Ajuda reprodução Ramirezis


Recommended Posts

Boa tarde a tds.

 

Tenho um casal de Ramirezis num aquario comunitario (neos cardinais e nariz de bebado) de 140lts.

 

o casal teve "química" desde o inicio e ja fizeram 3 posturas. Da primeira apenas vi os ovos que desapareceram 2 dias dp. Da segunda postura nasceram varios alevins mas embora os pais andassem sempre de volta deles ao segundo dia desapareceram :( (o aquario ate tem bastante vegetação). Ha 3 dias apanhei in loco a 3a postura (é feita sempre na mesma pedra) e como nao tenho um segundo aquario tentei isolar os ovos num recipiente dyi. Um dia depois alguns ovos estao esbranquiçados o que nao sei se é bom sinal. Acho que é sinal que estão mortos. Estou errado? aae1665403d3579f0d25fc9aee4c6d81.jpga3e6f35f5626d7a9e229777363b66ce3.jpg

 

Quem me puder esclarecer ou dar dicas para conseguir herdeiros do meu casal de Ramirezis agradeço.

 

Cpmts a tds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem eu estou a ver no telemovel e portanto nao vejo as imagens com total clareza mas parecem-me efectivamente fungados e portanto nao vai sair nada dai... reproducoes em comunitario é sempre complicado!

 

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tambem acho que sim. Separei a pedra com oa ovos 2 dias depois da postura. Não sei se é prejudical ou se foi so coincidência. Mas nao estou com mtas esperanças de ver algum alevim :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma possível solução é adquirires um segundo aquário, com cerca de 60L e isolares o casal (e a pedra) e esperar que as química se mantenha. Podes também tentar isolar o casal dentro do comunitário....

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

Como já foi dito pelo Ricardo, esses ovos estão fungados e desses já não fazes nada... Podes pôr a pedra no mesmo sitio outra vez.

 

O ideal é mesmo separares o casal. Ainda assim se não tiveres essa possibilidade, isola a pedra só depois de dois ou três dias para garantir que há alevins! O papel dos pais é crucial entre a desova e o nascimento dos pequenos. Após nascerem e mesmo que não repares, os mesmos estão em constante movimento, com bastante atenção consegues ver as caudas a abanar constantemente. Nesta fase se isolares já praticamente não corres o risco de fungos. Se possível mete também uma pedra difusora nessa "maternidade" para criar movimento e oxigenar a água.

 

Boa sorte para a próxima.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais