Ajuda-iniciaçao nas gambas


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Estou a pensar entrar no mundo das gambas com um nano, uma coisa lowtech, para me entreter.

 

Tou a pensar adquirir um aquario fluval edge 23L, usado. Acham boa compra? O negocio ainda nao foi fechado. 65 aerios acham boa compra?

 

Substrato tenho cá em casa 3L de aqua gro soil, ja usado. Nao deve haver problemas de voltar usar?!

 

Que tipo de musgos aconselham entre outras plantas?! Quero fazer uma coisa sem co2.

 

Para um iniciante que tipo de gambas aconselham?!

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Bem vindo e obrigado por perguntares antes de começares, assim com o apoio da malta evitas alguns erros de iniciados.

Por partes, as melhores gambas para iniciar é as neocaridina. Podes optar por qualquer das cores deles desde is mais comuns encarnados quer azuis, castanhos, pretos, amarelos, rilis,...

Quanto ao substrato para estes camarões quaquer substrato serve desde que a tua água não seja demasiado alcalina/dura. Se optares por um novo tem atenção se não libertam amônia de inicio.

Plantas que não precisem de muitos cuidados tipo fetos, anubias, cryptos e todos os tipos de musgos. As plantas flutuantes também são benéficas!

 

Para alem disso precisas de alguma iluminação, um termo para o inverno e um filtro adequado devidamente protegido para não te sugar os pequenotes :)

Quanto ao tamanho do aquário qualquer coisa a partir dos 15 litros...

O fluval edge não me parece de todo pratico nas manutenções, acho que é mais para servir de bibelot que para servir de aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel,

 

O Fluval Edge, na minha opinião é bonito estéticamente sim mas o valor não me cativa, com esse valor poderias optar por ter um aquário aberto (muito mais fácil a manutenção) e equipamento em condições, mas a carteira de cada um é que manda ;)

 

Em relação ao resto já tens boas referências do amigo António Nunes! :)

 

Vai dando notícias para poder-mos acompanhar.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acrescento só que, se puderes, compra uma coisa maiorzita... 30 ou 40l por exemplo. É mais fácil estabilizar os parâmetros da água, não precisa de manutenção tão regular e, como os neocaridinas costumam reproduzir bastante, vais ter espaço para a família toda! :cool2:

 

E se o gosto pegar... ficas com aquário para depois tentar algo mais difícil.

 

Ah... e não te esqueças de ciclar bem o aquário antes de colocares os camarões.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é um aquario pequeno devido aos gastos em luz e espaço onde o colocar. É que já tenho um comunitario de 96L.

 

Manutençao em dois aquarios nao sai barata.

 

Ja tive a ver que o fluval edge a nivel de manutençao interior nao é coisa facil, falei nele pois acho que o preço que me pedem já com os equipamentos até sai em conta, aquario, luz, filtro e termóstato, se fosse novo o preço já era mais carote e pra esquecer!

 

Realmente 23L é coisa pouca.

 

Para já vamos ver como anda o orçamento.

 

Com orçamento 60 aerios será que consigo uma coisa mais jeitosa a nivel de todos os equipamentos?

Editado por Miguel Neto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal.

 

Já adquiri quase todo o equipamento para ver se me inicio nesta saga das gambas.

 

Tava inclinado para ter uns 6 crystal red e depois estes fazerem alguma criaçao, na vossa opiniao, para um aquario com 23L é um risco?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais