A minha cultura emersa + dúvidas


dg12

Recommended Posts

Excelentes ideias. Boa sorte ;)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm... A dropbox não tem nenhum sítio onde permitir que todos vejam. Deve ser mesmo como digo, só quem esteja registado na dropbox é que consegue visualizar.

 

ALGUÉM COM DROPBOX QUE DIGA SE CONSEGUE OU NÃO VER ESTAS FOTOS! :P

Boas,

 

A dropbox tem zona pública e privada, pelo menos a minha tem. Deves ter a foto na zona privada, eu não as vejo e tenho conta na dropbox

 

Usa o photobucket, é porreiro.

 

Embora agora com o pessoal que bazou do imageshack não sei se irá continuar gratuito...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

FOGO!!

Um dia que mudes de casa tás tramado xD

 

Bom, tens por aí ideias interessantes (:

Vi aqui algures uma conversa sobre se a pelia pegava e eu tenho a dizer que pega e não é pouco.

 

Já tive uma que pegou de uma maneira que só saiu com esfregão.

Tem é que ser no material certo...elas em redes e no substrato não pegam, mas experimentem deixar em cima de um troco, muuuuuito tempo, e seeeeeem mexer. Elas vão pegar e depois crescem agarradas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, 8 aquários com uma média de 50lt espalhadas por casa... É uma vida complicada :coffee:

 

Olha que a pelia morreu aqui num balde... Nem hipótese teve coitada... Mas no tronco até se deu bem. No aquário 60x30x30 até dá para perceber que foi queimada com os leds, mas continua lá ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que elas agora estão na pasta pública :sorry:

ummm...

 

continuam escondidas para mim.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Então como ficou toda esta história :) ??

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As fotos mais antigas não dão porque o imageshack virou premium... Agora tenho apenas conta na dropbox e photobucket. Um dia a ver se renovo as fotos disto e actualizo!

 

Bem, isto vai andando... Com o Inverno anda mais lento, mas já tenho mais umas plantas em teste... Depois com a actualização mostro como está tudo!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a prometida actualização!

 

Aquário 60x30x30:

WP_20141209_002_zpsccd1426f.jpg

WP_20141209_005_zps524f5057.jpg

WP_20141209_007_zps8de7d673.jpg

 

O resto da cultura:

WP_20141209_058_zps879aa0d5.jpg

 

Aquário 30x20x15, com a introdução de 'cuba' e monte carlo para teste:

WP_20141209_050_zps28a1691d.jpg

Staurogyne repens:

WP_20141209_051_zps0c495f6e.jpg

Alguém que me ajude com esta:

WP_20141209_052_zpse29092fb.jpg

WP_20141209_053_zps3044f013.jpg

Pelia em estado lastimável:

WP_20141209_055_zps17838ebd.jpg

WP_20141209_056_zps0d54161b.jpg

 

Recipiente de croissant 1: feto de java e Eleocharis parvula

WP_20141209_029_zps2f644cc8.jpg

WP_20141209_030_zps17783043.jpg

Que raio de gosma será esta??WP_20141209_035_zpsd7c339a7.jpg

 

Recipiente de croissant 2: Hydrocotyle trepartita, Glossostigma elatinoides e a planta rosada (alguém que me ajude também):

WP_20141209_039_zpsbb23f468.jpg

WP_20141209_041_zpsde6fb49f.jpg

WP_20141209_044_zpsbe8ea33c.jpg

 

Recipiente de Croissant 3: apenas Hydrocotyle leucocephala e a gostar ;)

WP_20141209_047_zpsb0581700.jpg

 

Como podem ver, esta cultura levou uns açoites valentes com o frio... Sugestões aceitam-se! ;)

 

Abraço,

David

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

apenas um reparo David, aquilo a que chamas marsilea, não o é, a Marsilea é um trevo de 4 folhas, o que lá tens pace-me antes glossoestigma elantinoides, tenta confirmar.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva A. Ferreira,

 

Tens toda a razão! Nem sei porque escrevi Marsilea, sabia que era a glosso... Ai a minha cabeça :)

 

Vou agora alterar e obrigado pelo heads-up!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Viva pessoal,

 

Já lá vai um tempo desde a minha última actualização... Mas isto não parou! Tive umas quebras no inverno e tive que fazer umas mudanças há um mês atrás. A ver se um dia tiro um tempo para fotografar o projecto.

 

cumps,

David

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aí estão elas!

 

O aquário 60x30x30 foi desactivado, mas deve voltar ao activo quando tiver paciência.

 

Estandarte, foto geral com inclusão de teias no parapeito da janela (um toque de artista):

WP_20150622_042_zps2kquruuh.jpg

 

Gaveta de frigorífico 1 - A hydrocotyle leucocephala tomou conta de tudo... Ainda se vê um pé pequeno de Ludwigia e um pelito de acicularis, mas não têm hipótese:

WP_20150622_044_zps5zrer6yb.jpg

 

Gaveta 2 - A Bacopa caroliniana fez o mesmo que a Hydrocotyle na outra gaveta... A Micranthemum umbrosum no Inverno ainda puxou um pouco e deu que ver à Bacopa. mas quando o calor surgiu, não aguentou e desfaleceu:

WP_20150622_046_zpskvbhyzb0.jpg

 

Aquário 30x20x15 - Nota-se que a pelia, entre outras, não gostaram da brincadeira. Mas tive a adição de monte carlo e parece que gostou da coisa:

WP_20150622_048_zpsgpnva8wj.jpg

 

Recipiente croissant 1 - mais Hydrocotyle leucocephala, esta não tem é folhas tão grandes como o da gaveta do frigorífico 1 :/

WP_20150622_050_zpstczh1wfw.jpg

 

Recipiente croissant 2 - até há 3 dias atrás estava repleto (mesmo a transbordar) de hydrocotyle tripartita, mas levou uma poda valente. Nesse dia à noite não se via verdura e agora nota-se que está pronto para arrebitar!

WP_20150622_052_zpsidiaejmu.jpg

 

Recipiente croissant 3 - Eleocharis vivipara. Teve que ser desmontado e replantado porque uma alga gosmenta tapou por completo o areão. Mas já se está a estender lateralmente!

WP_20150622_057_zpsia6zwirf.jpg

 

Recipiente croissant 4 - Nova 'montagem' com Glossostigma elatinoides. Foi montada há 2 semanas e poderia dizer que tem já 150% da carga orgânica inicial. Tenho também aqueles 2 pés no fundo que não sei o que são:

WP_20150622_054_zpsbbqmj1nj.jpg

 

Digam da vossa justiça por favor.

 

cumps,

David

Editado por dg12
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas dg12! Mas k bela estufa !

 

Cumprs

 

Haha Def, obrigado!

 

Pena é não ter o tempo e espaço que quero... Senão teria de certeza uma bateria de culturas emersas, com iluminação a tiras LED e lâmpadas hidropónicas e sistema de rega automático haha :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelentes culturas, a ultima se não me engano é glossostigma, a marsílea fica muito alta fica com os trevos que vez na rua mas de 4 folhas, muito alta mesmo

 

Viva Rodrigo e Def (não consigo fazer citações multis),

 

Obrigado pelo elogio e correcção... Da outra vez fiz o vice-versa ;)

 

Isto não é nada comparado com o que eu tenho em mente e adoraria fazer... Até que tenho material e arranjo facilmente, o problema é mesmo o espaço. A ver se arranjo aqui um espaçozito vago para fazer uma ' emersed plants room'.

Editado por dg12
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Viva,

 

Estive muito tempo parado neste mundo maravilhoso da aquariofilia ultimamente, mas ainda tive tempo nos meus poucos dias de férias para inventar, e aqui está:

 

Estante usada (13€ no Leroy Merlin):

1%20-%20estante_zpsmkjsbn8k.jpg

 

Material diverso necessário (cabo elétrico e conetores eram sobras de casa, casquilhos E27, 3 conetores de 3 ligações, 4 interruptores, 6 lâmpadas hidropónicas ):

 

2%20-%20peccedilas_zpslbdwpvpw.jpg

 

Ligações feitas (2 por prateleira, em paralelo):

 

3%20-%20ligaccedilatildeo_zpslsrv8t5e.jp

 

Aspeto final:

 

4%20-%20final_zpsjboupfpm.jpg

 

Aspeto final, ligado:

 

5%20-%20final%20ligado_zps4xcovylk.jpg

 

Gosto do efeito que dá, vamos a ver o que as plantas dizem. As fotos dão a aparência que a iluminação está toda muito concentrada num só ponto, mas não é tanto quanto parece e dá assim para focar mais nalgumas zonas para plantas mais exigentes. Possivelmente adicionarei 2 tiras LED ao comprido em cada prateleira, uma em branco frio, outro em RB para difundir mais um pouco.

 

De forma a simplificar a coisa, as ligações foram feitas de baixo para cima, ou seja, para eu ligar qualquer prateleira, todas as que estão por baixo dessa têm que estar ligados. Isto é bom em 2 aspetos: a redução de custo total, senão eram precisas mais peças; e o fato de assim obriga-me a ter que encher as prateleiras do fundo antes de colocar algo mais em cima, estabilizando ao máximo e reduzindo a hipótese de asneira por excesso de peso nas prateleiras superiores. Tudo de cabos eletricos e peças conetoras que estavam à vista foram coladas com fita isolante, especialmente tendo em atenção que usa-se água neste projeto e alguns recipientes são finos e podem verter.

 

O fotoperiodo está programado para as 18h-24h e vou ajustando conforme o andamento da coisa :)

 

Agradeço uns comentários e sugestões!

 

Abraço aquariófilo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais