Bateria de Ciclideos Anões


Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Alguns de vocês já me conhecem da área dos camarões. Tenho desenvolvido esta paixão muito por vossa culpa, com os vossos tópicos de apistos e anões em geral.

 

Aquilo que preparei para esta área está longe de ficar concluído mas as coisas já rolam. Desactivei a minha primeira bateria de camarões para começar a apostar nos anões. O objectivo é manter 4 casais de espécies distintas nos 4 aquários de cima e os dois de baixo estariam reservados a crescimento da criação que possa obter.

 

O primeiro aquário já conta com um trio de peixinhos :D Segundo o amigo que mos ofereceu, são Nannacara Anomala e ainda estão em fase de ambientação. Só deixei os três no mesmo aquário para tentar descobrir se existe mesmo um par pois no mínimo um deles terá de ir para um comunitário que cá tenho.

 

Deixo umas fotos da bateria (ainda estou a trabalhar nela) e do aquário já montado.

 

Aquário: 41*41*28 - 47litros ( fui eu que montei os aquários e até à pouco tempo estava na ideia que eram 40*40*27 lool)

 

Parâmetros:

 

pH: 6.0

GH: 4º

KH: 1º

NO2 e NO3 a zero

tds: 95ppm

Temperatura: 25º

 

Substrato: Aqua Gro Soil

Hardscape: Tronco Red Mor Wood e Casca de Côco

Filtro: Eheim 2041

Termostato: 100w

 

Fauna: Nannacara Anomala

 

DSC03968_zps82076912.jpg

 

A melhor que consegui até agora foi esta: (eles não param quietos)

 

DSC03950_zps181debb1.jpg

 

A bateria do projecto é esta que tem 6 aquários:

 

novo1_zps658329c6.jpg

 

 

Em principio irei receber um casal de Kribensis e um casal de Bitaeniata Shishita.

 

Digam de vossa justiça, aceitam-se bem criticas e sujestões!

 

Cumprimentos.

 

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Está fantástico.

 

Queria fazer-lhe duas perguntas: que substracto escuro está a usar? e se esse substracto altera o pH da água?

 

Se conseguir reproduzir os Nannacara, lembre-se de mim, se vender as crias

 

Obrigado.

Editado por João Paulo Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite. Está fantástico.

 

Queria fazer-lhe duas perguntas: que substracto escuro está a usar? e se esse substracto altera o pH da água?

 

Se conseguir reproduzir os Nannacara, lembre-se de mim, se vender as crias

 

Obrigado.

Boas João.

 

Neste aquário estou a usar Aqua Gro Soil que é um substrato activo. Ele baixa o pH e a dureza da água. Também vou usar Elos Terra o qual já possuo em dois dos aquários. Tem um efeito de Buffer no pH mais baixo que o Aqua Gro Soil mas na dureza a água fica com os mesmos valores. É claro que tudo isto depende da água que utilizamos se da rede se engarrafada e eu uso da rede com no minimo 24h de descanso e sem aditivos.

 

Se conseguir a reprodução claro que me lembrarei, mas eu mesmo ainda estou em aprendizagem e calculo que tenha um longo caminho a percorrer até chegar ao nível de muitos "prós" que por aqui andam :drool3:

 

Abraço.

 

Fotos??

 

 

Heheheh...ainda hoje criei o tópico...dá-me um pouco de descanso hehehe...

 

Ainda só tenho 1 aquário da bateria a rolar e outro está +/- ainda faltam umas pedritas. O resto está desactivado e com um pouco de mau aspecto porque, como sabes também tenho os camarões para tratar e estas mudanças todas dão muito trabalho. Para além de tudo isto ainda me faltam construir 7 aquários para a nova bateria dos camarões. Tem que ser tudo com calma para não magoar as costas€€€!!!

 

Mas em breve posto mais umas!

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica a foto do estado da bateria no momento.

 

O aqua de cima do lado esquerdo tem os Nannacara Anomala. Logo à direita estou a preparar o aqua para kribensis.

 

DSC03970_zps414a480c.jpg

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Hoje lembrei-me de um problema na adaptação da bateria para os anões.

 

Os vidros que separam os aquários são transparentes e os peixes conseguem ver-se através deles. Isto poderá ser motivo de stress para os diferentes casais em aquários lado a lado?

 

Penso que terei de colocar alguma coisa para tapar a visibilidade. Conhecem algum tipo de película ou coisa do género para o efeito?

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa questao... os meus não tem qualqer divisoria. Os meus aquarios nao estao colados mas estao a poucos cm de distancia e os peixes conseguem ver-se... ate agora nao me parece ter existido stresses.

 

Acho ate que faz um pouco o mesmo efeito dos 'dither fish', mas sem a parte da agrresao em si! :P

 

É uma questao de ires avaliando o comportamento dos peixes.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alexandre.

 

Parabéns por mais este desafio!! Tens aí uma bateria à maneira que já dá para desfrutar bem de ciclideos anões :)

 

Também não me parece que precises de tapar a visibilidade entre os aquários, o resto já foi dito ;)

 

Boa sorte e um abraço.

 

Estou acompanhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

As coisas estão a andar devagarinho, mas vão rolando....

 

Como não consigo fotografar os meus Nannacara Anomala ou Golden Eye, como são conhecidos, fiz um video para a malta ver se me ajuda com a sexagem. Os vidros estão um pouco sujos pois não quero perturbá-los nesta fase inicial mas terão a devida limpeza a seu tempo. Quanto à câmara e ao seu operador, isto é muito fraquinho, mas eu prometo melhorar com a prática.

 

No final do video aparece a mais recente montagem que fiz para um casal de Kribensis. Esta montagem está debaixo de olho para ver se o ph fica estável nos 7.0. Para tal tive de trocar o substrato de Aqua Gro Soil para manado. Pelo menos por enquanto parece estável e como o casal só virá desta semana que entra a 8 (em principio) , poderei manter este aquário debaixo de olho.

 

Espero que gostem do video.

 

Alguém arrisca em sexar estes bichinhos?

 

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Os nannacara parecem bem activos! :)

 

Diria que tens ai um macho e 2 fêmeas isto analisando apenas o comportamento (algo que talvez não seja muito correcto fazer)!

 

Tenta arranjar umas boas fotos dos exemplares para se tentar sexar!

 

O aqua dos kribs parece muito bem, certifica-te apenas que as rochas estão bem seguras para não haver nenhum acidente.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Os nannacara parecem bem activos! :)

 

Diria que tens ai um macho e 2 fêmeas isto analisando apenas o comportamento (algo que talvez não seja muito correcto fazer)!

 

Tenta arranjar umas boas fotos dos exemplares para se tentar sexar!

 

O aqua dos kribs parece muito bem, certifica-te apenas que as rochas estão bem seguras para não haver nenhum acidente.

 

Cumps,

Ricardo

 

Boas...

 

As pedras estão bem seguras. Por acaso tenho sempre cuidado com isso.

 

Entretanto já arranjei umas fotos porreiras a ver se conseguem sexar os nannacara:

 

nannacara1_zps64e560f2.jpg

 

nannacara2_zpsf1b588e6.jpg

 

nannacara3_zpsdf79ba99.jpg

 

O que acham?

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 meninas??? Poucos azuis a linha na lateral do corpo bem definida barbatanas arredondadas... algo identido a isto:

 

254-2705.jpg

 

Muitas duvidas nesta identificação sinceramente... mas talvez 3 meninas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

A mim também me parecem 3 meninas. Isto porque as linhas laterais do corpo estiveram sempre bem definidas, coisa que o macho não apresenta salvo erro!

E agora? Alguém tem por aí um macho latino para estas fêmeas? É que quem me deu estes, não tem mais hehehe.

 

Abraço.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá.

De que material é construída a tua bateria ?

 

Boas!

 

É uma estante do AKI ou Maxmat, já não me lembro. Foi reforçada e forrada com mdf! Vê no meu projecto da bateria de camarões. Tenho lá todo o meu projecto de construção desde a estrutura até aos aquários.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um topico a seguir.

 

Quanto a parte dos aquas não possuírem separação visual, acho que inconscientemente resolveste o problema pela forma como colocaste a decoração no aqua dos Kribensis.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já há macho para essas anomala?

 

E os kribs como estão?

 

Estas a deixar o topico 'morrer' ! :)

 

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Os anómala por enquanto foram para o comunitário. Como são três fêmeas e para não haver guerras passeias para lá para terem mais espaço. Entretanto os Kribs ainda não deram ar da sua graça e andam sempre escondidos num "ninho" que fizeram por baixo de uma gruta de pedras. Ontem ainda consegui ver as côres da fêmea mas apenas por breves momentos. Aparentemente estão bem, mas tenho de aguardar para ver se eles perdem a vergonha :D

 

Cumprimentos.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais