Dúvidas de principiante


NicolasDias

Recommended Posts

Após alguns anos de grande admiração por este mundo eis que decidi realmente partir para esta aventura !

 

Ora bem antes de comprar o quer que fosse andei a ler algumas coisas mas quando a informação é muita, há sempre coisas que são correctas outras menos correctas e tive alguma dificuldade em filtrar determinada informação.

 

Inicialmente ponderei adquirir um aquário "kit" de 50/60l mas após algumas leituras fiquei a perceber que para começar um de 100l era boa ideia! Então estou mesmo decidido a comprar um de 100l já com todo o material (visto não perceber grande coisa a este nível, talvez mais a frente com a experiência).

 

Até aqui tudo bem até que surge a minha primeira questão, a base do aquário.. devo eu em apostar num substrato e cobrir com cascalho e começar com a ciclagem? Isto a pensar em por plantas aquaticas.. ou utilizam unicamente fertilizantes (líquidos vitaminicos)? Ou deve-se utilizar os dois? Ou se meti substrato não preciso de fertilizante? Já agora qual a duração de um substrato (li que tem longa duração mas não concretamente) Estou um pouco confuso sobre este tema.. parto do suposta que aqui em casa vão apanhar luz natural e tpa com frequência de 15/15 dias

 

Iniciando agora o tema da ciclagem, estou a ponderar meter agi engarrafada.. precisaria na mesma de utilizar um aquasafe? Depois de colocar água e já ter os filtros e bomba a funcionar devo só controlar os valores de ph e amônia durante os 30 dias até estabilizar é isso? Ou devo utilizar algum produto para facilitar todos este mecanismos? Já agora quais os valores normais para uma boa estabilidade do habitat? Só no final da ciclagem é que devo introduzir as plantas ou estás poderão ser introduzidas durante a ciclagem?

 

Questão relativa a luminosidade, estando o aquário junto à luz natural (não diretamente mas próximo) este necessitaria de luz artificial?

 

Acerca da alimentação dos peixes, ao ter diferentes espécies devo ter diferentes tipos de alimentos ou existe algo mais geral? (Sei que existe comida especial para discos, peixes vermelhos,...) Acaba por existir comida para todas as espécies de peixes? Se sim como fazem para distribuição a alimentação por todos (há aquela regra dos dois minutos mas não é isso que queria saber, era como distribuem a diferente comida pelos diferentes peixes) Quanto a frequência dão 2x/dia ou uma vez apenas?

 

Relativamente aos peixes de fundo (camarões, limpa fundos,..) e necessário alimentos especiais de fundos ou eles alimentam-se de nutriente que se encontram no solo?

 

Utilizam algum vitaminico com alguma frequência para os vossos peixes ou acham isso abusado?

 

Finalmente sobre a limpeza, quando realizam as tpa estou a pensar fazer de 15/15 dias com muda de 1/3 acham muito? Mais uma vez, utilizam algum aquasafe?

Para limpeza de vidros os ímans chegam bem?

E limpeza do solo? Devemos utilizar os sifões ou simplesmente não devemos tocar no solo e deixamos as plantas e peixes de fundo fazerem os seu trabalho?

 

 

Sei que são muitas questões, algumas delas apenas para confirmar mas tendo elas respondidas sentir-me-ei bem mais confortável para adquirir tudo o que for necessário para começar este novo projeto :)

 

Cumprimentos aquáticos

Nicolas D.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia José

 

Eu irei comprar um aquário de 100l ou 146l relativamente ao layout referes-te ao "conteúdo"? Para já a única ideia fixa e de ter um aquário plantado! Depois ao nível de peixes não sei bem! Mas devo ter em atenção? Tinha ideia de ter apenas cuidado ao nível das compatibilidades entre eles ou estou errado? Há assim tanta diferença entre espécies ao nível de temperaturas/ph/.. ou de uma maneira geral adaptam-se bem a níveis semelhantes?

Editado por NicolasDias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, partindo do princípio que pretendes um comunitário plantado sem espécies que necessitem de um pH que se afaste muito do neutro, vou pegar no teu texto e dar a minha opinião baseada na minha experiência; que também não é muita.

Não vou ter valores em conta. Se for preciso vendes o carro ou fazes uma segunda hipoteca.

 

 

 

Inicialmente ponderei adquirir um aquário "kit" de 50/60l mas após algumas leituras fiquei a perceber que para começar um de 100l era boa ideia! Então estou mesmo decidido a comprar um de 100l já com todo o material (visto não perceber grande coisa a este nível, talvez mais a frente com a experiência).

 

R: Esquece o kit e manda fazer um aquário em vidro extra-claro de 8mm com acabamento biselado em cima.

Por exemplo 80x35x40alt ou 90x35x45alt

Até aqui tudo bem até que surge a minha primeira questão, a base do aquário.. devo eu em apostar num substrato e cobrir com cascalho e começar com a ciclagem? Isto a pensar em por plantas aquaticas.. ou utilizam unicamente fertilizantes (líquidos vitaminicos)? Ou deve-se utilizar os dois? Ou se meti substrato não preciso de fertilizante? Já agora qual a duração de um substrato (li que tem longa duração mas não concretamente) Estou um pouco confuso sobre este tema.. parto do suposta que aqui em casa vão apanhar luz natural e tpa com frequência de 15/15 dias

 

R: A frequência das TPAs depende da carga biológica, mas a regra geral é 30% à semana.

No meu caso sou capaz de mudar 15% durante a semana e uns 20% no fim-de-semana.

 

Substratos: ADA Power Sand no fundo, seguido de um substrato fértil e de um inerte, ou ADA Power Sand com ADA Amazonia por cima, por exemplo,

O meu ainda tem ADA Tourmaline e ADA Bacter 100 mesmo no fundo, mas a não ser que alguém te arranje um pouco, acho que não vale a pena gastares o dinheiro.

Irás necessitar de fertilizar na coluna de água. Marcas que aconselho: ADA, Seachem, Tropica.


Iniciando agora o tema da ciclagem, estou a ponderar meter agi engarrafada.. precisaria na mesma de utilizar um aquasafe? Depois de colocar água e já ter os filtros e bomba a funcionar devo só controlar os valores de ph e amônia durante os 30 dias até estabilizar é isso? Ou devo utilizar algum produto para facilitar todos este mecanismos? Já agora quais os valores normais para uma boa estabilidade do habitat? Só no final da ciclagem é que devo introduzir as plantas ou estás poderão ser introduzidas durante a ciclagem?

 

Não é preciso água engarrafada.

Tratas a água com Seachem Prime e inicias o primeiro ciclo com Seachem Stability.

Passadas 3/4 semanas levas um pouco de água a uma loja para testar amónia e nitritos.

Se tudo estiver bem, adicionas os primeiros peixes.

Entretanto já foram feitas TPAs de acordo com as instruções do fabricante do solo fértil e verificado o nível de nitratos e o pH.

Na minha opinião estes dois últimos testes são suficientes, a não ser para quem se dedique à reprodução ou tenha espécies muito peculiares.

Marca que aconselho: JBL


Questão relativa a luminosidade, estando o aquário junto à luz natural (não diretamente mas próximo) este necessitaria de luz artificial?

 

R: Calha LED com cerca de 35 a 40W com LEDs Full Spectrum (pelo menos alguns)

 

PAR or Photosynthetically Active Radiation designates a spectral range of light that photosynthetic organisms utilize during photosynthesis. Keep in mind that PAR values vary at different depths and distances from the LED light source. In other words, the same LED fixture will have multiple PAR values capable of supporting different species with different light requirements


Acerca da alimentação dos peixes, ao ter diferentes espécies devo ter diferentes tipos de alimentos ou existe algo mais geral? (Sei que existe comida especial para discos, peixes vermelhos,...) Acaba por existir comida para todas as espécies de peixes? Se sim como fazem para distribuição a alimentação por todos (há aquela regra dos dois minutos mas não é isso que queria saber, era como distribuem a diferente comida pelos diferentes peixes) Quanto a frequência dão 2x/dia ou uma vez apenas?

 

R: Acho que duas vezes por dia está bem, mas se deres três também não faz mal. É uma questão de quantidade e não de vezes.

Équo Menu Colore, pastilhas de fundo da Hikari, Sera Spirulina, Sera Viformo, Guppy Gran, Sera larva de mosquito, Sera "o" nip , são boas opcões.

Já dei flocos no princípio do hobby, mas há muito que não dou. Mas podes dar, claro. O Sera Vipan é aquele alimento que todos já comprámos :)


Relativamente aos peixes de fundo (camarões, limpa fundos,..) e necessário alimentos especiais de fundos ou eles alimentam-se de nutriente que se encontram no solo?

Sim, as tais pastilhas da Hikari. Também gostam de courgette e bróculos.

Para certas espécies convém ter um tronco para irem mordendo.

Utilizam algum vitaminico com alguma frequência para os vossos peixes ou acham isso abusado?

Só anfetaminas.

Finalmente sobre a limpeza, quando realizam as tpa estou a pensar fazer de 15/15 dias com muda de 1/3 acham muito? Mais uma vez, utilizam algum aquasafe?
Para limpeza de vidros os ímans chegam bem?
E limpeza do solo? Devemos utilizar os sifões ou simplesmente não devemos tocar no solo e deixamos as plantas e peixes de fundo fazerem os seu trabalho?

A última vez que aspirei acho que foi em 2015 :)

A fauna limpa os vidros (ancistrus, ottocinclus e planorbis)

Atenção que não existem peixes limpa fundos. Ajudam a evitar que se agregue comida no fundo mas necessitam da sua alimentação.

Um aquário bem plantado facilita muito a limpeza.

 

Por último mas não menos importante: um bom filtro externo.

Por exemplo um Eheim 2215.

 

Cumprimentos,

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boa tarde de novo

 

E a nível de co2? Que aconselhas? Aquele sistema de plástico com pastilhas/gel ou aqueles sistemas mais caros de botija?

 

Relativamente a luminosidade, estando o dia todo com luz natural e necessário fornecer luz artificial durante a noite?

 

Outra questão, as bombas e filtros em geral fazem muito barulho? Pode ficar junto ou dentro do quarto?

 

Alimentação: numa fase inicial poderei alimentar com um mais "geral"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.