Ajuda com beta anorético


Ana Neto

Recommended Posts

Olá a todos!

 

 

Tive um post inicial de apresentação relativo a um aquário de 10 litros para um único betta macho.

 

Com toda a ajuda que recebi passo a descrever...

 

Na realidade deve ter cerca de 9 litros (devido ao volume de substrato)

 

Ciclagem durante 3 semanas. Coloquei substrato e um feto de java que distribui em duas zonas no aquário, alguma gravilha em torno das plantas.

 

Tenho filtro interno T-200 e termostato (que tem estado desligado, porque a temperatura da água é de 27 graus e chegou a estar a 28 graus).

 

O ph esteve neutro na ciclagem mas derrapou para os 6,4 (à volta disso, tenho dificuldade em entender as cores do JBL, mas neutro não está)

 

GH (dureza total) no teste da JBL está tudo a azul isto é <3ºd (!!!!)

 

KH está entre 0ºd e 3ºd

 

Nitritos 0

 

Nitratos 0

 

Estes são os valores. Fui buscar o betta na quarta feira...comeu no dia seguinte um pouco mas desde então não comeu mais. Nos primeiros dias esteve muito parado, mas parecia estar a descansar....só ontem à tarde (sexta) se mostrou ambientado ao aquário e nada bastante explorando todas as zonas.

 

No entanto, o problema é que apenas comeu na quinta de manhã e até hoje não mais comeu...já tentei ração, flocos, artemia congelada e larvas liofilizadas. Já não sei mais o que fazer...

 

De aspeto não aparenta doenças..nem pontos brancos nem barbatanas rasgadas e movimenta-se normalmente com bastante atividade.

 

Sei que o betta gosta de ph neutro, será isso?

 

Agradeço a vossa ajuda....tudo tenho feito para não evitar erros de principiante mas às vezes nem isso chega :(

 

(foto do aquário em baixo)

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que é um crown tail...ainda é pequeno.

Aproveito para dizer que continua sem comer...tenho de retirar a comida da agua após as tentativas que faço...apesar de tudo o peixe está ativo...o que poderá ser isto?

 

 

a sério? não devem estar enterrados?

na loja não me souberam dizer se era feto de java muito menos qualquer indicação de como colocar no substrato...então como faço? eles têm raízes, retiro do substrato e prendo a uma pedra? Lol nem precisava de substrato...na loja não sabem nada...obrigada bringer

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode ainda ser habituação do bicho.

 

Tem calma que ele vai lá.

 

Mas espera pelos pro's dos Bettas.

 

É sempre bom teres substrato, primeiro porque fica mais natural e segundo podes querer por mais plantas um dia.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Gonçalo...de facto o único comportamento estranho é não comer....esperemos que seja isso! :)

 

Ainda acrescento que está a fazer algumas bolhinhas junto aos vidros lateralmente....

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo pouco que se percebe na foto, ele parece ser um Red VeilTail.

Quanto às bolhas, é sinal que está apto a reproduzir e já está a preparar ninho, a causa disso deriva também da temperatura, 27º é a temperatura para reprodução, para o "dia-a-dia" a temperatura deve rondar os 24-25º, se o manteres à temperatura de 26º ou mais, o metabolismo dele irá acelerar e fazer com que dure menos tempo devido ao desgaste.

 

Quanto ao não se alimentar, não é normal mesmo eles passarem tanto tempo sem comer(tirando na altura da reprodução que ficam cerca de 5 dias sem comer).
Como já referistes, ele não aparenta sinais de doenças(podemos descartar isso por enquanto), mas para prevenção coloca umas pedrinhas de sal na água(pode ser sal grosso de cozinha), e se possível tenta arranjar umas folhas de amendoeira que são excelentes para prevenir muitas doenças.

Quanto à luz, mantens a luz acesa todo o dia? O betta é peixe de águas turvas, ou seja, gosta de "meia-luz", luz forte irá stressar o betta(repara que ele está na parte mais escura do aqua na foto).

 

Qualquer questão não hesites em perguntar :)

Editado por Abel Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Abel,

 

Tenho tido o termostato desligado, mas a temperatura não desce dos 27...não consigo baixar...já coloquei umas covetes de gelo mas nem isso baixa a temperatura! Ainda não experimentei a colocar pedras de gelo mas terá de ser já sem cloro ou não fará diferença?! mesmo assim não sei se fará a temp baixar...mas não queria por nada reduzir o tempo de vida ao peixe!!

 

Outra questão..o sal ao dissolver se na água formará iões de sódio e de cloro, não há problema mesmo assim, certo?

 

Ele continua a não tocar em comida nenhuma...não se interessa mesmo quando a vê passar por perto...mas está muito ativo

 

A luz tenho tido 8 horas diárias acesa, mas vou reduzir bastante tendo em conta o que disseste!!

 

Lol na loja disseram-me que era um crown tail...mas obrigada..gosto de saber,porque nas lojas às vezes complicado..

 

E já agora qual a comida adequada para ele para o cativar a comer...a ração meteu na boca e cuspiu....os flocos, as artemias congeladas ou larvas liofilizadas?

 

As folhas de amendoeira onde posso arranjar? (moro no Ribatejo)....

 

Obrigada!!

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se mesmo com o termostato a temperatura não baixa, há algo a aquecer a água, provavelmente é mesmo a própria luz, há lâmpadas que aquecem bastante e se tiveres o aqua tapado e a lâmpada aquecer, certamente irá aquecer bastante a água mesmo com o termostato ligado.
Desliga a lâmpada durante um dia e vê a temperatura no final do dia ao anoitecer a ver se a temperatura baixou, se baixar está a razão do problema.
Se continua alta, abre a tampa umas horas e vê se ela baixa.

Quanto ao gelo, deixas a agua a descansar dois dias e depois congelas(não uses o anti-cloro, só estarás a adicionar ainda mais químicos à água).

 

Quanto ao sal, não há problema, pelo contrário, até é benéfico, pois irá matar qualquer bactéria externa ou interna que tenha(eu até uso os chamados "banhos de sal" para tratar o ictio por exemplo). Mas se tiveres possibilidades de ir ao Continente, lá eles tem um sal grosso marinho 100% natural, é o que compro e uso em todos, até mesmo para eclodir as artémias.

Para o incentivar a comer, tenta arranjar uns alimentos vivos como por exemplo tenebrios pequenos(conhecido também como besouro do amendoim), artémia, minhocas da terra pequenas, larvas de mosquito, entre outros. Destas todas a melhor são as artémias, pois são ricas em proteínas que eles necessitam.

 

Outra coisa, coloca um espelho à frente dele por cerca de 15min/30min(não mais que isso) por dia para ele se exercitar(aproveita esse momento para tirar uma foto dele aberto e envia para ver a linhagem dele) e até pode fazer com que os instintos dele surjam e comece a comer por pensar que há outro macho perto.

 

Quanto às folhas de amendoeira, não conheço lojas de aquariofilia nessa zona(em Lisboa tenho visto bastantes), mas dá uma pesquisa pelo google a ver se encontras alguma perto, se não encontrares, manda mp que te indico o site onde adquiro a bom preço e faz envios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então Ana o gajo já come ou não?

 

Eu bem disse para esperares pelos pro's dos bettas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já, agradeço ao Abel as super preciosas orientações que estou a registar!!

 

Em relação ao gelo, tinha água no descanso e já preparei para fazer cubos de gelo. Coloquei um saco com uma pedra grande de gelo a boiar e a temperatura cedeu um pouco. Aproveitei e fiz uma pequena TPA (custa-me..tenho receio de errar) e o Bill (adorou) andar a nadar por baixo da pequena /lenta queda de água. Agora está perto dos 26 e meio. Também não quis forçar uma descida maior.

A minha lâmpada é led aparentemente pode não aquecer muito...mas pode ser daí....

Mas já verifiquei que não há oscilações na temperatura mesmo nos longos períodos em que a lâmpada está desligada..

 

Li que os bettas tendem a saltar do aquário (por isso mantenho a tampa fechada com receio...mas talvez nem seja assim, não sei..

 

Hoje achei-o mais disperso para correr atrás da comida..mas ainda não o suficiente...coloquei artémia congelada...ele investiu mas comeu pouco e acaba sempre por sujar a água. A artémia coloco ainda com gelo ou deixo descongelar o cubo de gelo em que vem? é uma dúvida que tenho...quanto ao alimento vivo...moro numa zona muito dificil tal como para encontrar as folhas de amendoeira...isto é o básico dos básicos, talvez tenha de mandar vir, se não te importares de dar essa indicação.

 

Ontem coloquei um pouco de sal grosso, mas hei-de comprar o do continente que disseste...

 

Ele continua muito ativo e com o espelho fica louco (como todos, certamente)...pus um pouco para tirar as fotos...

 

Abel, achas vantajoso acrescentar uma coridora ao aquário?

 

A adaptação dele ao aquário é notória e gosta da sua soneca em cima do filtro!! fotos do Mr. Bill em baixo :D

 

DSC02602

DSC02605

DSC02605

 


Olá Gonçalo!

 

Sim de facto, é muito bom receber aqui tanta ajuda!

O malandro ainda não comeu...mas já começa a perseguir o alimento....pode ser que melhore nos próximos dias!

Obrigada tb pela ajuda

Editado por Ana Neto
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Pois isto dos Bettas é mesmo para "pro's", há umas plantinhas flutuantes tipo a "lemna" que se reproduz imenso e pode sempre reduzir a luminosidade do aquário. A redução da temperatura pode ser um desafio e em aquários pequenos com o calor que tem estado notas mais a variação, não tenhas medo de fazer isso baixar para os 25ºC o problema é manter essa temperatura, no fundo o aquário é para desfrutares não é para ser uma preocupação...

Não te arrependas de ter substrato o aquário ficou mais bonito pode ser que encontres umas plantinhas que gostes mais ;). O feto de java é pouco exigente mas eu nunca o consegui ter bonito nos meus aquários fica sempre com um ar meio rafeiro. Um dia que dês um passeio apanhas umas pedrinhas assim tipo metade de ovo de codorniz e logo prendes o feto com um fiozinho.

Perguntei a um "pro" dos bettas que me sugeriu que colocasses uma ou duas coridoras a fazer companhia ao Bill (Betta). aparentemente o facto de ter um peixinho que se mexe e disputa com ele o alimento pode ser um incentivo ao apetite. As folhas de amendoeira pode ser mais tramado de encontrar mas eu quando for ao campo vou ver se encontro alguma coisa dessa natureza, se não encontrares e for mesmo preciso eu arranjo forma de te enviarem do Algarve ok?

De facto custa-me que a tua motivação esbarre nestes obstáculos e que andes preocupada com o bichinho, de facto essa greve de fome não é nada engraçada de se ver.

 

Boa sorte com isso! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje achei-o mais disperso para correr atrás da comida..mas ainda não o suficiente...coloquei artémia congelada...ele investiu mas comeu pouco e acaba sempre por sujar a água. A artémia coloco ainda com gelo ou deixo descongelar o cubo de gelo em que vem? é uma dúvida que tenho...quanto ao alimento vivo...moro numa zona muito dificil tal como para encontrar as folhas de amendoeira...isto é o básico dos básicos, talvez tenha de mandar vir, se não te importares de dar essa indicação.

 

 

 

Olá Ana, que belo betta!!

 

Em relação á artemia congelada, eu deixo descongelar e depois é que ponho. Eles gostam muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, não sou "pro", só comecei no mundo dos bettas em Fevereiro(Aquariofilia já ando desde 2004), mas graças a horas de pesquisa e muitas "teclas" gastas a falar com criadores Brasileiro, aprendi imenso nestes meses :D

A linhagem do Mr.Bill é SuperDelta com gene de CrownTail, normalmente lhes chamamos de "comuns" a estes exemplares por não ter uma única linhagem definida. Um CrownTail de linhagem tem os "pentes"(raios) na cauda e barbatanas, o teu tem apenas nas barbatanas(mas é lindíssimo da mesma).
Ora repara na cauda de um dos meus SuperDelta, é igualzinha ao teu:

Super Delta

 

Se não notastes variação de temperatura quando desligas a luz, provavelmente a "culpa" não é da luz, outro dos culpados pode ser o filtro(só me lembrei dele agora por falares dele), há filtros que aquecem bastante e acabam por aquecer a água também(é um AquaNova o teu filtro?).

 

Quanto aos saltos, sim, os bettas tem tendências de saltar, mas raramente acontece(tenho os meus sem tampas e não me aconteceu até hoje felizmente).

 

A Estiveirissima falou e falou muito bem, podes colocar à vontade uma ou duas corydoras para comer os restos de alimentos que fique no fundo(mas tem em atenção a falta de alimento caso o betta coma sempre tudo).
Quanto à folha de amendoeira, se a Estiveirissima conseguir encontrar, melhor, mas mesmo assim vou-te passar em MP o site que te falei.

A tal lemna que a Estiveirissima fala deve ser a Salvinia natans, eu uso em todas as minhas beteiras(provavelmente por essa razão que nunca aconteceu os meus saltarem), são excelentes para limpar com os nutrientes em excesso na água e também para dar a sombra tão desejada que eles procuram. Se fosses de perto até te oferecia uma boa quantidade delas(nunca fiz envios de plantas, tenho receio que se estraguem).

 

Como a Vera disse, o melhor é descongelares as artémias antes, e depois com um palito ou garfo dás-lhe apenas as artémias(passa por água corrente para tirares algum sal em excesso que possa ter e nunca coloques a água que as artémias trazem no aqua).

 

Outra coisa, li ainda hoje que não se deve colocar gelo directamente na água, pois irá fazer com que o gelo retire o oxigénio à água, ainda não pesquisei por tal facto. Mas no teu caso nem é muito agravante, pois o betta respira o oxigénio do ar e não directamente da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada, Estiveirinha...vou arranjar a Coridora esta semana....ele continua sem pegar na comida e corro o risco de ter uma Coridora com excesso de alimento...ele está teimoso..vê a comida a cair e não liga...vira costas.....parece estar mais atento mesmo assim...

Sim umas plantinhas que promovam a sombra seria o ideal, porque ele parece gostar de procurar a base do feto onde há maior sombra das folhas..a ver se combinamos ;)

 

Obrigada Vera..assim já sei como fazer com as artémias congeladas...este continua a não querer ligar ao alimento..e ainda por cima este costuma ser apreciado pelos Bettas...

 

Abel, agradeço o link, adorei a página! :)

Pois, não sendo a luz..tenho um filtro interno TC- 200 com regulação do fluxo de saída da marca Aquatlantis...vinha com o aquário (Funny Fish)...pode ser muito bem do filtro!

Sim os cubos de gelo não me inspiram confiança...porque ficam a boiar e o peixe tem tendência a ir inspecionar...e o gelo queima...mas teria de por muitos cubos para conseguir baixar a temperatura. Ontem com uma leve tpa e gelo grande a boiar num saco consegui baixar para 26,5 mas hoje de manhã (sem luz acesa) estava já a 28....o meu aquário é muito pequeno e vou -me ver "grega" para gerir a temperatura...

Quanto ao Mr Bill, obrigada por me esclareceres das características dele..não sabia! :) O teu é lindo! O teu parece-me maior...foi crescendo contigo ou já o compraste grande? Vamos lá ver se o meu começa a comer para crescer...quantos horas por dia costumas ter a luz do teu aquário acesa?

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto às Sativia se não conseguires arranjar do género, avisa que combinamos uma forma de te enviar um bocado delas(reproduzem bastante e tenho que andar sempre a tirar dos aquas).

 

Coloca a mão no filtro e vê se ele na parte onde tem o motor está quente, podes desligar o filtro por um dia e ver se ele é o culpado da temperatura sem problemas. Mas outro factor importante que não te perguntei, que temperatura ambiente se encontra a sala onde tens o aqua?

 

O SuperDelta que te mostrei comprei-o juvenil ainda com as nadadeiras pouco desenvolvidas, agora está um "Sr.SuperDelta" adulto :D

 

Nas beteiras dos machos não uso luz, pois apanham bastante luz natural indirecta, mas o principal factor porque não uso foi o que te mencionei acerca do Betta não gostar de luz forte.

 

Quanto à alimentação até a mim já me está a preocupar, até 5 dias é aceitável ele passar sem alimento, agora mais que isso é bastante preocupante e mortal. Vou tentar trocar algumas ideias com os criadores do Brasil a ver se eles me dão algumas "luzes". Se quiseres e usares WhatsApp mandas-me o teu numero por MP e eu peço-lhes para te adicionar lá também para trocares ideias ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Abel,

 

Cheguei agora a casa, na divisão em que tenho o aquário estão 26,5 graus...enquanto que no aquário a temperatura passa dos 28graus (com luz apagada e apenas com o filtro interno a funcionar). Desliguei agora o filtro, tal como disseste....amanhã por esta hora verifico a temperatura! É bem provável que seja do filtro!!!!

 

O Bill continua a ser um betta anorético....se ele morre ou adoece é um desgosto, porque também tudo tentei fazer para lhe dar condições....no entanto está cheio de atividade e com energia corre o aquário todo...veremos até quando sem se alimentar :(

 

Vou tentar ir buscar a coridora a ver no que dá!

Se conseguisses falar com os criadores a ver uma opinião assim de repente...isto é mesmo tão estranho!!

5ª feira faz uma semana....e eu com tantos alimentos variados para lhe dar.... ponho comida e limpo com o camaroeiro logo a seguir...enfim!!

 

Obrigada por me ouvirem e pela partilha!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de facto muito estranho.

 

Boa sorte, vê se que estás muito aplicada para que ele seja feliz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podia ser devido à temperatura ambiente, mas como está abaixo da do aquário podemos descartar bem esse facto.

Já falei com o pessoal e eles dizem-me o mesmo que te disse a ti, tentar incentivá-lo com alimento vivo, mas infelizmente para ti é um obstáculo arranjar na tua zona pelo que dizes. Outro factor que nos esquecemos na maioria das vezes e que eles me alertaram é a mudança da comida, por exemplo, na loja podiam estar a dar granulado de uma marca e quando o trouxestes para casa começastes a dar-lhe de outra marca ou até mesmo outro tipo de comida de que ele não goste(mas acho pouco provável, pois ele nem engole e cospe pelo que percebi).

 

Outra coisa que me lembrei agora, quando o trouxestes para casa, fizeste-lhe o acondicionamento para a nova água?
Já voltastes a testar o PH? O Betta prefere um PH por volta de 7/7.5.

 

Se ele está bem activo, é menos mal, é sinal que não está desgastado nem com doença interna.

 

Outro factor importante, como desligastes o filtro e se este for mesmo o culpado no aquecimento exagerado da água, liga o termostato e regula para os 20/22º para prevenção, assim evita que a temperatura desça demasiado e cause mais problemas ao Mr. Bill e às plantas, se amanhã a temperatura rondar entre os 20 e os 24º, já sabes.

Editado por Abel Carvalho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora como sabes a temperatura da água? É com termómetro típico ou com aqueles tipo de fita de colar?

 

PS: esquece, já vi na foto. esses termometros geralmente são exatos...

Editado por Gonçalo84
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente eu não gosto dos termómetros de mercúrio, pois pelo que já fui informado, eles com o passar dos anos acabam por perder a "força", fora o risco de se partirem e contaminar(coisa rara, mas pode acontecer). Gosto mais dos digitais, dão temperaturas bastante exactas e rápidas caso queira testar em outros aquas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, o meu termometro é interno daqueles com ventosa....mas até deste já desconfio ;)

 

Abel, eu fiz o acondicionamento normal do peixe de acordo com as indicações da loja...esteve por volta de 40 min até entrar no aquário com aguas misturadas...tudo tranquilo. Coloquei Sera Nitrivec na água..

 

O Ph durante a ciclagem esteve nos 7...mas quando coloquei as plantas e substrato alterou o Ph diminuindo-o ligeiramente para os 6.4....(no teste é aquele tom mais esverdeado claro)....coloquei a questão à senhora da loja que me disse que essa diferença no ph era minima e não motivo para que deixasse de comer...conclusão não comprei o liquido para subir ligeiramente o ph...mas de facto é pouco mas não está no 7 não!

 

Ele chegou à loja numa terça feira de manhã e eu fui busca lo na quarta feira à tarde. Os flocos que lhe deram na loja (mas não repararam se ele comeu..disse me a empregada) eu tenho porque a empregada já me deu para experimentar, mas o que me importa saber é qual o alimento do criador de onde vieram os betas....eu já quis saber....mas amanhã vou exigir essa informação.....


o problema é que na loja onde vou só existiam de fita e de ventosa....não sabia que havia digitais...não gosto nada do de ventosa..é até dificil de ver

Editado por Ana Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os termómetros digitais encontra-se facilmente em drogarias e casas de electrónica, em petshops costumam "exagerar" no preço deles... :P

 

Quanto ao PH, nada como o natural para fazer subir/descer em vez de químicos, se o ph está baixo e queres subir, usas conchas ou pedra granítica, se estiver alto e quiseres descer, usas madeira, folhas ou pinhas(claro, tudo fervido e tratado antes de usares).

 

Quando fores tentar alimentá-lo com a artémia, tenta recriar como se a artémia estivesse viva, pegas nela com uma pinça pequena e agarras pela cauda e agitas a artémia na superfície da água devagar para criar efeito movimento, pode ser que lhe encoraje os instintos predadores dele :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais