Casal de Rams


RuiCaeiro

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Não querendo abusar da vossa boa vontade, gostava de saber se tenho realmente um casal de ramirezis ou se tenho dois indivíduos do mesmo sexo, nos primeiros dias andavam bastante juntos mas agora anda sempre cada um para seu lado, as vezes o suposto macho faz investidas em direcção à suposta fêmea e eu acho que é isso que os anda a afastar.

 

Suposto macho

20141209_182423_zps732qpgbc.jpg

 

Suposta fêmea

20141207_231337_zpsxkoywgts.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a ver no telemovel portanto nao é mt de fiar mas diria q na primeira imagem temos uma femea e a segunda nao me permite formular uma opiniao concreta mas talvez um macho... como te disse no telemovel é complicadk avaliar e as fotos tambem nao sao as melhores. Mais algumas fotos ajudaria bastante.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola novamente,

 

Primeira foto:

Sem certezas (isto de rams é complicado) no primeiro eu talvez apostasse em fêmea baseado no seguinte:

- Barbatanas arredondadas

- Ligeiro tom rosado no ventre

- Mancha negra na lateral tem escamas azuis (os machos n costumam ter)

- Se bem que não consigo confirmar, parece que vejo ali um ovopositor!

 

Por outro lado tem os primeiros espigões da dorsal algo desenvolvidos o que é comum nos machos... mas com rams já se sabe sempre difícil seguir os padrões normais de identificação devido aos enormes apuramentos. Fazendo o rácio de características de fêmea e macho eu diria fêmea!

 

 

Segunda foto:

1º esse peixe esta bem? está muito abatido... sem cor... :/

Não consigo fazer uma identificação sequer... o peixe parece em condições fracas... pode ser por estar a ser vitima de bullying!

Se tivesses condições eu aconselhava a retirares esse peixe para outro aqua, até se apresentar em melhores condições.

 

 

Cumps,

Ricardo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é do flash da câmera mas assim que tirar umas melhores posto para veres, ele está bastante activo e a comer bem, passa os dias a petiscar nos musgos e no areão, o problema são mesmo os confrontos com a fêmea que me disseram ser macho.

 

Vou jantar e depois tento tirar mais umas fotos.

 

Obrigado Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei e desta vez consegui tirar 4 fotos

 

1

DSC_0359_zpsd928a06f.jpg

 

2

DSC_0358_zps722f6e9b.jpg

 

3

DSC_0356_zps10ed243c.jpg

 

4

DSC_0355_zps765a9701.jpg

 

Quanto ao mudar para outro aquário não consigo mesmo, tenho o meu outro aquário sem filtro, porque o deste estragou-se e vou aproveitar para o limpar e fazer de novo o ciclo, era um aquário só para o meu Shunbukin.

 

Eu penso que seja stress mas eu sou novo no hobby.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

 

Obrigado pela atenção

 

Não me consegues dar uma resposta exacta? hehe

 

Eu acho que não haverá problema em trocar um dos peixes na loja mas não o vou fazer se realmente existir um casal.

 

Obrigado pela atenção e disponibilidade de todos

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente continuo com duvidas... tenta plantar mais o aquario e providenciar mais zonas de refugio para evitar agressoes e da-lhes uma alimnetacao equilibrada para eles se desenvolverem mais um pouco para se conseguir avaliar melhor.

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas aquele que está mais desenvolvido e com mais cor tem um ovopositor, isso consigo eu ver e o outro não.

 

Eu vou ver se compro se compro comida viva e congelada agora a tarde.

 

Obrigado pessoal.

 

Vou dando novidades

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado Renato

 

Bem fui comprar artémia congelada e um micro-granulado uma vez que eles não comiam o deles e só comiam o dos alevins.

 

Hoje ainda não vi nenhuma investida por qualquer uma das partes e já´se alimentam juntos.

 

Calculo que tenham feito as pazes, acho que ainda é cedo para saber o sexo do Ram mais pequeno uma vez que não está tão desenvolvido como o outro.

 

Muito obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Foi uma boa solucao! A imagem que o Renato apresnetou tambem é maks escalrecedora!

 

Alimenta-os bem e depois vai mantendl o pessoal a par dos desenvolvimentos!

 

 

Cumps,

Ricardo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazê-lo.

 

Estou-vos extremamente grato pessoal.

 

Eu não consigo arranjar comida viva aqui em Évora nas lojas. Há alguma que eu possa fazer em casa que não seja artémia recém-eclodida?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens grindal... larvas de mosquito... etc... mas com artemia congelada eles safam-se relaxa! Nao abuses mt de comidas vivas/congeladas pq pode trazer problemas do foro intestinal!

 

Boa sorte! :D

 

Cumps,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Um dos ramirezis morreu.

Morreu o maior e mais colorido, os parâmetros da água estão bons, os outros peixes todos bem.

Eu reparei que ele hoje passou muito tempo no fundo do aquário mas quando os alimentei comeu normalmente.

Não sei mesmo o que possa ter sido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem as 18h alimentei-os com artemia, e por volta da meia noite fiz uma tpa de 70% (70 litros) e adicionei 7ml de condicionador para a água. As duas apaguei-lhes a luz.

 

Hoje às 13h alimentei-os com os micro-granulados e acendi a luz às 18h.

Ele morreu aí uns dez minutos antes de eu ter escrito aqui no post.

 

Ele ontem esteve sempre bem e já não andava agressivo para o outro, comiam juntos e tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

70% pra q? Costumas fazer mt isso?

 

Tpa é troca PARCIAL... isso é quase total... :/

 

Nesse sentido pergunto, o q consideras parametros normais da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

70% porque estou com um filtro somente biológico que só me faz 4 vezes a litragem do aquário, e nem isso deve fazer, estou a espera que o filtro de substituição venha.

Quando chegar a casa meto aqui os níveis da água.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais