Projecto de um mundo submerso!


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Ficou a 8 quando testei novamente mas isto foi nas panas das rochas, mas após 48 horas de estabilidade eu coloquei-as numa pana maior e tao seladas com pelicula aderente até Domingo, possivelmente mais que metade vai ficar de fora lol, ficam de reserva para um futuro aquário, talvez um de quarentena que tenho pensado fazer :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda mais com o CO2, não me preocupo "ainda" com isto :)

Costumas fazer testes de dureza nas nossas águas?
Lá o dono da loja disse-me para nao me preocupar pois a nossa é macia e nao constitui problemas para a flora e fauna que quero colocar, mas meter esta variável de lado deixa-me desconfortável

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em resposta ao Paulo SS Conceição, eu estou a seguir este blog Urban Aquaria, ele tambem recomenda apenas esguichar agua até ficar humido e todos dias ir controlando para nao secar nem para empapar a água :)

 

 

Apesar do desafio, ou talvez por ser um desafio novo, estou bem empolgado em começar isto!

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que apenas vou ter vasos de Cubas daqui a 2 semanas, já que o fornecedor da loja não as tem ainda, até lá preciso de tirar umas dúvidas sobre o substrato e o areão,

 

Coloquei o Layout no primeiro post e respectiva legenda,

Se quiserem um curso intensivo de Paint, falem comigo que preciso de um :P

 

Espero o layout ser compreensivel, pois é o que me tem sempre vindo á cabeça e a minha companheira aprova,

 

As dúvidas por agora são sobre as dimensões do substrato e areão,

A Cuba aguenta-se com substrato alto e areão baixo?

Ta-me a fazer confusão o facto de ela ser uma planta pequena e não a uero dificultar a enrraizar por ter o areão(preto) alto,

 

Pergunto isto pois mesmo pesquisando, nao encontro resposta que me tire a dúvida.

 

Fora isto, e como pretendo colocar peixe que limpe o fundo, será o Cory um problema mesmo tendo sitios descobertos para remexer o fundo?(nem sei se os corys realmente limpam alguma coisa pelo que já vi, eles apenas remexem o fundo e a porcaria que engolem ,expelem pelas guelras lol)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que és o mestre do paint!!! :wacko:

 

Não percebi a tua dívida do areão baixo com o substrato alto

 

Sim a cuba é uma planta muito pequena, o que pode acontecer nos primeiros dias tal como me aconteceu, é um pé ou outro soltar-se do substrato e teres que voltar a plantar.

 

A meu ver a cory só remexe o fundo, quando montares o hardscape separa bem a areia branca do areão porque, aquela areia branca vai ser festa para as corys.

 

Para limpeza do fundo aconselho-te as cobras kuhlii http://www.aquahobby.com/gallery/b_kuhli.php a Éfish costuma ter...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prnto entao pergunto assim :

 

Posso misturar o substrato fertil com o inerte e fazer apenas uma camada de poucos milimetros em cima apenas para evitar que o substrato suje a agua?

 

É que pelo que tenho visto, nao consigo saber a altura que tenho de meter de substrato pois nao sei as exigencias das plantas que tenho em termos de profundidade de substrato para criarem raizes :/

 

Epa a cobra ate é engracadinha :D

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não podes misturar os substratos, o substrato fertil não deve estar em contacto com a coluna d'água!

 

Colocas primeiro uma camada de substrato fertil (1 a 2cm alt) podes até colocá-lo só nas zonas onde pretendes ter as plantas, ou seja no sítio onde tens a areia não necessita de substrato.

 

O substrato inerte (3 a 4 cm de altura é o sufeciente) mas isto depende do layout que pretendes, convém fazer um declive sempre dá aquela sensação de profundidade e fica mais bonito e natural e, assim já não parece um campo de futebol...

 

No meu caso coloquei uma camada de 2 cm de fértil, de inerte tenho uns 4a 5cm á frente e 10 atrás, entre os dois substratos tenho uma rede (tipo saca de batatas) para que um dia queira desmontar não há misturas de substratos...

Editado por Marco P. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois era isto mesmo que tinha a dúvida :)

Ia mesmo fazer um efeito de bacia, em que a zona de areia branca e da Cuba iam estar baixas e o restante ia envolver,

 

Não sei como vou separar a areia do areao lol, so se for com uma barreira ds pedrinhas ornamentais, que até pensando assim, nem fica mau :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim convém separar a areia do substrato com uma barreira de pedras, podes até depois plantar uma planta rasteira junto às pedras, depois de crescerem cobrem algumas das pedras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens-me dado belas ideias :)

 

Antevendo as coisas, se calhar não é boa ideia ter a parte trazeira muito alta senao as Echinodorus vão ficar com as folhas a flutuar na água..

Posso enterra-las até as raizes estarem em contacto com o substrato fértil?
Assim elas ficavam apenas 2 cm acima do chão ficando com uns 25cm para crescerem..

 

 

Ou isso ou colocava as Rosanervig como planta de fundo, mas não queria la muito isso não :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não sou fã das echinodorus, acho que crescem muito e tapam a luz às outras plantas, prefiro as rosanerving, embora podias fazer uma moita com rotalla rotunfolia green...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A echi está no fundo por esta mesma razao, visto que a calha iria ficar na parte da frente para dar luz á mais exigentes,

Sendo assim, se fosse como penso, a echi não iria roubar luz pois ela estava mais isolada :)

Gosto da echi pois é do tipo de planta que vejo como fundo de aquario, o problema com estas plantas é sao todas enormes lol

 

A rotala estve nos meus planos mas não gosto assim tanto da forma dela, é só mesmo devido a preferencias :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um assunto que tenho ainda de pesquisar, sobre as podas das 4 plantas que vou colocar,

 

É cómico, toda a vida minha mae me ralhava para cuidar do quintal mas nunca me interessei, e agora vou fazer um pequeno jardim mais dificil que o de casa :)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos começar hoje a montar o hardscape :)

Mas relendo este tópico, fiquei na dúvida,

 

O Marco P. Silva disse no inicio que o areão que tenho parecia muito grosso, e realmente a granulogia do areão mais claro varia, entre 5mm a 1 cm nas pedras maiores, sendo a maioria entre os 4 a 6 mm penso,

 

Para o tapete de hemianthus "Cuba", vou usar o areao preto (areao como quem diz pois aquilo parece-me rocha triturada), que medi e tem entre 5-6mm,

 

A questão é se a Rosarving e a Bleheri podem ser enterradas pelo areao até estarem na profundidade de contacto com o substrato fertil?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom primeira pedra do caminho posta :)

 

Custou um bocado principalmente endireitar a gruta de modo a não parecer um monte de pedras e sim como uma gruta,

 

Em termos de espaço, está mais limitado que na folha obviamente mas ainda dá para a ideia principal,

 

Fiz de forma em declive o melhor que consegui, estando 7-8cm de substrato na traseira e 3cm á frente.

 

Substrato fértil em toda a zona menos no areal branco, e está a uns 2 cm de altura, dentro da gruta está a 1 cm se tanto.

 

Espero, e rezo para que seja suficiente para as raizes das plantas serem fortes e terem espaço suficiente, especialmente a Cuba pois a parte preta é toda dela,

 

 

O filtro vai ter a saida da agua limpa em cima onde está o termostato e a entrada de agua suja no canto esquerdo, espero fazer uma boa movimentaçao assim.

 

Se eu pusesse 10cm de substratos, ficava com muito pouco espaço para a água, por isto espero que seja suficiente,

 

Tive em atenção a forma como coloquei as rochas, espero estar conforme o plano em triangulo

 

 

A tampa foi posta para evitar poeiras la dentro e fungos, pois a parede tem no rodapé uns fungos a tirar a tinta, estilo mofo, espero nao contagiar o aquario!

 

Tenho á volta de 22cm úteis para plantar as plantas de fundo, por isto acho que a Echinodorus bleheri vai ser demasiado grande...Talvez vá pelas Echinodorus quadricostatus? :/

 

Uma dúvida : quando estiver a enrraizar a Cuba, estando a tampa fechada para o efeito de estufa, e a calha de Leds lá dentro, ha algum perigo da humidade dar cabo do circuito?

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago!

 

Na minha opinião penso que falta areão inerte por cima do fertil. É que pelo o que vi tens mais ou menos 50-50 (2cm de fertil e 2 cm de inerte), pelo sim, pelo não eu aumentaria a camada por cima. É que um gajo com a manutenção do aqua acaba sempre por remexer onde não se deve, e acaba sempre mal. Quanto á cuba, vai dar-te uma trabalheira para planta-la e para a fazer crescer... se fosse a ti optaria por outro tipo de planta.

 

 

cumprimentos

Kévin silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem fiquei com esta impressão,

na parte de trás tenho muito mais inerte que fértil, mas na parte preta, tem menos por causa do declive e entretanto faltou areão :/

 

Estou decidido a criar Cubas, apenas desisto se realmente não conseguir :)

 

Mas mesmo devido ás cubas, coloquei pouco inerte negro porque tá-me a fazer confusao em como é que elas vao criar raizes se nao estiverem em contacto com o substrato fértil :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, as plantas criam raizes mesmo sem estar em contacto com qualquer substrato, mais tarde irás ver nas tuas hygrophilas. Quanto ao comprimento das raizes (se conseguem ou não chegar ao fertil) em principio não há problema. Eu quando desenterrei as minhas cryptocorynes tinha raizes com uns 50 cm. O problema que poderás encontrar é na granulometria do substrato (e não na altura) pois para a cuba convém ter algo mais fino. Não te esqueças do CO2, é que precisas de no minimo DIY CO2. Informa-te neste blog: http://aquatic-art.blogspot.pt/search/label/2ft%20-%20Miracle

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lê o meu tópico e verás que já tenho isto controlado :)

Referente á granulometria, o cascalho preto tem uns 3-4mm, pelo que li, é uma boa medida :)

Amanha vou meter mais cascalho em tudo para mais 2 cm de altura, principalmente na frente :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias colocar mais algumas pedras a separar a areia branca do restante, ou seja deixar as pedras 1cm ou 2 mais altas, assim as corys já podem chafurdar à vontade na areia sem misturar o substrato com o areia.

 

Mudava o aquecedor para o outro canto só para poder ficar na vertical.

 

O termómetro colocava-o num dos vidros laterais.

 

Colocava também um fundo no vidro traseiro, o representante da Sera, tem uns fundos em formato 3D, além de serem bonitos são caros mas, um aquariofilista dedicado como tu não deve olhar para os preços, também têm em vinil preto igual ao meu biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

De resto está bonito, é começar a plantar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.