Twin aquas FASE II


iasilv

Recommended Posts

Twin aquas, FASE I - divisão de sala, 2 aquarios de 300 Lts

Boas!

Este é o meu 1º post (espero que venham muitos mais...) que ilustra e comenta a reformulação da minha sala para a colocação de 2 aquários.

Serão 2 aquários com 300 Lts cada que vão servir de divisão da sala em 2, uma zona de refeições e a zona de cinema.
Como objectivo tenho o de gastar o MENOS possível recorrendo o máximo ao DIY.

Assim sendo deixo-vos com as 1ªs (tiradas antes de algumas obras já efectuadas) fotos e agradeço todos os comentários!

sala_foto.jpg

sala_foto2.jpg





Um abraço!

Editado por João Branquinho

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas!´

 

Para melhor ilustrar o que pretendo fazer aqui vai a planta e uma perspectiva (ainda que muito rudimentar...)

 

sala3d.jpg

 

 

A sala tem 2 janelas (portas que dão para uma varanda) e uma porta para o corredor.

A sala mede 6,6 m X 4,4 e a ideia é dividi-la e colocar um patamar

(uma elevação no chão para passagem da parte técnica esgotos electricidade agua etc...)

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá estão as primeiras:

 

O tecto foi também alterado para poder albergar a iluminação encastrada, o projector de video e a iluminação doa aquários

 

 

IMG_0001.JPG

 

IMG_0002.JPG

 

IMG_0003.JPG

 

IMG_0004.JPG

 

IMG_0005.JPG

 

 

De seguida passei ao reforço do chão para poder aguentar com cerca de 800 Kg para tal usei vigas de madeira com 4 mts e cortei cerca de 40 cm para poder ter mais espaço na zona de refeições...

 

IMG_0006.JPG

 

IMG_0007.JPG

 

IMG_0010.JPG

 

 

 

 

aproveitei a colocação do tecto falso para umas brincadeiras luminosas, a ideia é ter na sala esta luz e a luz do aquários

 

 

IMG_0009.JPG

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais umas ... :smilecolros:

 

 

IMG_0011.JPG

 

 

Devido ao peso, os pés do móvel a construir vão descarregar numa viga horizontal agarrada à principal

a seguinte foto mostra as escoras aparafusadas às vigas principais.

Na frente uma viga inteira e atrás 2 bocados cortados entre vigas :crazyeyes:

 

IMG_0012.JPG

 

tá ai mais uns pormenores :D

 

 

IMG_0013.JPG

 

IMG_0014.JPG

 

IMG_0016.JPG

 

 

Depois veio a parte pior, o nivelamento de todos os pés (a estrutura principal dos moveis)

 

IMG_0017.JPG

 

Atenção que aquelas "bolachinhas" ou tacos junto à viga mais alta são só provisórios! obviamente teria que segurar um pouco melhor o móvel.... :girlhitboy:

 

 

IMG_0018.JPG

 

 

IMG_0019.JPG

 

 

Todos os pilares foram agarrados desta maneira, pois como são altos (cerca de 1,3m) os problemas de vibração podem fazer-se sentir e da pior maneira! :scarerun:

 

IMG_0020.JPG

 

 

IMG_0021.JPG

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

Faz um esboço ou uma peça desenhada daquilo que pretendes fazer com dimensões da sala e dos aquas, para que consigamos

ter uma melhor percepção do que vais fazer.

 

 

foi o melhor que arranjei em 5 minutos no word... :D

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

que excelente projecto, já peças-te o que colocar nos aquarios, fauna, flora?

 

 

gracias! faz-se o que se pode.....

 

relativamente à questão ainda não está completamente decidido, mas pelo menos um deles será ciclideos...

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projecto, um tubo de 100mm por baixo e era os peixes a passarem de um aquário para o outro.

 

Como vais passar os fios.

 

Já agora não tens nenhum ponto de esgoto e agua perto, pouparia-te muito trabalho mais tarde, já que os podias passar por baixo do novo chão.

Alfredo Garcia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo projecto, um tubo de 100mm por baixo e era os peixes a passarem de um aquário para o outro.

 

Como vais passar os fios.

 

Já agora não tens nenhum ponto de esgoto e agua perto, pouparia-te muito trabalho mais tarde, já que os podias passar por baixo do novo chão.

 

 

hehe realmente era um 2 em 1!!

 

relativamente ao esgoto e agua, sim tenho e já está projectado para tal, vão ser trocas automáticas de água utilizando um overflow pipe (mais um DIY q em breve postarei)

 

os fios passam todos por baixo, cada móvel terá um quadro próprio com os respectivos diferenciais e disjuntores

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não percebi uma coisa, esses vigamentos de madeira novos, estão encastrados aonde? Pareceu-me que estarás só a colocá-los por cima do soalho existente. Assim será uma sobrecarga ao pavimento antigo.

 

Pelas fotos apercebi-me que o teu apartamento, insere-se num edifício antigo, a estrutura é de alvenaria de pedra e pavimentos em vigamentos de madeira?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não percebi uma coisa, esses vigamentos de madeira novos, estão encastrados aonde? Pareceu-me que estarás só a colocá-los por cima do soalho existente. Assim será uma sobrecarga ao pavimento antigo.

 

Pelas fotos apercebi-me que o teu apartamento, insere-se num edifício antigo, a estrutura é de alvenaria de pedra e pavimentos em vigamentos de madeira?

 

Um abraço

 

 

viva!

 

Relativamente aos vigamentos estes não estão encastrados...

o vigamento para o palco tem uma função tipo 3 em 1... hehehe

 

1º para distribuir a carga

(para não ter os pés do móvel de secção relativamente pequena, a punçoar o soalho, que com este peso o mais certo era furar a casa do meu vizinho Henrique... que apesar de mergulhador não ia achar piada nenhuma ter a casa cheia de peixe )

 

2º para passar tubagens de esgoto electricidade e agua para a varanda

(desta maneira as infraestruturas do aquário do lado mais afastado da varanda não têm que dar a volta à sala toda pelo interior das paredes para além disso quero ter estas tubagens acessíveis para casos de fuga ou entupimento (no caso dos fluidos é claro...)

 

3º e por último, e para mim o MAIS importante ....

foi a maneira airosa de convencer a minha senhora a colocar estes 2 gémeos na sala, ela pretendia uma remodelação com uma sala desnivelada ... e.... eu disse que fazia ... mas...

 

 

 

relativamente ao edifício:

sim é um edifício antigo de alvenaria em que parte das paredes interiores são resistentes ( de outra maneira o projecto era logo chumbado nos cálculos das sobrecargas, tendo em conta esta sobrecarga permanente ( e de que maneira) mais a sobrecarga de utilização visto a família ser GRANDE (8 PAX!!)

 

O pavimento é em viga de madeira e as vigas que coloquei ficaram na perpendicularmente a estas.

 

 

depois disto tudo..... espero que aguente... eheheheh

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

está muito bom esse projecto, parabéns...vou acompanhar este projecto...

 

...mas nós queremos é fotos :flick_tongue: dos aquários a bombar. :P

 

 

gracias!

 

é um projecto um pouco demorado, de qualquer das maneiras na realidade já está mais adiantado.... em breve mais fotos, possivelmente ainda hoje!

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!´

 

Para melhor ilustrar o que pretendo fazer aqui vai a planta e uma perspectiva (ainda que muito rudimentar...)

 

sala3d.jpg

 

 

A sala tem 2 janelas (portas que dão para uma varanda) e uma porta para o corredor.

A sala mede 6,6 m X 4,4 e a ideia é dividi-la e colocar um patamar

(uma elevação no chão para passagem da parte técnica esgotos electricidade agua etc...)

Muito Bom...a serio, gostava de ter um espaço assim onde pudesse inventar uma boa maluqueira.

Então já definiste o comprimento dos aquas?

Por cima deles como vais fazer?Tapar com um móvel ou por só iluminação suspensa.

E a respeito da filtragem de agua,tubagens e fios como vais esconder?

Sérgio Figueiredo

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Bom...a serio, gostava de ter um espaço assim onde pudesse inventar uma boa maluqueira.

Então já definiste o comprimento dos aquas?

Por cima deles como vais fazer?Tapar com um móvel ou por só iluminação suspensa.

E a respeito da filtragem de agua,tubagens e fios como vais esconder?

 

os vidros já existem, vieram doutra casa que eu tinha... têm 150 * 40 * 50

por cima ainda n sei bem, o certo é que terá que ser suspenso! (led, poupança ou T5 um deles será!)

As tubagens de água fica tudo por baixo escondido dentro dos móveis.

 

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa obra de estética e de engenharia! Posso perguntar se tem algum tipo de formação para este tipo de "aventuras" ou se aprendeu por si próprio e é um curioso com resultados à vista? É que eu até me considero "jeitoso" e nunca faria uma coisa tão aperfeiçoada por não saber/conseguir! Muitos parabéns e boa sorte!

 

 

Francisco Silveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehe :music_singguitar: formação...? nem por isso... o que se vê é resultado de observação consultas na net :D e muito desmancha que tá mal....

com um pouco de paciência toda a gente consegue.... é uma questão de tempo e de sermos o principal critico do nosso trabalho... :puppydogeyes:

relativamente à engenharia : em caso de dúvida antes a mais do que cair.... :medieval_mace:

 

Obrigado pela força!

Saudações!

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais