam as pedras, devem ser xisto, em princípio, a esposa qure meter um barco no centro, eu não estava para aí virado, mas parece que vai ter de ser :sleep:

Já tenho o substracto e a areia no aquário com as anubias (ainda nos vasos) e meio de água, tive um problema com um dos encaixes do filtro mas espero resolver isso hoje para começar a trabalhar (RESOLVIDO), depois actualizo com fotos.

DSC_002022_zps7576e275.jpg

Conselhos são bem vindos.

Obrigado!

EDIT: Adicionar fotos e specs dos materiais utilizados.

EDIT2: Correcções ortográficas.

Editado por rfrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola e boa sorte com o teu projecto, tambem estou a iniciar 1, nao vou fazer grandes comentarios porque deixo isso para os mais entendidos, tens que fazer o ciclo do aquario. eu gosto de guppys, sao resistentes e a criaçao e facil. boa sorte abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

ola e boa sorte com o teu projecto, tambem estou a iniciar 1, nao vou fazer grandes comentarios porque deixo isso para os mais entendidos, tens que fazer o ciclo do aquario. eu gosto de guppys, sao resistentes e a criaçao e facil. boa sorte abraço

 

Já tenho o filtro a circular a água, agora ainda tenho de comprar os testes...

 

Boa sorte! finge que te esqueceste do barco ;)

 

Matava-me antes de por os peixes no aquário! :kissroadkill:

Editado por rfrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas no bom caminho. Mas para fazeres o ciclo acho que deves meter 1 ou 2 peixes mas mais uma vez deixo que alguem mais experiente comente. Ou tens aqui no foram a explicar mas ja deves saber disso. Vai pondo fotos a medida que avances para podermos ver o teu trabalho. Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, pela ideia com que fiquei, tenho que ter a água a circular algum tempo e depois começar a deitar um pouco de comida, para que a decomposição da comida crie amónia, depois nitritos e por fim nitratos, efectuar uma TPA e só depois é que devo meter um peixe para testar, corrijam-me se estiver enganado.

 

No entanto enquanto não tiver os testes para fazer não consigo controlar a qualidade da água.

 

Há quem adicione produtos tipo Aquasafe, vale a pena, ou nem por isso?

 

Vou ver se termino a decoração e entretanto vai circulando a água e ainda tenho de acabar de encher o aquário.

 

Obrigado pelas sugestões.

 

 

Ninguém quer dar uma ajudinha!? :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tudo bem bem vindo ao mundo da aquariofilia vou dar aqui alguns pontos.

 

- pela foto que mostras parece me que tens pouco areão .

- as plantas tens de as tirar desses vazinhos.

- as luz que tens atualmente parece me ser insuficiente.

- o aquasefe e deitar dinheiro fora arranjas garrafões e enches para a agua ficar a repousar.

- o barco isso são gostos :)

- esse aquario era bom para um iwagumi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tudo bem bem vindo ao mundo da aquariofilia vou dar aqui alguns pontos.

 

- pela foto que mostras parece me que tens pouco areão .

- as plantas tens de as tirar desses vazinhos.

- as luz que tens atualmente parece me ser insuficiente.

- o aquasefe e deitar dinheiro fora arranjas garrafões e enches para a agua ficar a repousar.

- o barco isso são gostos :)

- esse aquario era bom para um iwagumi

 

- Pouco areão? Alguma medida de referência ou é a olho?

- As plantas são para tirar dos vasos mas como ainda não adicionei o resto da decoração ainda não decidi como vou fazer, no substracto ou em algum objecto ou pedra, amanhã já devo ter as pedras para experimentar.

- A iluminação realmente parece-me pouca mas ainda falta colocar mais duas fitas de leds, passará para o dobro, depois agradeço nova avaliação :smile2:

- Quanto ao aquasafe, obrigado pela opinião!

- Estive a ver o iwagumi e parece engraçado, mas o barco já cá está, pode ser que numa remodelação futura. :tongue:

 

Agradeço imenso a ajuda e os comentários :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, e antes de mais bem vindo a este mundo da aquariofilia.

 

Concordo com o que disse o Ricardo_Costa,

 

Quanto ao areão se não é para pôr plantas mt exigentes, como as anubias, põe cerca de 4 a 5 cm.

Podes colocar as anibias nuns troncos e sempre daria um aspeto diferente ao aquario.

Quanto à introdução dos peixes, tens deixar fazer o ciclo, ou seja, a agua do teu aqua irá estabilizar, em média ao fim de umas 4 semanas, onde irá ocorrer um pico de amónia, e depois está pronto a serem colocados os peixes, antes disso estás sujeito a que eles morram nesse pico., ao fim de umas 3 semanas podes colocar aí uns limpa vidros que ajudam na limpesa de algas indesejadas.

Quanto à iluminação, eu não posso falar mt nos sistemas led, mas para manteres plantas, se é isso que pensas, não irás ser bem sucedido com esse sistema, mais uma vez falo apenas pela experiência que adquiri.

 

espero ter ajudado

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Francisco,

 

 

Pelo que me parece tens pouco substrato, tanto fértil como inerte, para as plantas se agarrarem. Eu uso cerca de 6Kg de substrato fértil e 10Kg de inerte para dar boas raizes às plantas, mas p ideal é teres cerca de 3 a 5cm de substrato.

 

Para o filtro, se tiveres espaço, podes usar lã de vidro, é barata, resistente e é um bom filtrante. Pelo que vi, o teu filtro vai fazer cerca de 400/500L/h, tem em conta que um bom filtro externo deve fazer 5 a 10x a capacidade do aquário, mas nada alarmante, já usei filtros com caudal menor que o teu e não tive grandes stresses, tens é de fazer TPAs com mais frequência (25%-30% ou até um bocado mais, por semana deve ser suficiente), no filtro tens de lavar as matérias filtrantes sempre com a água das TPAs para não matares as bactérias (a água da torneira mata as bactérias que estiveste a ciclar).

 

As Anubias apesar de serem plantas de baixa manuntenção não me parece que as fitas de LED sejam suficientes (e as cores são mais para puxar a cor dos peixes do que para as plantas, as plantas precisam de luz branca).

Se pretendes um plantado ou ter mais umas plantas tem em conta que precisas de mais luz. Existe uma escala bem mais fiável que a dos Watts/Litro que é a dos Lumens/Litro. Verifica quantos Lumens emitem os teus LEDs e tem em conte que precisas, no mínimo, 25-30Lm/l, sendo o ideal 50< Lm/l.

 

Os acondicionadores de água são bastante importantes (a remoção do cloro e outros componentes é essencial, visto que é nocivo para os peixes) e o Aquasafe da tetra é bom, mas num aquário de 120L acaba por se gastar muito rápido (eu tenho 2 aquários de 120L e deixei de usar Aquasafe e comecei a usar Seachem Prime que dura 3 ou 4x mais porque trata cerca de 4L com duas gotas).

 

Em relação as pedras que queiras colocar no aquário, tem apenas atenção se são calcárias ou não.

 

 

Boa sorte e cumprimentos,

 

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Obrigado pelos comentários.

 

Vou então comprar mais substracto inerte e adicionar, quanto ao substracto fértil, vou verificar a altura que tenho porque sei que este ficou mais alto mas em declive em relação ao inerte e se for necessário adicionar mais então. Ficou assim porque na altura que me venderam o substracto da fluval disseram que seria suficiente para este aquário.

 

 

Relativamente aos Limpa Vidros, têm alguma recomendação? Ficaram de me arranjar uns caracóis mas não sei a "marca" :rolleyes:

 

Quanto à iluminação, vou tentar saber de quantos lumens são e fazer o cálculo como recomendado.

A ideia dos leds RGB não tem a ver com as várias cores possíveis, a ideia é manter a iluminação branca, a única coisa que penso fazer é um fade on e fade off na altura de ligar e desligar a iluminação e talvez um efeito moon light mais tarde.
Já agora, quantas horas devo ter a iluminação ligada? 7/8horas e qual o melhor período do dia para isso?

 

As pedras são de xisto e já estão a caminho de casa biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tudo bem vê ai como tenho a altura do meu substrato

Sim, tens bem mais substracto mas também tens mais plantas... Vou tratar disso assim que possível, obrigado!

 

 

Fica um update do trabalho feito hoje, tenho ideia de meter algumas plantas por trás do barco mas não consigo decidir que espécie... aguardo opiniões!

 

DSC_0025_zps6debe052.jpg

 

DSC_0026_zps64c77dac.jpg

 

DSC_0027_zps09114dd8.jpg

 

Abraço,

Editado por rfrancisco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpa vidros tens várias opções. Tem caracóis, neritinas, planorbis ou physas (cuidado com os últimos dois, podem ser pragas!) e depois tens peixes. Os ottocinclus são muito pacíficos e bons trabalhadores, mas precisam de andar em grupo e depois tens também os CAE ou talvez as Sewellias que também comem algas dos vidros.

 

Cumprimentos,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para limpa vidros tens várias opções. Tem caracóis, neritinas, planorbis ou physas (cuidado com os últimos dois, podem ser pragas!) e depois tens peixes. Os ottocinclus são muito pacíficos e bons trabalhadores, mas precisam de andar em grupo e depois tens também os CAE ou talvez as Sewellias que também comem algas dos vidros.

 

Cumprimentos,

Pedro Gomes

 

Olá Pedro,

 

Obrigado pelas dicas, vou investigar as recomendações.

 

Outro assunto:

Tem estado bastante calor aqui pela zona sul do país, então a água do aquário anda sempre entre os 28 e 30ºC, isto pode ser um problema?

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o aquário não tiver fauna, não me parece que seja problema, apesar de as plantas se darem melhor em temperaturas mais baixas. Quando tiveres fauna a temperatura de rondar os 25 ou 26ºC. Sabendo que a temperatura anda por esses numeros, deliga o termostato, se já não o fizeste. Se por essa altura na temperatura não baixar, podes colocar uma ventoinha perto do aquário ou retirar ou abrir as tampas do mesmo.

 

Cumprimentos,

Pedro Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o aquário não tiver fauna, não me parece que seja problema, apesar de as plantas se darem melhor em temperaturas mais baixas. Quando tiveres fauna a temperatura de rondar os 25 ou 26ºC. Sabendo que a temperatura anda por esses numeros, deliga o termostato, se já não o fizeste. Se por essa altura na temperatura não baixar, podes colocar uma ventoinha perto do aquário ou retirar ou abrir as tampas do mesmo.

 

Cumprimentos,

Pedro Gomes

 

Pois a ideia é ter fauna e por isso a preocupação com a temperatura :/

Há algum exemplo de ventoinha ou qualquer uma serve?

 

Obrigado.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres uma ventoinha normal, podes exprimentar apontá-la ao aquário e ver se diminui a temperatura. Já tens as tampas abertas?

 

Pedro Gomes

 

Sim tenho uma tampa fora e o aquecedor nunca liguei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom depois de tanto tempo, venho redimir-me :) e actualizar o tópico.

 

Ainda em Agosto, introduzi os primeiros habitantes do aquário, 10 guppys (5 fêmeas e 5 machos) + 2 ampulárias douradas (todos oferecidos).

DSC_0104NEF_zps479c4a0b.jpg

 

DSC_0118NEF_zpsa0afdb1a.jpg

 

No final de Setembro, visto que as o ambiente no aquário parece ir direitinho adicionei mais duas corydoras plateaus.

 

DSC_0106NEF_zpsfea960eb.jpg

Acabei por não alterar muito mais o layout, ainda, porque não encontrei as plantas que queria a um preço que considere razoável.

Em relação à fauna, aparentemente está tudo a correr bem, tenho feito as TPA's +/- todas as semanas, a água continua limpinha e o PH anda nos 7,4, mais coisa menos coisa.

 

E por agora é tudo!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas reparei que tens uma anubia enterrada!?

nao sei bem se e anubia mas se for elas nao gostao de estar enterradas no substrato

de restos estas no bom caminho e poe plantas e mais plantas pois tem muito espaço

boa sorte

cumps


em relaçao as plantas esta a vontade comprares aqui pelo site aos outros membros e tudo gente boa e que gostamos todos do mesmo ...

cumps

joao a.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente as anubias não devem ser enterradas, vou ter que corrigir esta questão.

Esqueci-me de referir na resposta anterior que já houve desenvolvimentos numéricos no aquário, já passam de mais de dez alevinos de guppy, realmente esta espécie reproduz-se com MUITA facilidade. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.