Filtro caseiro para lagos de jardim


Visitante

Recommended Posts

Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para

lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina,

amônia zero e baixa manutenção) .

Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...
Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para

lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina,

amônia zero e baixa manutenção) .

Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/

 

 

RETORNANDO

 

Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento.

 

Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RETORNANDO

 

Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento.

 

Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil.

 

Alonso

 

 

 

Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON".

Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas.

 

Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida.

 

Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca?

Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado??

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON".

Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas.

 

Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida.

 

Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca?

Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado??

 

 

Quanto aos questionamentos acima:

 

HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado.

 

Ver mais informações:

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074

 

PERLON

 

Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá.

 

O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago.

 

Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo:

 

Esterilizador / Filtro

Pic_15915_21.jpg

 

Lago pronto

Pic_15915_22.jpg

 

Filtro e Esterilizador

Pic_16107_19.jpg

 

Grato

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos questionamentos acima:

 

HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado.

 

Ver mais informações:

 

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074

 

PERLON

 

Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá.

 

O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago.

 

Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo:

 

Esterilizador / Filtro

Pic_15915_21.jpg

 

Lago pronto

Pic_15915_22.jpg

 

Filtro e Esterilizador

Pic_16107_19.jpg

 

Grato

 

Alonso

 

Obrigado Alonso,

 

As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s.

 

Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias.

 

Agora coloco mais uma pergunta:

É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alonso,

 

As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s.

 

Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias.

 

Agora coloco mais uma pergunta:

É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo?

 

 

Gardenkoi

 

O filtro da foto foi comprado já pronto e não tem argila interna só biobal e o perlon.

Quanto a bomba, a maioria dos laguistas usam no fundo do lago para poder captar tambem a maior parte da sujeira do fundo. O bom é que a bomba fique numa extremidade e o retorno da agua para o lago na outra.

Estou colocando fotos do filtro aberto para voce ver por dentro.

 

dsc03650ja2.jpg

dsc03653vs0.jpg

dsc03655oi7.jpg

dsc03656bo4.jpg

dsc03652uq1.jpg

dsc03661wn0.jpg

dsc03647lh1.jpg

dsc03648uk1.jpg

dsc03649vk8.jpg

 

Qualquer outra informação estou as ordens.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alonso,

Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro.

 

A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante.

 

O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago.

 

A tua lampada de UV está permanentemente ligada?

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

denkoi

Alonso,

Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro.

 

A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante.

 

O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago.

 

A tua lampada de UV está permanentemente ligada?

 

 

Gardenkoi

 

Não é comum a casca de ostra como camada do filtro. Quem usa deve querer com isto alterar o PH da agua.

 

No meu filtro só tem os perlons e os bioball e já tenho ele a 6 meses e esta 100% .

 

O UV fica ligado 24 horas juntamente com a bomba que alimenta o filtro.

 

A agua esta cristalina desde que o lago ficou pronto. A manutenção é só no filtro, quando percebo que a agua esta retornando com menor vazão ao lago. De vez em quando faço troca parcial de agua. Tiro uns 150 litros e coloco agua nova.

 

O filtro é deste fabricante: http://www.cubos.com.br/

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta.

 

Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento.

 

Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente.

lagofilia ecossistemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta.

 

Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento.

 

Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente.

 

 

Gardenkoi

 

Aspiração do fundo só é eficiente se não tiver seixos. Comprei um aspirador UNIVAC II mas não gostei muito do resultado, pois tenho seixos no fundo do lago. A cubos acabou de lancar um aspirador com uma bomba na ponta, mas ainda não conheço. Não acho que deva ter algo levantando a sujeira do fundo, pois acredito que a agua nunca iria ficar cristalina.

 

Na cubos voce pode ter acesso a tabelas dos filtros e dados sobre que bomba é mais indicada para voce, etc..

Acredito que mesmo sem necessariamente ter que comprar algo, o Caio Bianco proprietário da mesma tera prazer em colaborar.

 

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais