Novo projeto para camarões (30l)


Recommended Posts

O problema é que as calhas que tenho visto aqui na minha zona à venda têm apenas uma lâmpada de 8W. Eu já tive a ver umas lâmpadas porreiras, mas que não servem naquelas calhas, ou porque são demasiado compridas ou porque os pinos não são do mesmo tamanho, enfim! Este fim de semana vou a Coimbra pode ser que encontre alguma alternativa melhor.

Se alguém me puder dar uma sugestão de calha para aqui que possa por em cima do aquário e que não seja muito cara agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica, mas sabes-me dizer qual é a potencia dos leds? É que no site não dão essa informação, será suficiente para as minhas necessidades ou será que fico na mesma?

 

Também vi este: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2086&pageNum_AquarioRS=0&idcat=187&cat=&subcat=&menu=12

 

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1424&pageNum_AquarioRS=0&idcat=187&cat=&subcat=&menu=12

 

Qual dos três será melhor? A última opção teria que confirmar as medidas, tenho as minhas dúvidas que caiba no espaço que tenho disponível...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este fim de semana andei por Coimbra e corri as várias lojas de animais da cidade. Encontrei algumas bem interessantes. Estive a ver as luminárias com lâmpadas compactas mas todas elas têm demasiada altura para a zona onde o quero colocar.

Vou aguardar um pouco mais e observar o que se passa pode ser que seja apenas uma questão de ambientação.

Até porque as opções que encontrei e que lá cabiam davam pouco mais iluminação do que aquela que lá tenho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passaram 12 dias depois da montagem e algumas plantas já começam a manifestar alguns sinais de vida. Os musgos já começaram a rebentar, a planta lá do fundo (que não sei o nome) já começou a ganhar folhas novas e a parvula já cresceu um pouco. Por incrível que pareça a riccia está com um aspecto bem viçoso!! Portanto apesar de a iluminação não ser a ideal parece que se estão a adaptar minimamente...

Pena que o filtro ainda não chegou! Tenho feito algumas TPA para ver se as algas não começam a aparecer.

Quando devo aparar a parvula?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes apará-la já, até o devias ter feito antes de plantar. Podes por um pouco de excell, quantas horas de luz tens?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atualmente tenho 10h de luz. Como a luz não é muito forte optei por colocar este tempo. Também não sei se é um erro. Então este fim de semana vou-lhes dar uma aparadela :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ora já existem algumas novidades neste projeto! O filtro já está a ciclar há cerca de mês e os níveis de amónia já estão a zero. Por isso concluo que o ciclo de azoto esteja terminado. Hoje coloquei alguns habitantes 5 red cherry e 5 caridina japónica. Não tenho experiência nenhuma com camarões, mas fiz uma aclimatização como mandam as regras e eles parecem andar contentes, pelo menos já limparam as alguinhas todas, especialmente as japónicas!

Amanhã já vou colocar umas fotos.

Também fiz umas alterações no layout coloquei umas dragon stone e fico a aguardar as vossas sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá confirmei hoje os nitritos e afinal eles estão a 1, por isso a coisa ainda não está no fim. Já estou a ver que me precipitei em colocar os camarões tão cedo...agora é esperar que não haja baixas...Acham que deva fazer tpa ou aguardar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos estão a 5 e a amónia a 0. Os nitratos ainda estão fracotes o que parece que me estou a aproximar do fim do ciclo, mas ainda não está terminado. Vou seguir o teu conselho e fazer uma pequena tpa para prevenir.

Obrigado pela dica amanhã a ver se tenho tempo para por umas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora finalmente aqui ficam umas fotos com as novidades.

1ª umas gerais com o novo layout

omln.jpg
ggpg.jpg
E em seguida umas com os novos hóspedes...5 red cherry e 5 caridina japonica
940h.jpg
o482.jpg
Fico a aguardar pelos vossos comentários e dicas...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu precipitei-me um pouco a colocar os camarões no aquário porque o ciclo ainda não estava terminado, mas verifiquei os nitritos, estavam a 1, segui o teu conselho fiz uma pequena tpa e a coisa está controlada e eles andam todos contentes :) vamos lá ver se estabilizo isto para me aventurar para outras espécies :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a minha ideia é essa começar com espécieis que sejam mais resistentes para passar para outras que exijam mais cuidados tinha pensado em Crystal Red e vi no outro dia um camarão mosquito muito bonito. Mas com calma, primeiro vou apreciar o comportamento destes meninos que me têm surpreendido pela positiva. É muito interessante vê-los a nadar pelo aquário. Na hora da alimentação então é uma animação brutal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade! Eu também comecei há uns tempos com os típicos red cherry e wild. Agora participei numa encomenda em grupo aqui no fórum, esta semana chegam os meus crystal red e babaulti green. Vamos ver como corre esta aventura.
São animais fantásticos, e como todos os fascinados por invertebrados dizem, quem entra neste mundo já não sai! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem venho relatar a evolução do comportamento dos bichinhos! Pelo que me apercebia a caridinas japónicas já largaram todas a carapaça o que me parece ser um bom sinal?

Quanto aos red acho-os bastante menos enérgicos do que as japónicas é normal esse tipo de comportamento?

Tenho alimentado com sera shrimp uma vez por dia e vou intercalando com artémia e larva de mosquito. Eles vão todos animados para a comida!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá a todos hoje foi dia da TPA semanal e os valores que obtive foram bastante satisfatórios

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 20

Depois da TPA ficou tudo a zero o que me parece bastante bom! Agora venham os camarões mais exigentes e mais red's :)

Desde que coloquei os camarões não voltei nem a fertilizar nem a adicionar CO2 e as plantas estão a comportar-se bem acham que deva/possa fertilizar e adicionar CO2 sem perigo para os camarões?

Outra questão estive a ver um tópico de um membro aqui do fórum (que já não me lembro o nome) que dava espinafres cozidos e cenoura cozida aos camarões e eles apresentavam umas cores brutais. Mais alguém faz isso? Basta cozer e por lá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O layout está simples e bonito. Quanto à flora não consideraste alguns musgos porquê? São as plantas preferidas dos camarões.

Quanto aos legumes cozidos, basta cozeres uns 2 min (depende do legume, se for espinafres pode ser menos, se for cenoura ou courgete pode ser mais).

Podes dar tanta coisa: ervilhas, cenoura, espinafres, courgete, folha de urtiga, folha de amoreira, e muitos mais. Penso que há um tópico sobre isso algures.

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo o teu tópico a que me referia!! Obrigado pela partilha, vou experimentar. Quantos aos musgos eles estavam no projeto, mas tive que os retirar para um projeto de um aquário maior que também estou a iniciar, mas em breve vou adquirir mais musgo para eles se entreterem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.