NanoReef de 60 litros


Recommended Posts

Boa noite malta,

 

Preciso de ajuda de quem percebe mais disto que eu porque tenho algumas dúvidas.

Tenho aquário há algum tempo mas era com peixes de água doce e quero mudar para peixes de água salgada pois, acho muito mais fascinantes que os aquários de água doce.

Então decidi manter o aquário que tenho de 60 litros (medidas 60 x 30 x 30) e fazer as respectivas mudanças. O aquário já se encontra bem limpo e pronto.

Andei-me a informar em algumas lojas e disseram que necessitava basicamente de:

  • 5 kgs de rocha viva;
  • 3kgs de areia de coral;
  • bomba de circulação de 3000l/h;
  • Uma lampada branca (daylight) e uma azul (actínica) (julgo serem t5);
  • O termostato vou manter o que tinha.

 

Irei comprar em breve todo o material necessário menos a rocha viva que fica para a semana seguinte para montar tudo com calma e ver se está tudo a funcionar bem sem problemas.

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

  • Necessito de escumador para um aquário com apenas 60 litros? sei que é uma peça muito importante. Mas houve um senhor que me disse que conseguiria ter um aqua com sucesso sem um escumador. (mas posso sempre adquirir um mais para a frente se arranjar um bom negocio)
  • Como era um aquário de água doce vou aproveitar a calha e por la as duas lampadas. O problema é que o aquário e de tampa fechada. Também me disseram que podia ter o aquário com tampa. Mas gostaria de ouvir mais opiniões. Se devo cortar um pouco da tampa. Ou arranjar mesmo uma calha como se vê normalmente nos aquários de água salgada.

Obrigado pela vossa atenção malta. Não estou a por em questão nenhum conselho que me tenham dado e que possam dar, apenas gostaria de ter mais opiniões sobre este assunto.

Quando montar a 1º fase irei postar fotos.

Editado por Rogério Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim , para mim o escumador é a base, arranjas escumadores para esse tamanho de aquario no olx por 25/30€.

Quanto á tampa, a regra e não ter tampa apesar dos boyu terem. Eu comprei calha, e acho que é a melhor opção

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Rogério.

Em 1º lugar as medidas desse aquário para água salgada não são as melhores, têm pouca largura e altura.

para ti que queres começar aconcelhava 40x40x40 ou 50x50x50.

Mas vamos falar do teu e do equipamento que tens para ele:

  • 5 kgs de rocha viva; (a rocha basicamente usa-se 10% do volume de água, por isso está bem)
  • 3kgs de areia de coral; (não te metas nisso, 1kg chega e bem)
  • bomba de circulação de 3000l/h; (a circulação da água deve de ser de 30x o volume da agua por isso se tens 50 lt´s de agua precisa de wave maker de 1500 l/h, cuidado com quem quer despachar o que tem encalhado porque essa até te levanta os peixes)
  • Uma lampada branca (daylight) e uma azul (actínica) (julgo serem t5); (nada a apontar)
  • O termostato vou manter o que tinha. (nada a apontar)

  • Necessito de escumador para um aquário com apenas 60 litros? sei que é uma peça muito importante. Mas houve um senhor que me disse que conseguiria ter um aqua com sucesso sem um escumador. (mas posso sempre adquirir um mais para a frente se arranjar um bom negocio)
  • O escumador é para o aquário como os teus rins para ti, tem a mesma função. nunca compres para a quantidade exacta compra sempre para o dobro da agua, ou seja procura um para 100/120 litros. podes usar sem ele, fazes 2 tpa´s religiosamente por semana, so tens 2 ocelaris e uns corais moles, dobras a quantidade de rocha. é uma opcção tua.

  • Como era um aquário de água doce vou aproveitar a calha e por la as duas lampadas. O problema é que o aquário e de tampa fechada. Também me disseram que podia ter o aquário com tampa. Mas gostaria de ouvir mais opiniões. Se devo cortar um pouco da tampa. Ou arranjar mesmo uma calha como se vê normalmente nos aquários de água salgada.
  • O ideal é sem tampa com as calhas como se vê nos aquarios de agua salgada, mas cortar a tampa para que possa haver evaporação da água tambem resolve o problema, se virem bem os boyu tem saida de ar e ventoinhas para arrefecer a água, outro problema para tampas fechadas, manter a temp nos 25º, de inverno consegues e poupas luz, de verão tampa aberta ;)

Espero ter ajudado. qualquer duvida comunica.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rogério penso que o escumador seja mais do que suficiente para ti, eu por norma não tenho o hábito de aconselhar marcas de escumador porque isso vai depender da atenção que disponibilizas ao aquario quanto mais tempo e tpa´s fazer de forma certinha sem falhar menos capacidade ou "qualidade" precisas no escumador.

 

vai dando notiçias e mal tenhas fotos disso montado posta para vermos

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Boa noite malta! Venho fazer um pequeno update pois tenho andado um pouco afastado do fórum.

Aqui ficam algumas fotos do meu aquário e vou deixar algumas dúvidas que tenho.

 

Foto do aquário

http://imageshack.com/a/img538/3535/mfWH7R.jpg

 

Mais fotos

Foto do caracol e algas filamentosas tipo cabelo
E do coral que comprei recentemente (discosoma)
A fauna que tenho são: 2 peixes palhaço; 2 caracóis; 1 turbo; 3 ermitas; e um camarão.
Coral: 1 discosoma
As dúvidas que tenho são:
Como faço para acabar com as algas filamentosas? O problema julgo ser da água, pois uso água comprada no lidl de garrafão da marca lidl. O tempo de luz que tenho agora é de 4 horas luz branca e 5 azul (baixei para parar com a proliferação das algas).
Julgo ter uma infestação de caracóis, porque começo a ver uns 5 caracóis pequenos e 2 novos maiores. Será por causa dos 2 caracóis que tenho?
E por fim, o discosoma não deveria estar mais "aberto"? a zona onde está também apanha um bocado de corrente.
Quanto às correções que me fizeram anteriormente tive todas em conta. Fiz uma calha com 2 lampadas. Apenas mantive foi a bomba de circulação e comprei um escumador tmc 300 v2 300.
O aquário está montado desde meados de outubro.
Quanto a teste de amônia etc não fiz nenhum, pois não adquiri nada para os fazer.
Gostaria de saber a vossa opinião e ajuda.
Editado por Rogério Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de comprar um filtro de osmose para começar a estabilizar isso.

 

Na minha opinião tirava essas rochas com aquela alga vermelho carregado isso é rocha velha só deve largar fosfatos.

 

Arranja uns caranguejos eremitas para começar a limar essas algas arranjas baratos no tópico vendas o João arranja sempre.

 

,Pensa em adquirir testes para começares a ter isso debaixo de olho, e se conseguires faz tpas com agua natural.

 

Espero ter ajudado abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, obrigado pela ajuda.

 

Quando dizes o filtro de osmose, é para repor a água que evapora a partir de osmose inversa?

 

Eu pensava que a rocha com o vermelho carregado não tinha problema. Quando comprei já vinham assim e não é cianobácterias, pois raspo e não sai.

 

Sim quero comprar ermitas para as algas.

 

TPAs com água natural não é fácil arranjar.

 

Quanto aos testes tenho de comprar, mas são um pouco caros. Que testes adquiriste? Com calma vai tudo ao sitio :)

Editado por Rogério Marques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a água de osmose serve para repore a água evaporada e para fazer água salinada já que não consegues água natural, usar água da torneira estas sujeito a não te safares daS algas.

 

Essa rocha só liberta fosfatos como está parece rocha velha até.

 

Lembra te que a água salgada é caro mas existem equipamentos que não se pode prescindir senão vai tudo correr muito mal..

 

Testes precisas de ph nitratos fosfatos para já depois kh mg cal, precisas também de ver a salinidade já viste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Sim já fiz testes de salinidade e estava bom. Eu fiz todos os testes antes de começar a adicionar peixes e estava tudo ok.

Vou adquirir os testes e ver se arranjo alguém que venda água de osmose ou compro a máquina de osmose inversa.

Obrigado pelas dica abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais