Salta para conteúdo

• Ligar-me com Facebook Ligar-me com Twitter Ligar-me com Windows Live Log In with Google      Ligar   
  • Criar conta

> > > INFORMAÇÕES PARA UMA BOA UTILIZAÇÃO DO FÓRUM

Os novos membros, e membros com 0 mensagens, têm que apresentar-se no seu tópico de boas-vindas nesta área ou criar um tópico com a apresentação do seu aquário! Aquários de água doce devem ser colocados nos Primeiros passos ou em Aquários ou numa das suas sub-áreas e os de Água Salgada nas Fotos e Vídeos. Só depois poderão usar todas as outras áreas do fórum.

Não se esqueçam de marcar a vossa posição no Mapa de Membros! Vejam que outros membros perto de vocês! Acedam já e actualizem a vossa localização!

Relembramos que podem, e devem, avaliar os tópicos e as mensagens do fórum, da seguinte forma:
Avaliação de tópicosImagem colocada - votem entre 1 e 5 estrelas, sempre que vêem um bom tópico. Sejam ponderados e sérios de forma a que a avaliação seja relevante.
Avaliação de respostasImagem colocada - destina-se a destacar as boas respostas das respostas incorrectas ou a roçar o incumprimento das regras por exemplo... O uso incorrecto desta ferramenta (marcar todas as mensagens de um membro negativas) é proibido e resultará em sanções!
Questão resolvida - Sempre que for dada uma resposta completa e que esclarece a questão inicial, a mesma deve ser marcada como a resposta adequada.

Informação

Estimado Visitante, para tirar proveito de todas as funcionalidades e conteúdos que estão à disposição dos nossos membros, recomendamos que se registe no fórum. Pode fazê-lo através dos links disponíveis no canto superior direito da nossa página. O registo pode ser feito via: Facebook, Twitter, MSN ou formulário de registo, indicando todos os dados necessários. Obrigado!

A Administração

Foto
- - - - -

Meu primeiro aquário

• Please log in to reply
4 respostas a este tópico

#1 MoonWolf

MoonWolf
  • Membro Recém Chegado
  • 7 Mensagens
    • Time Online: 18h 6m 57s
  • País:Portugal
  • Concelho:Cascais (Lisboa)

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 11:56

Bom Dia...

Aqui estou eu a apresentar-me...

Só um novato nestas andanças de fóruns e da aquariofilia.

Andei a ler e pesquisar, fui comprando umas coisas, recebendo outras de amigos que as tinham encostada e lá me decidi a montar um aqua. Isso foi à +- uns 6 meses.

Basicamente o que tenho é:

Tanque – 100L (80*30*45)

Iluminação – 2 x T8 – 2 x 18 W (1.350 Lm) = 2.700 Lm

Filtro – Fluval 106

1 esponja no fundo (filtragem mecânica)

1º cesto – filtro de lã de vidro + cerâmicas (filtragem biológica)

2º cesto – esferas de pvc (filtragem biológica)

Esponjas nos filtros laterais

Flora – 2 Anubias Nana

- 1 Echinodorus

- 2 Vallisneria

Fauna – 2 kinguios cometa

Sem substracto fértil, só areão

Sem CO2

Sem termoestato

Como podem ver abaixo.

Geral 1
Album: Aquário
8 images
0 comments

A ideia inicial nem era que fosse de água fria, mas as minhas filhas apareceram-me cá em casa com 4 peixes dentro de um pote... Então foi andar a correr, para o montar, esperar que ele fizesse o ciclo do azoto e então colocar lá os novos habitantes.

Estiveram +- 1 mês num aqua com menos de 10 litros... sem nada.. nem filtro, nem iluminação, nem nada de nada... e, apesar de não estarem bem, sobreviveram todos...

Depois de tudo estabilizado, coloquei-os lá dentro e arranjámos outros 2... todos Kinguios.

A certa altura, sem ter percebido o porquê, morreram quase todos... restam os 2 da foto. 1 deles era dos iniciais, amarelo com manchas pretas... depois ficou laranja... 

Depois de ter tido um surto de manchas pretas por baixo das folhas, sobretudo das Anubias e da Echinodorus, que desapareceu, apareceu uma gelatina verde... talvez cianobactérias?

O que alterei foi o tempo de iluminação, de 8 para 10 horas. Entretanto reduzi para 9... mas se calhar ainda é muito...

Também não sei se as lâmpadas terão potência suficiente, apesar de serem recentes (+- 6 meses), mas estou a pensar mudar para 4 Leds T5...

Além disso, como não sei se o filtro é suficiente, nem a iluminação, não tenho o aqua "cheio" de água... reduzi para uns 80L.

Como novato que sou, tenho muitas dúvidas e sobretudo muito a aprender...

Obrigado... e desculpem lá o testamento...

Moon

• 0

#2 Alvaro Silva

Alvaro Silva
  • Membro *****
  • 1287 Mensagens
    • Time Online: 35d 3h 1s
  • Concelho:Lisboa (Lisboa)

Publicado 13 Fevereiro 2017 - 11:40

Boas Moonwolf

Seijas bem vindo ao mundo dos peixes,tens peixes

de água fria,que em geral são peixes que sujam 

muito,e o filtro que tens o Fluval 106,que para os

100L dá,mas com esses peixes vai ser um pouco

apertado,mas se ficares por dois peixes talvez dei,

outra coisa podes encher mais o aquário ate dois 

dedos do rebordo do aquário,outra coisa podias

colocares um termoestato,e colocavas a 19 graus,

porque a água agora fica muito fria,e já pensastes

passares á água quente,com peixes,de água quente?

qualquer das maneiras espera por outras opiniões,

boa sorte 

Comp: Álvaro Silva

• 0

#3 MoonWolf

MoonWolf
  • Membro Recém Chegado
  • 7 Mensagens

Publicado 14 Fevereiro 2017 - 10:51

Olá Álvaro...

Muito obrigado pela tua resposta... estes peixes foram um pouco fruto do acaso... as miúdas apareceram com eles, e como gostamos imenso de animais, é impensável para nós desfazermo-nos deles.

Inicialmente, com um aquário pequeno, tivemos peixes de água quente... Mas o termoestato "colou" e os peixes não sobreviveram ao excesso de calor.

E, o pessoal ficou um pouco receoso que voltasse a acontecer, daí a reticência em passar para a água quente... Isto apesar de ter 2 termoestatos encostados lá em casa.

Pelo que tenho lido, os Kinguios são peixes q "sujam" muito... pessoalmente, não me apetecia ter um aquário com 100L com 2 peixes lá dentro... preferia ter um pouco mais de fauna... Mas também lhe quero dar um bom ambiente.

Vou encher mais e passar a "despejar" a água com o bico... eu retirei a curva de baixo, enquanto não enchia mais o aquário. Vou experimentar isso...

O que me está mais a chatear agora é a gelatina e o estado das plantas. :(

Abraço e Obrigado

• 0

#4 MoonWolf

MoonWolf
  • Membro Recém Chegado
  • 7 Mensagens

Publicado 16 Fevereiro 2017 - 11:27

Finalmente comprei um medidor de parâmetros da água...

E, voilá, deu-me isto quando eu pensava que estava tudo dentro do normal...

Medição 15-02-2017

Tenho que pesquisar para ver o que poderei fazer para melhorar isto...

• 0

#5 MoonWolf

MoonWolf
  • Membro Recém Chegado
  • 7 Mensagens

Publicado 17 Fevereiro 2017 - 11:47

Bom Dia...

Cá estou eu novamente... Ainda não mexi no aqua, pois durante a semana é complicado estar com alterações.

Do que estive a ler, penso que posso estar a cometer alguns erros (mais alguns) :)

- Movimento da água - o facto de estar a enviar a água de cima para baixo, e não superficialmente, deve estar a promover uma deficiente movimentação da água, levando a que filtragem não se faça da melhor forma.

- TPA's com sifonagem do fundo - Durante as TPA's costumo "chupar" o areão do fundo. Neste caso, penso que se calhar faz pior do que melhor, pois pode fazer revolver algumas colónias tóxicas que lá fiquem acumuladas.

Acho que vou experimentar em sifonar mas sem remexer no areão, apesar dos peixes sujarem brutalmente.

- Bio Balls no Filtro - No meu filtro tenho 2 cestos... 1 com bio balls (plástico) e outro com cerâmicas. Pelo que li, as bio balls não serão o mais indicado. Penso que vou retirá-las (não sei se todas ao mesmo tempo ou se em 2 vezes) e substituir por mais cerâmicas.

- Ajustar o período de iluminação, retornando às 8.00h diárias q tinha antes...

Não sei é se serão demasiadas alterações de uma vez só...

Abraço

• 0

1 Membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 anónimos utilizadores