Fundo verde cheio de algas


Recommended Posts

Olá, sou novo aqui no forum e antes de mais quero apresentar-me. O meu nome é João Rui mas todos me tratam por Jana, tenho um pequeno lago onde tenho algumas carpas e outros peixes de água fria que fui comprando.

O meu lago antes de ser lago, era só um tubo para aproveitar a água duma mina que tenho na casa nova que comprei. Depois como tinha a água mesmo perto da casa, quis ter um laguinho ou fonte para poder ouvir o som da água a correr...........a coisa foi evoluindo e acabei por fazer um lago com cerca de 2,5*3 metros e com 2 profundidades 0,45 e 0,60 cm. depois do lago feito só com o barulho da àgua corrente vieram os peixes, com a água verde vieram as plantas e mais tarde um filtro pressurizado, agora tenho cerca de 28 peixes no lago dos quais 14 são carpas tenho uma bomba de 9000 litros e um filtro pressurizado de 15000 litros.

Como o lago era de cimento e não tinha qualquer tipo de acabamento, resolvi encher o fundo com seixo rolado de cerca de 3cm, no inicio tudo correu bem, mas passados alguns dias comecei a ficar com o fundo e paredes do lago todos verdes com umas algas que parecem veludo.

Gostava que alguem aqui no forum me ajudasse a identificar as causas do meu problema, agradeço desde já a V. ajuda.

Um abraço Jana

 

Ps. espero daqui a uns dias por aqui umas fotos do meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapá, to com o mesmo problema que voce, minha agua é cristalina, o fundo do meu tanque de 2000 litros é limpinho tambem, mas as paredes estão horriveis...Nem aparece mais a cor do tanque que é azul, esta tudo verdinho verdinho.

tentei colocar um anti algas, mas nao deu certo, nem limpar com uma esponja.

Eu pensava em deixar o meu tanque como o seu com uma camada de cascalho, mas um amigo me falou que da muito trabalho porque tem que fazer sifonagem de vez em quando pra tirar a sujeira, dai desisti temporariamente ate ter mais tempo livre.

Vou ficar de olho nesse seu topico para ver se alguem nos dá alguma dica...hehehehe.

 

mas te digo, ta uma beleza seu lago apesar das algas, a agua cristalina da pra curtir bem os peixes.

Editado por dfajunior
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cloro puro em blocos poe-te isso tudo branquinho em 3 tempos...lol.... alem de matar todas as plantas e todos os peixes... se não tiveres vida nesse tanque ou se a puderes remover para o limpares a ideia do cloro e boa..... enfiar la o cloro tirar toda a agua.... esfregar as paredes e passar muita agua para remover qualquer vestígio de cloro... podes também adps comprar um anti cloro e quando encheres o tanque, depois de lavares bem com agua, adicionas.... ... tb podes arranjar uma lamina para raspar as paredes.... ou deixas mesmo assim verdinho... de resto não vejo mais opções... muitas plantas flutuantes tb poderiam ajudar uma vez que cobririam todo o topo e não deixassem passar luz para dentro do tanque o que ajudaria a eliminar as algas... não tenho mais ideias.

 

Boa aquariofilia.

Abraços, Ricardo.
APA - AMIGOS DE PORTUGAL DOS ANABANTÍDEOS
WEB SITE EM: Ver Aqui
HUNF !! (Marrões!!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se consegues manter a agua cristalina com tanto peixe só com essas algas nas pedras já é bem bom...se fosse a ti não me preocupava com isso

 

Outra coisa a itragem do teu lago parece nem chegar a 4000 litros pelo que carpas não é boa ideia..as carpas crescem mesmo muito e se o teu lago for definitivo esse lago é insuficiente para elas ainda por cima para 14 carpas!

 

Nesse lago manteria apenas kinguios(Pimpões, os vulgares peixes vermelhos), a não ser que pretendas aumentar o lago no futuro

 

Por cada carpa aconselham-se 800 litros e por cada kinguio 100 mas as carpas só devem estar em lagos a partir dos 4000 litros

 

Outra coisa, só tens o cimento a impremabilizar?É que então és capaz de ter um problema a longo prazo pois o cimento por si só não impermeabiliza, para isso costuma-se colocar daqueles impermeabilizantes utilizados nas piscinas e depósitos de água

 

Cump.

 

Do resto tens aí um bonito lago

 

Podias por era algumas plantas no fundo tipo elodeas ou valisnerias

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais