a minha bettaria DIY


Recommended Posts

ora bem

como muitos sabem, tive um vírus na minha bettaria e que me matou 90% dos bettas adultos que la estavam, por essa razão, acabei por lavar tudo e deixar secar bem para acabar com o que andar por la, por ja ter sido usada dá para ver as algas que se foram criando dentro as mangueiras

assim, aproveitei e tirei uma fotos sem os cubos para que se veja melhor como funciona, basicamente como as outras que se vêem por aí, apenas com algumas variantes

trata-se de uma bateria com 8 cubos individuais e 2 conjuntos de 3 cubos juntos totalizando assim 14 cubos vodafone

como podem ver pelas fotos é o aproveitamento de espaço quase levado ao extremo :lol: por cima uma janela, do lado esquerda uma estante e do lado direito módulos de gavetas

prateleiras e sistemas de esgoto e "saneamento"


P1080787.jpg

P1080786.jpg

P1080788.jpg

P1080789.jpg

P1080791.jpg

P1080793.jpg



cubo com o bucim a fazer de passa-muros, tubo ladrão e pré filtro para que os bettas não fiquem entalados e entupam a passagem de agua para a sump

P1080796.jpg



pré filtro em pormenor

IMG_2767.jpg



já com os cubos (estão fora das prateleiras porque as mangueiras fazem força e empurram-nos, só ficam no sitio com água)

P1080804.jpg



um dos conjuntos de 3 cubos

P1080799.jpg



por agora esta tudo, a sump esta a secar, bem como a bomba de retorno que esta toda desmontada para secar melhor, depois mostro como fica com tampas, tudo montado e com água


fica também a faltar a invenção para dar comida...ehehe

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa engenhoca.

So um reparo. Uma tomada electrica debaixo de tubos e cubos de agua, nao combina mto bem.

Tenta por essa tomada longe da agua.

 

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande projecto Carlos !

Onde arranjaste esses pré-filtros ?

Na entrada da podias ter colocado tubos/mangeira mais fina ex tubo do ar

Com um pouco mais de investimento e tinhas comprado uma cxs de plastico +-7 lt a +-2€.Com essa tubagem ficava 5

Pensa numa unidade uv.....

Estou curioso pelos proximos capitulos. :D

Cumpr

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora bem

 

obrigado aos dois

 

quanto á tomada, é verdade esta-se a por a jeito de um desastre, irei po-le numa caixa estanque para prevenir, pois tem mesmo de ficar ali

 

 

os pré filtros compram-se nas casa de ferragens e custam 1 euro e pouco cada

 

pois António, eu realmente preferia que fosse maior, mas não se arranja por aí caixas transparentes, são todas baças e eu gosto de poder ver bem os bettas para verificar possíveis sintomas de doenças e etc

 

sim, tenho andado a ponderar a instalação de uma UV fraquinha nem que seja para umas 6 horitas diárias, sempre previne alguma coisa

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sei como é a invenção para dar comida :naughty: . Essas criancinhas precisam de muito alimento :drinking: .

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu sei como é a invenção para dar comida :naughty: . Essas criancinhas precisam de muito alimento :drinking: .

 

 

 

Cumps.

 

pois sabes, viste a bateria a trabalhar.....ehehehe

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

actualização

 

fotos da Sump já no sitio com matérias filtrantes (de baixo para cima: esponja grossa, carvão activo, cerâmicas, lã filtrante) e equipamentos (bomba eihem 600l/h, termostato 150W)

 

 

 

P1080806.jpg

 

P1080805.jpg

 

P1080807.jpg

 

P1080809.jpg

 

 

 

depois de colocadas as matérias filtrantes, achei que as cerâmicas são poucas (850GR) pelo que irei adicionar mais e estou a ponderar a colocação de um filtro UV, mas possivelmente só la mais para a frente

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo trabalho que aí vai!!! ;)

 

Duas dúvidas:

1. não tens a ordem das matérias filtrantes invertidas? No meu filtro tenho a esponja azul em primeiro lugar (partindo do princípio de que a água entra por cima nessa zona da sump...)

2. Dessa forma vais ter mais corrente nas caixas da linha de baixo do que nas de cima, certo? Confesso que não estou a ver como o evitar mas...

 

Boa sorte com o projecto e vai partilhando a sua evolução! :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo

 

em relação ás materias, eu faço assim porque aquela espoja é apenas para apanhar restos que se vao acumolando nas ceramicas, mas a sua maior função é auxiliar a filtragem biologica

 

quanto ao caudal, é para isso que estão la as torneiras para cada cubo, é abrir daqui, fechar dali ate ficarem todas com o mesmo caudal

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido!!!

Obrigado pela resposta :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades

 

Bateria cheia e a trabalhar

 

fotos só logo á noite, fiquei sem bateria

 

apenas consegui aproveitar esta da água a entrar e encher os cubos, esta é a velocidade a que a água entre para os cubos, claro que não dá para ver a velocidade, mas dá uma ideia :puppydogeyes:

 

 

 

P1080812.jpg

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Carlos

 

Ainda n tinha comentado este teu projecto, isto porque estava ainda atento à discussão do filtro e se a lã filtra ou não LOL

Mas ainda bem que tudo corre sobre rodas .... ficar aguardar um update da bettaria já cheia e ser paciente para ver as beldades que lá vais colocar.

 

Ao nivel do Pre-Filtro tenho uma duvida mas dp tiro ctg noutra altura.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas António, a conta gotas a temperatura dentro dos cubos vai abaixo, assim como esta eles nao precisam estar sempre a nadar, não é assim tanto caudal como parece a ver se esta noite tiro a água de um dos cubos para ver quantos L/H esta a fazer por cada mangueira

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a pedido de algumas famílias:

 

custo da Bettaria

não me lembro bem de alguns preços, mas esta muito próximo da realidade

 

cerca de 8,5m mangueira- 3€

13 "tês" de plástico - 6,50€

3 ângulos 90º de plástico - 1,50€

16 torneiras - 8,00€

14 pré-filtros inox - 16,80€

14 bucins - 6,30€

3 metros de tubo PVC - 3,00€

cotovelo (ângulo 90º) em PVC - 0,50€

ângulo 45º em PVC- 0,50€

"TÊ" em PVC - 1,00€

1,80m de calha de encaixe para suportes das prateleiras - 2,5€

6 suportes das prateleiras - 12€

2 prateleiras em pinho cru de 1,29x0,19 e 16mm de espessura - 5€

 

sump:

Aquário de 60x25x25 - 0€ por ter sido feito com vidro que arranjei de graça e que depois cortei e colei, mas arranja-se um aqua igual por 25€ em 2ª mão

esponja grossa - 3,60€

carvão activo - 4€

850gr de cerâmicas - 5,20€

lã filtrante- no máximo 0,20€

termóstato SERA 150W - 14,5€

Bomba eheim 600L/H - não me custou nada e ja a tenho ha uns 4 anos, só foi utilizada na bateria, mas o preço de loja na altura era 70€

silicone usado no aqua - máximo 1,5€

 

total para mim: 95,6€

com o aqua a 25€ e bomba(arranjam-se mais baratas) com aquele preço : 190,6€ mais coisa menos coisa

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da temperatura do ar.Eu mantenho os meus +- a 25º destapados.

Vou enviar-te uma foto das caixas (são transparentes) que utilizo e outra foto com uma caixa instalada.

Outra coisa, não sei se o fizeste ao não, se puderes coloca uma saida de agua (no circuito que leva a agua aos cubos) para a sump. Vais ver que te ajuda a controlar o volume em cada cubo

Cumpr.

António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não era isso que eu queria dizer. Tens razão Carlos. O que queria dizer era o seguinte. Tem haver com a bomba e o volume de agua que está a circular nos tubos. E porque causa do sistema gota a gota. Funciona como "escape" da agua. Tem uma torneira no final, antes da entrada para a sump. Mas se na anterior bateria funcionava bem com esta bomba não alteres nada. Tu é que vês se há necessidade. Se chegares à conclusão que é melhor passares para o sistema gota e se vires que algo não está bem. Por ex. pouca agua na sump em determinado momento. Já sabes uma solução simples. Mas é capaz de haver mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando - Tampas PARTE 1

 

ficou a faltar mostrar a parte das tampas e a invenção para dar a comida

 

este é o aspecto com que as tampas ficam depois de ter sido feito um recorte para a passagem da mangueira

 

 

P1080818.jpg

 

P1080823.jpg

 

 

pois... fica muito bonito e tal, mas impraticável porque as tampas têm um "caixilho interior" para encaixar no cubo, depois com as mangueiras a fazer força na tampa, ao levantar só um lado para alimentar os bettas, acabava por sair do encaixe e com a mangueira a fazer força acabava dentro do cubo :)

 

era inevitável ter de pensar numa solução, isto porque não queria só abrir um buraco, porque já tive azares com "flying bettas" :lol:

 

então pensei que seria porreiro fazer uma "tampa na tampa" e a ideia seria a seguinte:

 

 

 

tampa.jpg

 

tampa2.jpg

 

 

achei que iria ficar muito bom, fiz a primeira tampa, dá muito trabalho, muito mesmo para que fique com um aspecto agradável e tudo redondinho, mas faz-se, então passei á fase seguinte, arrebitar uma tampa á outra, uns rebites ficavam largos outros estalavam o acrílico, ou da tampa do cubo ou da tampa para alimentação

 

voltei a pensar na solução para este problema ate que tive a ideia de ................

 

não perca o próximo capitulo :shock4:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando - Tampas PARTE 2

 

voltei a pensar na solução para este problema ate que tive a ideia de ................

 

....... aproveitar tampas que já estavam feitas, era só tirar de um lado e meter no outro

 

e que tampas são essas????? são as tampas dos pacotes do leite matinal :D

 

 

as belas das tampas

 

P1080831.jpg

 

P1080833.jpg

 

 

 

as tampas todas abertas, é com este aspecto com que fica na hora de dar a paparoca aos bettas

 

P1080835.jpg

 

P1080836.jpg

 

 

 

 

as tampas fechadas depois da comida dada e bettas de barriga cheia

 

P1080838.jpg

 

P1080839.jpg

 

 

 

 

espero que tenham gostado

 

posso dizer que foi das ideias mais estúpidas que tive, mas que por outro lado se tornou fácil aplicar, fácil de usar, muito prático e útil

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado aos dois

 

Boas António, espero que sim, que as minhas ideias sirvam para facilitar a vida de outros, para mim é sempre uma honra quando alguém usa as minhas ideias

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais