Novo projeto para camarões (30l)


Recommended Posts

Olá a todos tal como o título sugere vou iniciar um novo projeto e estou com bastantes dúvidas.

Já tenho aquários há bastantes anos, mas agora decidi arriscar em duas áreas pelas quais nunca me meti antes, um plantado que não fosse muito exigente e simultaneamente aquário de camarões.

Quanto ao aquário "roubei" a ideia aqui de um colega do fórum e decidi fazer um aquário com as mesmas características. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197510

 

A minha ideia seria em primeiro lugar preparar e estabilizar o plantado usando Co2 para desenvolver o seu crescimento, mas depois retirá-lo assim que introduzisse os camarões umas vez, que pelo que li eles não gostam muito de Co2. Será uma boa prática?

 

As medidas do aquário são:

largura 33

comprimento 35

altura 26

 

Substrato: fluval substratum (não sei se é o mais adequado)

Termostato: elite 25W (será suficiente?)

Filtro: gostaria de um filtro de cascata, mas não sei se me cabe dentro do móvel. Se der qual me aconselham? Se não der qual o mais adequado?

Co2: Waterplant semi pro (comprei hoje o que têm a dizer?)

Iluminação: leds do Ikea ou similares (cerca de 30W) Penso eu?!

 

Quanto ao layout gostaria de experimentar fazer um tapete, pelo que li a cuba é uma planta que o permite fazer com relativa facilidade o que dizem?

Depois vou colocar aquelas bolinhas de musgo (duas), vou colocar um pau de videira com musgo de java e gostaria de saber que mais plantas devo colocar nestas condições.

 

Fauna:

Red cherry (12?)

Eventualmente uns cardinais (6)

 

Este é um projeto que vai ser feito com calma, não me quero precipitar muito e por isso estou a pedir a vossa ajuda uma vez que me estou a meter por experiencias novas. Apesar de já ter peixes há muito tempo, mas sou inexperiente em tudo o que me vou meter. Nunca usei CO2, nunca tive camarões e nunca tive um plantado!! Também é bom ter em conta que o aquário não permite ter uma iluminação muito forte, daí ter algumas dúvidas relativamente ao tipo de plantas que possa colocar.

O aquário vai chegar amanha e a única coisa que tenho comprado até ao momento é o termostato, portanto estou bem a tempo de seguir os vossos conselhos e criar um bom nano com qualidade para os seus pequenos habitantes.

 

Fico a aguardar as vossas sugestões e espero que me ajudem mesmo, porque gostaria que este projeto fosse bem sucedido...

Editado por Ricardo Pt
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém há-de dar umas dicas sim. É preciso é aguardar que alguém consiga se disponibilizar para tal. ok?

 

Bom, o CO2 nas quantidades certas não é impedimento para manter e reproduzir camarões. Existem espécies mais sensíveis e outras menos.

 

O termostato de 25w chega.

 

O filtro de cascata não fica dentro do movel mas sim apoiado sobre o vidro do aquário. Se o aquário tiver tampa, terás que ou pensar noutra solução ou fazer uma bricolage.

 

O sistema de CO2 que adquiriste é daquele das garrafas pequenas? Se calhar a médio.longo prazo um sistema de botija maior acaba por sair mais barato.

30w em leds para 30L? Parece-me ser em excesso. Em lâmpadas convencionais 30W parece-me bem para uma iluminação média-forte.

 

A Hemianthus Cuba faz um tapete facilmente se lhe deres nutrientes suficientes, boa dose de CO2 e iluminação forte. Determinadas espécies de camarões poderão ter dificuldades em aceitar as necessidades da Cuba.

"Bolinhas de musgo" não são musgo. São uma alga. Cladophora aegagropila para ser mais preciso. Poderão virar praga como todas as algas e destruir todo o equilíbrio do ecossistema.

 

Red cherrys ou qualquer outra espécie de neocaridina são bons para começar a dominar a área dos invertebrados e ir avançando para espécies mais sensíveis e de maiores cuidados. Cuidado com os peixes que juntas pois poderás ver os camarões virar alimento vivo. Escolhe peixes de dimensões reduzidas e de boca pequena.

 

Então dizes que o aquário não pode levar uma iluminação forte. Algum motivo especial? É que uns parágrafos mais a cima querias meter 30w. Isso, para essas dimensões poderemos considerar forte.

Se não quiseres iluminação forte, escolhe plantas de baixa manutenção que sempre poupas nos fertilizantes e CO2.

 

Eu sou suspeito em manter invertebrados e aquários densamente plantados com altas concentrações de CO2 e nutrientes na coluna de água e sempre com sucesso, no entanto espécies que permitem fazê-lo com maior probabilidade de sobreviverem.

 

Espero ter ajudado

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas dicas acho que me vão ajudar bastante. Quanto ao filtro o problema é que não sei se desde o topo do aquário ao cimo do móvel tenho espaço para colocar o filtro e retirá-lo para a respetiva limpeza. Mas isso é uma questão de experimentar. Em todo o caso o de cascata é sempre preferível ao interno, certo?

Quanto ao sistema de Co2 é daqueles das garrafinhas pequenas e descartáveis. trazia uma de 95g incluída no pacote. Ainda não sei bem como funciona porque ainda não o experimentei, mas pelas instruções parece fácil. A minha dúvida é se devo retirar o Co2 depois de estabilizar o plantado ou se o devo manter mesmo que em quantidades mínimas junto com os camarões?

Relativamente à iluminação estive a ver melhor e afina é de 17W. Será suficiente?

Acham necessário colocar substrato fértil ou o fluval é suficiente?

 

Quanto à alga fiquei preocupado dizes que pode vir a tornar-se numa praga, mas como assim?

Mais uma vez obrigado pela resposta pronta. Assim que o projeto for avançando vou atualizando e colocando fotos do andamento dos trabalhos! Amanhã já devo ter o aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, cascata acaba por ser mais eficiente e ocupar menos espaço dentro do aquário (o que num aquário com pequenas dimensões faz jeito) comparando a um interno.

Não deves retirar o CO2 se as tuas plantas forem exigentes. Acabas por lhe tirares parte do seu alimento.

17W não é suficiente para plantas de alta manutenção. Plantas de baixa manutenção como anubias, bolbitis, cryptocorynes, musgos, etc, encaixam bem nestas características. Com as plantas de baixa manutenção a adição de CO2 pode ficar de parte ou ser baixa assim como a fertilização.

 

Essa alga depressa pode se espalhar por todo o aquário e difícil de erradicar.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então tenho que ter algum cuidado na escolha da flora para que não seja muito exigente. O aquário era para ter chegado hoje mas ainda não veio.

Queria colocá-lo no sitio para saber ao certo que medidas me sobram para o filtro, mas que que tive a ver deve dar para um de cascata. Gostaria de um que não tivesse bolsas de substituição especificas para poder colocar os materiais filtrantes que quiser.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar um pouco mais, especialmente depois de me dizeres que a cuba ia precisar de muita luz e fertilização o que poderia ser incompatível com algumas espécies de camarões. Pensei na Eleocharis acicularis como alternativa será esta última menos exigente? Ou o melhor é desistir da ideia do tapete e pronto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Finalmente o meu aquário chegou e vou atualizar o tópico.

Até ao momento.

 

Dimensões: 33*35*25 (cerca de 28l)

- Iluminação Led Ikea

- substrato aqua gro nutra soil brown

- Filtro aquaclear 20 (mandei vir da pet 4 you estou a aguardar)

- termostato elite 25W

- Co2 waterplant semi pro

 

Descoração

- pedras de xisto

 

Plantas

- Ricia flutans

- cuba (a aguardar que chegue)

- musgo de java (a aguardar que chegue)

- bolas de musgo ou alga (não sei o nome)

 

Por agora deixo a primeira tentativa de layout e fico a aguardar pelas vossas sugestões! Sinceramente não tenho muito jeito para esta parte da disposição dos elementos, por agradeço as vossas dicas.

Agora deixo algumas fotos!!

 

cxnj.jpg
epg8.jpg
bm5t.jpg
wa7m.jpg
f3kl.jpg
Amanhã vou tratar das plantação e da colocação da água
Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, no fim de semana vou tentar arranjar umas pedras mais irregulares.

Decidi aguardar pelo material que falta e montar tudo de uma vez, pelo menos não tenho que andar sempre a mexer.

~Mandei vir algumas coisas da pet 4 you, espero que não demore.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Espero que esses Led's do Ikea sejam suficientes para as plantas que pretendes manter... "Tapetes e Led's" não é facil.. com o dinheiro que investiste em Led's compravas uma calha T5 mais barata e mais potente, mas é só a minha opinião, vale o que vale...

 

No 1º post referes 1 plantado não muito exigente e depois falas em ter um tapete de Cuba... :o eu acho que: mais vale uma anubia bonita do que uma cuba a morrer!

 

Co2 em 28Lt's Brutos também é complicado pela oscilação de PH na agua... tens mesmo de manter os valores de Co2 na agua constantes e ter em atenção o tipo de camarões que colocas ( super resistentes ).

 

Já vi casos de camarões aqui pelo forum em plantados de sucesso, mas tinham uma quantidade de agua, 10/15x superior ao teu aquário... cuidado com esse valores.

 

Vai actualizando e Boa sorte ;)

 

Cumps

Editado por Andre Miranda aP
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que não pesco nada disto, acho também as pedras demasiado certinhas...esses led's parecem dar bastante luz, mas para cuba?

 

As marcas nas pedras são naturais ou fizeste-as? Parecem fosseis de folhas...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho dúvidas em relação à iluminação, mas como o aqua tem pouca altura pode ser que seja suficiente. A minha ideia inicial era mesmo fazer algo pouco exigente, mas isto do "já agora" é lixado e comecei a ver tapetes de cuba e entusiasmei-me, mas secalhar é má ideia!!! Mas estou tentado a experimentar...:) Quanto ao CO2 não tenho mesmo experiência nenhuma e pela via das dúvidas só vou meter os camarões quando as coisas estiverem estabilizadas.

 

Quanto às marcas nas pedras são naturais, foi aliás isso que me chamou a atenção, mas concordo que são demasiado certinhas vou tentar encontrar umas mais irregulares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não punha Co2... a não ser que visse que as plantas precisavam... a cuba é complicada... começa com parvula 1º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok eu agora já mandei vir a cuba vou experimentar, mas vou aproveitar e arranjar também párvula. E a riccia flutans? Isto quem não sabe é como quem não vê...:/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricia quer muita luz tabém, se estiver na superfície faz muita sombra, no solo não sei se te safas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Bem depois das vossas sugestões decidi fazer algumas alterações no layout. como já disse não tenho muito jeito para isto, no entanto andei a ler umas dicas aqui do fórum sobre a disposição das pedras e deu nisto...Agora gostaria de saber as vossas opiniões/ sugestões!

m5ph.jpg

 

dnqu.jpg

 

y782.jpg

Editado por Ricardo Pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim tá mais bonito e com um tronco pequeno atrás ficava melhor :)

 

Pelo que tenho lido, mesmo o Tom Barr apoia que para uma planta crescer, não precisa de luz por ir alem, desde que tenhas tudo em equilibrio,

o mesmo com a cuba,

Se tens um aquário não muito alto, a luz que necessitas para chegar á cuba não tem de ser extravagante desde que a alimentes com co2 e nutrientes na coluna de auga,

vais ter crescimento lento obviamente, mas crescimento mesmo assim, pois ela tem tudo para crescer.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens um aquário não muito alto, a luz que necessitas para chegar á cuba não tem de ser extravagante desde que a alimentes com co2 e nutrientes na coluna de auga,

vais ter crescimento lento obviamente, mas crescimento mesmo assim, pois ela tem tudo para crescer.

A luz influencia e muito o crescimento, a falta dela vai alterar sempre a FORMA como ela cresce. Pode até crescer, mas o ritmo e a forma vai ser alterada. Num aquario de camaroes, meter cuba é arriscadíssimo, a não ser que fiques sempre por espécies pouco ambiciosas (que não deixam de ser bonitas como é óbvio, eu próprio as tenho) mas se quiseres meter algo mais arriscado, acabou-se a cuba porque a existência de camarões pode impedir de dar á cuba o que ela precisa. Ela em vez de crescer na horizontal, pode crescer na vertical à procura de luz e o que pretendes é o contrário. Porque não metes um tapete menos exigente?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou mesmo seguir o vosso conselho e abdicar da cuba e substituir por Eleocharis Acicularis que pelo que me sugeriram não necessita de tanta luz nem tem tantas exigências como a cuba.

Vamos lá ver é se a encomenda não demora muito a chegar... o filtro não estava disponível e vou mesmo ter que aguardar, pode ser que esta semana já chegue alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já chegaram as ervinhas e hoje foi dia de plantações :) Já está tudo no sitio apesar de achar que ainda não está nos sítios definitivos, mas por hoje fica assim.

Sinceramente pareceu-me uma bela caga*a mas pode ser que já seja do adiantado da hora :) Pareceu-me que o fundo em preto também não ajuda muito acham que um fundo branco ficaria melhor?

 

Amanha já coloco fotos hoje já é muito tarde.

Agora só me falta o filtro já o mandei vir há quase duas semanas da pet 4 you e ainda nada...na minha conta aparece que está a aguardar que seja enviado pelo fornecedor. Alguém mandou de lá vir material?

Outra dúvida quanto às plantas ao fim de quanto tempo se deve fazer a 1ª poda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui ficam as fotos do resultado da plantação. Ainda sem filtro, mas já com um aspecto diferente!

Devo referir que esta é a minha primeira experiência com uma espécie de plantado e por isso agradeço todos os comentários e sugestões que possam servir para melhorar a minha aprendizagem.

alqr.jpg

xkos.jpg

eby3.jpg

dhgp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já que ninguém comenta eu vou atualizando!

5 dias depois da montagem tenho reparado que as folhas da parvula estão a ficar ligeiramente amarelas. Será que é da adaptação ou será uma consequência da fraca iluminação?

Estava a pensar arranjar uma calha para colocar em cima do aquário qual a potência que me aconselham?

Para clarificar as configurações dos leds do Ikea são 30 lúmenes, 2700k e corrsponde a cerca de 15w. O aquário tem uma altura de 25cm

Editado por Ricardo Pt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Não é muito de facto, para essa água o ideal era uma pl de 20W +/-.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.