.:: Siglas ::.


Dicionário de siglas ou não?  

159 votos

  1. 1.

    • Sim, deve criar-se um "dicionário" de siglas.
      149
    • Não, penso que todas as siglas são facilmente deduziveis.
      10


Recommended Posts

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

A ideia do dicionário é ópitma e podia incluir também um glossário de termos que são desconhecidos de muitos iniciados  e não só(por ex: sump, escumador, over-flow,  decantação, seco-húmido, etc)

 

O glossario seria indespensavel!!!

 

 

Continuo a dizer que é uma ideia para avancar!! :roll:

 

+ 1 a apoiar a ideia.

 

E já agora, os 2 votos contra foram sentidos ou foram só para estragar

a media :wink:scratchchin.gif

 

Abraços,

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já votei. Acho que não é necessário complicarmos muito a questão, mas podiamos criar um dicionário (ou simplesmente um glossário) técnico com os termos usualmente usados em aquarofilias.

 

Eu, pelo menos, confesso que demorei umas semanas a descobrir o que eram TPAs.

 

Agora, atenção que não acho correcto que se crie um dicionário de calão que fomente o uso deste!

Eu ia sugerir um tópico fixo com isto, mas tenho receio que se atafulhe de coisas inúteis e se torne de difícil consulta.

 

De qualquer modo, excelente ideia!! Parabéns, aquaTFA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

mais umas siglas

 

ppm ---»Em ingles "parts per million" uma unidade de medidautilizada para medir concentraçoes de uma certa substancia num meio

NPK ---» (N=azoto, P=fósforo.K=potassio)simbolos quimicos que abreviam macro nutrientes necessarios Às plantas

DIY---»("Do It Yourself") Material que pode ser construido em casa com materiais relativamente faceis de utilizar

 

 

E uns temas para o glossario

 

Aquario de refugio---:$ n sei..por isso é que meti, julgo ser um aquario onde se filtra a agua dos salgados com macro algas??tipo 2ª sump:$ n sei...

 

 

Este glossario poderia por-se por exemplo no incio das FAQ

 

 

( Assim esta melhor) :twisted:

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]

ppm  

NPK  

DIY

 

Não só para ti Green Goblin, mas para todos:

Deveriam editar as vossas msg e colocar o significado das siglas... :D

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actinica: Tipo de luz emitida por lampada fluorescente que proporciona um espectro próprio para a fotossintesse, tem um tom azul. Muito usada nos reef de coral.

Aerobico: Termo que designa um ser vivo que necessita de oxigénio para sobreviver.

Acrilico: Material plastico usado para construir aquários, filtros e acessorios.

Água Acida: Água que qpresenta um ph inferior a 7.

Água Alcalina ou Básica: Água que qpresenta um ph superior a 7.

Água Salobra: Água intermédia, que não é doce nem salgada, resulta da mistura de água do mar e do rio(estuarios).

Alevins: Peixes recém nascidos.

Anaerobico: Termo que designa um ser vivo que não necessita de oxigénio para sobreviver.

Anoxico: Com muito pouco oxigenio.

Artémia: pequenos crustáceos que servem de alimentação para os peixes, muito faceis de criar e manter por logos periodos de tempo, excelente forma de alimentação para os que nasceram a pouco tempo.

Bactéria: Organismo pertencente ao reino MONERA, são os mais antigos seres vivos e ajudam no ciclo do nitrogénio.

Berlin, método de filtragem: Método de filtragem biologica que envolve o uso de rocha viva e um escumador.

Bio-Balls: Bolas usadas para colonização de bactérias na filtragem biologica.

Biotopo: Ambiente natural de um ser vivo.

Black Water: Água caracterizada por uma coloração escura, com baixo ph e muito pouco dura, muito rica em taninos e caracteristica dos rios amazonicos.

Bomba de Ar: Bomba utilizada para fornecer ar ao aquário, escumadores, filtros de fundo, etc.

Bomba doseadora: É uma bomba usada para adicionar aditivos na água como fertilizantes liquidos ou outros.

Buffer: Substancia que adicionada à água ajuda a estabilizar o ph.

Calcio (Ca): Utilizado pelos corais de água salgada para o seu crescimento.

Carvão Activado: Utilizado na filtragem quimica. Consegue absorver muitos componentes quimicos da água como o cloro, e muito utilizado para retirar a coloração amarelada da água, deixando-a cristalina. Deve ser substituido com regularidade ou pode começar a largar na água os components que absorveu depois de estar saturado.

Ciclideos: Familia de peixes de água doce originários da India, America e Africa. Estes peixes têm tendencia para serem muito coloridos e agressivos.

Cloro: Substância utilizada como bactericida na água canalizada, é prejudicial para os nossos peixes e deve ser removida com um anti-cloro.

Comunitário: Diferentes espécies de peixes do mesmo biótopo mantidos no mesmo aquário.

Desnitrificação: Eliminação de nitratos por bactérias anaerobias.

DIY: Uma abreviatura para “Do-It-Yourself”, geralmenete refere-se a projetos que podemos fazer em casa.

Dioxido de Carbono (CO2): TGáz necessário na realização da fotossintesse e é um produto final da respiração. Pode ser utilizado para baixar o ph.

Ecossistema: Relações entre seres vivos e tudo o que os rodeia.

Endemico: Significa que um ser vivo vive apenas em determinado local.

Filtragem Biologica: AProcesso de transformação de materias toxicas com a utilização de bacterias(ciclo do nitrogenio.

Filtragem Quimica: Processo de filtragem atravéz de um substrato que absorve determinados produtos da água, pode ser carvão activado, resinas, etc.

Filtro Exterior: caixa utilizada para filtragem no exterior do aquário onde se utilizam várias matérias filtrantes(biologicas, quimicas e fisicas).

Maternidade: Aquário destinado para nascimento de peixes.

Pedra Difusora: Material utilizado para criar pequenas bolhas de ar dentro de água.

Reef Costeiro: Reef de coral encontrado junto à costa.

Refrigerador: tem a função de baixar a temperature da água, uma vez que peixes e corais não suportam elevadas temperaturas que se verificam no verão.

Reprodução Assexual: Processo natural de algumas plantas e animais de se reproduzirem sem a intervenção de outro individuo.

 

Depois de umas traduções isto pretende ser o começo de algo que venha a dar jeito. Conforme o tempo permitir irei acrescentar muita coisa que ainda falta(também as siglas!). Agradeço que me corrijam em algo que está pouco explicito ou mesmo incorreto :D

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Siglas que se encontram em todas as espécies, relativas a espécimes capturados no habitat natural, trazidas para aquários (neste caso) e reproduções que daí advenham...

 

F0 - selvagens

F1- filhos de selvagens

F2- netos de selvagens

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu voto está feito, sou completamente a favor e deixo aqui o meu contributo para uma sigla que me moía a cabeça por não saber o queria dizer :)

 

Parte-Por-Milhão (ppm): Uma medida da concentração de um material dissolvido nos termos de uma relação maciça (milligramas por quilograma, mg/kg). Uma porção de um contaminador está atual para cada milhão partes da água. Para a análise de água, as partes por milhão são apresentadas frequentemente como uma massa por o volume de unidade (milligramas por o litro, mg/l). Há um milhão de milligramas da água em um litro.

 

Espero ter contribuído :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
 

Agora, atenção que não acho correcto que se crie um dicionário de calão que fomente o uso deste!

 

Não será um "dicionário de calão" mas sim de termos técnicos e gíria (=/=calão).

 

Quer queiram quer não, ao se falar exclusivamente de um tema surgem expressões próprias do "ofício". Isto é normal em qualquer área do conhecimento, o que dificluta muito a compreensão de quem se envolve recentemente como foi o meu caso!

 

Já tenho aquários há algum tempo e quando cheguei a este fórum deparei-me com inúmeras expressões que não percebia à primeira. O próprio termo "aqua" me meteu confusão ( pensei que fosse algum tipo especial de aquário :D ) o que mostra a tendência para a gíria que acaba por se formar.

 

O dicionário é ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL!

 

Aproveito para recomendar uma secção de tutoriais sobre:

:P Instalação de aquários

:( Ciclo do azoto

:D Química da água

:D etc

 

Corre-se o risco de o fórum se torne elitista e perfeitamente inútil para quem se queira iniciar neste mundo ou, simplesmente, tenha poucos conhecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

por acaso não concordo assim muito com a ultima parte do ultimo comentario.. parece-me mais que os "cromos" vão tendo cada vez menos paciencia para explicar as coisas basicas a quem está a cumeçar..

 

estes por sua vez deviam usar a funçao pesquisar que realmente ajuda muito. não só porque em paí 95% dos casos ja alguem passou pelo mesmo e se deu ao trabalho de fazer a pergunta e/ou explicar a resposta como porque se um gajo se mete nesta vida e não se sabe orientar (ler outros foruns, paginas específicas, paginas de criadores, fotos e mais fotos, tudo sobre as especies..) ta lixado..

 

assim sim, este forum torna-se elitista. quer dizer, se eu que sei pouco, registei-me nem ha 2 meses e ja tou farto de ler "ajuda-ataque de algas" ou melhor ainda "os meus camaroes desapareceram"..

às vezes é o problema de haver demasiada informação dispersa qd se trata de cenas muito mencionadas. faz-se um search pa ver que fertilizantes o pessoal usa ou massas filtrantes, iluminação, filtros etc essas coisas que um tipo tem sp duvidas nos primeiros tempos e so aparecem fichas de aquarios.. eh continuar a procurar..

 

ja agora, uma ultima opiniao, axo que ja se fazia umas limpezas nos topicos com mais de 500 mensagens.. de certeza que la há muita "tralha" pelo meio.. mas la esta! e a paciencia, certo?

 

 

(esta coisa das palavras corrigidas dá comigo em doido.. eu percebo a "vossa" cenas mas um tipo habitua-se a escrever depressa e sem olhar po teclado e sai sp td assim k as x eh xato pa kem n ta bem a ver o k se ker dizer - eu como dou muitos erros dá sempre geito ir metendo uns "x" pa disfarçar qd n se tem a certeza.. lol :lol:)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Algumas que me lembro:

 

NH4, NH4(+1) ou NH4+ - Amónia. Forma protonada (mais um ião H+) do amoníaco

NH3 - Amoníaco...

P - Símbolo Químico do Fósforo.

N - Símbolo Químico do Azoto.

K - Símbolo Químico do Potássio.

Lumens - Unidades de intensidade Luminosa.

Watts - Unidades de Potência, geralmente eléctrica.

SUMP - O que é que isto significa? É alguma sigla? Reservatório de largas dimensões, geralmente colocado por baixo do aquário. Permite uma grande filtração, face ao seu tamanho comparada com filtros externos/internos. É possível a colocação de vários aparelhos no seu interior, escondendo-os assim, e não ocupando espaço no aquário.

Overflow - Sistema que evita, em caso de avaria/falta de electricidade que o aquário/sump se escoe completamente, não havendo assim inundações.

Desferrado - Existência de ar dentro de um tubo/filtro que dificulta/impossibilita o seu funcionamento (passagem de água) por acção da gravidade.

Coluna Seca - ...

Passa Muros - Pequena rede/acessório que se coloca no topo das Overflow e Colunas Secas de modo a evitar que os peixes entrem nestas.

Filtro de Decantação - Filtro que se encontra dentro do aquário...????

Bicarbonato de Sódio - NaHCO3, usado para aumentar o pH e a dureza carbonatada (KH) num aquário. Usado também nas receitas caseiras de CO2, para maximizar a libertação de CO2.

Carbonato de Cálcio - CaCO3, vulgo calcário.

Azul de Metileno - Remédio anti-fungico.

Bomba de Retorno - Bombas de água que se colocam dentro das Sump's para devolver a água ao aquário.

Válvula Anti-Retorno - Peça que obriga o ar/líquido a fluir em apenas num sentido. Utilizada para evitar que os tubos das bombas de Ar e CO2, por retorno, suguem água do aquário.

Dureza - Grandeza relacionada com a soma de todas as concentração de metais dissolvidos na água. Quanto mais dura for uma água, maior é o teor de metais dissolvidos nesta. Os maiores contributores, são os iões Cálcio e Magnésio.

Alcalinidade - O mesmo que KH. Relacionado com o poder tampão de uma água. Geralmente, quanto maior a alcalinidade, maior o poder tampão.

Poder Tampão - Facilidade em se alterar o pH de uma água. Quanto maior o Poder Tampão, mais difícil é de se modificar o pH. Relacionado com o KH. Quanto maior o KH, maior o Poder Tampão.

 

Sem mais nenhumas que me lembre... por agora é tudo.

Como é óbvio, devo ter cometido muitos erros, por isso toca de os emendarem :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso não concordo assim muito com a ultima parte do ultimo comentario.. parece-me mais que os "cromos" vão tendo cada vez menos paciencia para explicar as coisas basicas a quem está a cumeçar..

 

estes por sua vez deviam usar a funçao pesquisar que realmente ajuda muito. não só porque em paí 95% dos casos ja alguem passou pelo mesmo e se deu ao trabalho de fazer a pergunta e/ou explicar a resposta como porque se um gajo se mete nesta vida e não se sabe orientar (ler outros foruns, paginas específicas, paginas de criadores, fotos e mais fotos, tudo sobre as especies..) ta lixado..

 

assim sim, este forum torna-se elitista. quer dizer, se eu que sei pouco, registei-me nem ha 2 meses e ja tou farto de ler "ajuda-ataque de algas" ou melhor ainda "os meus camaroes desapareceram"..

às vezes é o problema de haver demasiada informação dispersa qd se trata de cenas muito mencionadas. faz-se um search pa ver que fertilizantes o pessoal usa ou massas filtrantes, iluminação, filtros etc essas coisas que um tipo tem sp duvidas nos primeiros tempos e so aparecem fichas de aquarios.. eh continuar a procurar..

 

 

Isso resulta num site ... não num forum ...

 

acho que um forum é um local de onde se vai retirando informacoes para preencher um site ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Muito boa ideia  

 

Já agora uma sigla muito usada mas que não sei o que é  

 

TMG em plantados tem a ver com fertelisantes

 

 

Tropica Master Grow!!

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve lá estar porque é um produto comercial, da tropica.

Por acaso foi uma sigla que me baralhou ao inicio...eu já usava o tropica master grow, mas daí a associa-lo ao tão falado TMG, ainda demorou uns diazitos... :P

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.