Montagem de uma fishroom


Recommended Posts

Olá a todos.

Estou a ajudar na montagem de uma fishroom biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Vai-me dar um gozo do caneco porque é a primeira vez que me meto numa andança destas. Como alguns de vós sabem, gosto de fazer umas coisitas ;), mas uma fishroom do zero, vai ser a primeira vez. Até há certos pormenores que me ultrapassam, neste momento, e que espero ajuda do pessoal que tem mais experiência ;)

O espaço é pequeno 260x320cm mas já dá para fazer umas brincadeiras biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Este é o barraco
P1010211_50.jpg
P1010212_50.jpg
P1010359_50.jpg
P1010364_50.jpg

Como podem ver está em óptimas condições biggrin class="bbc_emoticon" title=" biggrin" />.gif" />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito trabalho vai dar... :D

 

Já agora só por curiosidade, fica mesmo em Lisboa??

Porque se for perto quem sabe se não posso dar uma ajuda! Adoro esse tipo de aventuras :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vou é precisar da vossa ajuda e das vossas ideias.

 

A coisa vai andar rápido, espero eu, portanto toca a dar ideias.

 

Bem, continuando, o barraco já foi abaixo

 

DSC06544.jpg

DSC06545.jpg

DSC06546.jpg

 

A minha ideia é colocar, na parede do fundo, aquários com 1m de largura e nas dos lados com 50cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito trabalho vai dar... :D

 

Já agora só por curiosidade, fica mesmo em Lisboa??

Porque se for perto quem sabe se não posso dar uma ajuda! Adoro esse tipo de aventuras :D

 

 

:D

 

Sim, fica em Lisboa.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severum,

 

Que estás a pensar em colocar o quê ai?

 

Devias forrar as paredes de forma a conter o calor dentro da fishroom para poupares na electricidade no futuro.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Severum, se é em Lisboa, posso ajudar com mão-de-obra (dentro das minhas possibilidades), projecto de electricidade e materiais mais baratos desde isolamentos, tintas electricidade etc. Se quiseres conta comigo e aprendemos os dois. Cumps

Cumprimentos

 

Alexandre Montenegro

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente, em electricidade eu também posso entrar :character0050:

 

Eu posso oferecer dijuntores de 10A e 16A, e tenho que ver o que consigo arranjar de diferenciais. Também se for necessário interruptores ou mais algum equipamento modular é só pedirem para esse grande projecto nyah. Até um contador monofásico digital se arranja por cá, ou um pequeno automato modular. è só combinar. :)

Dependendo da zona de Lisboa e do meu tempo disponivel, também posso tentar ajudar. Se fosse aqui na aldeia, estava já lá neste fim de semana :).

 

Um abraço e força ai Severum, para mais esse grande projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh muito bem, quem sabe sabe e o resto é conversa, estou a ver que a fishroom vai mesmo prá frente força, no que eu poder ajudar....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um projecto “À GIL” é assim mesmo, não me pronuncio sobre o que dali vai sair, porque já se sabe que vai ser MUITO BOM, só te digo é para aproveitares a luz ”solar “ com um “telhado transparente “ , mas tu já sabes, força nisso companheiro e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro Projecto ?????????????????????

Mas quantas horas tem o teu dia ?????????????????

 

Eu bem digo, qualquer dia fazes concorrência ao oceanário !

Nem sei o que dizer, mas se vem de ti, assino de cruz !

 

Força grande GIL !

________________________________________________________

 

Nuno Novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gil, antes de pensares em mobiliário há alguns assuntos prévios.

 

Ponto 1: Isolamento... se vais construir de raíz aconselho dupla fileira de tijolo, a interior daquele tijolo fino, com lã de rocha dentro da parede. É o que eu tenho e o efeito é espantoso.

 

Ponto 2: Pintura, usa tinta especial para espaços húmidos, senão em menos de um fósforo tem as paredes todas manchadas e não as consegues limpar sem ser com lixívia. Coma tinta certa, basta água para lavar.

 

Ponto 3: Aquecimento/Desumidificação, aconselho A/C (para o espaço não é precisa muita potência) split inverter com desumidificação.

 

Ponto 4: Canalizações... aconselho sistemas de mudança de água gota a gota por aquário com aquários furados a verterem o excesso para o esgoto... menos trabalho, melhores condições. Atendendo às finalidades do FR é desaconselhável filtragem central.

 

Ponto 5: Electricidade... coloca calhas e tomadas junto ao tecto... vais ter inundações ocasionais, pelo que queres a electricidade bem longe dos locais de acumulação de água.

 

Ponto 6: Filtragem: filtros de ar com compressão central... mais económico, mais fácil de gerir, menores tarefas de manutenção.

 

Finalmente, disposição das estantes:

 

 

 

Se fizeres:

 

 

|_|

 

 

Perdes capacidade de alojamento em relação a:

 

| | |

 

... dado que a estante do meio pode levar 2 fileiras de aquários e ainda ficas com a zona do fundo para pendurar tubagens, colocar estantes para equipamentos e outros produtos.

 

 

Qualquer dúvida, está à vontade... ando há quase 2 anos a montar um FR, escusas de incorrer nos mesmos erros que tenho incorrido! :bs_quesexclaim:

 

Abraço

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Severum,

 

Que estás a pensar em colocar o quê ai?

 

Devias forrar as paredes de forma a conter o calor dentro da fishroom para poupares na electricidade no futuro.

 

Cumprimentos

Octávio Alves

 

Bom dia.

 

A ideia é manter e quarentenar peixes recebidos do estrangeiro.

 

Estou a pensar que a melhor solução será forrar as paredes com azulejo. Assim a humidade escorre pela parede e vai directamente para o esgoto.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais um projecto?

tu nunca para meu xD

muito bem entao que pretendes reproduzir?

so assim dara para ajudar

 

;):):P8)

 

 

:D

 

A objectivo principal é a manutenção de espécies exóticas. Não a sua reprodução.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre a bombar Gil ;)

Não te esqueças é de esgoto para as TPA's e possibilidade de vários locais com fichas para filtros etc ;)

 

Certissimo :D

 

A ideia, para já é fazer, a toda a volta, no chão, uma "meia cana" com uma grelha, ligada ao esgoto, para escoamento de águas.

 

Fichas, em principio, levará 27 em cada parede.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um excelente projecto de certeza, como já nos tem habituado o nosso caro severum.

Já agora vais usar luz natural, sempre poupas uns cobres em electricidade.

 

Obrigado ;)

 

Este é um novo desafio pois nunca montei nenhuma. Aceitei o desafio pois já vão sendo uns anitos de aquariofilia :D e alguns de DIY :D

 

Vamos lá ver como corre a coisa.

 

Quanto a luz natural, nada :D Vai contra todos os meus principios, mas compreendo que no local em que será e da forma que está, não dá ;) Paredes ou tectos transparentes não são uma boa ideia, no sito em que é ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Severum, se é em Lisboa, posso ajudar com mão-de-obra (dentro das minhas possibilidades), projecto de electricidade e materiais mais baratos desde isolamentos, tintas electricidade etc. Se quiseres conta comigo e aprendemos os dois. Cumps

 

Muito obrigado Alex. Já sabes que se precisar de alguma coisa te vou chatear :D

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas novamente, em electricidade eu também posso entrar :D

 

Eu posso oferecer dijuntores de 10A e 16A, e tenho que ver o que consigo arranjar de diferenciais. Também se for necessário interruptores ou mais algum equipamento modular é só pedirem para esse grande projecto ;). Até um contador monofásico digital se arranja por cá, ou um pequeno automato modular. è só combinar. ;)

Dependendo da zona de Lisboa e do meu tempo disponivel, também posso tentar ajudar. Se fosse aqui na aldeia, estava já lá neste fim de semana :D.

 

Um abraço e força ai Severum, para mais esse grande projecto.

 

Muito obrigado. Sinceramente, mas mesmo sinceramente, são impressionantes os laços que se criam neste hobby.

 

Muito obrigado, e já deves calcular que te chatearei :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

heheh muito bem, quem sabe sabe e o resto é conversa, estou a ver que a fishroom vai mesmo prá frente força, no que eu poder ajudar....

 

 

Ahahaha, claro que vai!!!!

 

Os desafios são para ser aceites, eheheh.

 

Obrigado :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um projecto “À GIL” é assim mesmo, não me pronuncio sobre o que dali vai sair, porque já se sabe que vai ser MUITO BOM, só te digo é para aproveitares a luz ”solar “ com um “telhado transparente “ , mas tu já sabes, força nisso companheiro e boa sorte.

 

Obrigado.

 

Isso gostava eu, mas não vai dar :D

 

Mas pode ser que com jeitinho se consigam fazer outras coisas interessantes ;)

 

As ideias estão por cá na carola, resta tentar perceber se funcionam e avançar ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro Projecto ?????????????????????

Mas quantas horas tem o teu dia ?????????????????

 

Eu bem digo, qualquer dia fazes concorrência ao oceanário !

Nem sei o que dizer, mas se vem de ti, assino de cruz !

 

Força grande GIL !

 

:D ;) ;) :D

 

Não pára, eheheheh

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gil, antes de pensares em mobiliário há alguns assuntos prévios.

 

Ponto 1: Isolamento... se vais construir de raíz aconselho dupla fileira de tijolo, a interior daquele tijolo fino, com lã de rocha dentro da parede. É o que eu tenho e o efeito é espantoso.

 

Tens toda a razão e deve funcionar muito melhor em termos de isolamento :D

 

Mas o espaço é tão pequeno que me custa estar a roubar cêntimetros com parede dupla. Enfim, logo verei ;)

 

 

Ponto 2: Pintura, usa tinta especial para espaços húmidos, senão em menos de um fósforo tem as paredes todas manchadas e não as consegues limpar sem ser com lixívia. Coma tinta certa, basta água para lavar.

 

A minha ideia é usar azulejo. É capaz de ser mais frio, mas em termos de limpeza e infiltrações calculo que seja porreiro. Que te parece?

 

 

Ponto 3: Aquecimento/Desumidificação, aconselho A/C (para o espaço não é precisa muita potência) split inverter com desumidificação.

 

Para já não estava a pensar em nada. Umas janelas para arejar e mais nada. Tenho que avaliar melhor este ponto.

 

 

Ponto 4: Canalizações... aconselho sistemas de mudança de água gota a gota por aquário com aquários furados a verterem o excesso para o esgoto... menos trabalho, melhores condições. Atendendo às finalidades do FR é desaconselhável filtragem central.

 

Gota a gota é a ideia :D

 

Quando falas em filtragem central, falas numa sump única para todos os aquas, certo? Se é isso, concordo plenamente. A ideia é ter uma sump por cada grupo de aquário em cada parede, ou seja, 3 sumps.

 

Ponto 5: Electricidade... coloca calhas e tomadas junto ao tecto... vais ter inundações ocasionais, pelo que queres a electricidade bem longe dos locais de acumulação de água.

 

Certissimo

 

Ponto 6: Filtragem: filtros de ar com compressão central... mais económico, mais fácil de gerir, menores tarefas de manutenção.

 

Aqui estás a falar de oxignação, certo? Se for esse o caso, não pretendo usar. A oxigenação será feita por queda de água nas sumps.

 

Finalmente, disposição das estantes:

 

Se fizeres:

 

 

|_|

 

 

Perdes capacidade de alojamento em relação a:

 

| | |

 

... dado que a estante do meio pode levar 2 fileiras de aquários e ainda ficas com a zona do fundo para pendurar tubagens, colocar estantes para equipamentos e outros produtos.

 

 

Qualquer dúvida, está à vontade... ando há quase 2 anos a montar um FR, escusas de incorrer nos mesmos erros que tenho incorrido! :D

 

Abraço

 

Tens toda a razão. Em espaços pequenos é o ideal. Mas o espaço é tão pequeno, mesmo, que vou optar for fazer |_| ;)

 

E a estrutura será de vigas cravadas no betão.

 

Falamos melhor ;)

 

Abraço

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais