Pico de nitratos


Recommended Posts

Ora boas, não sendo isto propriamente uma dúvida de primeiros passos, mas sim perguntada por um noob na matéria... Não sabia em que secção abrir um tópico portanto veio para aqui...

 

A questão é a seguinte... Eu tenho-me descuidado nos últimos tempos com as TPA's e portanto fiz uma ontem e fiz testes antes de a fazer para ver como estavam os parâmetros. E estão com um pico de nitratos (tenho dois aquários, um com 200L e outro com uns 13L). O teste que tenho é da Nutrafin e mede até 110mg/L. Ou seja, está na medição máxima, o que não é nada bom... Talvez seja por isso que me morreu há uns dias um Rasbora Espei...

 

Agora a questão é como poderei eu baixar os níveis de nitratos? Pelo que li é com TPA's e com plantas de crescimento rápido. Bem, na questão das plantas, o mais "rápido" que tenho é a Rotala Rotundifolia. E não sei se vale a pena estar a comprar mais plantas neste momento enquanto não fizer um upgrade à iluminação que tenho (fitas de LED's...). Já cá tive a Egeria Densa (dita ser das mais resistentes e fáceis de ter num aquário) e acabou por morrer por completo... Quanto às TPA's, já li que se deve fazer TPA's semanais de cerca de 50% num período de 4 semanas. Mas também já li que o melhor é fazer TPA's pequenas mas regulares durante um certo período de tempo até o problema estar resolvido.

 

Em que ficamos? :eusathink:

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas taiko,

 

Há algumas plantas crescimento rápido que podes colocá-las mesmo antes de alterares a calha por não serem exigentes em termos de iluminação, eu tenho sempre esse tipo de plantas, dá mais trabalho porque tens de andar sempre a podar (2 em 2 semanas) mas fico mais descansado a nível de nitratos altos.

 

Em relação às TPA's o que te aconselho é fazeres mais tpa's em menos quantidades, no meu faço todos os sábados 30/40% e à quarta uma de 10/15%, com este método nunca tive problemas de algas ou carência por parte das plantas.

 

Cada caso é um caso, estou a falar do meu aqua que apenas é de 43L brutos, sei bem que um de 200L já não é a mesma coisa, secalhar poderias adaptar por exemplo tpa's de 30% sábado, terça e quinta até isso estabilizar e depois compras uma boas plantas de crescimento rápido para te ajudar a controlar isso.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Em relação às plantas, fico sempre um pouco receoso pelo que disse, de já ter tido a Egeria Densa (que é supostamente das plantas com menos exigências e que sobrevive em qualquer ambiente) e dela ter desaparecido por completo, e de por mais plantas só para morrerem... Bem, não quer dizer que outras não sobrevivam... Tenho a Rotala Rotundifolia e a Ludwigia repens 'Rubin' que ainda aqui estão (esta última, principalmente, quase morreu, mas consegui salvar um pé que agora já vai em três), apesar de que o crescimento vai a passo de caracol...

 

Fiz ontem uma TPA de cerca de 15L e amanhã irei fazer novamente. Não quero estar a fazer todos os dias porque o sistema pode sofrer com isso, mas talvez dia sim, dia não. Sei que os 15L é pouco, mas são os garrafões que tenho, por agora. lol

Amanhã a ver se compro mais uns no Lidl. Eles tens os de 6L, que é sempre bom. xD

 

Talvez compre uns 5 (6x5=30L) para as TPA's. Não convém muito mais porque senão isto daqui a pouco parece a central da Luso ou assim. lol

 

Tenho também que começar a aspirar o substrato... Nunca o fiz, mas já vi que é o que aconselham porque acumulam-se muitos detritos lá. Eu criei um tópico a perguntar como é que se aspiro um substrato com tapete. De momento não tenho tapete, apesar de ter algumas plantas de Marsilea Hirsuta, mas é sempre bom saber para quando o tiver (espero). :)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse volume dw nitratos isso queria ja tpa de 50% e dois dias depois mais 50% isso ia reduzir cerca de 75% os nitratos.

 

Esses 15lts em 200 baixou 7.5% apenas ou seja quase nada.

 

Porquê os garrafões?

 

Depois há que manter uma rotina para evitar que isso passe dos 20.

 

Ja agora tu não tens um pico de nitratos. Eles acumularam durante semanas...

 

"TapatalKing"

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com esse volume dw nitratos isso queria ja tpa de 50% e dois dias depois mais 50% isso ia reduzir cerca de 75% os nitratos.

 

Esses 15lts em 200 baixou 7.5% apenas ou seja quase nada.

 

Porquê os garrafões?

 

Depois há que manter uma rotina para evitar que isso passe dos 20.

 

Ja agora tu não tens um pico de nitratos. Eles acumularam durante semanas...

 

"TapatalKing"

Sim, acumularam mesmo. Desleixei-me nas TPA's e quando dei por ela...

Mas já fiz hoje TPA de cerca de 30%. Substituí cerca de 45L dos 166 reais.

E fiz uma limpeza geral ao filtro e mangueira. Saiu muita mer**. lol

 

Vou fazer o teste novamente amanhã para ver se já baixaram...

 

Also, a razão dos garrafões é que tinha dúvidas acerca da remoção do cloro da água, por parte do acondicionador. Não sabia se era instantaneo ou não. Mas já confirmei que sim. Sendo assim é sempre mais fácil...

 

Hygrophila Difformis

Thanks. Eu acho que tenho essa planta no aquário mais pequeno. É daquelas que me são dadas e a pessoa não sabe o nome e então é difícil de identificar. lol

 

Vou ver agora como corre com as TPA's...

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de fazer sempre testes. Se mudas 30% de agua estás a remover 30% de nitratos a não ser que os 30% que metes tenha alguns nitratos. Há aguas da torneira que têm por isso se não sabes água que tens testa-a.

 

Com uma mangueira grossa de jardim tiro 100lts de água em 10 minutos depois encher é ligar a mangueira à torneira com um adaptador e encher em outros 10. Meto o condicionador assim que abro a torneira. Faço isso todas as semanas pois são 20 minutos apenas ou um pouco mais uma vez por mês quando limpo filtros e vidros etc. Não há razão para desleixos :)

 

"TapatalKing"

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso testar. As câmaras municipais disponibilizam os testes da águas residuais nos sites. ;)

 

E fazes isso? Mas assim não está o cloro a entrar em contacto com os peixes, entretanto??

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se acreditas nas analises da tua câmara eu não...

 

Se metes o condicionador antes ele funciona tipo esponja e vai absorvedo o cloro que entra na água.

 

Estamos a falar de uma Tpa em que há quem nem use condicionadores pois o cloro se for pouco ao misturares con água do aqua a sua percentagem no total da água será menor. Águas com muito cloro cheiram-se à distância.

 

"TapatalKing"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se acreditas nas analises da tua câmara eu não...

 

Se metes o condicionador antes ele funciona tipo esponja e vai absorvedo o cloro que entra na água.

 

Estamos a falar de uma Tpa em que há quem nem use condicionadores pois o cloro se for pouco ao misturares con água do aqua a sua percentagem no total da água será menor. Águas com muito cloro cheiram-se à distância.

 

"TapatalKing"

Sim, claro. Cheiram-se à distância. Mas a cena é que eles são muito sensíveis ao cloro e à cloramina. Daí que mesmo a mais pequena quantidade pode ser-lhes prejudicial...

 

E eu era para fazer o que tu fazes, meter uma mangueira e fazer assim as TPA's. Acabei por não o fazer precisamente pela cena do cloro...

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais