Ajuda para primeiro aquário (60L)


MJH

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Um amigo deu-me o seguinte material que ele tinha arrumado na garagem:

 

Aquário de 60 Litros (com iluminação incluida)

Termostáto

Filtro Sera Fil 60

Bomba de ar Tetra Tec 80

Termómetro

 

Sempre tive interesse na Aquarofilia e com esta oportunidade decidi apostar em montar um primeiro aquário, como devem calcular as minhas dúvidas são imensas, para não dizer todas!

 

Quais os primeiros passos que devo dar? (além de lavar tudo uma vez que o aquário e equipamento estavam arrumados numa garagem já há pelo menos 1 ano).

 

Que tipo de setup me sugerem para um aquário deste tamanho?

 

A ideia que tenho passa por um setup sem plantas ou com plantas artificiais, mais à base de rochas, pedras e troncos e talvez algum musgo de java, com fundo de areia branca e fotofundo escuro. Apesar de nesta fase não optar por um aquário plantado, acham de devia colocar já substrato ou para um aquário destas dimensões não vale a pena pensar em aquário plantado?

 

Desde já obrigado pela vossa ajuda e desculpem se cometi algum erro na descrição.

Editado por MJH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MJH

Primeiro deves lavar o aquário sem detergentes alguns,

lavas com vinagre,e passas com bastante água ate sair

o cheiro do vinagre,depois colocas o aquário em cima de

uns jornais e enches o aquário,para veres se tem fugas,

deixas de um dia para o outro,se tudo estiver bem,bom

ai podes começares a pensar e montares,mas antes deves

ler aqui no Fórum sobre o ciclo do azoto,outra coisa podes,

e deves colocares plantas,pois elas ajudam,e muito a

biologia do aquário,tens muitas plantas de baixa manutenção,

como musgos,fetos de java,anubias,e muitas outras,

sempre que tiveres duvidas vem aqui ao Fórum,e a malta

sempre te pode ajudar,mas antes de tudo lê muito,e tem

muita calma,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MJH,

esse aqua já te deixa fazer umas brincadeiras...

pelo layout que entendi que queres(sem flora) limitas algumas opções...

o que te sugiro, é que dês uma olhadela pelos aquas aqui no forum e formes uma ideia mais ao menos do que gostavas de ver...

 

a partir do layout escolhes a fauna...

estamos cá para ajudar,

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Até ao momento já lavei todo o equipamento e já enchi o aquário sobre jornais para verificar se existem fugas.

 

Uma dúvida, a nível de filtro tenho um Sera Fil 60, acham que faz sentido investir num filtro novo (tive a ver o Eheim 2211) ou nesta fase e para o tamanho do aquário, o que tenho é suficiente?

 

Outra dúvida, também tenho um tetratec ap 80 mas acho que não deve estar completo (desculpem a burrice), porque não tem nenhum tubo, é só a "peça" em si e calculo que não seja para meter dentro de aguá.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MJH

Olha eu acho que sim,deves te meter no EHEIM 2211,só

tem um senão,geralmente o 2211 não trazem torneiras,

já o EHEIM 2213,traz torneiras,sempre podes comprar

as torneiras há parte,mas ficam muito caras,sem entre

o preço do 2211,e o 2213,fazes as contas se tiveres

de comprares 2211 se com as torneiras te fica perto

do 2213,val mais ires para o 2213,sabes que uma boa

filtragem ajuda muito,além de que o filtro para o aquário

e como se fosse o coração,e ao mesmo tempo o pulmão

do aquário,agora fica ao teu critério,e aos €,faz tudo com

muita calma,e lei muito para não fazeres muitos erros,boa

sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sera fil 60 pode ser mais que suficiente, assim como o 2211 pode não o ser... Não é o tamanho do aquário que dita o tamanho do filtro mas sim os seus habitantes, quanto mais porcaria fizerem maior terá que ser o filtro. E no que diz respeito a filtros nunca são grandes demais, se houver orçamento é melhor comprar.

 

Não tenho a certeza mas acho que nem todos os eheim 2213 trazem torneiras de origem, pelo seguro convém confirmar no momento da compra.

 

Subscrevo inteiramente a parte da calma, quanto mais calma houver agora mais descanso no futuro.

 

Feliz ano novo

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,


De todos os Setups que vi, o que gostei mais foi o "Brown Fingers in the Jungle" do Gonçalo84 e vou tentar ir por ai, mas queria numa óptica de LowTech, será possivel?


Montagem:

Em fase de estudo


Aquário:

57x32x32


Iluminação:

Lampada Osram 23w Cool White

Lumens : 1400


Dúvida: Esta iluminação faz sentido?


Aquecimento:

Termoestato (não faço ideia das caracteristicas)


Filtragem:

Actual : Sera Fil 60

A adquirir: EHEIM 2213


Substratos:

Tropica Plant Growth

Areão de vidro negro 1.4/2.0 mm

Dúvida: Qual a quantidade de substrato que devo adquirir?


Hardscape:

Troncos - Red moor Wood

Rocha - SEIRYU STONE



Fertilização:

O que sugerem?


Fauna:

A definir...


Flora:

A definir...


Dúvidas:


A nível do que já tenho, tenho dúvidas em relação a duas coisas, já enchi o aquário para ver possíveis fugas e tudo ok, já o esvaziei e procedi à limpeza o melhor que consegui, ainda assim noto algumas manchas de "verdete" (desculpem não sei o termo correcto) que não estou a conseguir eliminar, alguma sugestão?

A outra dúvida é em relação à iluminação, a actual que tenho está correcta?


A nível de Hardscape queria saber se é possível aproveitar alguns pedaços de coral que tenho que trouxe das maldivas, é possivel utilizar ou tenho de fazer algum tratamento? Vi também no Aki à venda umas pedras com a designação "Pedras Rio Guadiana", esse tipo de material é possivel de utilizar ou têm de levar algum tratamento antes?


A nivel do flora, estou a pensar em:

Limnophila Sessiflora;

Anubia barteri nana;

Alternanthera reineckii 'Mini';

Micranthemum 'Monte Carlo'.


Uma questão este tipo de flora é possivel em lowcost ou só mesmo com a utilização de CO2?



A nivel de fauna, estou a pensar em:

Microgeophagus Ramirezi - 2 un

Endlers Tigers - 5 un

Tetra cardinal - 10 un

ENDLER SNAKE SKIN - 5 un

DESMOPUNTIUS RHOMBOOCELLATUS 5 un

TRICHOGASTER CHUNA 2 un

(Alguns peixes de limpeza)


Primeira pergunta, é muita fauna para o espaço que tenho não é?


Mais uma vez obrigado pela vossa preciosa ajuda. Bom ano para todos.

Editado por MJH
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Algumas novidades, ofereceram-me dois substratos, o JBL Aquabasic Plus (fértil) e o JBL Manado (inerte).

 

Também já percebi que a iluminação que tenho é completamente errada, por isso vou investir numa calha LED.

 

Já percebi que a nível de lumens tenho de ter no minimo 3300 Lm, tendo em conta que vou ter um comunitário plantado, devo optar por uma calha de LED só de uma cor? Outra questão o meu aquário tem 57 cm, a maioria das calhas que tenho visto é de 50 cm ou 60 cm, alguma sugestão como resolvo isto? E a nível de w quanto necessito?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Algumas novidades, ofereceram-me dois substratos, o JBL Aquabasic Plus (fértil) e o JBL Manado (inerte).

 

Também já percebi que a iluminação que tenho é completamente errada, por isso vou investir numa calha LED.

 

Já percebi que a nível de lumens tenho de ter no minimo 3300 Lm, tendo em conta que vou ter um comunitário plantado, devo optar por uma calha de LED só de uma cor? Outra questão o meu aquário tem 57 cm, a maioria das calhas que tenho visto é de 50 cm ou 60 cm, alguma sugestão como resolvo isto? E a nível de w quanto necessito?

 

Obrigado pela ajuda.

boa MJH,

por partes, o perfeito é teres vários espectros(varios kalvin diferentes) na calha,mas já vi belos plantado apenas com led(tudo é relativo);

as calhas que dizem 50-60 cm por norma têm uns apoios que podes "encolher" ao tamanho desejado;

os Watts é relativo,guia-te pelos Lumens apenas com o menos watts possíveis...

limpeza: vinagre e agua alternadamente até teres resultado,acho o mais adequado...

as pedras que falavas:

materialapropriado.JPG

ter em atenção que alguma da flora que queres são de media/alta manutenção,por isso pensa em kits de CO2 e deixar os lowtec...

 

sorry pelo longpost...

espero ter ajudado,

Força nisso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

devilspeed999r, muito obrigado pelas dicas.

 

Em relação à iluminação vou tratar na 5ªf na Aquafish e também comprar umas plantas, tinha pensado numa primeira fase apostar em:

Queria tentar criar um tapete, talvez Montecarlo mas calculo que seja algo que já necessite de CO2. e juntar Staurogyne repens e Anubias nana petite, talvez um musgo de Java e umas Cryptocorynes, o que acham?

 

Uma dúvida, como referi ofereceram-me um JBL Manado, como é inerte e eu queria apostar num areão negro, devo colocar o areão por cima do Manado, ou não utilizar o manado e colocar o areão por cima do substrato fértil (JBL Aquabasic Plus)?

 

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Briger,

 

Ajuda-me, o que queres dizer com "Preocupa-te é com a qualidade dos LEDs."? O que devo procurar?

Em relação aos 3300 Lumens, cheguei ao número pelo que li de 60 Lm por Litro de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo uma calha com LEDs de 4 chips ou que tenha um índice de reprodução cromático o mais elevado que encontrares.

Não te vou recomendar ADA porque têm um preço muito elevado; claro que isto de dinheiro é sempre relativo.

Mas entre algumas marcas boas tens: Up Aqua; Mas-Was; Zetlight; Dennerle.

Isso dos Lumens por litro é uma das variáveis, mas não a única.

Imagina que o teu aquário tinha metade do comprimento e o dobro da altura...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas MJH

 

Esquece o coral para o aquário,não o deves colocar,

vai-te fazer subir o PH,e muito,para o verdete,tenta

com sal grosso,esfrega bem,por vezes sai.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bringer e Álvaro Silva,

 

Muito obrigado pelas dicas.

 

Bringer, vou ter em atenção essas marcas que referes quando for comprar a Iluminária na 5ªf.

 

Álvaro, vou tentar essa do sal.

 

Obrigado mais uma vez.

 

 

Em relação à questão do areão, acham que deva colocar o JBL Manado e o areão preto por cima, ou o areão preto directamente em cima do substrato fértil?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida,

 

Tenho um amigo que tem um filtro parado já há 5 anos, é um JBL CRISTALPROFI GREENLINE E701, vale a pena investir na matéria filtrante e tudo o que o filtro necessite (ele não sabe o estado em que o filtro está)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as matérias filtrantes consegues barato, mas tens de ver se funciona 1º...

não é perfeito(mas cavalo dado,não se olha o dente), mas deixa-te usares uns trocos antes para outras coisas(é a minha opinião)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devilspeed999r, mas vês algum inconveniente pelo facto de estar parado à 5 anos? Além da substituição das matérias filtrantes, devo ter atenção a mais alguma coisa?

 

O meu objectivo era por ai, a investir queria que fosse em equipamento que já me desse para um aquário maior.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devilspeed999r, mas vês algum inconveniente pelo facto de estar parado à 5 anos? Além da substituição das matérias filtrantes, devo ter atenção a mais alguma coisa?

 

O meu objectivo era por ai, a investir queria que fosse em equipamento que já me desse para um aquário maior.

 

Obrigado pela ajuda.

Epá, se ele funcionar, acho que não...

eu tenho eheins com mais de 8 anos a bombar..

o melhor era pores a funcionar(mesmo sem matérias) e veres se funciona bem e se tem algum ruído estranho...

caso contrario eu aproveitava...

 

ter em atenção que esse filtro não é "a ultima bolacha do pacote" mas dá conta do recado...

o amigo está a pedir quanto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver se pede zero, eheheh. Estamos em negociações.

 

A minha dúvida era mais com o facto de estar parado à 5 anos, não tanto pelo tempo de vida, mas mais por estar parado. Vou fazer o teste que dizes.

 

Mais uma vez obrigado por toda a ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.