Ajuda 1º Plantado


cmribeiro

Recommended Posts

Boas venho apresentar o material que tenho para começar



Dimensões: 80×40×30 cm


Iluminação:


Lampada led T8 6000k 25w 3000 lumen


A lampada esta dividida em 2 de 75cm


Filtro: Fluval C2 (400l/h) e mais uma biobox


Termostato: Elite 100W + Rena 50w


Decoração: Areia de sílica branca, um tronco de videira preparado por mim e uma rocha




IMG_20160226_135648_zpsigbtx5fp.jpg



Basicamente quero ajuda se o material que tenho será suficiente ou necessito de algo tenho um sistema de co2 que nao está colocado ainda mas futuramente e para colocar.


Futuramente irei colocar um filtro externo jbl e901



Queria plantar na zona que tem defenida na imagem, no lado esquerdo ficara areia branca



Que solos devo usar?


A iluminaçao que tenho é boa?


Fertilizantes liquidos será preciso?



Como vou começar o primeiro plantado ainda tenho algumas duvidas


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais bem-vindo ao fórum!!!

Deixa-me dar-te um conselho ante de entrares para o mundo do Plantados! Tens pelo fórum otimos tópicos que podes consultar e ires tirando ideias para melhorares o teu aquário!!!

Pelo que percebi queres fazer uma zona de tapete junto a essa rocha!

As plantas de frente (tapete) normalmente são plantas de raiz pelos que precisam de substrato fértil, no teu caso não tens!!

O que podes fazer é desmontar o aquário e pores uma camada de +/- 3 cm de substrato fértil!!

Outra coisa, sendo o teu aquário de 96lts brutos porque tens dois termostatos? O de 100W chega e sobra!!!

Quanto ao filtro 400 lts por hora é curto, qual a litragem da biobox???

A iluminação não percebo nada, pode ser que algum Pro te ajude!!

Força nisso e vai pesquisando e assimilando conhecimentos que a malta esta sempre pronta para ajudar!!!

Editado por DavidCardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro que tudo, essa pedra é quase de certeza calcária. Tens de a tirar já.

Segundo, podes pôr fértil ou não, a escolha é tua, mas tens de pôr um bom solo. Já que és iniciante aconselhava-te o Tropica Aquarium Soil sem o fértil, porque vais querer mudar coisas enquanto vais aprendendo e o fértil "estorva".

 

Eis o que faria aí:

 

Não mexia em nada até teres dinheiro para filtro, para umas plantas e o co2 pronto. Depois desmontava, punha os peixes noutro aquário ou uma caixa de plástico (por exemplo aquelas caixas de arrumação) num sítio bom, porque vão ter de estar lá 1 mês. Metia esse filtro lá e o termostato.

Lavava tudo muito bem lavadinho, colocava o solo, plantava, punha o filtro novo a bombar e um termostato a 24º/25º.

 

Para teres uma noção vais gastar +/- 35€ em solo (o mínimo que é um saco de 9l) e outros tantos em plantas ou talvez arranjes umas podas aqui no fórum. A luz parece ser suficiente, mas eu começava com plantas mais fáceis.

 

Para informação das plantas vê o site da Tropica: http://tropica.com/en/plants/. Tem lá as necessidades de cada planta e o propósito delas (tapete, medias e altas). Depois dá asas à tua imaginação e inspira te em aquas aqui do fórum e por essa net a fora.

 

PS: Os gouramis pérola são peixes muito grandes para o teu aqua e ainda vão crescer mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais bem-vindo ao fórum!!!

Deixa-me dar-te um conselho ante de entrares para o mundo do Plantados! Tens pelo fórum otimos tópicos que podes consultar e ires tirando ideias para melhorares o teu aquário!!!

Pelo que percebi queres fazer uma zona de tapete junto a essa rocha!

As plantas de frente (tapete) normalmente são plantas de raiz pelos que precisam de substrato fértil, no teu caso não tens!!

O que podes fazer é desmontar o aquário e pores uma camada de +/- 3 cm de substrato fértil!!

Outra coisa, sendo o teu aquário de 96lts brutos porque tens dois termostatos? O de 100W chega e sobra!!!

Quanto ao filtro 400 lts por hora é curto, qual a litragem da biobox???

A iluminação não percebo nada, pode ser que algum Pro te ajude!!

Força nisso e vai pesquisando e assimilando conhecimentos que a malta esta sempre pronta para ajudar!!!

 

Ja andei a ler alguns topicos e ja tinha ideia que precisava de solo fertil nao sei é qual devo colocar.

Tenho 2 termostatos so pelo facto de uma vez me ter avariado um e os peixes quase morrerem assim se um avariar tenho um ao menos de reserva mesmo que seja so de 50w ainda aguenta ate eu reparar.

O filtro estou pra comprar um jbl e901 ja vi em alguns topicos que é um filtro bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeiro que tudo, essa pedra é quase de certeza calcária. Tens de a tirar já.

Segundo, podes pôr fértil ou não, a escolha é tua, mas tens de pôr um bom solo. Já que és iniciante aconselhava-te o Tropica Aquarium Soil sem o fértil, porque vais querer mudar coisas enquanto vais aprendendo e o fértil "estorva".

 

Eis o que faria aí:

 

Não mexia em nada até teres dinheiro para filtro, para umas plantas e o co2 pronto. Depois desmontava, punha os peixes noutro aquário ou uma caixa de plástico (por exemplo aquelas caixas de arrumação) num sítio bom, porque vão ter de estar lá 1 mês. Metia esse filtro lá e o termostato.

Lavava tudo muito bem lavadinho, colocava o solo, plantava, punha o filtro novo a bombar e um termostato a 24º/25º.

 

Para teres uma noção vais gastar +/- 35€ em solo (o mínimo que é um saco de 9l) e outros tantos em plantas ou talvez arranjes umas podas aqui no fórum. A luz parece ser suficiente, mas eu começava com plantas mais fáceis.

 

Para informação das plantas vê o site da Tropica: http://tropica.com/en/plants/. Tem lá as necessidades de cada planta e o propósito delas (tapete, medias e altas). Depois dá asas à tua imaginação e inspira te em aquas aqui do fórum e por essa net a fora.

 

PS: Os gouramis pérola são peixes muito grandes para o teu aqua e ainda vão crescer mais.

Tenho outro aquario igual que posso começar a construir o plantado assim os peixes podem estar onde estao.

Sinceramente nao quero plantas muito elaboradas, apenas um tapete por exemplo, o tronco era para cobrir com musgo e so mais algumas para ficar mais bonito.

com esse solo que falas consigo ter plantas basicas e tapete?

 

pra ser mais preciso queria colocar tipo este

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225251

 

neste momento ja nao tenho gouramis isso foi porque tive criaçao e ainda nao tinha conseguido doar todos, e a pedra nao e calcaria ja me tinham falado aqui e fiz o teste com vinagre e nao acusou calcaria

Editado por cmribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho outro aquario igual que posso começar a construir o plantado assim os peixes podem estar onde estao.

Sinceramente nao quero plantas muito elaboradas, apenas um tapete por exemplo, o tronco era para cobrir com musgo e so mais algumas para ficar mais bonito.

com esse solo que falas consigo ter plantas basicas e tapete?

 

pra ser mais preciso queria colocar tipo este

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=225251

 

neste momento ja nao tenho gouramis isso foi porque tive criaçao e ainda nao tinha conseguido doar todos, e a pedra nao e calcaria ja me tinham falado aqui e fiz o teste com vinagre e nao acusou calcaria

 

Também já fiz o teste com vinagre e não acusou nada, depois fiz com um acido (neste caso até foi ph- da Sera) e começou a espumar. O vinagre não é acido o suficiente em algumas pedras. Para despistar fiz o mesmo teste em basalto e em xisto e nenhuma borbulhou...

 

O solo da tropica com injecção de co2 e fertilizantes liquidos consegues ter já uma grande variedade de plantas. Falas nos tapetes que são das plantas mais exigentes.

 

Entre tapetes os mais fáceis é mesmo a monte carlo e eleocharis sp mini.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.