Caracol/Búzio é este?


Raiquiis

Recommended Posts

Boas,

 

Hoje encontrei este caracol que se parece com um búzio no aquário, tem cerca de 5mm de comprimento e é único(até agora não vi mais nenhum) no aquário. Só tenho muito planorbis...

 

Devo deixar ficar ou tiro-o?

 

6i73t1.jpg

2dc5mdk.jpg

9fmexf.jpg

23hab8g.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parece-me uma Physa

Procria bastante, mas não é nocivo.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As Physas não comem plantas novas,mas sim plantas velhas,e podres,comem

algumas algas,e restos de comer dos peixes,se não houver muito comer dos

peixes,elas não se Procriam muito.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu adoro esses caracóis dão muitas informações sobre o nosso aquário, se vêm ao cimo a água não está nas melhores condições se por outro lado se reproduzem muito temos muita comida e tb servem de comida para as helenas, além disso tb tratam da limpeza a maneira deles (restos de comida) e dão uma reviravolta ao substrato (oxigenação do ambiente criador de bactérias)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apenas mantenho physas no filtro e sim, aí as physas são boas, mas mesmo aí prefiro melanoides, pois nas limpezas as physas, como são verdadeiros caracois (respiram ar), fogem do filtro. De qualquer forma, mantenho as duas especies. Os melanoides são um género de caramujos de água doce (respiram debaixo de água) e mantem-se sempre dentro.

 

O não terem forma de controlo torna-se um problema, caso não tenhamos predadores. Isto é um problema das physas, melanoides e planorbis. Prefiro de longe tylomelanias e ampularias, respiram debaixo de água, e de verdade vão dizer se há algum problema na água, algo que as physas não irão porque respiram ar, logo não penso ser verdade o que diz o josé. Além de tylos e ampularias dão reproduzir, mas mantemos sempre o controlo do aquário. Agora é claro, são coisas diferentes, uns são de graça e os outros não.

 

Nem sequer ponho physas com ampularias ou tylos, pois roubariam os recursos para o crescimento saudavel desses, além disso as physas não são bonitas. Mas também não acho as physas um problema no aquário, nunca retirei, sempre mantive. Apenas já não meto physas, melanoides e planorbis com ampulárias ou tylos, a companhia ideal destes ultimos são peixes de cardume ou camaroes e não caracois-praga.

Editado por Quo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais