Ramirezis a fazer ninho


Recommended Posts

Boas =) hoje dei conta que a minha femea isolou-se num canto plantado do aquario e fez uma 'covinha' onde se vai agachando e sacudindo enquanto o macho fica de vigia.. o problema de tudo isto é que tenho 4 botias palhaço no aquario =/ o que me aconselham fazer? retirar os botias ou deixar que os pais protejam os pequenos? Alem destes tenho tambem 3 corys, 5 discus, 3 platys, 5 neons e 2 khullis. Se eles nascerem devo apanha-los ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É a primeira vez que vão fazer postura?

 

Se for esse o caso, não tenhas muita esperança em ter alevins. Os ramirezis são conhecidos por comerem os ovos nas primeiras posturas. No meu caso só à terceira é que vi alevins a nadar. De qualquer modo, penso que eles defenderão a desova se os bótia nao forem muito grandes. Mas quando começarem a nada livremente serão presa fácil para o resto dos peixes.

Se queres bom aproveitamento diria que o melhor é separar os pais para outro aquário antes da desova, mas aguarda que alguém mais experiente dê a sua opinião.

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso não me parece comportamento típico de postura... O mais habitual é escolherem um sitio (uma planta com folhas largas, uma rocha, o tubo do filtro, o próprio vidro) e começarem às bicadas para limpá-lo para depois fazer lá a postura.

 

Quanto a ter ramirezis num aquário com essa população toda... é melhor esquecer os alevins. Os pais vão stressar e mesmo que consigam defender a postura até eclodir, quando começarem a nadar, não têm hipótese. Se tiveres hipótese de colocar o casal num aquário separado, seria o ideal. Também podes tirar-lhe os ovos a seguir à postura e tentar eclodir sem os pais... mas não tem a mesma graça.

 

Os ramirezis comem os ovos quando stressam... ter uma luz de presença apontada para os ovos durante a noite, ajuda. Também é normal meterem-nos na boca para os mudar de sitio ou apanhar se por algum motivo cairem do sitio. Normalmente defendem-os bastante agressivamente e conseguem afastar peixes maiores, mas se houver muita confusão acabam por não resistir ao stress.

 

Já agora... qual é o tamanho desse aquário para ter 5 discus e mais o resto desses peixes todos?

 

Boa sorte,

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas... A primeira postura resultou em nada Lol no dia seguinte o sitio estava limpo e sem qualquer evidência de ninho feito.. Hoje voltaram a fazer postura, exatamente no mesmo sitio. Quanto ao tamanho do aquário, tem 270l, 90 x 60 x 50. Perfeitamente ciclado e com os parâmetros controlados, exceto a amonia k não tenho o teste mas faço tpas 2vezes por semana por recomendação da criadora que me vendeu os discus. Vou agora adicionar um tópico nos discus, se puderem ajudar agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Muito fixe essa postura. Espero que tenhas mais sorte desta vez. Eles vão ganhando experiência com o tempo e a taxa de sucesso aumenta.

Se a primeira postura também foi nesse sítio, vou recomendar-te que coloques uma pedra lisa (como um xisto) ali perto quando as coisas acalmarem. Por norma os ramirezis preferem depositar os ovos em superfícies planas (folhas, pedras, troncos) e não no substrato.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...