Aqua 96lts - Projeto DIY


Pedro Luis_8010

Recommended Posts

Boas noites,

 

Por motivos vários decidi mudar a fauna!

 

5 ancistrus

3 guppys

10 molly dourada

 

Queria acrescentar 3 ou 4 corydoras, talvez as aeneus ou paleatus

 

Que acham?

 

Vera, continuo à espera das dicas para as pedras!

 

Também já comprei um tronco (depois posto a foto)

 

Onde devo plantar o musgo, nas pedras ou no tronco?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

O que acho...

Eu limpava esses restos de comida eu só estragam a água e retirava a maternidade pois terás muito tempo para criar guppies e é melhor em aqua separado. caso os pretendas alimentar, à falta de melhor existem flocos mais pequenos que poderás utilizar.

Dava jeito ter umas plantas para melhorar a água, controlar as algas e os alevins ainda tinham um sítio para se esconderem.

Força!

AR

Editado por Alfrareef
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Alfrareef as plantas ajudam na mehoria da qualidade da água, mas se gostas assim... Quanto á maternidade deves colocar apenas para a fêmea parir e depois retirar a fêmea. Os alevins que tens dentro da maternidade podes soltá-los porque já têm tamanho suficiente. O musgo não é o suficiente para servir de refugio aos alevins dado serem peixes que gostam de nadar mais ao cimo da água. Ora plantas com folhas grandes que cheguem ao topo ou então valisnérias serão o ideal. Em todas as minhas criações de Guppies, Mollies e até mesmo Platys sempre usei valisnérias para refugio e mesmo sem utilizar a maternidade. Os que sobreviviam eram de certeza peixes mais aptos. Também comecei por usar a maternidade mas ao fim de um tempo comecei a gostar mais de ver a natureza em acção e a fazer a sua "selecção natural".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alfrareef e brunofasoares

 

Logo após colocar este vídeo no fórum decidi soltar a guppy (que a mãe dos alevins já estava solta e nem deu à luz na maternidade)

Apanhei os alevins e coloque na maternidade porque tive de introduzir as mollys (11), e estava mesmo a ver o banquete que ia ser e como foi a primeira postura do meu aquario eu gostava que ela vingasse!

A outra guppy já anda à solta, e é como vocês dizem, os que vingarem serão certamente os melhores exemplares!

 

Bruno os alevins só tem 5 dias, achas boa ideia soltar já?

 

Quanto às plantas eu não queria verdes lá dentro, mas por causa dos benefícios que vocês falam é que introduzi musgo e vou colocar um pé de outra planta (a descrita na fauna)

 

Bruno essa que falas não conheço (em boa verdade não conheço quase nenhuma) mas vou pesquisar e talvez adquira!! Obrigado pela ideia!

 

Alfra a comida na maternidade tinha sido dada à pouco tempo, por isso é que estava assim, e tinha sido dada para as duas guppys (pois ainda coloquei a outra também à espera que ela ainda desse mais alevins, uma vez que só surgiram 8, pouco para o que é normal numa guppy), dia sim dia não aspiro o fundo do Aqua e da maternidade, fiz dois sifões para esse efeito, e tenho o outro que comprei para os TPAs semanais.

 

Obrigado e abraços

Editado por Pedro Luis_8010
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bastante fáceis de manter. No meu aquário de reprodução apenas tinha musgos, anubias e valisnérias sempre sem substrato nem injecção de CO2. Apenas TPA´s regulares e um bom sistema de filtragem que na minha opinião são fundamentais.

Em relação aos alevins já me parecem suficientemente grandes mas podes esperar mais 2 ou 3 dias sem problema.

Não sei se utilizas, mas uma comida própria para alevins, qualquer uma que se chame baby food é apropriada, seria óptimo. Talvez da Tetra por exemplo.

Editado por brunofasoares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São bastante fáceis de manter. No meu aquário de reprodução apenas tinha musgos, anubias e valisnérias sempre sem substrato nem injecção de CO2. Apenas TPA´s regulares e um bom sistema de filtragem que na minha opinião são fundamentais.

E não queres arranjar-me um ou dois pés dessa planta?:)

Eu não quero fazer criação, até estou a ponderar meter um escalar para controlar isso, a reprodução eventualmente será apenas para ir mantendo o número de habitantes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres um escalar, com essa quantidade mollys e guppies não vais necessitar de o alimentar.... artificialmente.

Tive em tempos uns escalares que ajudavam nos partos. Por vezes só pareciam parteiras a aspirar os alevins... e estavam gordinhos... ;)

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se meteres um escalar, com essa quantidade mollys e guppies não vais necessitar de o alimentar.... artificialmente.

Tive em tempos uns escalares que ajudavam nos partos. Por vezes só pareciam parteiras a aspirar os alevins... e estavam gordinhos... ;)

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

 

Agora fizeste-me dar uma valente gargalhada!

 

E o objetivo será mesmo esse, se com esta relação macho/fêmeas isso começar a descambar lá terei de arranjar um casal de "parteiras"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho. De momento apenas tenho aquários para reprodução de camarões (4 para ser mais exacto) e como sempre anubias, musgos e fetos de java não faltam. Apenas estas porque não é necessário andar sempre a mexer dentro do aquário dado que crescem devagar.

Também tinha um casal de escalares num dos meus aquários onde tinha guppies e não conseguiam apanhar os suficientes para controlar a população.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites,

 

Por motivos vários decidi mudar a fauna!

 

5 ancistrus

3 guppys

10 molly dourada

 

Queria acrescentar 3 ou 4 corydoras, talvez as aeneus ou paleatus

 

Que acham?

 

Vera, continuo à espera das dicas para as pedras!

 

Também já comprei um tronco (depois posto a foto)

 

Onde devo plantar o musgo, nas pedras ou no tronco?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

 

Queres dicas para as pedras em que sentido?? Nesse aspecto até já te dei a minha opinião.

 

A colocares corydoras coloca um mínimo de 5 por cada espécie, as dimensões do aqua suportam na boa. Ou então escolhe a espécie que mais gostas e aposta nessa, um cardume de cerca de 10/ 11 corys é logo outra coisa, a nível de comportamento e muito mais interessante de se ver, á que não esquecer que corys são peixes de cardume e um cardume para se chamar cardume são 5 ou mais de cinco espécimes.

 

Quanto a misturar vivíparos com ciclideos, não sou apologista, por vários motivos, neste caso principalmente por causa dos guppys, que têm as caudas mais vistosas, o mais certo é ficarem ratadas, muito menos dois (e se te calha ser um casal e houver alguma postura, tornam-se muito mais territoriais e agressivos para com os restantes companheiros, causando-lhes até stress que provoca também doenças e a morte dos mesmos). Escalares crescem bastante e não são adequados para as dimensões do teu aquário, nomeadamente na altura deste.

 

Quanto a plantas tens várias low-teck, que não precisam de "grandes" substratos nem de CO2, como por exemplo, todos os tipos de anúbia e valisnérias; Elódias, cabombas, ceratophyllum demersum ; Musgos e fetos de java. Tudo plantas bem fáceis para principiantes, que não requerem grandes cuidados. E plantas os peixes agradecem, por todos os motivos.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Plantas bastante fáceis e que são sempre uma boa adição em qualquer aquário, são anubias, fetos e musgos para agarrar a troncos, ou então Cryptocorynes, Lotus entre outras que nem me estou a lembrar agora.

Pesquisa no site da Tropica. Tem muita variedade e muita informação. É muito útil mesmo. É onde costumo ir ver primeiro quando quero alguma informação.

Qualquer dúvida é só dizeres.

Como costumo dizer sempre, devagar se vai ao longe.

 

 

http://tropica.com/en

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.