Substrato Fértil Alternativo E Barato


Vasco Matos

Recommended Posts

quer dizer que posso por humos como tratas e areão por cima ou sóo humus é ignorante a criatura mas se não perguntar não sabe :D :D

Olá Ecavaco! Ninguém sabe tudo,e p pessoal está aqui é para tirar dúvidas uns aos outros! ;)

É melhor colocares o húmus e uma camada de areão de rio ou Akadama por cima.Sem esta camada muitos mais nutrientes estariam na coluna de água,e o que queremos é que eles fiquem ao pé das raizes,quanto possivel...Claro que alguns nutrientes virão para a coluna de água é inevitável com qualquer substrato.

 

É também importante não exceder a quantidade que referi (3 a 4 kg para 100L),pois o húmus é forte e excesso podia trazer algas.Mas se pusermos apenas o suficiente,esse problema pode ser evitado facilmente.

 

Eu faço assim: Turfa granulada no fundo,camada de Húmus tratado,Akadama por cima.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada. Como eu ja tenho areão posso por o humus akadame e areão??

Mas estás a pensar esvaziar o aqua certo? Se o fizeres aproveita a água do aqua,colocando-a em recipientes de modo a que possas encher o aqua de novo com ela.

A akadama ou o areão de rio servem como camada de topo,podes pôr as duas,colocando a akadama,e uma parte com o areão de rio.Mas como estavas a pensar fazer? Colocar a akadama debaixo do areão?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.Já que o topico desta discussão é a utilização do humus como substrato e visto eu ter uma larga experiencia com esse substrato venho dar aqui a minha opinião.

 

Em baixo deixo o link para o meu aquario que montei com humus.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry343299

 

Montei em 2006 um aqua de 120 lts com humus de minhoca tratado.Fervi o humus e coloquei no aqua (coloquei demasiado até).Nas primeiras semanas tive muitos problemas,agua turva,um boom de algas tão grande que nem se conseguia ver o interior do aquario.Mais uma vez volto a frisar que usei humus a mais.Durante cerca de um mes até o aqua estabilizar lutei com esses problemas.Mas depois de estabilizado o aqua ficou optimo e as plantas cresceram que se fartaram.Eu chegava a fazer podas varias vezes por semana e dava a amigos.As vezes cheguei a deitar plantas fora por falta de quem ficasse com elas.É um substrato muito fertil mesmo devo dizer que ao fim de um ano as plantas do meu aqua ainda cresciam tao bem como no inicio e nunca tive qualquer necessidade de adicionar quaisquer outras substancias ou fertelizantes.Tambem posso dizer que nunca tive problemas com os peixes por causa disso e que o meu PH andou sempre estavel nos 7.0.

Eu recomendo o Humus como um substrato barato e fiavel,desde que se controle os vários senãos que dele advém.O boom de algas e a agua turva nas primeiras semanas pode acontecer.Não o recomendo como o substrato ideal,mas sim como o melhor numa relação preço\beneficios.Tou retirado da aquariofilia há alguns meses e neste momento tou a pensar montar outro plantado,e como a crise afecta a todos vou usar humus.As alternativas sao simplesmente muito caras.

 

 

Espero ter dado uma ajuda

 

fiquem bem

  • Votar + 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o aquariomaniaco referiu, no inicio da montagem é que poderão aparecer os principais problemas. Há que ter em conta que o substrato que se vai colocar em cima seja relativamente alto, talvez uns 6cm no minimo, o revolvimento do substrato após a montagem com novas plantações também deverá ser evitado ao máximo. Estas medidas têm como fim diminuir a possibilidade de contaminação da coluna de água, o risco de apodrecimento deste substrato é elevado e para além dos indesejado aparecimento de algas pode com alguma facilidade originar cianobactérias. Se fosse eu a fazer uma montagem destas, no 1º mês usava carvão activado no filtro.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... o revolvimento do substrato após a montagem com novas plantações também deverá ser evitado ao máximo.. ... Se fosse eu a fazer uma montagem destas, no 1º mês usava carvão activado no filtro.

O José Cruz Silva tocou em 2 pontos importantes.É aconselhavel no inicio colocar as plantas todos que queremos,de modo a evitar andar a remexer no substrato,o que poderia libertar uma carga de nutrientes indesejados para a coluna de água e originar algas.Eu uma vez já dei cabo de umas Acicularis por causa disto,e o substrato não era humus...Uma boa camada de Akadama ou areão de rio por cima também ajuda a manter as coisas no seu sitio certo.

 

O carvão activado nos primeiros tempos sem dúvida que seria uma grande ajuda.É certamente o pormenor que faltava para combater o possivel aparecimento de algas no inicio.Isto e tpa's podem efectivamente reduzir drasticamente as hipoteses de insucesso.

 

E Ecavaco eu acho que humus por baixo e akadama por cima é uma boa solução.Um pouco de turfa também ajuda.O que eu estava a dizer era se preferisses podias fazer tipo um rio ou um espaço onde pusesses ou areão de rio ou areia de silica.

 

Aquario maniaco mãos à obra,queremos ver bons exmplos de utilização deste tipo de substrato! Para quando a nova montagem? :Fade-color

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada , vou tentar mas como já tenho este aquario grande montado á 2 anos será conveniente mexer ou á outra solução para que as minhas plantas crescam saudáveis e que nasce um folha e morre outra na maioria das vezes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada , vou tentar mas como já tenho este aquario grande montado á 2 anos será conveniente mexer ou á outra solução para que as minhas plantas crescam saudáveis e que nasce um folha e morre outra na maioria das vezes

Num dia que tenhas paciência,retiras os peixes e plantas,metes a água num recipiente,e esvazias o aquário.Metes o humus,o areão por cima,e tornas a plantar.Tornas a pôr a água que tinhas guardada num recipiente,e podes pôr logo os peixes,pois não interferes com o ciclo.Nisto tudo deixas o filtro a trabalhar dentro do recipiente onde estão os peixes,para as bactérias dentro do filtro não morrerem com falta de O2. Dá trabalho mas compensa,ainda para mais quando as plantas estão a necesitar de nutrientes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma sugestão para evitar um pouco o remexer do humus por baixo do areão. Coloquem uma rede de malha fina entre o humus e o areão em toda a extensão do aquário. Assim caso se tenha de retirar algumas plantas, as raizes partem no sitio da rede e não trazem tanto humus para cima.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Esta do húmus de minhoca agradou-me e comprei um saco de 50lts (não tinham mais pequeno) por 7.48€!... Se compararmos com o saco de akadama que estava a pensar em comprar de 15lts por 24.95€!... Vê-se a diferença!!!

 

Além de que o húmus que sobrar vai para os vasos das plantas (assim a cara metade não pode dizer que o investimento é todo só para mim!!!! LOL).

 

Fervi-o, e quando ia para pô-lo no aquário lembrei-me que não o tinha lavado. Começa então a saga de lavar o húmus!...

Coloquei num balde de 15lts cerca de 2,5kg de húmus e toca a deitar água lá para cima!

Resultado: Uma água “café”!... e deita fora a água… e põe mais água limpa… e mais café… e deita fora a água… e põe mais água limpa… e mais café… Mas isto não acaba? Gastei seguramente uns 45 lts de água para um total de 2,5kg de húmus e mesmo assim a água continua a sair castanha!... Como tenho de “lavar” cerca de 12 kg de húmus, vou gastar quanta água?!?

 

Queria montar o novo aquário e se coloco este húmus vou fazer asneira, pois ao deitar a agua, vai-me encher os vidros, plantas etc com este “café”… isto já para não falar no filtro, pois se o puser a trabalhar vai ficar com certeza entupido e todo sujo.

 

Alguém sabe de alguma alternativa, ou forma de fazer este processo de uma forma mais rápida e menos “consumista de água”?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O humus tem de se lavar,mas por certo esse humus que compraste é diferente do que eu arranjo aqui numa florista da Morais Soares.Não preciso de lavar tantas vezes,e chega a um ponto que já consigo ver as minhas mãos debaixo de água.Isto porque op humus tem uma granulametria maior que a da terra(pelo menos este que arranjo).Mas também não é necessário ficar a água cristalina,como o humus irá levar com uma camada de areão ou akadama por cima,se ao encher o aquário formos cautelosos e colcarmos um prato para despejar a água,esta não irá turvar muito.

 

Mas é sempre necessário ferver e lavar de seguida,para limpar as sujidades,ovos de minhoca,aliviar a carga orgânica que é enorme neste substrato.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois realmente devemos de andar a comprar humus diferentes, porque eu arranjei um que dá para fazer uns chás!! uiui

Pús aquilo no aqua e no dia asseguir, tinha peixes em chalados. Tive de andar a descobri-los no meio da neblina... Foi a cena mais caricata que me aconteceu. O humus deve ser diferente do teu Zogli, para já dá-me ideia se ser mais fino, e pelos vistos suja mais, fiquei de pé atras com o humus, mas hei-de voltar a carga, sempre se poupa uns trocos...

Óptimo post no que toca a poupar!! Só falta correr tudo bem.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas diz-me uma coisa,esvaziaste completamente o aqua para colocar o humus? É que mesmo se for mais fino,com uma camada de areão ou akadama por cima,e se encheres depois o aqua muito devagar,a água fica um pouco turva mas passa depressa.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu deus quanta confusao.Para começar o humus lava-se mas apenas para tirar o lixo maior.nunca vao conseguir que a agua fique cristalina.depois ferve-se.deixa-se algum tempo a secar e depois é so meter no aqua.Com 6 cm de substrato bem colocado por cima nao vai haver chas de cafe nenhuns no aqua.Eu nao tive cha de cafe e nem sequei o humus foi so lavar,ferver e colocar no aqua.Espero que nenhum de voces esteja a pensar meter humus num aquario ja montado.Porque isso sim vai dar uma cafezada do caneco.Eu falo por mim experimentei e tirando aquilo que ja falei antes,durante um ano nao tenho nada a apontar.tive humus tratado debaixo de 6 cm de substrato,(no meu caso era silica,mas é indiferente qual é), e nem por um momento tive a agua castanha.tive mais problemas com a silica do que com o humus.

Espero ter ajudado os mais confusos.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero ter ajudado os mais confusos.

 

bons dias!

aquariomaniaco, ja que moramos relativamente perto, compraste o humus onde? ja fui a duas floristas e não têm, uma das empregadas ate gozou cmg quando eu pedi humus de minhoca :shock: pedi mal? tem outro nome?

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora zogli qual é a marca que compras-te

O pacote diz: Humus, Humus de minhoca 100% orgânico. Na parte detrás está o nome de uma pessoa e telefone,deve ser o produtor.Depois digo-te o nome e nº de telefone,é que não tenho o pacote aqui em casa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh! É obvio que vazei tudo, e pus 3 cms de areão por cima... Terá sido pouco?

Já agora será a marca HUMAIS?

Não,eu acho que é de um particular,mas amanhã já te digo.

 

Se calhar ao encheres o aqua agitaste muito o substrato,deve-se encher o mais devagar possivel.Mas isso vai ao sitio com o tempo.Nas primeiras semanas algumas tpa ajudam a que as algas não se armem em espertas...Muitas plantas,e C02.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bons dias!

aquariomaniaco, ja que moramos relativamente perto, compraste o humus onde? ja fui a duas floristas e não têm, uma das empregadas ate gozou cmg quando eu pedi humus de minhoca cabecadura pedi mal? tem outro nome?

 

boas!

 

A minha quest pelo humus continua, fui ao Aki, ao izzy, a um garden center, a varias floristas e nada!!!

 

alguem sabe onde posso arranjar em setubal um saquito de humus?

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

A minha quest pelo humus continua, fui ao Aki, ao izzy, a um garden center, a varias floristas e nada!!!

 

alguem sabe onde posso arranjar em setubal um saquito de humus?

 

finalmente encontrei!

max mat na moita ao lado do modelo!

custou 3 euros e tal 10L.

 

amanha a tarde a ver se começo o projecto teste!

 

:P

:\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais