German Cave


Luiz Medeiros

Recommended Posts

Viva,

 

Luiz: O teu aquário para mim é um sonho!!! 2,00m de frente! Que loucura!!!

Olha tive a fazer contas e o teu aquário não tem 420lts mas sim 468 lts brutos!!! não sei se contaste apenas o útil!!

Só te tenho a dizer parabéns pois não é qualquer um que mantém um "monstro" plantado conforme tu tens!!!

5***** mesmo!!!

Olá David, obrigado pelos comentários. O valor 420 litros tem com base as medidas internas do aquário, ou seja, descontado a espessura dos vidros.

As vezes tenho dúvidas se este projeto é um sonho ou um pesadelo kkkkk, para a carteira tem sido um pesadelo .

Mas fora a brincadeira, tem sido recompensador. Tenho um miúdo de 4 anos que no mundo dele também se diverte com os peixes. Vamos ver se consigo vencer todas as batalhas que tem aparecido, as quais não teria vencido sem o apoio de todos neste forum, aliás, este foi meu primeiro plantado e a minha primeira participação num fórum.

Grande abraço

 

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Boa tarde,

Resposta directa: Chihiros ou Twinstar.. pura ilusão. Se quiseres tenho o meu TS à venda por 60 euros. ;-)"

Paulo não é bem assim.
Aquilo não é panaceia para as algas, aquilo faz a eletrolise da água (ponto final), ou seja separa a molécula de água nas suas componentes H e O, ora o O no seu estado livre é um desinfetante e as algas são sensíveis a ele.
Não é por acaso que se usa a água oxigenada (H2O2) que em contacto com a água normal reage e liberta o O a "mais" e que acaba por danificar a estrutura celular das células das algas.

Como falei antes estas aparelhos não são mágicos mas penso (opinião muito pessoal) que vês a coisa demasiado bipolarizada, ou sim ou não. Estes aparelhos funcionam como adjuvantes principalmente para aquele verdete que vai aparecendo no hardscape. Agora, e aí partilho da tua ideia, não é este aparelho que vai limpar um aquário carregado de algas e completamente descompensado.
EU não tenho e também lhe vejo utilidade que justifique o investimento em dinheiro

Voltando ao tópico quando os 420l estiverem concluídos ao nível de plantas isso vai ficar TOP. Para lá caminha...
Gabo-te a iniciativa e a perseverança de começares por um aqua de 420l
Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Vasco,

 

Já falamos o suficiente sobre a matéria. Já o tive e falo por experiência própria. Marketing puro que é o que mais se vê na aquariofilia e lá vai tudo atrás a correr se não houver alguém que tente remar contra a corrente, mas não porque apenas quer mas porque se interessa. Como eu.

 

Como sou um bocado persistente, mas não de ideias fixas, (mal de quem o é neste hobby) tenho continuado a encetar vários contactos com gente ligada ao meio aquático e com base nos relatos e opiniões desses estudiosos reitero o que disse porque a minha opinião é consubstanciada nesses mesmos estudiosos ligados ao meio inclusive algumas pessoas que trabalham no Aquário V. da Gama entre muitos outros como professores catedráticos, biólogos, cientificos etc.

Tens noção do que necessitas para criar eletrolise? Tens mesmo a convicção de que aquele aparelhozeco faz alguma diferença? Ou não fará antes mais mal que bem?

Carissimo... É preciso uma enorme quantidade de energia para fazer alguma electrólise na água uma vez que esta já de si não é boa condutora eléctrica. E Isto deve-se e cito: "A uma grande limitação da ionização da água" porque e cito outra pessoa em perto de cada 700 milhões de moléculas uma ioniza-se. Portanto vê lá bem o que seria necessário para essa "geringonça" produzir electrólise.

 

Ainda deixando à reflexão tal como me fizeram a mim quando questionei algumas pessoas, sabemos que a água tem características próprias como por exemplo uma alta capacidade de dissolver substâncias presentes nela, agindo como solvente para infindáveis substâncias.. Ao separarmos a as moléculas decompondo a água o que estamos a fazer? A retirar essa capacidade solvente e filtrante da água! Muito bom para a fauna e flora sem duvida. Aliás esta é uma das principais razões para as quais advogo e faço várias TPA´s.

 

A esse proposito porque será que o grande Amano e outras referências mundiais, recomenda(m) muitas TPA para combater algas? Não será porque realmente a nossa água tem essas propriedades solventes e é esse o melhor combate às algas? (para reflexão ;) )

 

Mais: A tão bela fotosintesse para os nossos plantados, depende esssencialmente dessas moléculas da água que falas. Para haver fotosintesse essas moléculas são partidas através da luz e combinam-se com o CO2 para formar a crucial glicose, sem a qual as plantas morrem meu amigo!

 

E o que eu mais acho graça é gente que usa água de osmose que é quase água destilada e usam esses aparelhos :)

Não sabem que a água destilada é péssima mesmo má condutora de electricidade?

Que giro não é? Deve ser estranho tentar obter electrolise atráves de um agente aquoso mau condutor de corrente.

Marketing... Marketing..

 

O no seu estado livre é um desinfetante

 

 

Pois é.. ainda bem que tocas nesse aspecto. Sem duvida que é.. aliás esse é um método de desinfecção de piscinas. Realmente o "O" desinfecta mas por via de Oxidação! O que para os nossos aquarios é excelente sem duvida.. . Aliás será mera coincidência que toda a gente que usa esse aparelho tens os seus aquarios "acastanhados".. e basta olhar para os Lily Pipes.. a adicionar aos sais puros que adicionam .. voilá.. é só coincidência portanto...

 

Como seja meu caro.. A mim ninguém me convence dos beneficios dessa coisita que custa 200 e muitos euros e custa-me ver um iniciante no hobby dispender de tamanha "nota" para depois chegar à conclusão que não lhe faz falta nenhuma ou que o custo versus beneficio não está comprovado.

 

Aliás e em jeito pessoal.. um iniciante tem muito mais que aprender e o "Device" certamente não vai ser grande contributo para o efeito podendo no limite até ter um efeito perverso.

 

Abraço

Editado por PAFS
  • Votar - 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo o primeiro paragrafo concordo ctg e partilho do mesmo. A partir daí, o facto de ser moderador impede-me de escrever o que realmente gostaria.

Apenas digo que discordo completamente de ti tanto no conteúdo como principalmente na forma como te expressas.

Paulo, discordarmos todos entre nós na comunidade, é normal e saudável mas n faz de ti autoridade no que quer q seja ou que possas assumir que sabes mais do que qualquer um.

Se tu lês, qq um de nós tb lê, se tu falas e discutes, tb todos nós o fazemos diariamente, se levas a Aquariofilia a sério, duvido que exista por aqui muita gente que n a leve.

Discorda o que quiseres, acho que fazes bem, mas escudares o teu discurso em textos redondos e longos, em que falaste com este ou aquele, leste isto ou aquilo ou fizeste esta ou aquela experiencia caseira, nada diz ou acrescenta para a discussão em causa.

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas digo que discordo completamente de ti tanto no conteúdo como principalmente na forma como te expressas.

 

 

Fui incorrecto com alguem? Já não posso escrever com ironia sobre o aparelho?

 

 

Paulo, discordarmos todos entre nós na comunidade, é normal e saudável mas n faz de ti autoridade no que quer q seja ou que possas assumir que sabes mais do que qualquer um.

 

 

 

E desde quando lês nas minhas palavras que sou autoridade do que quer que seja?

Carissimo... eu disse à pessoa do tópico o que achava sobre os devices. E tu discordas-te. E eu aceito que discordes e bem. Agora posso colocar as razões da minha opinião certo e levantar o tema a debate porque é disso que se trata!Vês aqui alguma autoridade?

 

Se tu lês, qq um de nós tb lê, se tu falas e discutes, tb todos nós o fazemos diariamente, se levas a Aquariofilia a sério, duvido que exista por aqui muita gente que n a leve.

 

 

 

Mais uma vez desde quando eu alguma vez questionei quem quer que fosse?

 

Discorda o que quiseres, acho que fazes bem, mas escudares o teu discurso em textos redondos e longos, em que falaste com este ou aquele, leste isto ou aquilo ou fizeste esta ou aquela experiencia caseira, nada diz ou acrescenta para a discussão em causa.

 

 

 

Só a tua opinião pessoal a discordares da minha (como o fizeste) é que conta portanto?

 

Amigo.. eu apenas defendi as razões de não aconselhar qualquer engenho desses.

 

Se alguém aqui partiu para o ataque pessoal foste tu e bem dirigido a mim.

 

Lê lá bem que nas minhas palavras não vês isso dirigido a ti.

 

És moderador e não respondes. Ora eu sou educado e não te retribuo na mesma moeda.

 

Abraço.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

 

Já falamos o suficiente sobre a matéria. Já o tive e falo por experiência própria. Marketing puro que é o que mais se vê na aquariofilia e lá vai tudo atrás a correr se não houver alguém que tente remar contra a corrente, mas não porque apenas quer mas porque se interessa. Como eu.

Ou seja... a experiência dos outros não conta. Só a tua... No comments

 

Como sou um bocado persistente, mas não de ideias fixas, (mal de quem o é neste hobby) tenho continuado a encetar vários contactos com gente ligada ao meio aquático e com base nos relatos e opiniões desses estudiosos reitero o que disse porque a minha opinião é consubstanciada nesses mesmos estudiosos ligados ao meio inclusive algumas pessoas que trabalham no Aquário V. da Gama entre muitos outros como professores catedráticos, biólogos, cientificos etc.

Falar é fácil... consegues demonstrar provas irrefutáveis de tal coisa?

Caso não saibas, em ciência, não basta dizer que "A é igual a B"... Há que o saber e conseguir provar. Eu também posso dizer que falei com os meus professores da faculdade, entre eles, muitos catedráticos também, e que eles dizem que o Twinstar e/ou Chihiros funcionam... e agora, em que ficamos?

 

Tens noção do que necessitas para criar eletrolise?

Eu tenho... e tu, tens? 1,23 volts... uma tensão brutal, não haja dúvida... a corrente eléctrica (não o termo correcto, mas fiquemo-nos por aqui) só influencia a quantidade e/ou o fluxo de moléculas de água quebradas...

 

Tens mesmo a convicção de que aquele aparelhozeco faz alguma diferença? Ou não fará antes mais mal que bem?

Depende... num aquário recente, sim faz mais mal do que bem... Em aquários estabilizados, na minha opinião, sim faz uma enorme diferença... Passo a explicar mais à frente porque é que há pessoas que não têm bons resultados com este tipos de aparelhos.

 

Carissimo... É preciso uma enorme quantidade de energia para fazer alguma electrólise na água uma vez que esta já de si não é boa condutora eléctrica.

LOL!!!!!! Amigo... a água é um bom dieléctrico, sim senhor... Mas estamos a falar de água ultra-pura. Água essa que terá (em teoria) 2x10^-14 mol/l de iões (H+ e OH-, em iguais concentrações). Nesse caso, claro que terá uma conductividade baixíssima... mas não é isso que temos nos nossos aquários, nem na nossa canalização, nem em água de osmose... muito menos em água destilada.

 

E Isto deve-se e cito: "A uma grande limitação da ionização da água" porque e cito outra pessoa em perto de cada 700 milhões de moléculas uma ioniza-se. Portanto vê lá bem o que seria necessário para essa "geringonça" produzir electrólise.

Mais uma vez... água ultra-pura não igual ao que temos nos nossos aquários...

 

Ainda deixando à reflexão tal como me fizeram a mim quando questionei algumas pessoas, sabemos que a água tem características próprias como por exemplo uma alta capacidade de dissolver substâncias presentes nela, agindo como solvente para infindáveis substâncias.. Ao separarmos a as moléculas decompondo a água o que estamos a fazer? A retirar essa capacidade solvente e filtrante da água!

LOOOOOOOOOOLLLLL!!!! Esta então, é uma pérola...

Ai então, a água por ser um solvente de infindáveis substâncias, é que faz dela ter uma capacidade filtrante?!? Nada mais errado... a água por ser um solvente polar, não faz dela boa, má, assim-assim...É única e exclusivamente uma propriedade dela... nada mais. Aliás, muitos sais só se tornam tóxicos para nós, por exemplo, se estiverem sobre a forma iónica (dissolvidos em água, por exemplo). Posso-te dar o exemplo do Cianeto... sobre a forma de sal, a menos que o ingiras, não tem mal nenhum.

 

Muito bom para a fauna e flora sem duvida. Aliás esta é uma das principais razões para as quais advogo e faço várias TPA´s.

Aqui concordo contigo... a TPA é capaz de ser das coisas mais importantes para equilibrar um aquário, e manté-lo mais isento de algas.

 

A esse proposito porque será que o grande Amano e outras referências mundiais, recomenda(m) muitas TPA para combater algas? Não será porque realmente a nossa água tem essas propriedades solventes e é esse o melhor combate às algas? (para reflexão ;) )

Aqui não concordo a 100%... A TPA não é a causa única para o combate às algas. Se me dissesses "As boas trocas de água, aliadas a uma boa fertilização, com a luz adequada às plantas que temos, é o melhor combate às algas", aí... tudo bem. Só a TPA, não é o único responsável pela ausência ou controlo de algas.

 

Mais: A tão bela fotosintesse para os nossos plantados, depende esssencialmente dessas moléculas da água que falas. Para haver fotosintesse essas moléculas são partidas através da luz e combinam-se com o CO2 para formar a crucial glicose, sem a qual as plantas morrem meu amigo!

Não morrem nada... meu amigo!!!

E se fazes favor, não confundas Fotossíntese com Ciclo de Calvin. Complementam-se, mas não são a mesma coisa... e quiseres, dizes que o O2 (Oxigénio molecular, essencial a grande parte da vida no nosso planeta, é gerado pela dissociação de moléculas de água.

E btw... não são partidas coisa nenhuma. Se assim fosse, apontavas luz vermelha (700 e 680 nm) a água, e voilá... tinhas O2.

 

E o que eu mais acho graça é gente que usa água de osmose que é quase água destilada e usam esses aparelhos :)

Não sabem que a água destilada é péssima mesmo má condutora de electricidade?

Que giro não é? Deve ser estranho tentar obter electrolise atráves de um agente aquoso mau condutor de corrente.

Marketing... Marketing..

Que giro, é tu dizeres que água de osmose é quase água destilada... Não tens memsmo noção do que estás a dizer. Se achas que água de osmose é assim tão má condutora de electricidade, porque não colocas lá o twinstar e vês se ele não trabalha...


Quote

O no seu estado livre é um desinfetante

 

Pois é.. ainda bem que tocas nesse aspecto. Sem duvida que é.. aliás esse é um método de desinfecção de piscinas. Realmente o "O" desinfecta mas por via de Oxidação!

O "O"??? omg!!!

Amigos, eu sei que não deve ser a vossa área... mas não é pura e simplesmente um átomo de Oxigénio que anda a passear numa solução aquosa que tem propriedades oxidantes. Há imensas espécies... O3, radicais livres... inclusive a molécula de O2

 

O que para os nossos aquarios é excelente sem duvida... Aliás será mera coincidência que toda a gente que usa esse aparelho tens os seus aquarios "acastanhados".. e basta olhar para os Lily Pipes.. a adicionar aos sais puros que adicionam .. voilá.. é só coincidência portanto...

Aqui estás a ser tacanho...

Ai agora o Twinstar e/ou o Chihiros não funcionam porque os tubos e os lily-pipes ficam castanhos... Por favor... Mete lá o aquário às escuras umas semanas, e depois diz-me que os lily-pipes não ficam castanhos. Isso é sujidade física e não algas!!! Deixa-me adivinhar, se o Twinstar funcionasse, o interior do teu filtro também não se sujava... Heads up, não são algas...

 

Como seja meu caro.. A mim ninguém me convence dos beneficios dessa coisita que custa 200 e muitos euros e custa-me ver um iniciante no hobby dispender de tamanha "nota" para depois chegar à conclusão que não lhe faz falta nenhuma ou que o custo versus beneficio não está comprovado.

É verdade... falar só por falar, é complicado de comprovar qualquer coisa (basicamente, o que estás aqui a fazer).

 

Aliás e em jeito pessoal.. um iniciante tem muito mais que aprender e o "Device" certamente não vai ser grande contributo para o efeito podendo no limite até ter um efeito perverso.

Aqui dou-te toda a razão... Mas mesmo no limite, o aparelho não terá nenhum efeito perverso. A menos que lhe alteres as tensões e/ou correntes de trabalho.

E agora, dando a minha opinião em relação aos Twinstar:

O Twinstar não mata algas!!! Nenhumas!!! O Twinstar, por aumentar o poder oxidativo na água do nosso aquário, inibe o aparecimento de algas. Ou seja, se as algas já lá estiverem, este tipo de aparelhos pouco ou nada faz!!! Se há pessoas que os vendem como produtos milagrosos, e que tendo um deles no aquário nunca mais teremos algas, então o problema estará da parte de quem o compra... Nunca acreditem em produtos milagrosos!!!

Na minha opinião (não é nenhuma verdade absoluta), um Twinstar no início de um aquário, é pior do que melhor. Basicamente, ao aumentarmos o poder oxidativo, abrandamos o crescimento micro-biológico. Seja ele sobre a forma de algas... ou bactérias benéficas, como as Nitrsoma e Nitrobacter. E isto, sim, está provado cientificamente... Não deixo aqui, mas posso procurar.

Resumindo... estes aparelhos ajudam-nos, não nos resolvem problemas. Evitam que apareçam algas no aquário, mas não as matam. É o aparelho mais importante num aquário plantado? Nada disso!!! Se fizer boas TPA's, fertilizações adequadas, e tiver a luz e CO2 ideais para as plantas que desejo manter, ter o Twinstar no meu aquário vai fazer diferença? Vai... relativamente a algas nos vidros, crescimento de plantas e turbidez da água. É estritamente necessário? Não, não é...

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Votar + 4

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apenas tenho edit a fazer ao me post inicial. Obviamente e por lapso a h2o2 não reaje com a água, senão mal entrava no aqua a reação dava-se. O h2o2 reaje sim com a materia organica dai ser usada para desinfetar feridas.

E a partir daqui mais n digo porque acabei de levar uma ensaboadela de quimica organica e inorganica.

Ciclo de calvin... Que agrura ter de ter sabido todas as etapas de cor.

 

via Nokia 3310

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Senhores, vamos lá, tenham calma.

Isso aqui é para descontrair e adquirir/trocar conhecimentos, mas mesmo assim, espetacular, acho que aprendi mais nestas últimas mensagens do que tudo que tinha lido até agora.. kkkk

Como um bom ouvinte (leitor neste caso) que tento ser, tirei ótimas informações dos três, obrigado por esta overdose de biologia e física, quanto a parte elétrica da coisa, não vou discutir, já que é minha formação , por isso ter feito minha própria luminária.

Na minha conclusão final, não vou meter nenhum aparelho de ionização, prefiro investir em outras coisas neste momento.

Como falei antes, neste momento estou a estudar a parte da fertilização, onde penso estar com carência de Fé.

Abraço a todos e muita calma.

 

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas Luiz,

Excelente tanque, adorei!!

Aqui tão perto da minha zona e ainda não tinha passado por cá! ;)

Parabéns pela montagem, vou acompanhar sem dúvida!

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Miguel Simões disse:

Boas Luiz,

Excelente tanque, adorei!!

Aqui tão perto da minha zona e ainda não tinha passado por cá! ;)

Parabéns pela montagem, vou acompanhar sem dúvida!

Cumps,

Obrigado Miguel,

Este aquário tem sido uma verdadeira aventura e um grande tanque de testes ::D:, pois é meu primeiro plantado.

Ainda falta concluir algumas coisas, vamos ver se sobrevivo até o final...:shock:

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Luiz Medeiros disse:

Obrigado Miguel,

Este aquário tem sido uma verdadeira aventura e um grande tanque de testes ::D:, pois é meu primeiro plantado.

Ainda falta concluir algumas coisas, vamos ver se sobrevivo até o final...:shock:

Cumps.

Luis, para um primeiro plantado com esta apresentação vais longe, se não o dissesses nunca acreditaria!

Dá perfeitamente para ver que fizeste umas boas pesquisas e muitas horas na leitura, bom hardscape, boa composição da flora e escolha de fauna (são é poucos :) ).

Só tem um pequeno defeito que é aquele corte demasiado direito no tronco que acaba por quebrar a naturalidade, de resto 10*******! ;)

Mas como disseste "ainda falta concluir algumas coisas" vou aguardar para ver.

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está espectacular, concordo com o Miguel, não parece nada que seja o teu primeiro plantado. E também já tinha comentado esse corte a direito. Por acaso tens espaço para plantar por trás do tronco? Uma planta de caule tipo hippuroides atrás do tronco, iria acabar por se inclinar sobre esse corte, ajudava a disfarçar, ou então montecarlo por cima do corte . Mas mesmo assim, lindo aquário.

 

 

 

 

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Inácio Sanches disse:

Está espectacular, concordo com o Miguel, não parece nada que seja o teu primeiro plantado. E também já tinha comentado esse corte a direito. Por acaso tens espaço para plantar por trás do tronco? Uma planta de caule tipo hippuroides atrás do tronco, iria acabar por se inclinar sobre esse corte, ajudava a disfarçar, ou então montecarlo por cima do corte . Mas mesmo assim, lindo aquário.

Está espectacular, tomara muitos um primeiro plantado como o teu.

Outra dica, podes escolher tb uma planta de tapete ou um musgo bonito, e colocas no corte com super glue...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 46 minutos, Miguel Simões disse:

Luis, para um primeiro plantado com esta apresentação vais longe, se não o dissesses nunca acreditaria!

Dá perfeitamente para ver que fizeste umas boas pesquisas e muitas horas na leitura, bom hardscape, boa composição da flora e escolha de fauna (são é poucos :) ).

Só tem um pequeno defeito que é aquele corte demasiado direito no tronco que acaba por quebrar a naturalidade, de resto 10*******! ;)

Mas como disseste "ainda falta concluir algumas coisas" vou aguardar para ver.

Cumps,

 

há 43 minutos, Gonçalo84 disse:

Muito bom Luiz! Parabéns!

 

há 16 minutos, Inácio Sanches disse:

Está espectacular, concordo com o Miguel, não parece nada que seja o teu primeiro plantado. E também já tinha comentado esse corte a direito. Por acaso tens espaço para plantar por trás do tronco? Uma planta de caule tipo hippuroides atrás do tronco, iria acabar por se inclinar sobre esse corte, ajudava a disfarçar, ou então montecarlo por cima do corte . Mas mesmo assim, lindo aquário.

 

 

 

 

 

 

 

há 1 minuto, Vera Santos disse:

Está espectacular, tomara muitos um primeiro plantado como o teu.

Outra dica, podes escolher tb uma planta de tapete ou um musgo bonito, e colocas no corte com super glue...

Obrigado pelos elogios,

Realmente o tronco reto torna o aquário pouco natural, e como disse o Inácio, ele já tinha comentado.

Nos últimos tempos fiz algumas mudanças na área do tronco, as quais ainda estou esperando "curar" para só depois pensar no que vou fazer em cima do tronco, mas confesso que a idéia que mais gostei até agora tenha sido da Monte Carlo.

Eu antes da mudança tinha espaço atrás do tronco, e tinha plantado lá Rotalas Macrandra e Colorata, mas acabei por tirar e encostar o tronco no vidro traseiro, para dar mais espaço para a Monte Carlo, aliás, a forma como as tirei foi contra tudo que me disseram, ou seja, ao invés de cortar, removi com as raízes (tolo), e o que aconteceu? Uma explosão de algas (mais um aprendizado adquirido com a experiência kkkk).

Agora estou a espera de fechar o tapete na zona frontal do tronco e continuo no ataque às algas, incluíndo a BBA, que aos poucos tem sucumbido ao H2O2, pois tenho que tomar muito cuidado pois o Monte Carlo não gosta muito disso.

Já a fertilização ainda anda a me deixar com uma "pulga atrás da orelha", pois penso estar com deficiência de micro nutrientes quando vejo problemas nas Helferi e nas Repens, mas o pessoal da Ecoarium disse-me que com Scapers's Green da Dennerle não deveria ter problemas com micronutrientes. Preciso criar coragem para comprar um teste para Fe pelo menos, além disso o NO3 e o PO4 continuam a zero, mas as Rotalas crescem como ervas.

Ou seja, nada mais que normal, dúvidas, dúvidas e mais dúvidas... kkkk

E mais uma vez, obrigado pelo apoio de todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
De facto está muito bonito o aquario.
Eu na bba obtive melhor resultado com o carbono do que com a h2o2.
Outra coisa estranha é teres o no3 e o po4 a zero.
Pode ser a causa dos problemas nas helferi.
Mas espera por opiniões mais experientes.

Continua o bom trabalho.
Cumprimentos

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 4/14/2017 at 1:49 AM, Filipe Sampaio disse:

Boas
De facto está muito bonito o aquario.
Eu na bba obtive melhor resultado com o carbono do que com a h2o2.
Outra coisa estranha é teres o no3 e o po4 a zero.
Pode ser a causa dos problemas nas helferi.
Mas espera por opiniões mais experientes.

Continua o bom trabalho.
Cumprimentos

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk
 

No meu caso, Excel não faz nem cocegas na BBA, no início até deu algum resultado, mas parece que com o tempo ela ganhou resistência. Com H2O2, resulta bem, porém tem que passar longe da Monte Carlo, pois esta é muito sensível ao H2O2.

Neste momento passei a fase "paciência", ou seja, com muita paciência, tenho tirado as folhas amarelas e estragadas, feito podas, e por aí a fora. Estou a fazer aquele trabalho meticuloso, demorado e que dá uma grande dor nas costas de ficar horas debruçado sobre o aquário. :crazyeyes: 

Abraço.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 4/13/2017 at 11:03 PM, Miguel Simões disse:

Luis, para um primeiro plantado com esta apresentação vais longe, se não o dissesses nunca acreditaria!

Dá perfeitamente para ver que fizeste umas boas pesquisas e muitas horas na leitura, bom hardscape, boa composição da flora e escolha de fauna (são é poucos :) ).

Só tem um pequeno defeito que é aquele corte demasiado direito no tronco que acaba por quebrar a naturalidade, de resto 10*******! ;)

Mas como disseste "ainda falta concluir algumas coisas" vou aguardar para ver.

Cumps,

Miguel, esqueci apenas de comentar uma coisa, disseste que são poucos peixes?

São 31 Amanos, 16 Otocinclus, 30 Tetras Cardinais, 15 Tetras Imperiais Super Blue e 7 Tetras Serpae (Eram para ser 15, mas não tinha disponível).

Pensei em colocar uns SAEs para me ajudar com a BBA, mas muitos me desencorajaram a fazer isso.

Achas que ainda deveria levar mais? 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 13/04/2017 at 7:59 PM, Luiz Medeiros disse:

P_20170413_191330.jpg

Pena o tronco ter aquele corte que não favorece nada o aspecto geral. Acho que se o deitares podes esconder um dos cortes atrás das plantas e como o outro fica virado para trás, deixam de se ver. Era o que eu fazia.

Acho que um dos cardumes podia ser maior. 

De resto está excelente. Belas cores e um aspecto muito saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Luiz Medeiros disse:

Miguel, esqueci apenas de comentar uma coisa, disseste que são poucos peixes?

São 31 Amanos, 16 Otocinclus, 30 Tetras Cardinais, 15 Tetras Imperiais Super Blue e 7 Tetras Serpae (Eram para ser 15, mas não tinha disponível).

Pensei em colocar uns SAEs para me ajudar com a BBA, mas muitos me desencorajaram a fazer isso.

Achas que ainda deveria levar mais? 

Boas Luiz,

Épa não são poucos pelos números que referiste, mas visto a olho poderia levar mais! ;)

Não é a gosto de muitos, mas um belo cardume de tetra pinguins ficava aí a matar lol

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, brunofasoares disse:

Pena o tronco ter aquele corte que não favorece nada o aspecto geral. Acho que se o deitares podes esconder um dos cortes atrás das plantas e como o outro fica virado para trás, deixam de se ver. Era o que eu fazia.

Acho que um dos cardumes podia ser maior. 

De resto está excelente. Belas cores e um aspecto muito saudável.

Boas Bruno,

Obrigado pelos comentários.

Quanto ao tronco, o aquário só tem 40cm, pelo que não consigo deitá-lo. A idéia para esconder o corte que estou a testar é deixar a Pogostemon Erectus crescer até tapá-lo, além disso, estou a fazer um teste com uma pequena muda de Monte Carlo em cima do tronco para ver ser consegue crescer alí.

Quanto aos cardumes, acho que preciso é colocar algum peixe maior no aquário para intimidar os peixes e ver se eles andam em cardume, já que é um comportamento de defesa, pois estão todos muito confortáveis no aquário e raramente os vejo em formação de cardume. Os que mais andam juntos são os Tetra Naríz-de-bêbado, que esqueci de mencionar no comentário que fiz ao Miguel Simões.

Abraço  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Miguel Simões disse:

Boas Luiz,

Épa não são poucos pelos números que referiste, mas visto a olho poderia levar mais! ;)

Não é a gosto de muitos, mas um belo cardume de tetra pinguins ficava aí a matar lol

Cumps,

Estive para comprar uns destes, mas acabei por optar pelos Tetra Nariz-de-bêbado, que esqueci de mencionar na contagem anterior, são 15 também...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.