CRS Playroom


Recommended Posts

Boas a todos,


Aqui fica um tópico com um aquário que já tenho montado há +- 2 meses, no qual tenho 12 CRS grade A.


Setup actual:


Data de montagem: 23 Janeiro 2013


Dimensões: 60x35x30 cm


Substrato: Akadama Double Red Line


Temperatura: 25ºC


Filtro: Biobox 2 Aqualantis


Iluminação: AquaGro (de origem)


Manutenção: Apenas TPAs de semana a semana


Decoração: paus de kiwi e um esconderijo de casca de côco


Parâmetros:

Amónia: 0,0

Nitritos: 0,0

pH: 6.1


Flora:

- Musgo de Java

- Musgo Phoenix

- Musgo Cladophora Aegagropila

- Feto de Java

- Limnobium Laevigatum

- Staurogyne Repens

- Eleocharis Parvula

- Hydrocotyle Leucocephala


Fauna:

- 12 CRS grade A

- Physas

- Melanoides Tuberculata

- Helenas (para dar cabo das physas)


FOTOS


dsc01424a.jpg

dsc01425ev.jpg

dsc01429ze.jpg

dsc01428j.jpg

dsc01427z.jpg

dsc01430cj.jpg

dsc01431tj.jpg

foto0344kx.jpg


Aceito críticas e comentários de todos os tipos!


cumps, David
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Clik,

 

A melhor temperatura é os 23ºC? Tenho lido que a melhor gama para eles era dos 24-26ºC, pelo que fiz a média. E como para temperaturas mais altas, o tempo de incubação é menor, ainda fiquei com essa dúvida (há uma fórmula por aí algures a explicar isso).

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aumentas o metabolismo e diminuis tambem a media de vida do camarao.

 

Ideal sao 23ºC.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos cá p ajudar-nos, aplica-s a todos os seres vivos basicamente.

 

Em relação aos neocaridinas (heteropoda e palmata - mais comuns) a temperatura será um pouco mais elevada. 25/26ºC será o ideal.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;)

 

Então vou deixar a temperatura dos aquas dos redcherrys e red rilis na mesma.

 

O que aconselham a dar de alimentação? De momento vario entre pastilhas Sera Viformo, JBL NovoPrawn e uma receita de spirulina que fiz idêntica a deste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=102175

 

Aconselham mais algo para variar ou assim chega? É que aqui por estes lados não sei encontra grande coisa de aquariofilia, muito menos para invertebrados :(

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas david,
Como tive um tempito vim aqui dar uma vista de olhos.

1º ponto - faltam-te umas actualizações, estou curioso para ver como se alastrou esse limnobium, pessoalmente coloquei num dos meus aquas e não gostei do desenvolvimento daquilo. as raízes chegaram ao chão do aqua e começaram a acumular lixo :s

2º ponto - em relação à alimentação, dessas mais baratas eu dou a da Sera para camarões e eles devoram aquilo.
Depois por acaso comprei mosura mas arrependi-me um pouco. Se bem que vale bem o que pagas em termos de quantidade, porque estou a ver que nunca mais dou vasão àquilo.
Para variar, comprei uns sticks profissionais baratos e uma grande quantidade, se quiseres digo-te onde arranjei. Os meus são uma mistura de urtigas, dente de leão e mais qualquer coisa. Mesmo muito baratos até diria que compensa mais do que andar a fazer papas caseiras.
Para além disso, como é sempre bom ter comidas frescas, é ir metendo vegetais frescos ou fazendo papas como a que fizeste mas com mais variedade. Eu já fiz uma com folhas de urtiga e eles adoraram - tambem podes por a folha directamente mas eu como nao tenho urtigas à mao fui apanhar um dia e fiz a papa. Já fiz com espinafres, abobora, alface vermelha...enfim, coisas dessas.
Uma coisa com que me preocupei na alimentação foi o fornecimento de cálcio, que é dificil de encontrar nas papas que lhes damos.

3º - Em relação ao layout falta um pouco de harmonia. Se fosse a ti colocava a staurogine toda em primeiro plano, metia os troncos e os musgos em segundo plano mais para um dos lados, e passava a eleocharis para tras, e até podias usar as madeiras como barreira...
E tentava ir fazendo podas e colocando esse fissidens numas redes e usava tambem em primeiro plano. É o meu musgo preferido (: tenta multiplicá-lo.
Isto era o que eu faria sem mudar nada na lista de material que tens, mas como alguém já disse, falta um bom emaranhado de madeiras, tens que por mais algumas e claro, cobrir com fissidens :D



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigo,

 

Obrigado pelo comment! Vou então seguir a listagem ;)

 

1 - Isto de actualizações tem estado dificil e a verdade é que o aqua precisa de uma manutenção, principalmente no que diz respeito à limnobium. Aquilo tem lá umas raizes de +50cm à vontade e só tem uma coluna de água de talvez 25cm :/. Quando puder (espero que na próxima semana) tiro um dia para fazer uma manutenção bem geral e tirar umas fotos dos meus aquas :)

 

2 - Para alimentação da mariscada dou um pouco de tudo. Flocos Sera Vipan, flocos Tetra Min, pastilhas Sera Viformo, pastilhas Tetra Pleco Tablets, Uma mistura tipo papa caseira seca com spirulina, JBL NovoPrawn e as famosas pinhas de amieiro e cascas de planorbis secas e esmagadas para cálcio. Há uns dias dei para experimentar um pedacinho de côco e nem sequer tocaram. Retirei e coloquei no aqua dos red rilis e desapareceu em minutos... LOL

 

3 - Quanto à estética, o meu interesse maior é mesmo os camarões e a vida deles. Não estava com muitos rodeios para a estética nem decoração. Até estou a pensar retirar a staurogyne porque não se está a espalhar nem dar muito bem... E até a Vivipara não está a espalhar. Está a formar tufo (deve ser devido a ter fraca iluminação, não ter CO2 nem fazer fertilização).

Até estava a pensar usar uns paus de kiwi para colmatar a saida dessas plantas para o lado esquerdo do aqua e atar uns musgos, ou então usar um tronco simples... Tenho que ir ver disso também pelos vistos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva amigo,

 

Obrigado pelo comment! Vou então seguir a listagem ;)

 

1 - Isto de actualizações tem estado dificil e a verdade é que o aqua precisa de uma manutenção, principalmente no que diz respeito à limnobium. Aquilo tem lá umas raizes de +50cm à vontade e só tem uma coluna de água de talvez 25cm :/. Quando puder (espero que na próxima semana) tiro um dia para fazer uma manutenção bem geral e tirar umas fotos dos meus aquas :)

 

2 - Para alimentação da mariscada dou um pouco de tudo. Flocos Sera Vipan, flocos Tetra Min, pastilhas Sera Viformo, pastilhas Tetra Pleco Tablets, Uma mistura tipo papa caseira seca com spirulina, JBL NovoPrawn e as famosas pinhas de amieiro e cascas de planorbis secas e esmagadas para cálcio. Há uns dias dei para experimentar um pedacinho de côco e nem sequer tocaram. Retirei e coloquei no aqua dos red rilis e desapareceu em minutos... LOL

 

3 - Quanto à estética, o meu interesse maior é mesmo os camarões e a vida deles. Não estava com muitos rodeios para a estética nem decoração. Até estou a pensar retirar a staurogyne porque não se está a espalhar nem dar muito bem... E até a Vivipara não está a espalhar. Está a formar tufo (deve ser devido a ter fraca iluminação, não ter CO2 nem fazer fertilização).

Até estava a pensar usar uns paus de kiwi para colmatar a saida dessas plantas para o lado esquerdo do aqua e atar uns musgos, ou então usar um tronco simples... Tenho que ir ver disso também pelos vistos.

 

Abraço

Ah então pronto, parecia que andavas à nora sem saber o que lhes dar xD afinal andas informado, já estava a achar estranho.

 

Como assim coco?! que parte do coco?

 

Pois, são plantas que precisam de bastante iluminação, se bem que a staurogyne é estranha, a minha veio de um amigo que usa CO2 e tem lampada hqi 150 W e lá nao se dava, mas aqui em casa com a minha luz e ao fim de 1 mes plantada está a começar a ganhar estabilidade e a ficar boa (: Exacto, cria um espaço bonito para te ser agradável observá-los. Usa mais uns paus que é o que falta aí (:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva amigo,

 

Actualizações há, tempo para elas é que não :(

 

Nasceu-me a primeira ninhada de uma fêmea ovada que tinha para aqui. Consigo contar pelo menos 9 minorcas. A ver se dá nalgo ;)

 

Gostava também de entrar na 'brincadeira' dos taiwan... Mas vai ter que ser quando houver t€mpo mesmo... :/

 

Fotos e actualizações talvez este fim-de-semana!

 

Abraço, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não tem tido havido muito tempo para actualizações.... Mas não quer dizer que não hajam novidades!

 

Tive uma ninhada de 1 fêmea ovada CRS que resultou nalguns minorcas... Até agora só consegui contar 9, mas penso que podem haver mais... São mesmo pequenos ;)

 

Tenho também outra fêmea ovada de momento, pelo que espero mais outras novidades em breve!

 

Para daqui a uns tempos também espero algo novo neste aqua, mas fica o 'suspense' no ar...

 

Agora calo-me e passo fotos:

 

dsc01872ud.jpg

dsc01873a.jpg

dsc01874y.jpg

dsc01875uq.jpg

dsc01876u.jpg

dsc01877wr.jpg

dsc01878ts.jpg

dsc01879e.jpg

 

comentem!

 

Abraço, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheheh uns minorquitas! Parabens :D

A staurogyne safa-se?

A eleocharis estagnou não foi?

Continua a faltar algum verde, mas nao falta decoração, eu entendi a tua ideia, se essas plantas desenvolvessem estava brutal (: tens que começar a pensar em meter mais qualquer coisa.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sraurogyne tem-se safado. Nota-se até nos pés uns rebentos mais verdes, pelo que tem crescido, mas muito pouco... É que a luz não serve para elas, nem tenho CO2 nem faço fertilização...

 

A Eleocharis apenas cresce para cima... lol

 

A minha ideia passará por colocar um tronco onde estão as staurogyne, e recheá-lo de fetos. Depois replicava a parede de musgo solta do lado direito para colocar do lado esquerdo e prender para dar aquele efeito mais natural no fundo.

 

Com o tempo ;)

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Mais uma actualização. 1º as fotos:

 

9g50.jpg

67z8.jpg

 

Agora o texto:

 

1) Saiu a staurogyne que não me estava a agradar e tenho no lugar dela (apenas temporariamente) fissidens a ver se alastra e ganha melhor cor.

 

2) Os pequenotes já cresceram e cresceram bem. Eu é que ainda não sei 'gradeá-los'...

 

3) Hoje, 10 minutos antes de me sentar ao portátil para escrever este post, deparei com mais camarõezitos, nem um milímetro devem ter :)

 

A ver no que isto dá!

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente pessoal,

 

Apareceram-me uns bichos aqui nos vidros do aquário, parecem umas lapas. Alguém me consegue ajudar?

 

As fotos não são grande coisa mas aqui ficam:

 

80n3.jpg

h4l1.jpg

ij5j.jpg

 

O que serão?

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

David, esses camaroes com 1 mm tem riscas? e que menos de 1 mm parece-me muito pequeno para camarao.
Mesmo assim parabens pelos progressos :pompomgirl: vai actualizando xD

Abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.